Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/MAI/2014
Marcio Ehrlich

 

Dentsu compra NBS e entra afinal na Petrobras

Dudu Godoy, Antonino Brandão, Pedro Feyer, Roberto Tourinho, Cyd Alvarez e André Lima
Os sócios da NBS continuam na empresa: Dudu Godoy, Antonino Brandão, Pedro Feyer, Roberto Tourinho, Cyd Alvarez e André Lima.
A compra da agência NBS pela originalmente japonesa e hoje britânica Dentsu Aegis, anunciada esta semana, além de consolidar o crescimento da empresa no Brasil através da aquisição de uma grande empresa local -- o que ela já havia tentado, sem sucesso, com a Fischer -- vai permitir que finalmente os japoneses ponham o pé na conta publicitária da Petrobras.
Em 2010, a Denstu estava praticamente certa na conta, quando uma publicação do mercado revelou que ela, juntamente com a Heads e a Quê, teriam conseguido as melhores notas na disputa pela verba anunciada, na época, de R$ 250 milhões. A Dentsu entraria no lugar da F/Nazca Saatchi & Saatchi, enquanto se manteriam no cliente a Heads e a Quê (que já era do grupo de acionistas da NBS e fundiu-se em 2013 com ela).
O vazamento dos resultados -- que deveriam ser sigilosos -- motivou o cancelamento da concorrência, permitindo uma sobrevida da F/Nazca na Petrobras, até que no início de 2014 o atendimento da maior conta publicitária do país foi oficializado nas mãos da Heads, da NBS e da Giovanni+DraftFCB.
Desde 2013, após a junção da NBS com a Quê, sabe-se no mercado que a Dentsu tinha foco na compra desta agência, apesar de nenhuma das partes oficializar que a conversação existia. Agora, é fato consumado.
A NBS é a maior agência do mercado carioca e uma das maiores do país. Nascida há 12 anos com a conta da Oi -- cliente que mantém até hoje -- a NBS soma mais de 380 funcionários no Rio, São Paulo e Brasília, cuidando também de contas como Coca-Cola, Boticário e BomNegócio.com.

COMPLEMENTANDO
A assessora de imprensa da NBS, Marilena Senra, esclarece que, apesar de o grupo Dentsu Aegis ser realmente o responsável pela operação, a nova NBS não terá nenhuma relação com o outro escritório que o grupo tem no Brasil -- com o nome de Dentsu -- e que hoje é comandado por Mario D'Andrea, ex-JWT e Fischer & Friends.

Artplan cria ação para combater o celular no trânsito

Videocase mostra a ação criada pela Artplan.
Quem viu a chamada "Vem aí o carro que você não espera" com certeza imaginou tratar-se de mais um lançamento da indústria automobilística.
A verdadeira história foi revelada esta semana: o carro que você não espera é aquele com quem você vai se chocar se usar o celular no trânsito. A proposta é da Artplan na nova campanha criada para o Instituto Paz no Trânsito. Um anúncio com um QRCode estimula o leitor a fazer um test-drive por meio do celular. Assistindo o vídeo, o sujeito é surpreendido por um carro que vem na direção contrária e colide com seu veículo. Em seguida, ele recebe a mensagem “Quem usa celular na direção tem mais chances de sofrer acidentes”.
Ficha Técnica:
VP de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Alessandra Sadock e Gustavo Tirre
Criação: Roberto Sá Filho e Romulo Drummond
Mídia: Malu Melo
Gerente de Operações: Ronaldo Martins
Gerente de Projetos: Guilherme Rahde
Produção do Filme: Target Filmes
Som: Silence
Foto: Alexandre Salgado

Gente Que Vai e Vem

GustavoBastos, Bianca Brandão, Diego Crisóstomo e Caró Lago
Gustavo Bastos, Bianca Brandão, Diego Crisóstomo e Caró Lago
11:21 (Rio - RJ) - Bianca Brandão foi promovida e agora atua na coordenação de Contas & Mídia, unificando os dois departamentos para aumentar a sinergia e a criatividade das propostas da agência, como explica Gustavo Bastos, seu diretor. E acabam de chegar à agência Diego Crisóstomo no atendimento e a diretora de arte Caró Lago na criação.
Tudo por conta da entrada da conta nacional da Patroni Pizza e da holding de ensino Educar, que levaram Gustavo Bastos a ter que ampliar a equipe. (29/04/2014)

Viviane Maurman e Rodolpho Aguiar
Viviane Maurman e Rodolpho Aguiar
WMcCann (Rio - RJ) - Viviana Maurman (ex-Grey) assumiu como diretora geral de mídia da agência, onde já trabalhou entre 2004 e 2008. A profissional registra passagem ainda pela Publicis, e possui experiência no atendimento a clientes como Bradesco, Brasil Telecom, P&G, Roche, Mastercard, Colgate, Unilever, Bimbo e HSBC.
A nova política do setor, diz ela, é "dar maior seniorização e aperfeiçoamento de toda a equipe, com profissionais com experiência mais diversificada". Dentro desta filosofia, há entre como diretor de mídia de L'Oréal, Rodolpho Aguiar (ex-Africa).
No total, cerca de cinco novos profissionais devem integrar a nova fase da mídia da WMcCann Rio até o fim do primeiro semestre. (29/04/2014)

..
Glazione Rocha, Luiz Cesar Faria e Daniel Correa
NBS (Rio - RJ) - A agência contratou os diretores de arte Glazione Rocha e Luiz Cesar Faria e o redator Daniel Correa.
Glazione tem 9 anos de mercado, sendo 6 deles na Europa, com passagens pela McCann Bucharest, BBDO Bucharest e Grey Barcelona. Luiz Cesar Faria (ex-Artplan e F/Nazca) tem 4 anos de mercado. E Daniel Correa passou os últimos 4 anos na Ogilvy de Buenos Aires. Em 2013, foi o diretor de arte mais premiado da Argentina no Festival de Cannes.
Essa turma se junta a João Resende -- já noticiada pela Janela -- entre as novas contratações do time de André Lima. (23/04/2014)