Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

18 de junho de 2012, segunda-feira

O JOGO DOS NÚMEROS

No Palais, cases que comprovam o aumento da venda de pirulitos em Dudinka e sucessos semelhantes.
Olhando rapidamente os cases aqui, fico com uma pergunta na cabeça: que tanto de número é esse?
“50 mil pessoas foram impactadas não sei onde.”
Eu não sei a população de Vladivostok, não sei se 50 mil pessoas é muito ou pouco lá.
A ação tal aumentou 32,7% das vendas? Quem falou? Ah, são os publicitários que estão contando?
E finalmente, isso é determinante pra dar um prêmio? Ou vale a ideia?
Números, claro, são importantes em vários cases, mas na maioria virou um exagero, uma chatíssima obrigatoriedade, você lê o case e quase escuta a professora do Charlie Brown falando: Uauáuá, uauáuá...uá.
Eu sei que isso não vai acabar, que o festival pede e eu mesmo não vou tirar dos meus cases, mas não precisava.
O júri é formado por pessoas inteligentes, empresários, profissionais bem sucedidos, e sabem o que é ou não bom ou relevante.
E é fato: o aumento de venda de pirulitos em Dudinka nunca poderá ser provado num festival de 15 categorias e 35 mil inscrições.
A ideia é boa, funciona? Prêmio pra ela e bora. Não seria mais honesto?


PRA RECEBER O LEÃO

Fernando Saú e Luis Vicente Batatinha Simões
Fernando e Batatinha, com o sorriso de quem ganhou Leão de Ouro.
Como só quem ganha Leão de Ouro sobe no palco para receber seus troféus (os de Prata e Bronze são enviados depois para os países dos vencedores), Fernando Saú, da Ogilvy, e Luis Vicente Batatinha Simões, agora na Naked, já compareceram para comemorar os prêmios conquistados para Sprite Shower. Danilo Janjacomo, que agora está na 9ine, também participou da criação mas não apareceu ainda em Cannes.


DE HORA EM HORA

Lembra do Lombardi? “De hora em hora o SBT anuncia os números da TeleSena.” Essa é a segunda-feira em Cannes. Hoje foram 3 anúncios de premiados e 5 de shortlists, no mesmo dia. Tá todo mundo perdidão.


TÁ FÁCIL NÃO

Segunda é sempre assim, ou você encontra gente muito feliz, ou bem chateada nos corredores do Palais.
Passado o dia chave do festival para o Brasil e anunciados os resultados das categorias onde somos mais fortes, o que os criativos com quem conversei comentam é: este ano está mais difícil e competitivo, apesar dos muitos finalistas em Press e Outdoor.
Por outro lado, hoje cedo, vários cariocas estavam comentando o bom momento do Rio que há muito tempo não tinha tantos finalistas.


VERY HAPPY HOUR

Publicitário não vai à praia. Pega sol no terraço.
Vai um leitinho aí?
Final de tarde maravilhoso, sol, cervejolas geladas, vinho nacional, boa música. O Festival promoveu ontem um happy hour cinematográfico ontem num terraço onde fica a nova ala do Palais.
E o pessoal tal do Leite de Leão (Raki, bebida turca que comentei na coluna passada) quer emplacar sua aguardente de aniz de qualquer maneira. Botaram até umas moças em trajes típicos sumários servindo a iguaria gelada pra rapeize. Mas não rola.
Estava animado e tinha de tudo, principalmente gente que normalmente não vem ao evento: estudantes (a maioria, americanas), gente do mercado de telefonia (este ano começou a categoria mobile) e uma imprensa que normalmente não cobre o festival, de jornais não especializados. Magia.


CANNES BRAZUCA

O CCSP deu ontem em primeira mão, após uma falar com o CEO do Cannes Lions, Philip Thomas que o festival pode ter uma edição no Brasil em breve.
O assunto reverberou por aqui. Pelo que ouvi, pode ser que os donos do Festival realizem no país um festival regional para a América Latina, nos moldes que já faz na região do MENA (Oriente Médio e Norte da África), com o Dubai Lynx e na Ásia, com os Spikes em Cingapura.
O Rio seria uma opção considerada para receber o evento.


PERFUME

Brasileiro é fogo, não pode ver uma moda na França que imita. O hábito da roupa cheirando a suvaqueira, por exemplo, ganhou um monte de adeptos.
É que o voo da TAP que chegou ontem com escala em Lisboa não trouxe as malas da galera. Tá todo mundo aqui com a roupa do corpo.
Tem cada pizza bonita embaixo do braço que só vendo. Mas de longe.


BOLA FORA

A preparação da seleção brasileira de Beach Soccer segue espetacular.
Como o time nunca se encontrou na vida, o técnico Emerson Magoo, marcou para ontem um treino coletivo contra o time dos Young Creatives.
Só teve um problema: esqueceu de comprar uma bola. E estava querendo saber: “Será que ninguém trouxe uma?”
É, eu que sempre trago na mala: bola, duas traves oficiais com rede, bandeirinhas de escanteio e máquina de tira-teima para registrar impedimentos, mas justamente nessa viagem, esqueci. Pena.
O treino foi cancelado.


DE BOB EM CANNES

Pessoas que poderiam estar no Brasil, trabalhando e ajudando este país a ir pra frente, mas estão aqui, gastando seus Euros, se divertindo, comendo e bebendo do bom e do melhor enquanto você rala na ostra.
Accioly (Margarida), Passarinho (Nova Onda), Flavinho Medeiros (Heads), Dudu Lopes (Silence) e Dudu Almeida (Quê). André Lima e Lucas Duque
Confraria carioca reunida: o inevitável Accioly (Margarida), Passarinho (Nova Onda), Flavinho Medeiros (Heads), Dudu Lopes (Silence) e Dudu Almeida (Quê).
André Lima, da NBS, encontrando o brother Lucas Duque, da Sonido.
Flavio Waiteman e Victor Afonso Gustavo Victorino e Nina
Flavio Waiteman e Victor Afonso, brindando a estreia da Master Roma Waiteman em Cannes.
Gustavo Victorino, da DM9, com sua criação mais importante: Nina. Grand Prix de Fofura pra ela.
Kiko e Beto Samanta Martins e o Claudio Reston
Kito e Beto (não é cover do Accioly), da Satélite, almojantando em Cannes.
Samanta Martins e o Claudio Reston da Visorama animando a Croissete.
Leo Ehrlich
Pronto, Marcio, pode chorar de saudade. Olha aí o Leo Ehrlich, da Wunderman Dubai.
E olha ele de novo aí. Chegou em nossa caixa postal essa misteriosa imagem: não me perguntem que fanfarronice o Accioly estava fazendo em Berlim, com a camisa do Botafogo, em cima de uma estátua e roubando o quepe de um oficial militar, mas boa coisa não era.
Pedro Porto e Serginho Lobo Bruno Ribeiro
Pedro Porto, da Fischer e Serginho Lobo, da Santa Clara subindo a ladeira do Pelô.
E, pra finalizar, este flagrante de Bruno Ribeiro, brasileiro diretor de criação da Lowe Moscou, muito animado por sua agência estar entre as finalistas em Direct. Quem se deu mal foi o outro DC da agência, o também brazuca Andreas Toscano.


NOTA DO EDITOR

A campanha para conseguir um patrocinador para a Fenêtre continua. Nem que seja para podermos comprar uma máquina fotográfica que preste para o Fabio Seidl.


O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.