Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
22 de junho
de 2012, sexta-feira
O CAOS, O CAOS
Tem Fête de La Musique
todo dia 21 de junho na França,
festejando o solstício
do verão.
Chegaram na cidade dois navios daqueles
tipo CVC com show do Roberto Carlos,
abarrotados de turistas. Tem uma obra
gigante que fechou uma das principais
avenidas da cidade. Teve Fête
de La Musique, um evento que coloca
palcos nas ruas para shows de diversos
tipos. A segurança do Bill Clinton
alterou toda a rotina da cidade e do
Festival (e não consegui assistir
a palestra, não me registrei
com antecedência).
Quinta é normalmente morta no
Festival, mas ontem Cannes virou uma
zoeira.
NEW DIRECTORS
Tino e Jones
Ponto alto para quem ainda gosta daquele
negócio que dava muito por aqui:
os filmes. A mostra New Directors, promovida
pela Saatchi&Saatchi rolou ontem
no Grand Auditorium, teve filas burlescas
para assistir os novos talentos das
câmeras.
Legal ver a dupla de diretores brasileiros
Jones + Tino entre os selecionados deste
ano. Ricardo Jones e Airton Carmingani
foram dupla na F/Nazca e começaram
a brincar de cinema em 2010 em jobs
da própria agência para
a... Nike. Deu certo.
Um ano depois, eles já largaram
tudo para só dirigir. Assinam
um dos filmes brasileiros mais premiados
do ano em diversos festivais: Vício,
também para Nike.
Uma curiosidade: Jones foi o inconsequente
que me deu um dos primeiros estágios
numa agência. Ele só esqueceu
de avisar o diretor de criação,
o dono da agência, todo mundo.
Fiquei semanas trabalhando na pirataria
até que alguém perguntasse:
esse moleque aí, quem é?
Confira Jones+Tino e muita coisa nova
bacana neste canal especial da mostra
no YouTube: https://www.youtube.com/nds
É, É,
É, PORRADA DE MULHER
Só dando carteirada para
poder fazer esta foto.
Privilégio poder assistir uma
troca de ideias entre John Hegarty,
da BBH e Dan Wieden, da W+K, os dois
completando 30 anos da fundação
de suas agências (o aniversário
é no mesmo dia).
E para conseguir entrar ainda consegui
assistir uma briga de mulheres. Uma
delegada (não de polícia,
mas participante do festival), se recusou
a assistir o seminário por vídeo,
em função da sala lotada
e queria ficar em pé na sala.
Uma senhora francesa da organização
pegou no braço dela e levou logo
um catiripapo, seguido de um típico:
“don’t touch me, missy”,
bem americano.
Eu, que estava do lado, acabei sendo
expulso do auditório junto. Mas
dei uma carteirada com meu crachá
de imprensa.
O responsável pela organização
argumentou que como eu tenho crachá
de Press, poderia ver em streaming da
sala de imprensa. Eu disse que tinha
que fotografar. “E onde está
sua câmera?”.
Pois, é, estava na sala de imprensa.
Aí mostrei meu iPhone pra ele,
que deu uma risada. Me saí com
um “o senhor está desrespeitando
o meu trabalho e subestimando um equipamento
inventado por Steve Jobs, isso aqui
filma em HD!”. Consegui ficar.
E valeu muito a pena.
HEGARTY, WIEDEN, E
A PUBLICIDADE DE VERDADE
Champagne, para XBox
Best Job in The World, para
P&G
A palestra dos dois já começou
bem, com um vídeo de Dan Wieden
recebendo a notícia que falaria
ao lado de Sir John Hegarty. Sir? Sim,
o cara tem um título de nobreza.
Por isso Dan Wieden mandou comprar vários
títulos honorários e se
apresentou como Lord Dr. Reverendo Dan
Wieden.
No palco, os dois trocaram comentários
sobre as campanhas uns dos outros e
comentaram as próprias, mas não
foi uma rasgação de seda.
O figuraça Hegarty, por exemplo,
disse que odiou os filmes de Old Spice
na primeira vez que viu. Em tom de brincadeira,
completou dizendo que odiou mais ainda
quando soube que era da W+K e começou
a perguntar se seus criativos sabiam
fazer filmes daquele jeito.
Admitiu ainda que reprovou da primeira
vez o multipremiado filme Champagne,
de 2002 para XBOX.
Mas que a dupla Fred& Farid o convenceu
a filmar para colocar na internet, já
que a molecada estava toda lá
e que “nem os caras da Microsoft
iriam ver”. O filme foi obviamente
parar na TV.
Falaram ainda de trabalhos que competem
com chances por aqui como os Três
Porquinhos para o The Guardian, Best
Job in The World para P&G e muito
mais.
E ainda soltaram duas frases que dizem
muito sobre isso aqui.
“Publicidade é uma profissão
onde você compete com seus amigos.
É preciso saber conviver com
isso.” Dan Wieden
“Publicidade é a única
indústria que consegue crescer
fazendo um produto cada vez pior. Cannes
é um bom momento para revermos
isso.” Sir John Hegarty.
Foram aplaudidos de pé. Uma manhã
de publicidade de verdade aqui em Cannes.
RONALDO BRILHA MUITO
NA CROISSETE
R9, simpático e tal, mas debate morno.
O Cannes Debate que contou com nosso
Ronaldo Nazário foi só
ok. Contando com uma tradutora, o
R9 se saiu bem, respondeu tudo, foi
simpático e emplacou umas piadinhas.
Mas as perguntas foram fracas e repetitivas,
pelo menos para os brasileiros, acostumados
com o dia a dia da preparação
para a Copa e Olimpíada aí
no Brasil. “Como é que
ta lá?” “Vai dar
tempo?” “E essa sua nova
função de empresário?”.
Lá pelo meio, descambou pro
clima de Mesa Redonda: “Você
tem mais saudades do Milan ou da Inter
de Milão?” “Quem
vai ganhar a EuroCopa?”. E foi
isso. E depois, claro, muita tietagem,
de torcedores de todos os países.
Tinham uns japoneses malucos por uma
foto.
MISTER CATRA INVADE
A CROISSETE
É Ritmo de Festa
Quinta também é aquele
dia que as agências fazem suas
festinhas, reúnem seus comparsas
para aquele convescote animado, recheado
de acepipes, rabos de galo e alguns
pequenos vexames.
Numa dessas festas, que contava com
uma bandinha meio bundinha, e um DJ
meio insosso, um criativo maroto sacou
seu iPhone do bolso e o convenceu a
tocar um pequeno set, assim, sem compromisso.
Em segundos, Mister Catra começou
a sair dos falantes e botou fogo nas
areias de Cannes. Daí pra frente,
meu amigo, foi cada um por si.
LOBINHOS DO ASFALTO
Os Lobinhos do Asfalto
Corniche D'Or
Passeio tradicional nas quintas de
Cannes é o Lobinhos do Asfalto.
Realizado há alguns anos, o
de ontem fez o circuito Cannes-Corniche
D’Or-Antibes e chegou a faltar
moto e scooter na locadora.
Publicitários do Brasil, Argentina,
Espanha e Áustria estiveram
na estrada.
O rolê terminou com poucas baixas:
uma pequena queda de um dos motoqueiros
e uma parada pela polícia,
justificada por uma contra-mão
na maior cara de pau.
O oficial liberou os pilotos após
uma inútil tentativa de estabelecer
uma conversa em Francês.
Nota do Editor: Fabio, olhando
assim para o físico dos moços,
não estaria na hora de mudar
o nome do grupo para Ursos do Asfalto?
(Marcio Ehrlich)
EVACUADOS
Olha aí os jornalistas brasileiros
que aturam uma barbaridade de gente
enchendo o saco querendo aparecer e
querendo saber os resultados antes mesmo
do julgamento das categorias.
Respeito demais essa turma, que todo
ano rala 24 horas por aqui e ainda tem
paciência de receber esse intruso
aqui de braços abraços
na sala de imprensa.
E que ontem, foram retirados dos seus
postos de trabalho pela segurança
presidencial americana, mas faz parte.
Vou ficar devendo o pessoal do Meio&Mensagem
que além de ter outra base, não
para um segundo por aqui na sala de
imprensa.
A concentradíssima equipe
do PropMark liderada pelo Marcello
Queiroz na cabeceira.
O reduzido, mas aguerrido time
do CCSP: Rita, Laís (centro)
e Affini.
Adonis Alonso, do Blog do Adonis,
fingindo que está dando
as últimas notícias,
enquanto não perde um
segundo do seu Corinthians.
Marcelo Gripa, do AdNews, movido
pela notícia.
O exército do Programa
Reclame/Multishow, sempre rindo
porque pra viver é melhor
sempre rir.
Antonio Carlos Accioly, enviado
do Vox News, como vocês
podem ver continua trabalhando
muito.
CORREIO
De Andrea Metzker, da NBS:
Fábio, você é
o melhor investimento que o Marcio
faz anualmente! Beijos
Seidl responde:
Andreazucha, devo ser mesmo, porque
ele não investe nada e recebe
100% do investimento de volta: o dobro
do nada.
De Rafael Simi, da Momentum.
Fábio e Marcio,
Acho que a Janela é o melhor
site, justamente porque não
se leva a sério, consequentemente,
não levando a sério
um monte de coisa. A começar
pela categoria PR, onde eu, trouxa,
inscrevi trabalhos achando que era
uma coisa e, ao ver os vencedores,
descobri que era...era...bom, eu juro
que eu não sei até hoje
qual é o critério dessa
categoria. Será premiar paródias
de músicas? Se lembra daquele
cara que ia ao Show de Calouros e
era o Rei das Paródias?
Talvez eu chame para trabalhar comigo.
Gostaria de deixar aqui meu abraço
para os cariocas que fizeram bonito.
Valeu, Staff, Artplan, Quê e
Heads. Azafamados abraços.
Ra-rái!
Seidl Responde:
Rafito, o Rei das Paródias do
Programa Silvio Santos, Renato Barbosa,
faleceu em 2007, mas sempre existe a
possibilidade de você conseguir
falar com ele em algum centro que trabalhe
com uma comunicação mais
espiritual. Separamos para você
este video para você matar as
saudades.
E para de mandar abraço pra todo
mundo que isso aqui não é
o Show de Calouros.
De Amandio Cardoso, da MMS, Recife:
Amigo Vascaino,
Acho, não tenho a certeza, que
o "Vasco" (Condessa) se equivocou
nas palavras: são azáfamas
ou alfazemas? De qualquer forma, se
for a Grasse, tragas umas "Alfazemas".
Au revoir.
Seidl Responde:
Eu vou te entregar, meu amigo pernambucano.
Esse foi o único sujeito que
fez questão de vir a Cannes e
conhecer a cidade de Grasse, supostamente
famosa por produzir alfazemas e lavandas
para marcas de perfumes. Depois de tentar
convencer Cannes inteiro a acompanhá-lo
neste programa super macheza, seguiu
sozinho o seu périplo. Demorou
um dia inteiro para encontrar o lugar
e descobrir que a cidade deveria se
chamar, na verdade, Sem Grasse. Não
tem nada lá.
Agradecimentos também aos gloriosos
Filipe Raposo, da DPZ e Rafael Cordeiro,
da Ogilvy, que mandaram mensagens regozijantes.
Valeuzis.
CORRENDO
Vou lá ver o short de filmes.
Amanhã eu volto com uma análise
do Festival e a revelação
do misterioso nome do meio de Marcio
Ehrlich, feita de uma maneira surpreendente.
Se ainda tiver alguma coisa para dizer,
fale agora ou cale-se para sempre
nos emails fseidl@ig.com.br
ou direto com quem manda, o Marcio
XXX Ehrlich: janela@janela.com.br.
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.