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Janela Publicitária - Edição de 17/JAN/2014 Marcio Ehrlich
Mídia Exterior vai publicar Guia de Conduta no Rio
Em 2012, vários outdoors foram retirados no Rio.
O Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Rio (Sepex-RJ) e o capítulo carioca da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) estão lançando na quarta-feira, 22/01, o Guia de Conduta e Melhor Prática da Mídia Exterior, em um café da manhã no Pestana Hotel. O trabalho, explica a presidente do Sepex-RJ, Teresinha Moraes Abreu, nasceu da "necessidade de se estabelecer parâmetros técnicos e éticos básicos que orientem Anunciantes, Agências e Veículos na contratação e otimização dos serviços de Mídia Exterior".
Este é um setor que vive em crise há mais de 30 anos no Rio de Janeiro, acusado -- e não se pode dizer que sem razão, da forma que era feita -- de causar poluição visual. Já nas primeiras edições da Janela, na década de 70, registrávamos a tentativa do então prefeito do Rio de Janeiro, Marcos Tamoyo, de proibir os outdoors na cidade. Nos anos 90, o assunto voltou a ser notícia, com a Lei 1921 que regulamentou a atividade. E em 2012, mais uma crise, com a retirada de inúmeras tabuletas da cidade. Ou seja, vamos ver o que o Sindicato recomenda agora como parâmetro ético para os outdoors cariocas.
O encontro, marcado para as 9:30h, terá também uma apresentação do Gerente de Mídia da Coca-Cola, Renato Annibal, e do Secretário Municipal de Ordem Pública do Rio, Alexander Vieira da Costa. Mais informações pelos telefones (021) 2292-8399 e 99514-5574.
Giacometti conquista disputa da Finep
EM PRIMEIRA MÃO - A Giacometti foi a agência vencedora da concorrência n º 04/2013 do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que estava na Agência3 e tem verba de R$ 8 milhões anuais.
Especificamente, dizia o texto do edital, que era uma concorrência de "Melhor Técnica" para "Prestação de serviços de publicidade, compreendendo o conjunto de atividades realizadas integradamente que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução externa e a distribuição de publicidade aos veículos e demais meios de divulgação, com o intuito de atender ao princípio da publicidade e ao direito à informação, de promover a venda de bens ou serviços, de difundir ideias, princípios, iniciativas ou instituições ou de informar o público em geral".
A entrega dos documentos aconteceu em setembro de 2013, deixando as agências nervosas pela expectativa. Mas finalmente saiu hoje o resultado.
Disputaram a conta, além da Giacometti, as empresas DeBrito, OCP, Popcorn, Staff e Tarso, que apresentaram estudos sobre os temas "Quem inova tem Finep" e "Nosso negócio é inovar o seu".
Artplan cria campanha bem humorada para Hotel Urbano
A divertida primeira campanha do Hotel Urbano em mídia de massa é assinada pela Artplan.
Ricardinho Weitsman, um dos criativos de publicidade mais engraçados do mercado carioca, ataca novamente. Recém-chegado à Artplan, ele já assina a supervisão de criação e está na própria equipe criativa da bem divertida campanha da agência para o Hotel Urbano, a primeira desta empresa em veículos de massa.
Aproveitando o que ainda sobra das férias de verão, as peças lançam o conceito do "turistão" para ironizar aqueles que vão sempre para os mesmos lugares, vivem entrando em roubadas e não aproveitam as ofertas de destino, claro, do anunciante. Nas peças -- com um humor que anda fazendo falta na publicidade brasileira --, em contraposição ao Turistão, aparecerá o Viajante Hotel Urbano, que viaja como, quando e para onde quer.
A campanha entrou no ar esta segunda-feira, 13 de janeiro, com filmes para TV e cinema e ações online, como a fanpage no Facebook.
"Nosso objetivo é consolidar o Hotel Urbano como a melhor empresa de viagens do Brasil em um curto período de tempo”, declarou Roberta Antunes Oliveira, sócia e vice-presidente de marketing e operações do Hotel Urbano.
Os "turistões" na imagem clássica dos elefantes marinhos. Para passar com mais veracidade o clima de documentário da natureza, a produtora de áudio Sonido contratou inclusive o locutor do canal Natgeo.
Ficha técnica:
Diretor de Criação Nacional: Roberto Vilhena
Diretor de Criação: Alessandra Sadock, Gustavo Tirre
Supervisão de Criação: Ricardinho Weitsman
Criação: Eduardo Ferraz, Ricardinho Weitsman
Diretor de Arte: Eduardo Ferraz, Rafael Jardim
Redator: Ricardinho Weitsman, Henrique Galvão
RTVC: Ana Ourique, Felipe Cunha
Produtora do Filme: Hungryman
Diretor: João Caetano Feyer
Produtora de Áudio: Sonido
Atendimento: Nathalia Toledo, Paula Coelho Magrath, Ana Paula Sanchez
Planejamento: Gabriela Beck, Victor Hlebetz, Marco Antônio Vieira Souto
Diretor de Multimeios: Carlos Antunes
Head de Plataformas Digitais: Bárbara Bono
Mídia: Juliane Chamarelli, Adriana Muniz, Karla Villela e Malu Melo
Aprovação no Cliente: Roberta Antunes Oliveira, João Ricardo Mendes, Eduardo Mendes
Element faz campanha de doação de sangue para o Viva Rio
As peças remetem ao sangue ser um produto de primeira necessidade.
Partindo do princípio que sangue é um produto de primeira necessidade, a Element está colocando no ar a nova campanha de doação de sangue do Viva Rio, dando às peças toda a cara de um varejo. Nela, o sangue é colocado em embalagens reconhecidas pelo público como de produtos que fazem parte da cesta básica, como feijão, arroz e leite. Em todos, no entanto, fica o aviso de que está em falta nas prateleiras, por conta do pequeno número de doadores.
Criada por José Amorelli e Henrique Pio, a campanha será veiculada em jornais, revistas, TV e rádio em espaços cedidos pelos meios. A produção dos spots e do filme foi doada ao projeto pela Faro Produtora e as ilustrações pela Objetiva Studio.
O Globo quer mais anúncios interferindo em suas páginas
A Leo Burnett criou a interferência na página do Globo e os leitores aprovaram
O leitor de O Globo aprovou sem restrições o anúncio veiculado pela Leo Burnett Tailor Made para a Emirates na edição do jornal desta quarta, 15/01. Em conversa com a Janela, o diretor de mercado da Infoglobo, Mario Rigon, garantiu que a peça -- que interfere diretamente na diagramação das notícias -- não sofreu qualquer crítica durante a pesquisa que é realizada diariamente pelo jornal com seus leitores.
A experiência, inclusive, foi tão positiva, que Rigon pretende incentivar os criativos brasileiros a proporem novas interferências através de seus anúncios. "Estamos abertos a negociar o valor da veiculação de modo a ficar interessante para o cliente", diz o diretor da Infoglobo, explicando que, neste caso, por exemplo, não foi cobrado o espaço de centímetros por coluna ocupado por cada balãozinho e tampouco o custo da página inteira.
Naturalmente, ideias como esta forçam o jornal a ter mais trabalho em sua paginação do que tem com um anúncio tradicional. "A agência nos mandou a ideia e uma arte básica, e o anúncio teve que ser finalizado pela nossa equipe de redação, escolhendo a página mais adequada a sofrer a interferência e posicionando esteticamente cada balão", revelou Rigon. Uma das restrições, por exemplo, é a de utilizar páginas cujas matérias não tenham qualquer outra ilustração.
A criação da interferência dos balões no anúncio da Emirates foi da Leo Burnett Tailor Made, a partir do anúncio original criado pela Saatchi & Saatchi de Honk Kong -- o que está no rodapé da página -- e adaptado para o Brasil pela LBTM. A peça divulga um evento centenário que ocorre em Taipei, em que as mulheres locais escrevem seus desejos em lanterinhas que são lançadas ao ar, esperando que, assim, eles se realizem.
CCRJockey abre os encontros do mercado em 2014
Como beber e conversar é uma das melhores coisas que se pode fazer offline, o Clube de Criação do Rio, a A+Movieart e a Janela vão promover mais um encontro do mercado publicitário no Restaurante Victória do Jockey. Com o nome de CCRJockey, o festejo acontece quinta-feira, 30 de janeiro, a partir das 20:00h, com consumo individual e a prática altamente democrática de não ter consumação mínima.
Na última reunião no Victória, cerca de 80 pessoas compareceram, contando inclusive com a luxuosa presença de vários ex-presidentes do CCRJ, como Mauro Matos, Ricardo Galletti, Ronaldo Conde, Eduardo Almeida e Flávio Medeiros.
Naturalmente, o programa não é exclusivo dos associados do CCRJ. Pela fotos que vocês vão ver abaixo, a confraternização foi ampla, geral e irrestrita.
Jader Rosseto, Eduardo Almeida e os três organizadores do evento: Marcio Ehrlich, da Janela Publicitária, Antonio Carlos Accioly, da A+Movieart e Luis Claudio Salvestroni, do CCRJ
Ricardo Galletti, Adhemar Campos, Felipe Rodrigues, Marcos Silveira, Nico Rezende, Sérgio Cardoso, Fernando Rocha, Adilson Xavier, Philippe Neiva, Jorge Barros e Gustavo Nogueira
Nico Rezende, Wilson Nobrega e Elysio Pires
Carlos Negreiros, Hugo Paz e Marcelo Gorodicht
Bruno Richter, Marcelo Pradal e Cahique Equi
Ronaldo Conde e Eduardo Almeida
Nico Rezende (que estava em todas!), Paulinho Bessa, Valeria Lima, Tico Moraes e Dudu Lopes
Como nem tudo é perfeito, os botafoguenses fizeram um rolezinho no encontro.
Gente Que Vai e Vem
Pedro Utzeri e Marcio Juniot
Leo Burnett Tailor Made (São Paulo - SP) - A agência, presidida pelo petropolitano Paulo Giovanni, promoveu o carioca Pedro Utzeri a Diretor de Criação, ao lado do também carioca Marcio Juniot. Eles cuidam de clientes como Samsung, Carrefour e Arcor. Pedro Utzeri estava na Neogama/BBH e já passou pela Fischer e na F/Nazca, com vários prêmios nacionais e internacionais. (15/01/2014)
Paula Coelho Magrath
Artplan (Rio - RJ) - Com quase 15 anos de carreira em agências e anunciantes, e pós-graduada em Planejamento de Comunicação, Paula Coelho Magrath assume a direção da conta do Hotel Urbano, novo cliente da agência. Paula atuou na Wieden+Kennedy, São Paulo, e também teve passagens pela Ogilvy, Giovanni,FCB, Intelig Telecom, MTV Brasil e pela agência Dayax, em Barcelona. (15/01/2014)