Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/NOV/2013
Marcio Ehrlich

 

CCRJ faz homenagem a Antônio Torres

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) criou um banner em homenagem ao escritor Antônio Torres, eleito esta semana para a Academia Brasileira de Letras (ABL). A peça, que ganhou o apoio da Janela e está sendo publicada na capa do portal, diz que "É possível ser publicitário e imortal ao mesmo tempo", registrando a eleição do criativo.
Como registra o verbete de Torres na Janelapédia, o redator -- que hoje tem 73 anos -- trabalhou por mais de 20 em agências de publicidade de São Paulo, Portugal e Rio de Janeiro.

Rio 2016 lança nova concorrência de publicidade e promoção

Depois de anunciar seus pictogramas, a Rio 2016 procura novas agências.
Um ano e meio depois de ter escolhido a F/Nazca S&S como sua agência de propaganda, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 lança um novo edital. Agora, a entidade prevê a contratação de um pool de até seis agências, sendo até três de propaganda e três de promoção para trabalhar as ações previstas no cronograma do evento.
Comunicado do Comitê esclarece que o objetivo de contratar um pool é ter opções para o desenvolvimento das campanhas e a garantia de atendimento em trabalhos paralelos.
A entrega da documentação está marcada para 3 de dezembro e as vencedoras serão anunciadas até dia 20.
O edital está disponível no Portal de Suprimentos do Comitê, para o processo 000211113, de nome "C604 - Prestação de serviços de criação publicitária e/ou de ativação promocional".

A disputa de 2012

Em julho de 2012, o Comitê Organizador anunciou a F/Nazca S&S como vencedora da sua concorrência iniciada em março daquele ano, para ser a responsável pela comunicação publicitária dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ela disputou com Artplan, JWT e Lew’Lara\TBWA.
Na época, comentou-se que o edital permitia a participação de empresas individualmente ou através de um consórcio, mas a F/Nazca S&S havia sido a única selecionada e já estaria trabalhando no planejamento das primeiras ações de divulgação das Olimpíadas, com material que chegaria à mídia nos primeiros meses deste ano.
Segundo o site "propmark", em matéria publicada em outubro último sobre a abertura de uma outra concorrência para a escolha do slogan da Rio 2016, a F/Nazca informava que continuava atendendo a conta.

Rio 2016 esclarece (Atualização às 18:30h)

A assessoria de imprensa do Comitê Organizador da Rio 2016 esclareceu para a Janela que o job para o qual a F/Nazca foi contratada encerrou-se em julho de 2016 e referia-se apenas ao trabalho de planejamento das ações de comunicação que deveriam ser seguidas para as Olimpíadas.
A nova concorrência -- cujo contrato terá a duração de um ano -- tratará de ações mais objetivas, como a campanha de lançamento dos ingressos para as Olimpíadas, a convocação de voluntários para o evento e a divulgação do mascote e seus desdobramentos.
Não há, portanto, qualquer garantia de que as vencedoras da atual disputa continuem atendendo o Comitê no ano das Olimpíadas ou mesmo em 2015.

Gente Que Vai e Vem

Esdras Rocha, Fabricio Aurichio e Sabrina Villar
Esdras Rocha, Fabricio Aurichio e Sabrina Villar
WMcCann (Rio - RJ) - A agência tem contratações na criação e no atendimento. No time do diretor de criação Marcelo Pires chegam a redatora Sabrina Villar e o diretor de arte Esdras Rocha. Sabrina, que tem passagem pelas agências Ogilvy e NBS, fará dupla com a diretora de arte Cláudia Monteiro. Esdras, anteriormente na agência Grey, tem passagem pela Wox, Percepttiva, Agnelo Pacheco e, na WMcCann Rio, fará dupla com o redator Luis Baselli.
E no atendimento entra Fabricio Aurichio, como diretor, vindo da AlmapBBDO. Ele também trabalhou por cinco anos na agência Africa. Fabricio chega para atender a conta da L’Oréal. (12/11/2013)

Barbara Lana
Bárbara Lana
Inbrands (Rio - RJ) - Barbara Lana foi contratada pela Inbrands como Coordenadora de Design da marca Richards. Depois de quase dois anos como Diretora de Arte da WMcCann, onde atendia principalmente shoppings da BRMalls, como Fashion Mall e NorteShopping, a criativa, que também já passou pela K! e Resende & Resende, aceitou o desafio de trabalhar no mercado de moda. (11/11/2013)