ABAP e FIFA explicam no Rio o que pode e não pode nas Copas
|
Usar o Fuleco sem autorização, não pode.
|
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) vai reunir agências de publicidade, promoções e eventos esta próxima terça-feira, 14/5, no Centro Empresarial Rio, para uma apresentação sobre as ações de marketing permitidas pela FIFA nas duas Copas que se realizarão no Brasil: a das Confederações, de 15 a 30 de junho, e na Copa do Mundo, em 2014.
O programa prevê a participação de Michel Davidovich, diretor geral do projeto da Copa do Mundo da Coca-Cola, Vicente Rosenfeld, consultor de proteção às marcas da FIFA, e Gustavo Piva de Andrade, do escritório Dannemann Siemsen Advogados.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria da ABAP-Rio, pelo telefone 2551-7849, com a Laura.
CCRJ mostra que o Rio é a locação perfeita
|
Trabalhos de Fred Ferrer, Guiga Cunha e Fred Vegele já foram publicados na série "Rio Locação Perfeita"
|
O Clube de Criação do Rio de Janeiro -- agora na gestão de Luis Salvestroni -- está no ar com um projeto maneiríssimo para estimular a visão dos criativos cariocas sobre a cidade. É o "Rio Locação Perfeita", que vai reproduzir na página do CCRJ no Facebook fotos publicadas pelos publicitários no Instagram, tendo o Rio e suas locações como tema.
Para ter seu trabalho analisado é só entrar na página do Clube e mandar um inbox com a foto, o nome do local, a hora que ela foi tirada e o username no Instagram.
Ilustrando aqui a matéria estão três das cinco que já foram publicadas até agora.
Livro com logos inspirados no Rio de Janeiro ganha lançamento
|
Livro tem mais de 480 logos que usam símbolos do Rio de Janeiro.
|
A editora 2AB lança, no próximo dia 16/05, quinta-feira, com uma noite de autógrafos, o livro Logos Cariocas da Gema, projeto do designer Beto Lima que catalogou 482 logos que remetem a imagens da cidade do Rio de Janeiro ou que contenham as palavras "Carioca" ou "Rio".
Coletados durante três anos por Beto, os logos -- que, naturalmente, mostram em sua maioria o Pão de Açúcar -- ocupam 224 páginas. Nelas também estão a história dos brasões do governo e da prefeitura do Rio e algumas curiosidades: pela primeira vez, o designer Hans Donner participa de uma publicação brasileira, com 3 logos criados por ele. E não só no Rio são criados logos com imagens da cidade. Beto Lima conta que recebeu logos da Grécia, Suécia e de outros estados do Brasil. A oferta tem sido tanta que o autor já contabiliza mais de 80 novos logos para entrar na segunda edição.
Carioca nascido em agosto de 59, Beto Lima cursou Comunicação Social, Belas Artes e Design e pós-graduou-se em Gestão Estratégica da Comunicação pelo IGEC/FACHA, tendo feito mestrado em Design na Esdi/UERJ. Há 29 anos no mercado de comunicação, é hoje designer de seu Studio Beto Lima, dando aulas da área na Facha e nas Faculdades Integradas Rio Branco. Também é moderador do Grupo Branding Brasil no Facebook, com 1.330 membros.
O lançamento acontece a partir das 19h na Blooks Livraria, na Praia de Botafogo, 316, Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema).
Silence completa 10 anos entre as mais premiadas do Rio
|
Daniel Lopes e Dudu Lopes comemoram os 10 anos da produtora Silence
|
A produtora de fonogramas Silence comemora seus 10 anos esta segunda-feira, 13/05, no Rio, ao mesmo tempo em que lança na mídia especializada uma campanha agradecendo aos criativos cariocas pelos seus resultados. Dudu Lopes, sócio-fundador da produtora, explcou à Janela que, mais que somente festejar, ele e seu sócio Daniel Lopes querem reunir os profissionais de agências para agradecer pessoalmente por terem acreditado em seu trabalho.
A iniciativa da Dudu se explica. Quando surgiu no mercado, a Silence se dividia entre publicidade, mercado fonográfico e trilhas para cinema. Foi há cerca de 4 anos, quando decidiu se concentrar em propaganda, que a produtora deslanchou. "Criamos o Prêmio Amplificação para mostrar aos publicitários que estávamos focados em estimular a criatividade e a reação foi espetacular", conta o produtor. Hoje, a Silence comemora estar entre as mais premiadas produtoras de áudio do Rio, tendo sido duas vezes a mais premiada do Colunistas Rio, além de estar entre as mais da ABP e somar um finalista de rádio em Cannes.
Daniel Lopes -- que, apesar do mesmo sobrenome, não é irmão de Dudu --, entrou na sociedade no final de 2012, e garante que a Silence vai continuar adotando a estratégia de incentivar a criatividade e fomentar o mercado, apoiando as iniciativas do setor. Não por acaso, a produtora foi uma das apoiadoras da vinda do CEO de Cannes, Philip Thomas, ao Rio, em março último, para dar dicas de como as agências podem aproveitar melhor o festival internacional de publicidade.
A comemoração do aniversário da Silence acontece no Bar Teto Solar, em Botafogo.
Heads promove 60 anos da Petrobras falando de inspiração
|
Peças para rede social estimulam os funcionários a utilizar a hashtag #meinspira.
|
A Petrobras apresentou esta semana sua nova campanha de comunicação, criada pela agência Heads para festejar os 60 anos da empresa. Com o slogan "Gente. É o que inspira a gente", a campanha alcançará diversas mídias, tendo seu carro forte em comerciais de televisão produzidos pela BossaNovaFilmes, de São Paulo, que utilizaram cinco equipes de gravação rodando durante um mês diversas cidades brasileiras. A trilha sonora da campanha teve música e letra do diretor de criação da Heads no Rio, Flávio Medeiros, com arranjo do maestro Isaac Karabtchevsky e interpretação da Orquestra Sinfônica Petrobras.
Além da televisão, as peças publicitárias desta primeira fase -- que mostra o momento atual da Petrobras -- serão veiculadas em aproximadamente 300 jornais e 200 rádios. Em seguida, a campanha passará a contar histórias inspiradoras de pessoas que fazem parte da trajetória da empresa, como a da 1ª mulher a comandar um navio brasileiro, Hildelene Lobato Bahia. A última fase, que vai ao ar no fim do ano, celebra as conquistas e marcos importantes da Petrobras, fazendo um paralelo com a própria história do Brasil.
Paralelamente à mídia, para buscar a participação dos funcionários da Petrobras nas redes sociais, a Heads criou o hotsite www.hotsitespetrobras.com.br/meinspira, com diversas peças que estimulam, através da utilização da hashtag #meinspira no instagram e no twitter, que sejam contadas histórias ou ideias de inspiração. A página também tem filmes com links diretos para o Facebook e o Twitter, facilitando o compartilhamento.
Ficha técnica:
Direção de Criação: Flávio Medeiros, Ercílio Tranjan, Luis Christello e Kike Borell
Direção de arte: Rafael Pfatzgraff, Fernando Maciel, Kike Borell, Luis Christello, Silvio Medeiros
Redação: Flávio Medeiros, Ercílio Tranjan, Paula Campos e Gabriel Lepesteur
RTV e Art Buyer: Vanessa Arruda
Produção Gráfica: Alexandre Godinho
Finalização: Fábio Machado, Carlos Pacheco
Midia: Marilene Fernandes, Lena Almeida, Samantha Rodrigues, Jussara Barbosa, Mauro Santos, Felipe Novaes
Atendimento: Leticia Machado, Fabiana Bessa e Fernanda Veiga
Planejamento: Carla Alzamora e Isabel Aquino
Produtora dos Filmes: BossaNovaFilms
Diretores: Paula Trabulsi com Julio Xavier, Fábio Soares, Marcelo Negri e Ana Sardinha
Produtoras de Áudio: Sonido e Lua Nova
Estúdios de Fotografia: Big Studio e Manipula
Rubem Vasconcelos vira personagem da sua Patrimóvel
|
Rubem Vasconcelos é a estrela caricaturada na nova campanha da Patrimóvel.
|
O carismático fundador da Patrimóvel, Rubem Vasconcelos, tornou-se o personagem principal da nova campanha de comunicação da empresa, que agora tem a WMcCann como sua agência de publicidade.
Nas peças veiculadas em página inteira no jornal O Globo -- onde a Patrimóvel tem contrato de um anúncio por semana -- ele aparece em caricaturas 3D (bastante semelhantes, vale dizer) passando o recado em uma mistura de balão de história em quadrinhos com móbile de pdv.
A campanha "Escuta o Rubem" divulga a Patrimóvel Prontos, divisão de imóveis usados da empresa. Um dos anúncios é assinado com o título "Sua casa, minha vida", numa alusão ao programa habitacional do governo federal. Segundo a agência, o objetivo é mostrar que, no caso da Patrimóvel, "a vida do Rubem é dedicada a fazer com que os outros tenham sua casa própria".
A série também vai abordar a Copa das Confederações -- com Rubem caracterizado como jogador da seleção -- e o Dia das Mães.
Ficha Técnica:
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Fabio Meneghini
Criação: Fabio Meneghini, Bruno Araujo, Milena Zindeluk e Edson Simonin
Mídia: Sergio Vancini, Patricia Abreu, Priscila Alvarez e Renata Duarte
Diretora Nacional de Operações: Vera Dreckmann
Tráfego de Criação: Debora Nunes
Produção Gráfica: Reginaldo Barbosa
Art Buyer: Ana Bandarra
Ilustrador: KOI Factory e Arizona.
Atendimento: Marcio Borges, Mauro Menezes, Catia Duran e Julia Bernardes
Aprovação pelo cliente: Rubem Vasconcelos e Regina Vasconcelos
Unilever também vai patrocinar #RioEuTeAmo
|
Projeto terá filme tendo o Rio como locação
|
A Unilever se juntou às empresas O Boticário, Nextel e Santander no patrocínio do projeto #RioEuTeAmo, uma parceria da Conspiração com a Empyrean Pictures e a BossaNovaFilms, e que terá como ponto alto o lançamento de um longa para homenagear a cidade como os que o produtor, roteirista e diretor francês Emmanuel Benbihy fez com Nova York, eu te amo (2009) e Paris, eu te amo (2006). O Rio Eu Te Amo terá a distribuição Warner Bros, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da RioFilme/Prefeitura do Rio.
O projeto #RioEuTeAmo também envolve uma série de ações que funcionam como declarações de amor à cidade, como distribuição gratuita de mais de 5 mil flores na Lagoa Rodrigo de Freitas e apresentação de Orquestra Sinfônica e oficina de pipas no Complexo do Alemão. Lançado no fim de 2012, o movimento alcança cada vez mais adeptos. No Facebook, a página do #RioEuTeAmo já tem mais de 800 mil fãs. No Instagram quase 45 mil fotos foram postadas com a hashtag #RioEuTeAmo.
A diretora de mídia da Unilever, Maria Luisa Lopez, destaca que declarar amor à cidade do Rio de Janeiro está totalmente alinhada às ações da companhia. A Unilever também patrocina o principal time de vôlei carioca, o Unilever Rio, que acaba de conquistar o seu sexto campeonato da Superliga.
Entre os diretores já confirmados do filme estão Fernando Meirelles, José Padilha, Andrucha Waddington e Carlos Saldanha, além do mexicano Guillermo Arriaga.
Morre Acúrcio de Oliveira, do Monitor Mercantil
|
Acurcio dirigiu o Monitor Mercantil, onde a Janela foi publicada por muitos anos.
|
Um infarto matou na última quarta-feira, 1º de maio, o publicitário Acurcio de Oliveira, aos 84 anos. Dono do jornal Monitor Mercantil -- onde a Janela foi publicada nos anos 80 e 90 -- Acurcio passou pela área comercial de muitos veículos cariocas, começando pelo jornal "Última Hora", de Samuel Wainer. Depois, pelas revistas "Manchete" e "Senhor" e ainda pelo jornal "O Globo". Até que em 1985 comprou o Monitor, jornal fundado por Elysio de Carvalho e que completou 100 anos em 2012.
De voz tranquila e sempre bem humorado, Acurcio conquistava com facilidade a confiança dos que trabalhavam com ele e dos anunciantes de suas publicações. O jeito para trabalhar na área comercial de veículos de comunicação também o levou a abrir uma empresa de representação, cujo carro chefe foi, por 33 anos, a revista Forbes.
Nascido em Rio Bonito (RJ), Acurcio deixa viúva, o filho Marcos -- que hoje edita o Monitor Mercanil e duas netas.
A sua missa de 7º dia acontece esta terça-feira, 7 de maio, às 17:30h, na Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
Gente Que Vai e Vem NBS (Rio - RJ) - O criativo Marcelo Lobo -- terceiro mais premiado diretor de arte do Colunistas Rio 2012 -- foi contratado para reforçar o time da criação da NBS, comandada por André Lima.
Segundo seu verbete na Janelapédia, Lobo está no mercado desde o início dos anos 90, tendo passado por agências como Agência3, Script, Giovanni, W/Brasil e DM9Rio.
Lobo tem um portfolio online para quem quiser conhecer seus trabalhos. (07/05/2013)
Sides (Rio - RJ) - A nova agência de Fabio Barreto contrata para sua área digital. Izabelle Paulino é o mais recente reforço, vinda do site de relacionamentos Par Perfeito. Ela chega para assumir o cargo de Analista de Conteúdo Web e Mídias Sociais. (02/05/2013)
Infoglobo (Rio - RJ) - Mônica Lamarca Marien é a nova gerente de Venda Avulsa e Promoções do Infoglobo, atuando sob a direção de Cláudio Furtado. Mônica é formada em Engenharia de Produção e possui MBA em Marketing Empresarial, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Com 15 anos de experiência, a gerente possui amplo conhecimento no mercado varejista, tendo atuado em empresas como Lojas Americanas, Americanas.com e Leader Magazine. (22/04/2013).
|