Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 08/FEV/2013
Marcio Ehrlich

 

Amil desativa Promarket e vai para a Artplan

Campanhas da house Promarket para a Amil seguiam o caminho fantasioso. Vamos ver o que a Artplan fará.
A Artplan está se especializando em pegar contas que trabalhavam com house-agencies. Depois de conquistar, em agosto de 2011, a conta da Casa & Vídeo após o fechamento da agência interna da rede de varejo, a Artplan está anunciando hoje a conquista, em concorrência, da conta da Amil, cuja house Promarket está sendo desativada como consequência da nova política administrativa do anunciante, vendido em outubro de 2012 para a gigante americana UnitedHealth.
De acordo com o presidente da Artplan, Rodolfo Medina, a agência já começou seu processo de imersão nas necessidades criativas do cliente, que também está tendo que se adaptar à nova realidade de ter que tratar com uma estrutura de comunicação externa.
Na apresentação da Promarket em seu site, ela afirma que "o grande diferencial da Promarket, por fazer parte da empresa, é conhecer o produto como ninguém. Por isso, a propaganda é a cara da empresa". Além das campanhas publicitárias, a Promarket assinava as publicações institucionais do Grupo Amil - jornais, informativos, sites e cartas para clientes - , a comunicação interna e os eventos corporativos voltados para clientes, médicos e prospects.
A conta da Amil já esteve na Artplan há 35 anos. Mas, como a mudança para a house afastou a empresa do mercado de agências, Rodolfo Medina ainda não sabe qual a verba de comunicação que será investida a partir de agora. Além da marca Amil, a Artplan cuidará das demais linhas de produto da empresa: Blue, Medial e Dix.

Prêmio Rogerio Steinberg 2012 já tem finalistas

O Colunistas completou 45 anos ajudando a construir grandes agências e profissionais.
O Prêmio Colunistas Rio de Janeiro vai conceder mais uma vez este ano o Prêmio Rogerio Steinberg aos criativos que alcançaram as maiores pontuações com os trabalhos premiados em Propaganda, Promo e Design. O nome do prêmio homenageia o criativo Rogerio Steinberg, fundador da agência Estrutural e um dos mais premiados criativos cariocas dos anos 80, falecido prematuramente.
A partir das fichas técnicas preenchidas pelas próprias agências, a organização do prêmio tabula os pontos de cada criativo. Os 10 mais pontuados como Redatores e como Diretores de Arte são homenageados como finalistas e terão seus nomes e fotos exibidos também durante a premiação, que acontece no próximo dia 6 de março, no Vivo Rio.
No dia da festa, após a revelação dos Grandes Prêmios de Trabalhos (Filme do Ano, Peça de Mídia Impressa do Ano etc), serão conhecidos os 3 ganhadores de cada área, que receberão seus diplomas do Prêmio Rogerio Steinberg.
Vejam abaixo, em fotos roubartilhadas dos respectivos Facebooks, os finalistas do Prêmio Rogerio Steinberg 2012.

Redatores
Álvaro Rodrigues
Daniel Bensusan
Eduardo Salles
Flavio Medeiros
Gustavo Bastos
Álvaro Rodrigues
Daniel Bensusan
Eduardo Salles
Flávio Medeiros
Gustavo Bastos
João Resende
Leonardo Konjedic
Lucas Ribeiro
Rafael Ferrer
Rodrigo Dorfman
João Resende
Leonardo Konjedic
Lucas Ribeiro
Rafael Ferrer
Rodrigo Dorfman

Diretores de Arte
Augusto Correia
Bernardo Machado
Fernando Maciel
Guilherme Cunha
José Mauro Amorelli
Augusto Correia
Bernardo Machado
Fernando Maciel
Guilherme Cunha
José Mauro Amorelli
Luter Filho
Marcelo Giannini
Marcelo Lobo
Paulo Franco
Renato Rocha
Luter Filho
Marcelo Giannini
Marcelo Lobo
Paulo Franco
Renato Rocha

X-Tudo conquista Espaço Rubro Negro

Rede de lojas rubro-negra tem 22 pontos de venda no Rio.
A X-Tudo, do publicitário Marcelo Gorodicht acaba de conquistar a conta da rede de lojas Espaço Rubro Negro. Com 22 pontos de venda em ruas e Shoppings do Rio, Grande Rio, Niterói e São Gonçalo, a Espaço Rubro Negro é a principal rede de lojas de produtos licenciados pelo Flamengo, clube de maior torcida do Brasil. Fundada por dois irmãos apaixonados pelo time, Marcelo e Fabio Plaisant, a loja também está presente nos jogos do Flamengo através de lojas dentro do Engenhão.
A X-Tudo passa a cuidar da comunicação off e on line (através da coligada Blender) da marca. A primeira ação on line já está no ar na fanpage do Facebook e premiará torcedores com sorteios de camisas. Já as primeiras peças off line são a campanha de Volta as Aulas e o lançamento da camisa comemorativa dos 60 anos do maior idolo rubro negro, Zico.

Fichas técnicas:

Dir de Criação: José Raimundo Padilha
Criação: Marcelo Gorodicht, José Raimundo Padilha e Marilyn Rodrigues
Finalização: Cristiano Ferreira
Atendimento: Marcelo Gorodicht e Camille Garrido
Aprovação: Marcelo Plaisant e Priscilla Schmidt

Silence lança 4ª edição do Amplificação

Diretores de criação do Rio estão recebendo kits com evidências criminais.
A quarta edição do Prêmio Amplificação, o Prêmio Carioca de Criatividade Social em Rádio, está sendo lançada com uma ação de sampling em 25 agências cariocas nesta terça-feira, 5 de fevereiro. A campanha, assinada pela Heads, convida os diretores de Criação a criarem roteiros pra ONG Rio de Paz, voltada para a defesa dos direitos humanos.
Cada diretor de criação convidado vai receber uma caixa com uma evidência criminal diferente, uma luva para manipular as provas e um boletim de ocorrência customizado contendo o briefing. A ideia é mostrar que diariamente muitos homicídios são cometidos, mas que a Rio de Paz faz de tudo para impedi-los.
"Participando do Prêmio Amplificação 2013, cada diretor de criação vai ter a chance de colaborar com essa luta", comenta Dudu Lopes, sócio da Silence, produtora responsável pelo prêmio.
Este ano os diretores de Criação convidados são: Alex Nunes (Havas), Alexandre Motta (Publicis), Bob Gebara (Master), Bruno Richter (Camisa 10), Carlos di Célio (F/Nazca), Diogo Mello (DM9Rio), Eduardo Almeida (Quê), Eugênio Tonelli (Mood), Fabio Meneghini (W/McCann), Felipe Rodrigues (Giovanni+Draftfcb), Flávio Medeiros (Heads), Gustavo Bastos (11:21), Gustavo Tirre (Artplan), Inacio Ramos (Kindle), João Santos (Giacometti), Luis Claudio Salvestroni (Agência3), Marcelo Giannini (Loja), Marcelo Santos (AM:PM), Marcos Apóstolo (Binder), Otávio Mello (PS10), Paco Conde (Ogilvy), Paulo Castro (Staff), Pedro Cappelletti (Grey141), Ricardo Real (Script) e Rodrigo Saduh (Percepttiva).
O roteiro vencedor do Amplificação será veiculado nas emissoras MPB FM, BandNews FM e Bradesco Esportes FM, patrocinadoras do prêmio ao lado da Souza Cruz. Também terá a inscrição no Festival Internacional de Criatividade de Cannes e o diretor de criação do roteiro será premiado com um passe de delegado do Cannes Lions 2013.
Todos os 25 roteiros serão produzidos pela Silence e julgados por profissionais do mercado. Os vencedores do Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze serão conhecidos durante festa de premiação no dia 10 de abril no Miranda, no Rio de Janeiro.

Facebook, um novo perigo para as empresas?

Moa Netto: o Facebook vai ter que adotar medidas para proteger as empresas
Quem controla a sua marca no Facebook? Como qualquer pessoa pode criar uma fanpage, está se tornando difícil para o usuário descobrir se a página que ele pensa em Curtir é a oficial da empresa ou um perfil fake.
Há algum tempo, a página Rede Globo - Cast chegou a confundir centenas de atores interessados em trabalhar na emissora, já que a imagem de capa mostrava o logo oficial da Globo. Recentemente a página mudou sua imagem, mas ainda diz que "trabalha na Globo", o que o departamento de casting da empresa nega mas alega que nada pode fazer.
No dia 25 de janeiro, em pleno feriado da cidade de São Paulo, correu como rastilho de pólvora na rede social e na imprensa uma suposta mancada da empresa Etna Móveis e Decorações em sua fanpage, que postou que a página "não foi feita para receber reclamações". Centenas de protestos se espalharam pela internet e o assunto chegou a sair no Globo Online, até ficar revelado que a página seria igualmente fake. A página demorou a sair do ar e o prejuízo de imagem para a marca, portanto, já estava estabelecido.
Como as empresas podem se proteger dessas situações?
José Luis Vaz: não é a empresa que define a presença da marca na rede, e sim o consumidor.

No Twitter, lembra José Luis Vaz, da N-Labs, existe o Oficial Profile, ou seja, uma conta de empresa ou personalidade só pode ser aberta se esta provar quem é. Já no Facebook nada foi criado neste sentido, portanto não é possível uma empresa estar 100% protegida de sofrer esse tipo de ataque.
O Diretor de Criação e Convergência da NBS, Moacyr Netto, não tem dúvidas que o Facebook deverá implementar uma política mais rigorosa de verificação de contas oficiais, como o Twitter, para evitar episódios como aqueles.
Moa Netto diz que sempre que um de seus clientes é vítima de uma página com conteúdo não autorizado da marca, a empresa entra em contato com o Facebook para que a rede peça ao usuário para deletar a página. Ele afirma que o próprio Facebook pode deletar, uma vez que a prática infringe a política da empresa.
José Luis Vaz alerta que não adianta a empresa se questionar se deve ou não estar presente nas redes sociais. "A realidade é que isso não mais é uma decisão da empresa, mas dos seus consumidores. Eles vão falar dela, independente de ela estar ou não fazendo seu próprio trabalho", explica o publicitário. Por isso, tanto Netto quanto Vaz defendem uma participação ativa, que permitirá um monitoramento constante do que vem sendo falado da marca, para que seja possível tomar ações corretivas rapidamente, "seja esclarecendo no próprio post que aquela não é a posição oficial da empresa, como em todos os canais oficiais da marca", complementa o diretor da NBS. No que reforça Vaz: "Se a empresa estiver fazendo um bom trabalho, vai ser mais fácil gerenciar uma crise".

Gente Que Vai e Vem

Heads (Rio - RJ) - A agência contratou Fernanda Veiga como atendimento do escritório do Rio, para cuidadr de Petrobras. Com 8 anos de carreira e formada em jornalismo e com mestrado em marketing, Fernanda atuou nos últimos dois anos como profissional de comunicação na Petrobras Transportes, fazendo interface com os clientes internos e executando trabalhos focados em comunicação interna, promoções e eventos. (07/02/2013)