18 de junho
de 2012, segunda-feira
O JOGO DOS NÚMEROS
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No Palais, cases que comprovam
o aumento da venda de pirulitos
em Dudinka e sucessos semelhantes.
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Olhando rapidamente os cases aqui, fico
com uma pergunta na cabeça: que
tanto de número é esse?
“50 mil pessoas foram impactadas
não sei onde.”
Eu não sei a população
de Vladivostok, não sei se 50
mil pessoas é muito ou pouco
lá.
A ação tal aumentou 32,7%
das vendas? Quem falou? Ah, são
os publicitários que estão
contando?
E finalmente, isso é determinante
pra dar um prêmio? Ou vale a ideia?
Números, claro, são importantes
em vários cases, mas na maioria
virou um exagero, uma chatíssima
obrigatoriedade, você lê
o case e quase escuta a professora do
Charlie Brown falando: Uauáuá,
uauáuá...uá.
Eu sei que isso não vai acabar,
que o festival pede e eu mesmo não
vou tirar dos meus cases, mas não
precisava.
O júri é formado por pessoas
inteligentes, empresários, profissionais
bem sucedidos, e sabem o que é
ou não bom ou relevante.
E é fato: o aumento de venda
de pirulitos em Dudinka nunca poderá
ser provado num festival de 15 categorias
e 35 mil inscrições.
A ideia é boa, funciona? Prêmio
pra ela e bora. Não seria mais
honesto?
PRA RECEBER O LEÃO
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Fernando e Batatinha, com o
sorriso de quem ganhou Leão
de Ouro.
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Como só quem ganha Leão
de Ouro sobe no palco para receber seus
troféus (os de Prata e Bronze
são enviados depois para os países
dos vencedores), Fernando Saú, da Ogilvy,
e Luis Vicente Batatinha Simões, agora
na Naked, já compareceram para
comemorar os prêmios conquistados
para Sprite Shower. Danilo Janjacomo,
que agora está na 9ine, também
participou da criação
mas não apareceu ainda em Cannes.
DE HORA EM HORA
Lembra do Lombardi? “De hora
em hora o SBT anuncia os números
da TeleSena.” Essa é
a segunda-feira em Cannes. Hoje foram
3 anúncios de premiados e 5
de shortlists, no mesmo dia. Tá
todo mundo perdidão.
TÁ FÁCIL
NÃO
Segunda é sempre assim, ou
você encontra gente muito feliz,
ou bem chateada nos corredores do
Palais.
Passado o dia chave do festival para
o Brasil e anunciados os resultados
das categorias onde somos mais fortes,
o que os criativos com quem conversei
comentam é: este ano está
mais difícil e competitivo,
apesar dos muitos finalistas em Press
e Outdoor.
Por outro lado, hoje cedo, vários
cariocas estavam comentando o bom
momento do Rio que há muito
tempo não tinha tantos finalistas.
VERY HAPPY HOUR
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Publicitário não
vai à praia. Pega sol
no terraço. |
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Vai um leitinho aí? |
Final de tarde maravilhoso, sol, cervejolas
geladas, vinho nacional, boa música.
O Festival promoveu ontem um happy hour
cinematográfico ontem num terraço
onde fica a nova ala do Palais.
E o pessoal tal do Leite de Leão
(Raki, bebida turca que comentei na
coluna passada) quer emplacar sua aguardente
de aniz de qualquer maneira. Botaram
até umas moças em trajes
típicos sumários servindo
a iguaria gelada pra rapeize. Mas não
rola.
Estava animado e tinha de tudo, principalmente
gente que normalmente não vem
ao evento: estudantes (a maioria, americanas),
gente do mercado de telefonia (este
ano começou a categoria mobile)
e uma imprensa que normalmente não
cobre o festival, de jornais não
especializados. Magia.
CANNES BRAZUCA
O CCSP deu ontem em primeira mão,
após uma falar com o CEO do
Cannes Lions, Philip Thomas que o
festival pode ter uma edição
no Brasil em breve.
O assunto reverberou por aqui. Pelo
que ouvi, pode ser que os donos do
Festival realizem no país um
festival regional para a América
Latina, nos moldes que já faz
na região do MENA (Oriente
Médio e Norte da África),
com o Dubai Lynx e na Ásia,
com os Spikes em Cingapura.
O Rio seria uma opção
considerada para receber o evento.
PERFUME
Brasileiro é fogo, não
pode ver uma moda na França
que imita. O hábito da roupa
cheirando a suvaqueira, por exemplo,
ganhou um monte de adeptos.
É que o voo da TAP que chegou
ontem com escala em Lisboa não
trouxe as malas da galera. Tá
todo mundo aqui com a roupa do corpo.
Tem cada pizza bonita embaixo do braço
que só vendo. Mas de longe.
BOLA FORA
A preparação da seleção
brasileira de Beach Soccer segue espetacular.
Como o time nunca se encontrou na
vida, o técnico Emerson Magoo,
marcou para ontem um treino coletivo
contra o time dos Young Creatives.
Só teve um problema: esqueceu
de comprar uma bola. E estava querendo
saber: “Será que ninguém
trouxe uma?”
É, eu que sempre trago na mala:
bola, duas traves oficiais com rede,
bandeirinhas de escanteio e máquina
de tira-teima para registrar impedimentos,
mas justamente nessa viagem, esqueci.
Pena.
O treino foi cancelado.
DE BOB EM CANNES
Pessoas que poderiam estar no Brasil,
trabalhando e ajudando este país a
ir pra frente, mas estão aqui, gastando
seus Euros, se divertindo, comendo
e bebendo do bom e do melhor enquanto
você rala na ostra.
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Confraria carioca reunida: o
inevitável Accioly (Margarida),
Passarinho (Nova Onda), Flavinho
Medeiros (Heads), Dudu Lopes
(Silence) e Dudu Almeida (Quê).
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André Lima, da NBS, encontrando
o brother Lucas Duque, da Sonido.
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Flavio Waiteman e Victor Afonso,
brindando a estreia da Master
Roma Waiteman em Cannes. |
Gustavo Victorino, da DM9, com
sua criação mais
importante: Nina. Grand Prix
de Fofura pra ela. |
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Kito e Beto (não é
cover do Accioly), da Satélite,
almojantando em Cannes. |
Samanta Martins e o Claudio
Reston da Visorama animando
a Croissete. |
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Pronto, Marcio, pode chorar
de saudade. Olha aí o
Leo Ehrlich, da Wunderman Dubai.
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E olha ele de novo aí.
Chegou em nossa caixa postal
essa misteriosa imagem: não
me perguntem que fanfarronice
o Accioly estava fazendo em
Berlim, com a camisa do Botafogo,
em cima de uma estátua
e roubando o quepe de um oficial
militar, mas boa coisa não
era. |
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Pedro Porto, da Fischer e Serginho
Lobo, da Santa Clara subindo
a ladeira do Pelô. |
E, pra finalizar, este flagrante
de Bruno Ribeiro, brasileiro
diretor de criação
da Lowe Moscou, muito animado
por sua agência estar
entre as finalistas em Direct.
Quem se deu mal foi o outro
DC da agência, o também
brazuca Andreas Toscano.
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NOTA DO EDITOR
A campanha para conseguir um patrocinador
para a Fenêtre continua. Nem
que seja para podermos comprar uma
máquina fotográfica
que preste para o Fabio Seidl.
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.
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