Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 09/AGO/2013
Marcio Ehrlich

 

ABP adia festival e vai reavaliar seu formato para 2014

Ronaldo Rangel
Rangel: "Queremos fazer o Festival cada vez mais relevante para o mercado".
EM PRIMEIRA MÃO - A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) decidiu cancelar a realização do seu Festival Brasileiro de Publicidade, que seria realizado entre 24 e 26 de outubro deste ano em Campos do Jordão, no Estado de São Paulo. A informação foi oficializada para a Janela pelo presidente da entidade, Ronaldo Rangel, que pretende, nas próximas semanas, reavaliar com as lideranças do setor o novo formato que deve ter o evento.
"Queremos que o Festival da ABP tenha cada vez mais relevância para o mercado e achamos melhor dar esta parada para discutir o assunto com mais profundidade", explicou Rangel. Entre as questões a ser colocadas está a decisão, tomada já em 2012, de retirar a sede do evento da cidade do Rio de Janeiro para torná-lo itinerante. Naquele ano, a cidade de Búzios sediou o festival.
Ronaldo também quer reavaliar o público alvo do Festival, que nos últimos anos atraia um grande número de estudantes. "Vamos colocar em discussão se este continua o foco do Festival da ABP ou o tornamos mais voltado para os profissionais", explicou.

HISTÓRIA DE 40 ANOS

O Festival da ABP foi criado por Jomar Pereira da Silva em 1975, durante a gestão de Sani Sirotsky como presidente da entidade. Jomar conta que a ideia surgiu em Veneza, durante um Festival da Sawa (o hoje conhecido Festival de Cannes, que alternava sua sede com a cidade italiana), quando comerciais brasileiros foram vaiados durante a exibição do long list. "Eu era diretor da ABP e sugeri que tivéssemos uma premiação brasileira que pudesse servir de filtro para os concursos internacionais", conta o publicitário, que organizou o evento juntamente com Victor Petersen, da CP Publicidade, empresa de exibição de filmes publicitários na mídia cinema.

NBS quer usuários compartilhando felicidade no Facebook

Aplicativo permite que o usuário edite filmes com suas próprias fotos.
Se todo mundo no Facebook já gosta de parecer feliz, agora a nova ação criada pela NBS para o Club Med vai permitir que mais gente compartilhe a tal felicidade. Dando continuidade à campanha "Como é a felicidade para você", que o resort iniciou em abril, a agência está dando aos usuários a oportunidade de montar filmes usando imagens disponíveis no Facebook, Instagram ou do seu próprio álbum de fotos. Através de uma ferramenta disponível na página do Club Med (https://www.facebook.com/clubmedbr), as imagens são arrastadas para uma timeline, como se fosse um programa de edição. Legendas e o tom emocional da narrativa falam da busca de cada um pela felicidade e complementam o vídeo, que pode ser compartilhado após finalizado.
Para inspirar os vídeos dos usuários do Facebook, a NBS desenvolveu um filme institucional do Club Med com imagens dos Villages e de seus clientes em momentos felizes durante suas férias. "Esse aplicativo de Facebook é a ferramenta ideal para materializarmos o conceito da campanha na vida dos consumidores", comenta Moacyr Netto, diretor de criação e convergência da NBS.
A criação é de André Havt, Diogo Pereira, Estevão Queiroga e Diogo Brozoski, com direção de criação de André Lima, Marcello Noronha e Moacyr Netto. A aprovação foi de Carolina Correia, do Club Med.

Criativos cariocas apostam em mais Leões em 2014

Luis Claudio Salvestroni, presidente do CCRJ (em pé), recepciona Paco Conde (Ogilvy), Marcos Apóstolo (Binder) e Alessandra Saddock (Artplan) no Cannes Review.
O Rio de Janeiro achou o caminho para ganhar Leões em Cannes. Esta foi a conclusão do evento Cannes Review realizado pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) em conjunto com a Miami Ad School, esta quinta-feira, 8 de agosto, no auditório da ESPM.
Um auditório com mais de 150 profissionais e estudantes ouviu Paco Conde (Ogilvy), Marcos Apóstolo (Binder) e Alessandra Saddock (Artplan) falarem sobre os bons resultados cariocas em Cannes 2013, quando vários shortlists e Leões foram conquistados. "Tenho certeza que os demais clientes das agências premiadas também vão querer investir para ganhar Leões nos próximos anos", apostou Conde. O criativo da Ogilvy defendeu que a agência deve buscar soluções para viabilizar as suas boas ideias. O case "Immortal Fans", com que a agência levou o GP de Promo, havia sido oferecido para um time de futebol do Rio, que não conseguiu enxergar a boa oportunidade. A equipe da Ogilvy acabou chegando ao Sport Recife e o resto é história.
Marcos Apóstolo concordou que vale qualquer esforço da criação para uma ideia ser viabilizada. Ele revelou que a própria equipe da Binder foi às oficinas do jornal Lance para furar manualmente o jornal no case "Tiny Hole", para o Hemorio. "Se fôssemos contratar profissionais para isso inviabilizaria a produção", admitiu.
A diretora de criação da Artplan, Alessandra Sadock, lembrou que os criativos precisam ter a mente cada vez mais aberta para novos caminhos criativos. "A demanda de toda agência grande, até pela força da mídia televisão, é para a criação de filmes", citou, ressalvando que, ainda assim, soluções alternativas precisam fazer parte das propostas que a criação leve para seus clientes. A Artplan conquistou em Cannes um Leão de Prata para a ação "Clássicos Por Trás dos Clássicos", para a OSB.
A atenção que Cannes está dando às novas mídias e formatos de comunicação parece ser um processo irreversível. Luis Claudio Salvestroni, diretor de criação da Agência3 e presidente do CCRJ, por exemplo, mostrou fotos do festival deste ano em que a sala do longlist de Automóveis estava vazia, enquanto as apresentações da área de Innovation lotavam. "É por isso que hoje temos que buscar novas ideias em todas as áreas, inclusive em oportunidades de mídia. Publicidade já foi uma atividade estanque: ou se fazia filme, ou anúncio, ou peça de rádio ou outdoor. Hoje todas as formas de comunicação se misturam", garantiu o criativo.

Publicitários participam de coletânea de contos

Não é só por 20 contos
O livro parece real mas ainda é virtual.
Em cima da frase que foi símbolo inicial das recentes manifestações, "Não é só por 20 centavos", o redator Marcos Bassini reuniu outros 19 contistas que frequentam a rede social especializada em leitura Skoob para lançar a coletânea "Não é só por 20 contos".
O livro virtual está disponível para ser baixado no servidor do Skoob e traz histórias criadas por jornalistas, roteiristas e publicitários bem conhecidos do mercado, como João Paulo Vereza e Toninho Lima.

Gente Que Vai e Vem

Luiz Eduardo Ozório
Luiz Eduardo Ozório
Giacometti (Rio - RJ) - Luiz Eduardo Ozório é o novo diretor de arte da agência, duplando com o redator Marco "Gaúcho" Ferreira sob o comando criativo de João Santos.
Formado em direção de arte e cinema pela Estácio, Luiz estava na X-Tudo como supervisor de criação, mas já passou por agências como Tátil, Dia, Heads, Casa da Criação, Camisa 10 e Tome Group.
Tem no currículo diversos prêmios no Festival de Gramado e no Colunistas. (05/08/2013)

Ricardo Zanella
Ricardo Zanella
DM9Rio (Rio - RJ) - A agência anuncia Ricardo Zanella como diretor geral de Atendimento e Operações, dando também apoio à presidente Polika Teixeira na área de Novos Negócios.
Formado em Comunicação Social pela UNIP, Ricardo atua no mercado há mais de 15 anos, sempre na área de Atendimento de agências como Y&R, Giovanni+DraftFCB e SantaClaraNitro.
Desde 2009, era diretor de Atendimento da DM9DDB, em São Paulo, responsável por contas como Intel, Johnson & Johnson, Sadia, Terra e Vivo. (05/08/2013)