Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/ABR/2013
Marcio Ehrlich

 

Liporace e Groisman voltam ao mercado com AVera!

Liporace lança agência AVera! voltada para o marketing promocional.
Seis meses depois de deixar sociedade na Biruta, Rafael Liporace está apresentando ao mercado sua nova agência de marketing promocional, a AVera!, em sociedade com Rômulo Groisman e Rony Meisler. E, com seu estilo polêmico, já promete em entrevista para a Janela: "Quero fazer o Rio de Janeiro voltar a ser referência em marketing promocional!"
A AVera!, diz Liporace, pretende ficar no meio termo entre as agências de grande porte e as butiques criativas. E retomar o que ele lamenta que tenha sido levado a interromper na sua antiga empresa, a parceria com agências de publicidade. "Mal a notícia da abertura da AVera! começou a circular, fui procurado pelas antigas agências parceiras para pensar em projetos para apresentar a seus clientes", conta o profissional.
Para voltar a se destacar no mercado como deseja, Rafael garante que sua agência vai privilegiar soluções que encantem o público pelo lado humano. "Todo mundo hoje só fala em tecnologia e se esquece que as pessoas querem mesmo é se emocionar", critica o diretor da AVera!, defendendo que ações promocionais baseadas em tecnologia acabam sendo esquecidas pelo consumidor. Para fortalecer este conceito, Liporace está apresentando sua agência como especializada no marketing do "encantamento", termo celebrizado por autores como Guy Kawasaki, ex-evangelista da Apple.
Apesar de não pretender tornar a AVera! uma empresa de grande porte -- "Ninguém consegue cuidar de cinco grandes eventos simultaneamente", ele assegura -- Rafael adianta que está buscando, com seus sócios, projetos proprietários para apresentar ao mercado anunciante. No press-release de apresentação da agência, ficamos sabendo, por exemplo, que Rafael e Romulo passaram um mês em Orlando, nos Estados Unidos, observando parques, hotéis, Cirque du Soleil e diversas experiências da Disney, como forma de inspiração para o que pretendem trazer de negócios ao Brasil.
A AVera! ainda está desenvolvendo o seu site, mas as informações iniciais estão disponíveis em www.agenciaavera.com.br.

Patrimóvel entrega conta para WMcCann

Anúncio da Bloco C fez Olivetto ligar para Silvio Lach e agradecer o cavalheirismo.
A conta da Patrimóvel, líder do mercado carioca de imóveis, com 65% das vendas de novas unidades na cidade, está agora na WMcCann, deixando a carteira da Bloco C.
A negociação retoma a parceria entre Washington Olivetto, chairman da WMcCann, e Rubens Vasconcelos, presidente da Patrimóvel, que, em 2007, estiveram juntos no lançamento da Vila do Pan, no Rio de Janeiro.
Segundo Oliveto, em conversa com a Janela, apenas na próxima semana acontecerá a reunião de trabalho entre agência e cliente, para definir os novos rumos da comunicação. Mas o empresário acredita que não será necessário ampliar a equipe carioca da WMcCann para cuidar da nova conta. "O diretor do escritório, Marcio Borges, vai comandar o atendimento da Patrimovel pessoalmente e o diretor de criação Fabio Meneghini tem muita experiência no mercado imobiliário", afirma.
Até o dia 15 de abril, a Patrimóvel continuará usando as peças da Bloco C em seu contrato com o jornal O Globo, informou o diretor desta agência, Silvio Lachtermacher, que homenageou o cliente e o concorrente em anúncio que fez circular no Facebook, citando que perder a conta para o Washington Oliveto "nem é tão ruim assim". A peça fez com que Olivetto ligasse para Silvio Lach agradecendo a delicadeza no trato da situação.
Ainda assim, quando a notícia começou a circular, Silvio não deixou de registrar sua tristeza na rede social com o seguinte post:
Receita para uma agência pequena perder um bom cliente.
Primeiro faz esse cliente acreditar em propaganda criativa. Depois, chama a atenção do mercado com um trabalho diferenciado, pertinente e vendedor.
Com o trabalho, ganha mais de 10 prêmios em dois anos para este cliente.
Pronto! Em pouco tempo uma agência grande vai bater por lá porque passou a valer a pena.
Foi assim que a conta da Patrimóvel acabou de ir para a W/. O legal é saber que a gente fez a nossa parte tão bem, que perdeu exatamente por isso. Mas até o dia 15 de abril, os anúncios da Bloco C vão continuar a divertir e fazer o comprador pensar.

Vamos combinar? Chega de "Eu Já Sabia".


Fazer anúncios com "Eu Já Sabia" está se tornando um Harlem Shake da publicidade brasileira. Volta e meia tem alguém utilizando a brincadeira.
Agora é a vez da agência paulista We, que não só publicou a frase no jornal Lance, em anúncio assinado pela Rádio Transamérica para a final da Taça Guanabara, em março de 2013, como enviou release para a imprensa comunicando a "novidade".
Só que a expressão, que é quase um meme antigo do futebol -- uma busca no Google mostra diversas manifestações populares --, já teve várias outras versões na mídia e em ações promocionais.
Em 2009, a agência Quê fez um dos melhores aproveitamentos ao colocá-la em várias línguas em uma ação para a Petrobras, no dia em que o Rio foi anunciado como sede da Copa do Mundo de 2014, derrotando outras cidades candidatas.
No ano seguinte, as agências gaúchas Boca e DCS lançaram um kit para a Olympikus comemorando a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas de 2016 usando a mesma frase.
A agência África também não ficou atrás. Em julho de 2012, quando o Rio foi escolhido Patrimönio Cultural da Humanidade pela Unesco, a agência criou uma campanha para o Itaú que teve filme, anúncios e adesivo com a tal frase.
E confirmando que a brincadeira não é só para cariocas, quando o Corinthians ganhou o título da Libertadores, também em julho de 2012, mais um poster circulou em São Paulo com a comemoração.
Então, amigos publicitários, agora que todo mundo já sabe, dá para parar, não?
Eu Já Sabia, Anúncio da We para Transamérica
Anúncio da We para Transamérica (2013).
Eu Já Sabia, Ação da Quê para a Petrobras
Ação da Quê para a Petrobras (2009)
Eu Já Sabia, Filme da África para o Itaú
Filme da África para o Itaú (2012)
Eu Já Sabia, Poster para o Corinthians Eu Já Sabia, Kit da DCS e Boca para Olympikus
Poster para o Corinthians (2012)
Kit da DCS e Boca para Olympikus (2010)

Logo para casamento gay viraliza na internet

O logo adaptado do original criado pela Stone Yamashita.
A simples adaptação de cores do logo da Human Rights Campaign, adotando a cor rosa no sinal de igual para endossar a campanha da legalização do casamento gay, acabou viralizando na internet na última semana, com a imagem sendo adotada em diversos perfis do Facebook.
Criado em 1985 pelo escritório SYPartners (Stone Yamashita Partners), do designer Keith Yamashita, o logo azul e amarelo já era utilizado para defender os direitos da comunidade LGBT americana e comprova como a simplicidade de formas pode ser mais forte que o excesso de informação.
A mudança nas cores -- que foi lançada também no cabeçalho do site www.hrc.org -- acabou virando meme, que o HRC, inteligentemente, já transformou em um divertido slideshow que pode ser visto no Flickr.

Exame e HBR levam capas similares para as bancas

Anzóis tentam pescar os leitores da Exame e da Harvard Business Review.
Coincidências ou referências não acontecem apenas na publicidade ou na música. E podem surpreender as melhores famílias. Como descobriram os leitores de duas das mais sérias e respeitadas publicações do meio empresarial: a brasileira Exame e a internacional Harvard Business Review, que também circula em português.
A edição de 3 de abril de 2013 da Exame, que começou a circular este fim-de-semana, apareceu com uma capa inequivocamente similar à da edição de março da HBR (publicada também no Brasil), exibindo coloridos anzóis que descem do alto da imagem.
A versão americana usou o gancho (com perdão do trocadilho) da publicidade eficiente que consegue fisgar os consumidores. Já a revista da Editora Abril caracterizou os anzóis com as bandeiras de diversos países que estariam tentando pescar para si os talentos de outros mercados.
A Janela mandou mensagem pelo Facebook aos editores das duas publicações pedindo comentários ou informações sobre o que aconteceu. Se responderem, contamos para nossos leitores.

CCRJ marca aclamação de Salvestroni para 15 de abril

Diretoria de Salvestroni assume o CCRJ em 15 de abril.
O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) está convocando os criativos cariocas para uma assembléia geral extraordinária, no próximo dia 15 de abril, quando será aclamada a chapa "Continuar para fazer mais", encabeçada por Luis Claudio Salvestroni, como a responsável pela gestão do clube nos próximos dois anos, sucedendo ao grupo liderado por Eduardo Almeida.
O encontro será no auditório da ESPM (Rua do Rosário, 90), a partir das 19:00h, e contará também com uma apresentação de Salvestroni sobre os planos de sua diretoria.

Lincoln Lopes será o Young Lion carioca

Lincoln Lopes
Lincoln Lopes é o representante do Rio no Young Lions.
O diretor de arte Lincoln Lopes, da Ogilvy-Rio, foi escolhido o representante do mercado carioca no Young Lions, por um júri formado por Rodrigo "Joe" de Lamare (Nova SB), Otto Pajunk (DM9), Guilherme Figueira (F/Nazca), Arthur Pires (NBS) e Bruno Almeida (W/MCcann).
Com 27 anos e formado pela Estácio de Sá, Lincoln já passou pela Artplan e, antes de ir para a Ogilvy, esteve na Script, agência pela qual conquistou dois ouros no Colunistas Rio 2012: pela campanha "Vem pro inferno", para o concurso Amplificação, e pelo case de promo "Taco no Rock in Rio".
Como vencedor do Young Lion carioca, Lincoln terá sua inscrição garantida no Festival de Cannes deste ano.

Empresas usam a internet como arma de ataque e defesa

ACT trolla Souza Cruz com seu próprio layout.
A trollagem entrou na rotina das empresas. Se você não está familiarizado com o termo, ele significa, na gíria da internet, o comportamento de desestabilizar uma discussão, ou provocar as pessoas envolvidas nela.
Esta semana, a rede de hotéis Mercure foi festejada por ter trollado o mau-humorista Rafinha Bastos, que postou em seu twitter estar de olho nos funcionários do hotel após ter percebido que "Daniela Mercury e Fred Mercury tinham algo em comum". Rafinha se referia, naturalmente, ao noticiário de que a cantora havia assumido o seu homossexualismo e a relação de casamento com uma jornalista baiana.
O trocadilho infeliz foi respondido rapidamente pouco depois no próprio Twitter, com o Mercure afirmando que "Aqui respeitamos a diversidade". A trollagem rapidamente se espalhou pelo próprio Twitter e, naturalmente, pelas redes sociais.
No dia seguinte, empolgado com a repercussão, o Mercure continuou, aproveitando também para homenagear Daniela Mercury com um anuncinho -- citando uma música da cantora -- que "O canto dessa cidade somos todos nós". A peça conseguiu mais de 2.700 compartilhamentos no Facebook, além de 3.361 curtições até o fechamento desta matéria, com vários elogios dos internautas.
Se esta briga foi no humor, o mesmo não se pode dizer da trollagem que a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) fez em cima da Souza Cruz, com o apoio da agência Havas Worldwide. A partir de um anúncio da Souza Cruz que defendia que o varejo estivesse liberado para instalar peças expositoras de fabricantes de cigarro -- publicado na terça-feira, 3 de abril, a ACT usou o mesmo layout para trazer, no dia seguinte, um texto duro com a tradicional acusação de que o cigarro causa cancer.
A velocidade da internet não permite mais reuniões demoradas de board para decidir caminhos da comunicação. Que as empresas se preparem para os novos tempos.
Na esquerda, a resposta dos Hotéis Mercure no Twitter e, ao lado, o anúncio que continuou a trollagem a Rafinha Bastos.

Ejesa leva Paulo Renato para seu comando comercial

Paulo Renato vai reposicionar a comunicação da Ejesa com o mercado publicitário.
Paulo Renato Simões, que havia deixado em fevereiro a direção de publicidade da Abril no Rio de Janeiro, é o novo diretor executivo da área de publicidade da Empresa Jornalística Econômico (Ejesa), com seus jornais O Dia, Meia Hora e Brasil Econômico. Paulo ficará responsável tanto pela área comercial como do marketing e da circulação.
Segundo o publicitário, sua primeira função está sendo reorganizar o departamento e reaproximar os veículos do grupo do mercado publicitário. Entre outras iniciativas, Paulo Renato promete voltar a trabalhar com agências independentes na comunicação dos seus produtos. A conta do jornal Meia Hora já está sob os cuidados do publicitário e palestrante Toni Lourenço, mas ainda em abril o diretor da Ejesa pretender ter novas agências para assumir as contas dos jornais O Dia e Brasil Econômico.

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - O redator Danilo Maia é o novo supervisor de criação, no lugar de Chiquinho Lucchini, que deixou a agência. Danilo já trabalhou na VS e estava há mais de 5 anos na Artplan. (02/04/2013)

Zuêra (Rio - RJ) - A equipe da produtora carioca de áudio conta agora com João Maia na Direção de Atendimento. João é graduado em cinema pela Universidade Estácio de Sá, e há 11 anos atua no mercado carioca.
Começando sua carreira na Salles D'Arcy, como estagiário, chegou a executivo de RTV e Art Buyer da agência. Posteriormente foi RTV também das agências Dm9, Euro, NBS e F/Nazca.
Com a chegada de João para comandar o atendimento, Marcio Padilha passa a responder somente pela Direção de Produção. (26/03/2013)