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Janela Publicitária - Edição de 21/MAR/2014 Marcio Ehrlich
Artplan, Ogilvy e DM9Rio levam os GPs do Colunistas Propaganda Rio
Com a conquista de dois Grandes Prêmios -- de Filme e de Mídia Impressa -- a Artplan levou o título de Agência de Melhor Desempenho do Prêmio Colunistas Rio de Janeiro 2013, entregue durante a festa da premiação, realizada esta terça-feira, 18 de março, no Miranda.
Este ano, o concurso revelou os nomes das cinco agências, entre as 27 premiadas, que alcançaram as melhores colocações. Foram elas, pela ordem: Artplan, DM9Rio, Ogilvy, DPZ e Binder.
Aqui estão os quatro trabalhos ganhadores dos Grandes Prêmios, escolhidos pelos jurados entre os que conquistaram medalhas de ouro nas respectivas áreas:
Grande Prêmio de Filme
Grande Prêmio de Rádio
"Sinônimos", da ARTPLAN para Correios / Sedex. Produtora de Áudio: Sonido.
Série "Forbes", da OGILVY para Forbes Magazine. Produção: Sonido.
Grande Prêmio de Mídia Impressa
Grande Prêmio de Mídia Digital
Série "Sinônimos", da ARTPLAN para Correios / Sedex.
"Tweet Censurado", da DM9RIO para Anistia Internacional / Liberdade de Expressão.
Colunistas Rio 2013 já tem os vencedores do Rogerio Steinberg
Os Redatores
Rodrigo Lopes
O mais premiado
Gustavo Tirre
O 2º mais premiado
Leonardo Konjedic
O 3º mais premiado
Os Diretores de Arte
Guilherme Cunha
O mais premiado
Augusto Correia
O 2º mais premiado
Eduardo Ferraz
O 3º mais premiado
A disputa foi apertada este ano, pelo rigor dos júris do Prêmio Colunistas Rio. Mas isto só valorizou os resultados do Prêmio Rogerio Steinberg, que a organização da premiação concede aos redatores e aos diretores de arte mais premiados nas áreas de propaganda, promo e design.
No Colunistas 2013, as fichas técnicas preenchidas pelos concorrentes relacionaram 111 redatores, dos quais apenas 66 foram premiados. E também 121 diretores de arte, sendo que 83 receberam medalhas. Destes 149 premiados, os dez finalistas de cada categoria receberam uma humenagem na festa de entrega da premiação, esta terça-feira, 18 de março, no Miranda, quando também foram anunciados os nomes dos vencedores.
Aí estão estão os três redatores e os três diretores de arte que receberam do Colunistas o Prêmio Rogerio Steinberg: Redatores:
1º Lugar: Rodrigo Lopes
2º Lugar: Gustavo Tirre
3º Lugar: Leonardo Konjedic Diretores de Arte
1º Lugar: Guilherme Cunha
2º Lugar: Augusto Correia
3º Lugar: Eduardo Ferraz
Biruta e OSC rompem associação criada em 2012
Guilherme Borges reabriu a OSC com os clientes da Biruta
Alan James quer nova parceria para seu projeto de inovação
EM PRIMEIRA MÃO - Pouco mais de um ano depois de terem anunciado sua associação, a OSC e a Biruta decidiram voltar atrás e passar a atuar novamente de forma independente. Na época (leia mais), o diretor da OSC, Guilherme Borges, informou à Janela que a marca que ele vinha usando seria desativada enquanto ele passaria a se apresentar como o novo diretor geral da Biruta, continuando Alan James -- um dos fundadores desta empresa -- como diretor de criação.
No release distribuído à imprensa para divulgar a mudança, um diretor da Fox, empresa investidora que passou a integrar a sociedade da Biruta em 2011, chegou a declarar que esperava um aumento do faturamento em 50% em 2013. Os resultados, no entanto, não se concretizaram e a Fox se retirou do negócio ainda neste mesmo ano.
Na nova separação, Guilherme Borges levou para a OSC todas as contas que estavam na Biruta, como a empresa de eletricidade Ampla e as regionais da Claro no Rio e em São Paulo, garantindo um faturamento anual em torno de R$ 8 milhões. Guilherme disse à Janela que preferia não falar muito sobre o caso:
- Só não conseguimos efetivar a fusão e decidimos continuar cada um com o seu caminho, explicou.
Para Alan James, o momento é de reconstrução. Ele garante não estar aberto a propostas de fechar a empresa para voltar a atuar como funcionário:
- Eu tenho um plano de negócios que deve ser muito mais interessante e rentável para apresentar do que o meu currículo, diz o criativo.
James adiantou à Janela que está conversando com potenciais parceiros para, juntos, definirem um modelo de atuação que responda às indefinições com que o mercado publicitário vem se defrontando. "Se a gente encontrar o modelo certo, vamos ser até maiores do que já fomos", garante o publicitário.
MÍDIAS MIRABOLANTES
É preciso reconhecer que a Biruta, fundada por Alan com Rafael Liporace e Rômulo Groisman, foi um sopro de renovação no cenário promocional e de mídia alternativa no Rio de Janeiro, quando, no início dos anos 2000, surgiu passeando grupos de bicicleta com placas publicitárias pelas ciclovias da cidade. A Biruta antecipou a percepção de que as mídias tradicionais não eram suficientes para as marcas chegarem a seus consumidores.
- Nosso diferencial sempre foi a inovação, lembra Alan James, que chegou a contabilizar 30 pessoas na equipe, vindas de diversas áreas de atuação, apenas para buscar novas ideias de mídia.
Tudo seria perfeito se vivêssemos em um mercado no qual os clientes não só querem comprar inovação como se dispõem a pagar por isso. "As pessoas ainda não sabem como pagar por inovação", lamenta-se James.
A entrada da Fox como grupo investidor -- naturalmente com a cobrança de resultados financeiros -- forçou a Biruta a procurar alternativas de sustentabilidade. Em 2011, a empresa abandonou o nome "Mídias Mirabolantes" para se apresentar como "Ideias Mirabolantes".
- Passamos a nos oferecer como fornecedores de estratégias, relembra Alan James.
Ainda naquele ano, a Biruta anunciou que passaria a cuidar de toda a comunicação da rede de pizzaria Domino's, do grupo Umbria, e também do Fluminense Football Club. Ambas as contas não ficaram muito tempo na empresa, pouco depois indo a Domino's para a Artplan e o Fluminense para a Giacometti.
A mudança também foi mal percebida pelo mercado de agências tradicionais, que costumavam chamar a Biruta como fornecedora e passaram a suspeitar que ela havia se tornado uma concorrente.
Em outubro de 2012, Liporace e Groisman deixaram a sociedade, criando em abril de 2013 a sua nova empresa, chamada de AVera! (com exclamação, mesmo), dedicada a atuar com marketing promocional ou, como defendeu Liporace, com o "marketing do encantamento".
O futuro da Biruta, portanto, depende agora do novo parceiro que Alan James garante que vai encontrar.
Nova Onda comemora 30 anos com festa no Rio
Os irmãos Orlei "Passarinho" e Wanderlei, em foto de 2004. Mas os dois continuam iguaizinhos, 10 anos depois.
A produtora de áudio Nova Onda, dos irmãos Wanderei e Orlei "Passarinho" Gonçalves, comemora esta segunda-feira, 17, seu 30º aniversário, acontecido em 2013. Para brindar com os amigos, a empresa vai reunir o mercado em uma festa no Pampa Grill da Av.Almirante Barroso, sem hora para terminar.
A Nova Onda foi fundada no segundo semestre de 1983 pelos irmãos Gonçalves, juntamente com o locutor Renato Ferreira, com quem haviam trabalhado anteriormente em emissoras de rádio do Rio. Renato, que cuidava da área administrativa, faleceu em 2008, de cancer de pulmão.
Uma das mais premiadas produtoras cariocas -- com trabalhos realizados para agências de vários estados brasileiros --, a Nova Onda foi a Produtora de Fonogramas do Ano do Colunistas Produção Rio em 1995 e também alcançou o melhor desempenho em produção de fonogramas no Colunistas Rio seguidamente de 2002 a 2008.
Já nos anos 2000, para atender a demanda de trabalhos de São Paulo, a produtora começou a pensar em se estruturar na capital paulista. Em 2004, a Janela chegou a publicar uma tentativa de marcar lá a sua presença associada a Luis Carlos "Gaúcho" Cortabitart, da Mr.Vox, em esforço que não vingou. Em julho de 2006, associando-se ao produtor Charles Nobili, a Nova Onda finalmente fincou pé no mercado de São Paulo.
NBS e Plá levam a disputa pelo Banco de Brasília
EM PRIMEIRA MÃO - A concorrência do Banco de Brasília (BRB) já tem seu resultado, com a NBS e a Plá levando. Mas a agencia Vento Bravo já avisou que vai entrar com recurso, alegando irregularidades na impressão de planilhas na direção paisagem.
Amigo da Janela informa que "há uma enorme confusão porque a comissão de licitação, erradamente, emitiu uma orientação contraditória depois que o prazo oficial de recursos havia sido concluído".
A expectativa é que isto leve a um longo adiamento na oficialização dos resultados.
A verba envolvida é de 30 milhões de reais e ficaram de fora da concorrência as agências Agência3, Agnelo Pacheco, Arcos, Bees, Binder, Calia|Y2, Fields, Giusti, Idea, Pop, Propeg, Sotaque Brasil e Vento Bravo.
Gente Que Vai e Vem
Gustavo Nogueira
Binder (Rio - RJ) - A agência promoveu o experiente e premiado criativo Gustavo Nogueira (foto) a Supervisor de Criação, na equipe comandada por Marcos Apóstolo. Nogueira, apesar de carioca, começou sua carreira na Almap, em São Paulo, em 1990. Nesses quase 25 anos de carreira, ficou alternando entre agências paulistas e cariocas, como MPM:Lintas, Caio, Salles, DM9, Fischer, McCann, NBS. No meio disso tudo, foi diretor de criação da Denison e da Carillo Pastore Euro. Na Binder, ele está há cerca de 2 anos. (21/03/2014)