Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 21/DEZ/2012
Marcio Ehrlich

 

Quê e Borghi devem levar a conta da BR Distribuidora

A Quê deve continuar com a conta da BR Distribuidora e assinar as campanhas dos Postos Petrobras.
EM PRIMEIRA MÃO - Apenas 4 agências conseguiram a contagem mínima de 80 pontos para prosseguir na concorrência da BR Distribuidora: Quê/PPR (92,70 pontos), Borghi (86,75), Dentsu (85,50) e Giacometti (81,80). Estas terão direito a abrir as propostas de preço e a habilitação documental para que, antes do fim do ano a Petrobras já tenha as duas que lhe atenderão nos próximos 5 anos.
Na prática, dificilmente as duas agências colocadas em primeiro lugar na parte técnica deixam de ser confirmadas como vencedoras de uma concorrência pública. Isso já coloca a conta da BR nas mãos da Quê e da Borghi.
Este resultado tira da Master Roma Waiteman a conta da BR no Rio de Janeiro. Mas como a Borghi não mantem estrutura completa no Rio, abre-se aí uma nova porta para contratações no mercado.
A pontuação divulgada hoje pela Comissão de Licitação soma os resultados de dois envelopes de propostas. Vejam a pontuação conseguida pelas agências não classificadas: Artplan (79,80), Master (73,40), Heads (68,61), Binder (68,40), Duda (68,30), Contexto (63,00), Agência3 (56,60), Arcos (56,05), DM9 (55,90), Nova SB (54,60), Agnelo (51,25), Calia (50,90), F/Nazca (49,50), Multiface (37,10), Debritto (35,00) e Plá (27,10).

Biruta adquire OSC e Guilherme Borges assume sua direção

Guilherme Borges
Guilherme Borges leva a operação da OSC para dentro da Biruta.
A Biruta se reestruturou após a saída de Rafael Liporace da sua sociedade, através de uma associação com a OSC, empresa de marketing promocional com 7 anos de mercado e que era dirigida por Guilherme Borges e Ricardo Carvalho. Pelo acordo, a OSC encerra as suas atividades e Guilherme fica com 30% das ações da Biruta, assumindo a função de diretor executivo.
Alan James, sócio e um dos fundadores da Biruta, se mantém na direção de novos negócios e na diretoria operacional assume Sérgio Adler, atual CFO da Biruta.
Para Joca Müller, da Fox Investimentos, empresa investidora que passou a integrar a sociedade da agência em 2011, a aquisição faz parte da estratégia da Biruta de ampliação de market share e faturamento, que deverá ser 50% maior em 2013 se comparado a 2012, quando fechará com receita estimada de R$ 20 milhões.
Diferentemente da Biruta, que sempre trabalhou a partir de projetos para clientes corporativos, a OSC tem desenvolvido, ao longo dos anos, diversos projetos proprietários, como o festival NBM-Nova Música Brasileira. Em 2009, a empresa conquistou uma medalha de ouro no Colunistas Promo do Rio de Janeiro com seu projeto Vivo Summer House. Este ano, ela levou uma medalha para o Arraial dos Namorados, realizado para o Fashion Mall. E este mês, mesmo, a empresa está na mídia carioca como responsável pelo projeto de troca dos guarda-sóis vermelhos da Brahma -- que tantos protestos geraram na cidade -- por outros mais coloridos e discretos.
Todos estes projetos, agora, passam a integrar a carteira da Biruta.

Ministério das Cidades tem campanha contra acidentes

Comercial criado pela Artplan quer impactar quem pegar a estrada neste fim-de-ano.
Se você assistir pela primeira vez e começar a achar piegas e lugar comum o novo comercial da Artplan para a campanha "Se Beber Não Dirija" do Ministério das Cidades é porque o roteiro funcionou. Quando menos esperar, você será surpreendido com imagens fortes que repentinamente cortam o comercial para falar do problema que, ano após ano, continua acontecendo: o número de acidentes com vítimas fatais nas estradas no período das festas.
A campanha, criada por Gustavo Tirre, Danilo Maia, Eduardo Ferraz e Rodrigo Gal, começou na televisão começou no último fim-de-semana, no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, preparando para a veiculação das peças de mídia exterior. O conceito "Já está na hora de abandonar essa tradição de fim de ano" assina todos os materiais.
Ficha Técnica:
Direção Nacional de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Gustavo Tirre, Eduardo Henrique e Andre Sartoreli
RTVC: Ana Ourique, Ricardo Gaida e Marcela Monteiro.
Artbuyer: Filipe Cunha
Produção Gráfica: Débora Moura e Kássia Borges
Atendimento: Flávia Freire, André Fagundes e Larissa Pereira
Mídia: Daniele Abreu, Luísa Sotero, Adriana Nina, Diana Senna e Bruna Rosse
Foto: Iluminata Produtora de Imagem
Produtora de Filme: Zulu Filmes
Produtora de Áudio: Sonido
Aprovação no Cliente: Marcier Trombiere, Antonio Brentano e Juliana Cajado

Agência Frog conquista o Wommy Awards para a Mobil

Página da Mobil no Facebook já conta com 327 mil fãs, depois da campanha criada pela Frog.
Uma ação criada pela Frog para a Mobil no Facebook conquistou medalha de bronze no Wommy Awards, uma premiação para o marketing boca a boca, que acontece anualmente em Las Vegas, promovida pela Word of Mouth Marketing Association (Womma).
O trabalho teve como objetivo converter cliques de curtir na página da Mobil em carrinhos de brinquedos doados a crianças carentes. A campanha "Seu carinho vale carrinho" alcançou mais 200 mil novos fãs para a marca Mobil, distribuída no Brasil pela Cosan Lubrificantes. Ao final da ação, 2 mil miniaturas de carros haviam sido entregues a instituições que abrigam crianças. Conforme conta Roberto Cassano, diretor de Planejamento e Estratégia da Agência Frog, a agência ainda promoveu visitas de grupos destas crianças aos autódromos por onde o circo da Stock Car passou, visitando boxes e conhecendo os pilotos Átila Abreu e Nonô Figueiredo, da equipe Mobil Super Pioneer Racing.
Esta é a segunda vez que a Frog recebe o Wommy Award.

Dia assina novamente o material de PDV da Coca neste Natal

Peças de vários formatos e tamanhos criadas pela Dia promoverão a Coca-Cola neste Natal.
Pelo quinto ano consecutivo, a agência Dia, especializada em shopper marketing e branding, assina as peças de Natal que serão exibidas nos cerca de um milhão de pontos de venda em que a Coca-Cola é distribuída através do Brasil.
Este ano, o slogan da campanha para o varejo é "Compartilhe a Magia do Encontro", que reforça um dos valores da marca, que é a promoção da união entre familiares e amigos, explica Leonardo Lanzetta, sócio e diretor-executivo da agência, que desenvolveu mais de uma dezena de peças de apoio aos supermercadistas de vários portes, como stoppers, super galhas, precificadores, racks, danglers e saias de gôndola. Além disso, a empresa também contará com brindes que serão distribuídos aos consumidores com a temática da Magia do Encontro, como canecas, copos, adesivos, sacolas sustentáveis e bolas para enfeitar a árvore de Natal.
A ambientação dos pontos de venda estará disponível durante os meses de novembro e dezembro.

Gente Que Vai e Vem

Kindle (Rio - RJ) - Fabio Barreto deixou a direção de criação da agência, onde estava há 3 anos e meio. Segundo o criativo, em 2013 ele apresentará ao mercado sua própria agência de publicidade. (20/12/2012)

Ricardo RodriguesEditora Globo (Rio - RJ) - A editora promoveu recentemente Ricardo Rodrigues (foto à direita) a diretor de publicidade das suas sucursais no Rio de Janeiro e em Brasília. Ricardo, ex-Editora Abril, Lance e Globo.com, era gerente de publicidade da Editora Globo no Rio. (18/12/2012)