Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
19 de junho
de 2012, terça-feira
PROMO, DIRECT e ZZZZ...PR
Philip Thomas, CEO de Cannes,
no palco.
Foi boa a cerimônia de entrega
dos leões ontem no Palais. Não
estava tão cheio como eu imaginava
e os caras conseguiram agilizar, da
seguinte maneira: se uma agência
ganha um ouro e mais uma prata na mesma
categoria, isso é citado de uma
vez só, não fica mostrando
várias vezes a mesma coisa.
OS GPs
O case da Crispin para a American
Express: GP
Vamos começar pelo GP, que foi,
de novo, o mesmo pra Promo e Direct,
o “Small Business Day”,
que já tinha passado o rodo no
Clio.
A ideia da Crispin para a American Express
é simples, mas complexa de executar:
criaram um dia para estimular pequeno
comércio, em seguida ao Black
Friday, a sexta depois da Ação
de Graças e data mais importante
para as lojas americanas.
O curioso é que a ideia é
de 2010. A agência esperou para
fazer um case mais parrudo para mandar.
Já o GP de PR, muita gente
do Brasil não entendeu o que
o júri viu de incrível.
Um tradicional grupo de salsa de Porto
Rico regravou um sucesso trocando
a letra para estimular as pessoas
a trabalharem.
E a gente que cresceu acostumado a
ver as celebridades transformarem
seus hits em jingles fica meio...ah,
isso é uma ideia espetacular?
Pois é, mistérios da
categoria PR.
PR
Então,
falemos de PR. A categoria, ainda
incompreendida, foi bem chata.
Umas ideias fracas. Um monte de
explicação. Caído.
Do que eu vi, só gostei
de duas peças.
- O Integration Day da Saatchi
Milão para a CoorDown,
que regravou comerciais de outras
marcas mas com pessoas com Síndrome
de Down. E a agência mandou
ao palcou para receber o ouro,
duas pessoas com Down, que foram
e aplaudidas de pé.
E curti o Blood Relations da Saatchi
Israel, que pra mim, merecia o
GP: uma campanha de doação
de sangue de palestinos para judeus
e vice-versa, com uma mensagem
direta: não odeie quem
tem seu sangue correndo nas veias.
A ideia também é
de 2010.
A Saatchi Milão levou
pessoas com Síndrome
de Down para receber seu GP
O Case Integration Day, da Saatchi
Milão para a CoorDown
O case Blod Relations, da Saatchi
Israel, que seria o voto da
Fenêtre.
DIRECT
Estava mais competitiva e eu destacaria
os dois ouros, brilhantes, da alemã
ServicePlan, que vem realizando um
ótimo trabalho todo ano:
O Barrel of Sound para Lego Star Wars,
uma caixa de música gigante,
feita com as peças do brinquedo
que toca o tema do filme: E o anuário
que só funciona quando exposto
ao sol, para a empresa de energia
Austria Solar.
Em tempo: ainda acho que as Real Fruit
Boxes, da AgeIsobar para Camp, prata
em Direct e o Fashion Like, da DM9
para C&A mereciam ouro em alguma
categoria.
O case Barrel of Sound para
Lego Star Wars.
O case Austria Solar
PROMO
Eduardo Marques repete para
a Fenêtre a pirueta que
deu no palco do Palais
Em Promo, a noite foi da Ogilvy Brasil,
agência com o maior número
de leões e a única brasileira
a subir duas vezes para buscar os prêmios
de Hellman’s e Sprite, cases mostrados
aqui ontem.
Na sua vez, o diretor de criação
Eduardo Marques deu uma de Vampeta.
Lembra a cambalhota que ele deu quando
foi levar a Copa no Planalto em 2002?
Por aqui Dudu deu uma pirueta no palco.
Depois, repetiu a façanha no
hall do Palais.
Com os resultados de hoje aqui, vai
ser difícil uma agência
brasileira superar os leões do
time comandado pelo VP Anselmo Ramos
e os ECDs Claudio Lima e Fred Saldanha.
Já são 15, marca histórica
da agência que levou 10 em 2010
e 11 em 2011.
MATEMÁTICA
Galera da Ogilvy com seus Leões.
A agência está
entre as brasileiras mais premiadas.
É cedo, mas já se faz
as contas na sala de imprensa para
saber se a Ogilvy consegue estar no
top 3 de agência do ano, competição
que só conta os resultados
em Film, Press, Outdoor, Radio e Cyber,
tendo que ter prêmios em 2 categorias
e pelo menos um em Film, onde a agência
tem poucas inscrições.
Mas se acredita que o título
de rede do ano está perto da
Ogilvy Worlwide. Só o resultado
de Film pode reverter esse jogo. E
lá a briga é parelha.
Nota do Editor: A DM9, que a
Fenêtre apontou como a que mais
se inscreveu, juntando São Paulo,
Sul e Rio, está em segundo. E
o que está acontecendo com a
F/Nazca, que a imprensa brasileira apontou
como a de maior número de inscrições,
mas ainda não apareceu com destaque
nos resultados? Será que vem
bem em filmes? (Marcio Ehrlich)
LEITE E MOÇA
O leitinho da moça não
está fazendo tanto sucesso
assim.
Adivinha quem estava de novo se promovendo
na porta do Grand Auditorium? Não,
não foi Accioly, mas eu acho
que esse negócio é dele.
O tal Leite de Leão, Yeni Raki.
E botaram lá de novo uma periguete
pra rebolar enquanto os promotores
enfiavam a bebida goela abaixo dos
transeuntes. Pela mãe do guarda,
chega gente, esse treco é ruim
demais.
Nota do Editor: Fabio, você
picha mas todo dia fala nesse leite
e bota foto. Estou começando
a achar que é jabá.
(M.E.)
BRASIL CLASSIFICADO
EM PRIMEIRÃO NO BEACH SOCCER
O nobre escrete brasileiro em
Cannes finalmente achou a bola.
E uma musa: a sueca Maya.
Foi dureza, no saldo de gols. Com um
time formado às pressas em que
o centroavante, este que vos escreve,
teve que ir pro gol no sacrifício,
o Brasil começou mal o torneio
contra a Suécia e perdeu de 1x0.
Depois acordou e goleou a Inglaterra
(4x1) e passou pelo México (3x2)
garantindo a vaga nas quartas, que será...quarta,
amanhã.
Os suecos ficaram em segundo e se classificaram
capitaneados pela lourinha Maya, essa
aí na foto, armadora que roubou
a atenção da pelada hoje.
Pois é, o Brasil jogou de branco
e azul, tal qual o Olaria, por uma injustificável
escolha do patrocinador da equipe.
Em cima: Thony, Emerson Magoo, Eco Rumo
ao Gol Mil Moliterno, Alex Love Miranda
e Fabio Hacker Alemão. Embaixo:
Fernando, Diego, Eu e Ricardo. No meio,
mas com tudo em cima: Maya Sueca.
GOOGLE PLAGE
O espaço do Google na praia em
Cannes continua sobrando como o melhor
lugar off-Palais. Bebericos, praia particular,
brincadeiras a valer, aqueles brindes
que o pessoal da mídia adora
e a criação nunca recebe.
Tem de tudo.
Até uma competição
com um helicóptero de brinquedo
que eu por muito pouco não arrebentei
ontem. Dá uma olhada na foto.
O negócio era para estar voando
na horizontal. E foi parar em cima de
umas meninas de topless.
A Big Tenda do Google...
... com seus brinquedinhos de
gente grande.
SAPIENT NITRO
Das palestras que vi ontem, gostei da
promovida pela SapientNitro, que trouxe
Omar Epps, o Foreman do seriado House.
Ele mostrou como o showbiz está
trabalhando nas redes sociais com um
pensamento muito mais sofisticado que
a maioria das marcas.
Cases de Lady Gaga, Justin Bieber e
Rihanna comparados a marcas de fast
food, tênis, carros e até
a Disney deixaram a plateia com uma
pulga atrás da orelha.
O MANÍACO DO
POST IT
Legenda
Ontem um sujeito passou pelos corredores
do Palais colando post its para denegrir
algumas peças. “Já
inscreveram no ano passado de um jeito
diferente” e “Tem uma ideia
igual na categoria X” eram alguns
dos bilhetinhos que eu vi colados nas
pranchas, pouco antes de uma pessoa
da organização retirar
rapidamente.
RÁ, PEGADINHA
DO MALANDRO
Eu falei que a tal festa das Russas
com ursos amestrados, piscina de vodka
e baldes de caviar era o maior caô.
Os caras mandaram um comunicado dizendo
que vão ter que cancelar porque
a Polícia não autorizou
e que o número de confirmados
era mais do que o dobro da capacidade
da casa. Me engana que eu gosto.
ELAS ESTÃO
DESCONTROLADAS
Quem quis entrar no Palais ficou de saco Cheil.
Já ouviu falar do grupo 2NE1
(se diz Twenty One)? E do estilo K-POP?
Nem eu, mas a banda esteve aqui ontem
trazidos pela agência Cheil e
lotou a porta do Palais.
Estava Cheil de fãs adolescentes
(trocadilhos, 2 e contando) ensandecidas
que dançavam, choravam, arrancavam
as calcinhas pela cabeça.
Quase atrapalhou a chegada dos delegados
para a premiação.
BONNE VIE
Estão com o burro na
sombra enquanto você se
mata de trabalhar feito um burro
de carga no Brasil:
Ia Murad, da WMcCann, degusta
uns bons drink.
Marcio Borges, da WMcCann, com
um V da Vitória, ou quase
isso, na cabeça.
Mauro Silveira, o homem que
não fala besteira, da
DraftFCB, é um dos poucos
que acorda cedo pra ir ao Palais.
Pedrinho Utzeri, da Neogama,
fez um sorriso amarelo
ao saber que a foto era para
a Fenêtre.
Pedro Prado da F/Nazca e Thony
Fernandes, Young Lion da NBS
estavam com uma dúvida
para saber quem era mais alto.
Fabiano Pinel pirando em sua
primeira vez em Cannes,
com o colega de Talent Philipe
Degen.
Rafael Pitanguy, da Africa e
Dedé Eyer, da NBS, estavam
focados no festival, mas o fotógrafo
não.
Toninho Correia da Publicis,
feliz com seus finalistas e
ainda torcendo.
A turma da Cinerama, com o chefe
Nakamura à direita, na
hora do recreio, na praia do
Google.
CARTAS REGISTRADAS
Recebo correspondências de
dois ex-chefes. Por um momento pensei
que eles tinham descoberto que eu
roubava material de escritório,
mas minha coleção de
grampeadores continua a salvo.
Gláucio Binder, da Binder.
Tenho sempre a impressão de
que Fábio na Janela traz uma
visão de Cannes muito melhor
do que é de fato. Por isso
que eu não fui. Se eu fosse
teria que discordar de tudo o que
o Fábio diz. Seidl Responde:
Glaucio, eu aumento, mas não
invento. Mas você pode discordar
disso também. Valeu pelo email.
Ricardo Real, da Script:
Brother, sua coluna realmente é
de rolar de rir. A coluna do dia 17
não tinha como ser melhor.
Palmas. Seidl responde:
É isso ai, Realeza, a gente
vai sempre piorando. A do dia 18 já
foi uma tristeza, a de hoje tá
bizarra e assim é que se anda.
Abração pra Família
Script.
E tivemos recebemos o carinho de
André Felix da Loducca e da
querida Samanta Gravena, da Cuca.
Muito obrigado.
Ah, eu zoei o homem aqui na coluna,
mas agora tá na hora de homenagear:
nosso glorioso diretor de cena e tricolor
dos pampas André Pellenz, foi
pai ontem (e mesmo assim estava perdendo
o tempo dele nos dando audiência).
Andrezoca, que o Felipe traga ainda
mais alegria para vocês, o sangue
bom do pai ele já tem a sorte
de ter. Parabéns.
Continuem a mandar suas opiniões
e apostas sobre o nome do meio do
Marcio Ehrlich para: fseidl@ig.com.br
ou para o Marcio que é quem
manda no boteco: janela@janela.com.br
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.