Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
24 de junho
de 2012, domingo
MIL E UMA CONFUSÕES
O comercial "Motorcycle",
inscrito pela Wieden+Kennedy
Portland, teve participação
de Ícaro Dória
e Guillermo Vega, da W+K Brasil,
na criação.
A sessão da tarde, como diria
aquele locutor da Rede Globo foi de
mil e uma confusões aqui na sala
de imprensa.
O regulamento que a organização
do Festival distribuiu para os jornalistas
simplesmente não batia com o
que estava no site.
Lá pelas 14h se chegou a conclusão
que o regulamento que valia era o do
site, e que era novo. Mas ainda assim
restaram dúvidas para a contagem
da agência do ano (a Ogilvy era
candidata e acabou em 3o lugar).
Vou explicar. Na contagem de pontos,
se uma campanha de 3 peças é
finalista e só duas das peças
ganham Leão, contam os pontos
do Leão e não do shortlist.
Mas não se sabe se a peça
que sobrou é descartada da pontuação
ou não.
A dúvida foi resolvida por um
telefonema.
Depois, nova dúvida. O leão
de W+K Portland para Old Spice foi criado
em conjunto com a W+K Brasil.
Isso estava na ficha, mas quem inscreveu
foi a sede americana.
Apesar do regulamento (do site) prever
autoria em conjunto, a decisão
acabou sendo anunciada, mais uma vez,
depois de um telefonema para os organizadores:
o leão contava só para
os EUA. Confuso.
BARRADOS NO BAILE
Jornalistas brasileiros correm
o risco de serem expulsos de
Cannes em 2013.
Eu comentei que o clima tinha azedado
entre a imprensa brasileira e a organização
de Cannes.
Ontem, a organização imprimiu
o que um veículo brazuca tinha
dado durante o embargo (é preciso
respeitar um horário para divulgar
os boletins oficiais) e levou para a
equipe de jornalistas, dizendo que na
próxima, eles seriam expulsos.
Não chegou a tanto, mas parte
do time de brasileiros simplesmente
não recebeu convite para a festa
de encerramento. Os jornalistas alegaram
que conseguiram as informações
por outras fontes.
Para piorar, na cerimônia de entrega
dos leões, boa parte dos jornalistas
foi impedida de entrar porque a área
dos fotógrafos estaria cheia
demais (não estava) e foi colocada
no auditório secundário,
que transmite a cerimônia por
streaming.
Ou seja, fotógrafo que chegou
com 3h de antecedência, quando
a fila começou a ser formada,
trabalhou. Quem não chegou, teve
que se virar.
Quero registrar que a equipe da assessoria
de Cannes é impecável
com a gente e sempre recebeu a Fenêtre
muito bem, mas aparentemente o pessoal
da porta foi mal orientado pela segurança.
Uma conversa e uma mudança na
entrada da imprensa pode evitar esses
mal entendidos.
CRAFT
O GP de Craft, prêmio
que muita gente já apontava.
Vamos aos prémios então.
A noite começou com a cerimônia
de Craft e apesar da equipe da DDB Londres
estava claramente chateada por não
ter recebido o GP nem de Craft, nem
de Film. Subiram no palco para buscar
seu ouro com uma cara de pouquíssimos
amigos.
O que eu não entendi foi o critério
utilizado para dar prêmios de
Craft para alguns videocases e para
ideias de outras categorias que tinham
ótimas ideias, mas filmes não
tão brilhantes tecnicamente.
Mas deixa quieto.
FILM
O Brasil não teve ouro dessa
vez e soubemos que o nosso jurado,
Guga Ketzer, teve que suar por cada
leãozinho brasileiro. Não
que as peças não fossem
boas, mas a marcação
com o país estava dura. Questionavam
onde as coisas tinham sido veiculadas,
clientes, tudo.
O GP para o Restaurante Mexicano Chipotle,
que comentei aqui ontem, teve recepção
fria da plateia.
BRANDED CONTENT &
ENTERTAINMENT
E o Brasil subiu no palco para buscar
um leão de ouro dado para o
livro do Paulo Coelho. Mas não
é o que você está
pensando.
Paulo Coelho é o diretor de
arte e de criação da
Pereira & O´Dell, e junto
com Arício Fortes e PJ Pereira,
criou o Rolling Words, livro com as
letras do Snoop Dogg impresso em papel
de seda, capa de fibra de maconha
e borda de fósforo. Comentei
o projeto, que também levou
um bronze, aqui no Fenêtre Predictions.
E no palco ainda teve a brasileira
LiveAd que levou ouro pelo complexo
e integrado projeto da Maratona Rio-SP
para a Nike.
E tirando esses dois bons trabalhos,
a categoria pareceu meio sem norte,
premiando coisas que não eram
nem conteúdo, nem entretenimento.
Até o documentário The
Greatest Movie Ever Sold, do Morgan
Spurlock, (o mesmo de Super Size Me)
levou um troféu porque uma
marca o patrocinou. Tinha algumas
séries de TV patrocinadas,
umas coisas manjadas de games. Nada
muito impressionante.
PJ Pereira, Arício Fortes
e Paulo Coelho com o Leão
de Ouro.
A LiveAd também levou
seu Gold Lion.
TITANIUM & INTEGRATED
Foi a categoria
mais forte do festival, sem
dúvida e acho que é
o futuro de Cannes. Mas como
o próprio presidente
do júri falou, a melhor
coisa dessa categoria é
que não existe uma definição
para ela, o pré requisito
é ser surpreendente.
Bom para a R/GA que levou o
GP com o case de Nike Fuel,
que remou de braçada.
Curti bastante também
estes outros trabalhos:
Os prêmios ação
do exército colombiana
Rivers of Light
A ressureição
do rapper Tupac Shakur em 3D
pela agência Chronic
E o case Man With a Golden Voice,
da Crispin para a Kraft
DAN WIEDEN
Dan Wieden e o Leão de
São Marcos.
O homem da noite, recebeu, na sequência
o Leão honorário de St.
Mark, o prêmio de agência
do ano E de agência independente
do ano. Visivelmente emocionado, fez
um discurso valorizando a independência,
da agência e do pensamento.
WPP & OGILVY
Anselmo Ramos, da Ogilvy Brasil,
festeja os resultados da agência
com criativos da Ogilvy de outros
países.
Festa das Ogilvys do mundo todo, que
viram o bicampeonato da WPP como holding
do ano e, depois de 7 anos de hegemonia
da BBDO, a Ogilvy ser a rede do ano
em Cannes. Anselmo Ramos foi muito festejado
pelos seus colegas dos outros escritórios.
A Ogilvy São Paulo, além
da 3a melhor agência do festival
(perdeu só para BBH Londres e
W+K), voltou de Cannes como a agência
brasileira com maior número de
leões numa só edição
do festival (16, o recorde era da Almap,
com 14), o que contribuiu muito para
os 70 leões totais da rede Ogilvy.
Está com moral.
AINDA NÃO ACABOU
As oncinhas mandam um recado
com o nome do meio do Marcio
Ehrlich. Mas a organização
do Festival só liberou
para publicação
amanhã.
Não percam na edição
de segunda-feira, fechando a cobertura
da Fenêtre em 2012, com o Resumê
de Cannes e a foto das oncinhas revelando
o nome do meio do Marcio Ehrlich.
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.