Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 22/JUN/2012
Marcio Ehrlich

 

Eletrobras abre concorrência de R$ 11 milhões

A Eletrobras poderá ter duas agências este ano.
A Eletrobras inovou em sua concorrência publicitária deste ano. A expectativa do mercado era de que, entre outubro e novembro, o órgão lançaria a disputa por toda a sua conta, estimada entre 20 e 30 milhões de reais, já que termina este ano o contrato com a Agência3, responsável pela comunicação nos últimos quatro anos.
Em vez disso, a Eletrobras acaba de lançar uma licitação adicional -- a Concorrência DAC nº 03/2012 --, no valor de R$ 11 milhões, para escolher, pela melhor técnica, uma agência que cuidará do programa Energia+. A entrega das propostas acontecerá no dia 2 de agosto.
Com isso, já se pode prever que a verba para a área institucional, a ser licitada no final do ano, terá R$ 11 milhões a menos que o esperado pelo mercado.
Clique aqui para ver o Edital.

Entre os objetivos do projeto Energia+ está conscientizar a população de que as irregularidades praticadas na medição do consumo de energia -- entenda-se aí os famosos "gatos" -- não compensam, principalmente "porque os prejuízos são compartilhados por todos", como diz o Edital, que ainda alerta que será fundamental que as mensagens publicitárias deixem claro que a energia, mesmo sendo essencial, não é gratuita e que pela crescente demanda mundial, tende a se tornar mais cara e escassa.
Uma das curiosidades da licitação é estabelecer que fará parte do trabalho da agência bancar a realização de pesquisas que gerem conhecimento do mercado ou do ambiente de atuação da Eletrobras, incluíndo aí o público-alvo. Esta prática, que vem sendo recorrente no mercado, tem recebido crítica de empresários do setor publicitário, que alegam que tais informações o anunciante deveria fornecer à sua agência como parte do briefing.
E para não dar a confusão que deu a concorrência da Alerj, a Eletrobras já deixa claro que as peças deverão ser montadas com passe-partout branco! Todo mundo igual, então.

ABP leva seu Festival para Búzios em novembro

Festival da ABP vai acontecer este ano na Praia da Ferradura, em Búzios.
EM PRIMEIRA MÃO - Este ano, o tradicional Festival promovido pela Associação Brasileira de Propaganda - ABP deixa o Rio de Janeiro e se muda para Búzios, de malas, bagagens e jet ski.
A associação quer transformar o seu festival -- que chega à 38ª edição -- em um evento ao estilo de Cannes, que coloca os mais diversos profissionais da área de comunicação longe do ambiente de trabalho para debater e ver as novidades do setor em tempo integral. O encontro, que nos últimos anos foi realizado no Sofitel e no Copacabana Palace, já está marcado para acontecer de 8 a 12 de novembro, no Ferradura Resort, da Praia da Ferradura, mas outros hotéis e pousadas também vão reservar apartamentos para os delegados inscritos. O objetivo, explica Marion Green, diretora executiva da ABP, é consolidar o Festival da ABP como o maior festival brasileiro da área de comunicação.
Búzios já foi sede de outros dois festivais do mercado publicitário brasileiro. De 1985 a 1987, a ABAP promoveu, com o patrocínio da Globotec, produtora ligada à Rede Globo, três edições do VT Búzios, fechando a Pousada Nas Rocas, na Ilha Rasa. Nos anos 2000, foi a vez de o Clube de Criação do Rio - CCRJ promover o seu Festival de Búzios, que chegou a ter três ou quatro edições.
As inscrições para o Festival da ABP 2012 abrem em setembro.

Estado e Prefeitura do Rio pedem trabalho à Binder na Rio+20

Marca criada pela Binder para evento do Governo do Estado do Rio na Rio+20
A agência carioca Binder, que atende tanto o Governo do Estado como o do Município do Rio de Janeiro, trabalhou para os dois na Rio+20, que vai até esta sexta-feira, 22 de junho.
Para o Estado, a agência criou a marca da Cúpula Mundial de Estados e Regiões, encontro que reuniu líderes dos principais governos subnacionais de todo o mundo esta terça-feira, 19 de junho, no Parque dos Atletas.
E para a Prefeitura, desenvolveu um kit sustentável -- feito com couro reciclado, fibra de bananeira e papel 100% reciclado -- para divulgar o GRI-Global Report Sustainability, relatório de sustentabilidade do município carioca.

11:21 se apropria do Bigode do Barão em filme do Curso Clio

O bigode do Barão do Rio Branco volta à moda em produção da 11:21
Entra no ar esta semana, em mídia nacional, o primeiro comercial do novo cliente da 11:21, o Curso Clio, especializado em preparação para concurso para diplomata.
A campanha tem filme de 30", anúncios de revista, cartazes e ações em faculdades com o conceito "Já pensou em ser diplomata?". O gimmick fica por conta do conhecido bigode branco do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia no Brasil. Cada vez que alguém, no filme, pensa em estudar diplomacia, nasce-lhe um bigode ao estilo do Barão.
Na campanha gráfica, fotos de pessoas de várias profissões com o bigode mostram que qualquer curso superior vale para o concurso e qualquer idade também.
O comercial foi filmado na própria 11:21, que já já está mudando o nome para Onzevintewood, de tantas produções que acontecem lá dentro.

Gente Que Vai e Vem

Inflama RIO (Rio - RJ) - A agência de promoções contratou Natália Carvalho como redatora. Ex-Matriz de Eventos e com especialização em entretenimento e eventos de marketing pela Universidade de Nova York, Natália tem também ampla experiência em projetos para grandes anunciantes, como Coca- Cola, Shell e Petrobras, entre outros. Liderada por Cristina Cadore, a agência que atende o Grupo Infoglobo, conquistou recentemente o job da Mobil, marca líder de lubrificantes no segmento de motos, para trabalhar junto com a Bullet no planejamento e operacionalização de uma promoção. (20/06/2012)

Missa de 7º Dia de Fredy Nabhan - Foi quinta-feira, 21/06, às 18:30h, a missa de 7º dia do publicitário Fredy Nabhan. A cerimônia aconteceu na Igreja da Santíssima Trindade, à Rua Senador Vergueiro, 141, no Flamengo. Antes, parentes sugeriram que, mesmo quem não pudesse ir, "lembrasse com carinho no Fredy e pensasse que ele está muito bem nessa viagem que fez".