Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
25 de junho
de 2012, segunda-feira (A)
Revendo as apostas
dos diretores de criação
do Rio.
Na semana anterior ao Festival de Cannes,
a Janela pediu a 20 diretores de criação
de agências do Rio para fazerem
suas apostas de Leões. Agora
que o festival acabou, dá para
a gente ver como eles se saíram.
No geral, o saldo foi superpositivo,
mostrando que os líderes da criação
carioca estão bastante antenados
com o que está acontecendo pelo
mundo da comunicação de
marketing. Vale a pena revisar os trabalhos
indicados e premiados:
A
peça campeã de indicações,
"Grandmother (Abuela)",
da Draftfcb argentina para Zona
Jobs, que havia sido apontada
por seis diretores de criação
(Alexandre Motta, Carlos "Russo"
Di Célio, Felipe Rodrigues,
Gustavo Bastos, Luis Claudio Salvestroni
e Marcos Apóstolo) garantiu
o Leão, mas imagino que
menos do que a expectativa de
todo mundo. Os jurados de Cannes
não quiseram dar além
da Prata em Film. Humor muito
latino?
O
seguinte em indicações,
"From Love To Bingo",
da AlmapBBDO, (apostas de Flávio
Medeiros, Marcos Apóstolo,
Filipe Raposo e João Santos)
saiu de Cannes com Prata em Filme
e Bronze em Film Craft.
Em
terceiro, com 3 indicações,
empataram dois trabalhos: "Three
Little Pigs", da BBH para
Guardian, foi aposta de Gustavo
Bastos, Luis Claudio Salvestroni
e Paco Conde, levando Ouro em
Film.
Também
teve 3 indicações
o "Dads in Briefs",
da DelCampo Nazca S&S, da
Argentina para o ar condicionado
BGH, que levou Ouro em Film. Foi
a aposta de Carlos "Russo"
Di Célio, Eduardo Almeida
e José Raimundo Padilha.
"Best
Job — Olympics", da
Wieden + Kennedy para P&G
foi a aposta de Fábio Barreto
e Bruno Richter, e não
desapontou, conquistando Ouro
em Film.
Paco
Conde, da Ogilvy, fez uma aposta
no case de Sprite Shower, da sua
própria agência,
e se deu bem. O case levou dois
Leões em Promo: Ouro e
Bronze.
Outra
aposta de Paco na sua própria
agência foi o Recipe Receipt,
para Helmann's, que levou Ouro
em Promo, Prata em Outdoor, Prata
em Direct e Bronze em Branded
Content
"Bikers",
da Duval Guillaume Modem, de Antuérpia
(Bélgica), para Carlsberg
foi aposta de Marcos Apóstolo
e levou Ouro em Promo.
"The
Invisible Drive", da Mercedes
(aposta de André Lima e
Ricardo Real), acabou GP de Outdoor.
"LG Thief", da Y&R
de Amsterdam para LG (aposta do
Eduardo Almeida), foi Ouro em
Promo.
"The
Bear", da BETC Paris para
Canal +, aposta de André
Lima, não teve o que reclamar:
Ouro em Film e GP de Film Craft.
"Cable
Effects", da Grey New York
para DirecTV, aposta de Felipe
Rodrigues, também levou
o seu Ouro em Film.
Finalmente,
a aposta de João Santos
-- que garantiu que nunca acertou
nem em Bingo -- levou o Grand
Prix de Press: a nova campanha
da Benetton.
Com medalha de Prata ficaram dois trabalhos
indicados pelos nossos criativos. "Security
Cams", da Wunderman Buenos
Aires / Bonavena para Coca Cola, aposta
de Marcos Apóstolo, foi um deles.
Outro foi "Real
Fruit Boxes", da Age Isobar
para Sucos Camp, Prata e Bronze em Promo.
Chegou a Ouro em Outdoor, mas a aposta
de Ricardo Real foi para o case, mesmo.
O clip da banda "Ok
Go", feito pela da Goodby Silverstein
& Partners para Chevy Sonic -- aposta
também de Ricardo Real -- acabou
com Bronze de Film Craft. E "Fashion
Like", da DM9 para C&A,
aposta de Álvaro Rodrigues, chegou
a Bronze em Promo.
Nossos diretores de criação
chegaram perto em outros trabalhos,
que pararam nos seus shortlists: "Waiting
Ticket", da Y&R de São
Paulo para Santa Casa (aposta de Paulo
Castro) e o alisamento
da Avenida Atlântica, que
a Artplan fez para a Niely, aposta de
Roberto Vilhena em sua equipe.
Marcio Ehrlich, que não está em Cannes, mas está ligado no Festival.