Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/OUT/2013
Marcio Ehrlich

 

Começa de novo a corrida pela Petrobras

Verba da Petrobras sobe de R$ 250 milhões para R$ 330 milhões por ano.
F/Nazca, Heads e NBS já começaram a arregaçar as suas mangas para tentar manter a conta da Petrobras, que anunciou esta sexta-feira, 25/10, a sua nova concorrência publicitária, para uma verba de R$ 330 milhões por ano, a ser igualmente dividida entre as vencedoras. O contrato será inicialmente assinado por um ano, com direito a renovação por até cinco anos.
A entrega dos documentos de habilitação está marcada para 25 de novembro, às 10 horas, na Rua Graça Aranha, 327 – 15º andar – sala multiuso 1. Após esta fase de habilitação, a Comissão de Licitação divulgará a data para a entrega das propostas técnicas.
A última concorrência teve seus resultados oficializados em junho de 2010, depois de uma confusão causada pela publicação de uma nota pelo jornal Propmark denunciando que os resultados -- que teriam escolhido Quê!, Heads e Dentsu -- já seriam conhecidos antes mesmo de publicados. A disputa foi cancelada em fevereiro e reaberta. A verba na época foi de R$ 500 milhões para dois anos, o que aponta para um incremento de 32% neste ano eleitoral.
A concorrência atual terá a modalidade de melhor técnica, devendo as concorrentes ser inicialmente selecionadas por suas propostas apócrifas para depois serem submetidas a propostas de melhor preço.
Clique no link para baixar o Edital de Concorrência.

ABP divulga finalistas do Prêmio Destaque Profissional 2013

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) marcou para 2 de dezembro, no Complexo Gourmet Lagoon, no Rio, a entrega dos seus prêmios Destaque Profissional de Comunicação 2013.
A indicação dos finalistas foi feita por profissionais da área, agências, veículos e anunciantes associados e entidades ligadas à propaganda. São eles:
Publicitário do ano
Guga Valente (Grupo ABC)
Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA)
Sérgio Amado (Ogilvy)

Executivo de Anunciante
João Ciaco (Fiat)
Maria Luisa López (Unilever)
Wilson Santarosa (Petrobras)

Executivo de agência
Luiz Fernando Musa (Ogilvy)
Márcio Santoro (Africa)
Polika Teixeira (DM9Rio)

Executivo de veículo
Carlos Henrique Nascimento (TV Globo)
Guilherme Zattar (Multishow)
Marcelo Epstejn (UOL)

Diretor de criação
Álvaro Rodrigues (DM9Rio)
Flávio Medeiros (Heads)
Paco Conde (Ogilvy)

Redator
Adriano Matos (Leo Burnett Tailor Made)
Fabio Seidl (Ogilvy)
Renato Jardim (NBS)

Diretor de arte
Carlos André Eyer (NBS)
Guilherme Jahara (Leo Burnett Tailor Made)
Marcos Medeiros (AlmapBBDO)

Atendimento de agência
Fernanda Galluzzi (NBS)
Mauro Silveira (Giovanni+Draftfcb)
Raphael Laclau (DPZ)

Atendimento de veículo
Eduardo Petribú (TV Globo)
Fernanda Aguiar (Record Rio)
Gustavo Lerner (Globosat)

Mídia de Agência
Fátima Rendeiro (NBS)
Luciana Stellfeld (Heads Curitiba)
Yara Apparicio (WMcCann)

Diretor de comerciais
Caito Ortiz (Prodigo Films)
Claudio Borrelli (Killers)
Mau & Lu (Sentimental) – Mauricio Guimarães / Luciano Zuffo

Planejamento
Debora Nitta (WMcCann)
Laura Chiavone (DM9DDB)
Paula Lagrotta (NBS)

Pesquisa
Adriana Hack (Casa 7)
Bruno Maletta (Consumoteca)
Geraldo Leite (Singular)

Fotografia
Fabiano Feijó (Gingerpic)
Guilherme Christ (Manipula)
Tico Moraes (Nuts)

Produção de som
Hilton Raw (Raw Audio)
Silvio Piesco (Tesis)
Teco Fuchs (Lua Nova)

RTV
Paulo Moraes (DPZ)
Regina Knapp (WMcCann)
Vanessa Arruda (Heads)

Produção gráfica
Alvaro Edir (NBS)
Julio Ribeiro (Fullpack)
Reginaldo Barbosa (WMcCann)

Comunicação Digital
Abel Reis (AgênciaClick Isobar)
Eduardo Sumi (CuboCC)
PJ Pereira (Pereira & O’Dell)

Design
Ana Couto (Ana Couto Branding)
Gustavo Greco (Greco Design)
Luciano Deos (Gad Design)

Marketing Promocional
Celio Ashcar Jr. (Mix BE)
Marcos Lacerda (Momentum)
Mauricio Magalhães (Agência Tudo)

A segunda fase de votação para selecionar o Destaque dentre os três finalistas de cada categoria será pelo site www.abp.com.br, até o dia 21 de novembro. Poderão votar profissionais e empresas associadas à ABP, além das entidades do setor.

Loja promove palestra sobre storytelling com Edson Athayde

Edson Athayde
Edson Athayde: publicitário vai falar sobre o storytelling na comunicação.
O publicitário e escritor Edson Athayde -- um brasileiro que ficou conhecido por seu trabalho premiado nas agências de Portugal e Espanha -- vai apresentar esta quarta-feira, 23/10, no Rio, a palestra "Contar para Convencer", mostrando os paralelos entre as técnicas narrativas para ficção (cinema, TV, teatro e literatura) e a construção de um projeto de comunicação. Com o patrocínio da agência Loja, Athayde vai apresentar cases de sucesso demonstrando as etapas de um projeto narrativo para marketing, publicidade e design.
O evento acontece às 9:30h, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. As inscrições são gratuitas, mas precisam ser feitas através do e-mail rsvp@lojacomunicacao.com, já que as vagas são limitadas.
Mais informações também na página do evento no Facebook.

Capitão Musical inaugura novo escritório na Barra

Paulinho Bessa
Paulinho Bessa: agora em 150m2 na Barra.
A produtora de áudio Capitão Musical, do compositor, locutor e músico Paulinho Bessa, está investindo em uma nova sede no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, onde colocará seus seus funcionários em 150m2 projetados pelo arquiteto John Patrick Sullivan, o mesmo que já assinou estúdios de artistas como Djavan, Lulu Santos e Ed Motta. O espaço abrigará dois estúdios, um espaço para pré-produção e um lounge com 30m2 ao ar livre.
Além de trabalhar com publicidade, a Capitão também aposta no campo musical. Além de produzir remixes para Bruno Mars, Briney Spears e Will.I.Am, em 2012, foi a responsável pela produção da "Dança Kuduro", tema de abertura da novela "Avenida Brasil", da Rede Globo. A música foi a mais executada no Brasil naquele ano e entrou em 1º lugar na Billboard e HOT100 Brasil.
A Capitão Musical foi fundada em 2009 por Paulinho Bessa. O nome surgiu não só para fugir do lugar comum, como para remeter a um possível novo super-herói:
- "Eu via as revistas em quadrinhos e percebi que existiam super-heróis para todos os gostos e estilos: Homem Morcego, Homem de Aço, Aquaman, Mulher Maravilha, etc... Por que não um super-herói da música?", explica Bessa.
A marca original da empresa, criada por Fabio Onofre, mostrava mesmo um superherói estilizado. Em cima desta história, inclusive, a campanha da nova fase da produtora, que está sendo criada por Álvaro Rodrigues, usará como slogan "Música Boa tem Super Poderes".

Gente Que Vai e Vem

Camisa 10 (Rio - RJ) - A agência reforça área digital com a contratação de Rodrigo Albuquerque para atuar como diretor de projetos online. Buka, como é conhecido, tem passagens pela Kindle, Diagramma e pela União Brasileira de Compositores. (21/10/2013)

FALECEU CHANFAYS, O FRANCÊS DOS ANUÁRIOS
Nos tempos em que não havia internet, criativo que queria comprar algum anuário internacional tinha que falar com Robert Jean Chanfays, um francês radicado no Rio de Janeiro e que facilitava "a perder de vista" o Art Director's Club e assinaturas das revistas Printer's Ink, Graphys e Advertising Age. Chanfays faleceu na madrugada de sábado, 19/10. Aposentado, o francês tocava em Jaconé seu restaurante Yemanjá Saint Tropez.