Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/AGO/2012
Marcio Ehrlich

 

Script leva Cultura Inglesa para mídia do Youtube

Comercial entrará antes de vídeos legendados que o usuário procurou no Youtube.
Depois de usar o Google para seu cliente Cultura Inglesa -- e ganhar Ouro no Colunistas Brasil com isso -- a Script vai agora para o Youtube com o mesmo cliente, lançando uma ação que vai cutucar o orgulho de quem procura filmes legendados no site de compartilhamento.
A agência comprou com o Youtube o mecanismo que exibe comerciais no início da transmissão de filmes, de acordo com filtros que podem ser configurados. No caso, quando o usuário procura por algo legendado, o Youtube carrega o comercial da Cultura Inglesa que lembra, ao final, que a vida real não tem legenda.
O primeiro filme, de um minuto, é estrelado pelo ator americano radicado no Brasil Newman Horton, enquanto ele fala as legendas traduzidas começam a invadir a tela, até tampar toda a imagem. Se for para ficar lendo durante o filme, melhor ler um livro, ele sugere. Ou estudar na Cultura Inglesa para não deixar de prestar atenção no filme.
Como acontece no Youtube, o usuário pode interromper a exibição após os primeiros 5 segundos. Mas o diretor de criação da Script, Ricardo Real, aposta que a peça será assistida até o final porque logo no começo o ator fala em inglês e com legenda, para chamar a atenção do espectador. E como o comercial já fala que o sujeito está no Youtube, fica claro que o comercial não é um dos que pode já ter sido visto na televisão.
Ficha Técnica:
Criação: Renan Rivero, Gustavo Azevedo e Lincoln Lopes
Direção de criação: Ricardo Real
Diretor de cena: JP Braga
Produtora: TCO - The Crazy Ones
Atendimento: Rodrigo Amado e Barbara Diniz
Aprovação: Fabíola Sobral

11:21 lança comercial contra "gatos" na rede elétrica

As crianças mostram seus bichinhos no comercial da 11:21.
A agência 11:21, do publiciário Gustavo Bastos, doou mais um comercial comunitário para o jornal Voz da Comunidade, do Complexo do Alemão, no Rio, assinar.
Depois de combater a homofobia e a pedofilia, a agência agora ataca os "gatos" de energia elétrica, um problema sério nas comunidades das favelas cariocas.
O comercial, produzido voluntariamente pela ParaRaio Filmes, procura mostrar de forma divertida o mau exemplo que fazer um gato em casa pode ser para as crianças. A locação também foi com o apoio do Colégio Qi e a peça teve o planejamento de Igor Broseghini e sua turma do Bootcamp da ESPM-RJ.

Ficha técnica:
Criação: Gustavo Bastos
Direção de Arte: Leandro Barbosa
Planejamento: Igor Broseghini (com turma do Bootcamp ESPM-RJ)
Produtora: ParaRaio Filmes
Direção: José Mancini
Fotografia: Kiko Barbosa
Aprovação: Rene Santos Silva

Bruno Richter: "Ainda levo fé em 2016".

O diretor da agência Camisa 10, Bruno Richter, escreveu diretamente de Paris para a Janela, contando sobre sua experiência de estar em Londres no encerramento dos jogos olímpicos.

Campanhas incentivaram o espírito de participação dos britânicos.
"Há duas semana tive o privilegio de estar em Londres para o encerramento dos jogos olímpicos. A cereja do bolo. Um evento certamente maior do que imaginava. Cheguei em cima da hora e recebi um bombardeio de sensações ao estar no final dos jogos em uma cidade tão bem preparada.
A festa foi sensacional, isso não preciso nem falar, pois imagino que todos assistiram na televisão, ao vivo. O que nem todos conseguiram ver, foi o que não estava nas frentes da câmeras: a organização da cidade, do povo Londrino. Impecável.
Os ingleses abraçaram o evento. Pessoas andando com a bandeira inglesa nas costas, na cabeça, no rosto. A cidade toda sinalizada com adesivos na cor rosa, se destacando das demais sinalizações, voluntários por toda parte identificados e solícitos.
Um parque Olímpico espaçoso, com um belo projeto de arquitetura centralizou a maioria das modalidades esportivas e revitalizou um bairro inteiro em Londres. Um metrô tão eficiente, que você poderia facilmente esbarrar com algum atleta de elite dentro dele. Tamanha a sua facilidade nos deslocamentos, foi o transporte oficial dos jogos.
Um voluntário que nos ajudou a chegar no parque Olímpico, nos ensinou um pouco coisas básicas do comportamento inglês, como não ficar do lado esquerdo nas escadas rolantes, para não atrapalhar os apressados, e mesmo com o trem cheio, esperar todos desembarcarem para então entrarmos. Coisas básicas, de um povo educado.
Uma campanha da principal companhia aérea inglesa, teve a ousadia e coragem de falar: "Não voe. Dê apoio ao time Inglês". Outra campanha, de uma grande rede de lanchonetes, mostrava fotos do povo Londrino e o título: "Todos nós fazemos os jogos". Como bem disse o responsável pelos jogos no encerramento, o maior legado não foram as construções, mas o espírito das pessoas dentro da cidade.
Fato curioso: quando chegamos ao aeroporto, com o tempo correndo contra o relógio, procuramos em um ponto de informação a melhor opção para chegarmos ao hotel. De fato, pelo curto tempo, o táxi era a melhor opção. Um taxista, malandro e brasileiro infelizmente, nos ofereceu seu táxi por 100 libras. E ainda insistiu em dizer que o Londrino cobraria mais pela corrida.
Deveria acreditar em meu conterrâneo, mas como já estamos tão vacinados com a malandragem da nossa terrinha, resolvi apostar no inglês. Me parecia mais prudente. Não teve erro: o motorista simplesmente perguntou o nome do hotel e nos levou até lá. Valor da corrida: 65 libras.
Talvez seja algo cultural mesmo. Há gerações nossas referências no poder são governantes malandros e corruptos enquanto a dos ingleses é uma Rainha. Literalmente.
Bom, só espero que até 2016 a gente tenha tempo de, além da entrega das obras e da expansão do nosso metrô, preparar o espírito do Carioca, dos que vão ser penalizados com essas obras, mas principalmente dos malandros, que só pensam no ganho individual imediato, e não no ganho coletivo a longo prazo. De todos eles, dos que dirigem um táxi aos que dirigem nossa cidade e o nosso país.
Ainda levo fé em 2016. Acho que vamos arrebentar."

Artplan promove academia Bodytech em mídia nacional

Bernardinho, da Artplan para Bodytech
Campanha da Bodytech tem o técnico Bernardinho como um dos personagens.
O treinador da seleção brasileira de vôlei masculino, Bernardinho, foi um dos personagens da campanha que a Artplan botou na rua para divulgar a academia Bodytech. Os anúncios procuram mostrar que a academia prepara fisicamente os seus clientes para as atividades que eles realizam fora de lá. No caso de Bernardinho, ele faz o peitoral na academia e ganha fôlego para correr ao ar livre. Em outro anúncio, uma mãe exercita força, equilíbrio e flexibilidade na academia para poder correr no campo em uma brincadeira com seu filho nas costas. Em todos, o texto lembra que "a melhor academia para o seu corpo é a melhor academia para a sua vida".
Como a Bodytech está presente hoje em 8 estados brasileiros, a campanha está sendo veiculada em revistas de mídia nacional, como Caras, e aos assinantes da revista da academia, a BT Experience.

Ficha Técnica
Direção de Criação: Roberto Vilhena, Alessandra Sadock e Gustavo Tirre
Supervisão de Criação: Toninho Lima
Redação: Toninho Lima e Rafael Pascarella
Direção de Arte: Marcus (Presidente) Malta e Filipe Chulam
Atendimento: Flavia Bittencourt, Clarissa Dias e Nathalia Toledo
Planejamento: Marco Antonio Rocha
Mídia: Selma Leal, Newton Rogerio e Alan Piazzi
Produtor Gráfico: Davi Vidal e André Luiz de Sá
Art Buyer: Felipe Cunha e Tatiana Braga
Fotógrafo: Thierry des Fontaines
Gráfica: Ed. Globo
Aprovação: Flavia Da Justa, Alexandre Accioly, Daniele Kato

Gente Que Vai e Vem

Ricardo LadvocatArcos (Rio - RJ) - A agência pernambucana contratou o experiente Ricardo Ladvocat para comandar o seu escritório no Rio de Janeiro. A Arcos está no Rio há 14 anos e, em 2003, fez parte do pool 4X4 (com Master, Publivendas e RC) para atender a conta da TIM. Atualmente, tem neste mercado, entre outras, a conta das Centrais Hidroelétricas Furnas.
Ladvocat já foi diretor de marketing da Coca-Cola brasileira e passou por agências como Salles D'Arcy e DPZ, onde cuidou, por muitos anos, da conta da Souza Cruz. (22/08/2012)

Antonia ZobaranNBS (Rio - RJ) - A diretora de arte Antonia Zobaran (foto à esquerda) volta a integrar a equipe de criação comandada por André Lima no escritório da NBS no Rio de Janeiro. Antonia trabalhou na NBS entre 2005 e 2007 e depois disso na F/Nazca.
Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, Antonia também passou pela Fischer e pela 100% Propaganda. Em 2004, ficou entre as 10 mais premiadas diretoras de arte do Rio no Prêmio Colunistas. (22/08/2012)

Revista Forças Armadas (Rio - RJ) - Julio Carlos Rodrigues Moreira, ex-Dial Brasil e Rádio Jovem Pan, é o novo Diretor de Relações Institucionais da publicação. (21/08/2012)

PS10 (Rio - RJ) - A agência contratou o publicitário Guto Lima para as áreas de Planejamento e Novos Negócios. Com 22 anos de experiência e a frente nos últimos 15 de sua própria empresa, a Calvin, o profissional também irá ativar os departamentos de Web e Promo da PS10. (21/08/2012)

DM9Rio (Rio - RJ) - Chegam à agência a diretora de arte Ana Cecília Novis e o redator Leonardo Konjedic. Ana Cecília, egressa da Ogilvy Rio, fez curso na Miami Ad School durante dois anos. Durante o curso estagiou na Draftfcb, de Chicago, indo em seguida para a JWT em Hamburgo, na Alemanha, país onde finalizou seu portfólio. Entre seus prêmios estão One Show (student, merit award/2011), Young Guns - student (Silver/2010) e BFI London Film Festival (Merit Award/2010).
Já Leo Konjedic iniciou sua carreira em 2009, na Loja Comunicação. Estava na Heads desde 2010. Lá participou da criação da peça que foi shortlist em Outdoor no último Cannes Lions. (20/08/2012)

Ogilvy - Paco Conde, que chegou à Ogilvy Rio em outubro de 2011 para dirigir a criação carioca, foi promovido ao título de diretor geral de criação do Rio, mesmo cargo que tará em São Paulo Roberto Fernandez, ex-JWT, ambos respondendo a Anselmo Ramos, vice-presidente, e Fernando Musa, CEO da Ogilvy. (20/08/2012)

ADTZ (São Paulo - SP) - O publicitário André Felix deixou o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Negócios Digitais na Loducca para assumir a Diretoria de Operações da ADTZ Brasil, uma das duas empresas certificadas pelo Facebook na categoria Ads no programa de Preferred Marketing Developer.
André é carioca, tem 34 anos, e há 10 atua em comunicação digital. É professor na ESPM-SP e também passou pela Media Contacts (Grupo Havas Digital) onde ocupou o Direção Geral de Atendimento/Negócios. (16/08/2012)

Staff (Rio - RJ) - Chegaram à agência Ronaldo Las Casas (Ex Euro RSCG), como Produtor Gráfico; Marcio Baptista (Ex Enzimas em Ação), no cargo de Assistente de Produção e Projetos Especiais e Alejandra Mendoza (Ex Camisa 10) na Produção Digital. O departamento de Operações já contava com Érika Ataíde no RTVC & Artbuyer. (14/08/2012)

Faleceu Nondas, da Rádio Tupi - Epaminondas Costa da Cunha, executivo de contas da Rádio Tupi/Nativa FM, faleceu este domingo, 12/08, aos 53 anos completados no último dia 4, de complicações após um transplante de rim, realizado em Joinville, SC.