Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

18 de junho de 2012, segunda-feira (A)

Brasil termina Promo com 8 Leões e Ogilvy se destaca

O case do chuveiro Sprite, da Ogilvy, vencedor de 2 Leões.
A Ogilvy & Mather saiu como a grande vencedora da área de Promo & Activation do Festival de Cannes 2012, levando para casa 2 Leões de Ouro e 1 de Bronze. O Rio acabou ficando sem o Leão que se esperava para o trabalho da Quê para a Rádio Mix FM, incluido no shortlist.
O Brasil foi representado no júri por Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy & Mather.

OURO
- "SPRITE SHOWER", da Ogilvy para Sprite, da Coca-Cola
- "RECIPE RECEIPT", da Ogilvy para Hellmann's, da Unilever

PRATA
- "CURIOSISM", da F/Nazca S&S para Pinacoteca de São Paulo
- "REAL FRUIT BOXES", da Age Isobar para sucos Camp

BRONZE
- "SPRITE SHOWER", da Ogilvy para Sprite, da Coca-Cola
- "REAL FRUIT BOXES", da Age Isobar para sucos Camp
- "+ ARTE", da DM9DDB para Academia Brasileira de Arte (Abra)
- "FASHION LIKE", da DM9DDB para C&A

Direct dá 5 Leões para o Brasil, mas nenhum ouro.

Receitas na Notinha, outro case da Ogilvy que levou 2 Leões.

PRATA
- "Recipe Receipt", da Ogilvy para Hellmann's

BRONZE
- "Real Fruit Boxes", da AGE Isobar para Camp Nectar
- "Fashion Like", da DM9DDB para C&A
- "Look Block", da DM9DDB para C&A
- "Latinstock's Books", da DM9DDB para Latinstock

Brasil tem 31 peças e campanhas finalistas do Press Lions

Fabio Seidl
Peça da campanha da Ogilvy para a Forbes
Um total de 80 anúncios brasileiros está no shortlist do Press Lions, divulgado esta manhã no Palais du Festival de Cannes.

- "Rain / Flood / Food", da Age Isobar para Cruz Vermelha
- "Cell Mate / 45 year old son", da AlmapBBDO para Cafiaspirin (Bayer)
- "Supermarket", da AlmapBBDO para Caminhões Volkswagen
- "Supermarket / Store", da AlmapBBDO para Caminhões Volkswagen
- "Superhero Apprentices / Carnivalholics / Lottery Winners", da AlmapBBDO para Havaianas
- "Eagle / Monkey", da AlmapBBDO para Quatro Audi Brasil
- "Car Accident / House Accident", da Dentsu para L´Univers de Chocolat
- "Bear, Beard, Beer / Sheep, Ship, Chip", da Dim & Canzian para FF English School
- "Rug Chest of Drawers / Rug Chair", da DM9DDB para Tok&Stok
- "A Light Jog / I Knew", da F/Nazca S&S para Nike
- "No ex-addicts", da F/Nazca para Nike Running
- "Basketball / Playground / Skateboard", da Giovanni DraftFCB para JVC Camera GCPX10
- "Boy / Woman", da JWT para Alcoolicos Anônimos
- "Mahatma Gandhi / John F. Kennedy / Nelson Mandela / Martin Luther King Jr", da Leo Burnett Tailor Made para Guitar Player
- "Nurse", da Leo Burnett Tailor Made para Peças Originais Fiat
- "Helena / Jonathan / Jacques", da Lew´Lara\TBWA para Abrinq
- "Jacques / Dorothy / Wangari", da Lew´Lara\TBWA para NGO
- "Ozzy Osbourne", da Lua para Kiss FM
- "Metamorphosis", da Lua para Universidade Falada
- "A / T / S / I", da Ogilvy para Claro
- "T / S / I", da Ogilvy para Claro
- "Bill Gates / Donald Trump / Richard Branson / Tiger Woods / Mark Zuckerberg", da Ogilvy para Forbes
- "Donald Trump / Richard Branson", da Ogilvy para Forbes
- "Bill Gates / Donald Trump / Richard Branson", da Ogilvy para Forbes
- "Quarter / Watch / Woman", da Publicis para Miguel Giannini Óculos
- "Odyssey", da Publicis para Miguel Giannini Óculos
- "Princess / Lucha Libre / Old Man", da Y&R para Café Bonogrão
- "Coast / Countryside / City / Boy / Cyclist / Cow", da Y&R para Goodyear
- "Kill / Pretty / Forrest", da Y&R para LG
- "Sad Pug / Sad Whippet / Sad Lhaza Apso", da Y&R para perdigão
- "Sandwich / Baby / Eyes", da Y&R para Protex (Colgate-Palmolive)

Brasil emplaca 91 trabalhos no Outdoor Lions.

As peças da Heads, do Rio, que entraram no shortlist do Outdoor Lions, diretamente da exposição no Palais du Festival.
Mais uma vez o Brasil faz a festa no Outdoor Lions, aquela categoria em que vale tudo o que for peça gráfica não veiculada em vista, seja mobiliário urbano ou cartaz colado na parede da agência. Mas é claro que a maioria é coisa bacana, veiculada. E como a regra é essa para todo o mundo, vamos aproveitar! São 91 trabalhos brasileiros -- concorrendo isoladamente ou como campanhas --, em 42 chances de Leão para o país.
Como a Janela está sempre de olho no Rio, vamos destacar que as agências Heads e Staff estão representando o mercado na relação.

- "Real Fruit Boxes", da AgeIsobar para Sucos Camp
- "Stories", da AgeIsobar para Voicez
- "Inner Creative", da AlmapBBDO para Escola Panamericana de Arte
- "Ali", da AlmapBBDO para Getty Images
- "Money Machine", da AlmapBBDO para Peixe Urbano
- "Fashion Like", da DM9DDB para C&A
- "Salvador Dali / Picasso / Van Gogh", da DM9DDB para Masp
- "The Baptism / Flamengo's Jersey / The Finish Line Men", da DM9Sul para Olympicus
- "White / Red / Black", da F/Nazca S&S para Leica
- "A Light Jog / I'm Addicted / A Friend Offered It", da F/Nazca S&S para Nike
- "Baby Look", da Fischer&Friends para Marisa
- "Basketball / Playground / Skate", da Giovanni+DraftFCB para JVC (2 indicações)
- "Marriage / Office / Court", da Giovanni+DraftFCB para Paper Mate
- "Harpon Egret / Harpon Bear", da Heads para Sea Shepherd
- "Boy / Woman", da JWT para Alcoólicos Anônimos
- "Pig / Chicken / Cow", da JWT para Cadence
- "Park Assistant", da JWT para Ford
- "Cow / Pig / Chicken", da JWT para Johnson & Johnson
- "Used Oil Poster", da JWT para Raízen
- "The Beatles / Van Halen / Eric Clapton", da Leo Burnett para a revista Guitar Player
- "Three One / Three Two", da Leo Burnett para Akatu
- "Clown / Butler / Nurse", da Leo Burnett para Fiat
- "Coin Donation", da Lew'Lara\TBWA para Obra do Berço
- "TV / Book / Chess / Harp", da Loducca para MTV
- "Ozzy Osbourne", da Lua para Kiss FM
- "A / T / S / I", da Ogilvy para Claro (2 categorias)
- "Sprite Shower", da Ogilvy para Coca Cola (Sprite)
- "Happiness Refill", da Ogilvy para Coca-Cola
- "Donald Trump / Richard Branson / Tiger Woods / Mark Zuckerberg", da Ogilvy para revista Forbes
- "Recipe Reciept", da Ogilvy para Unilever (Hellmann's)
- "Yellow / Blue", da Publicis para P&G (Oral-B)
- "We Sell What is Yours", da Staff para Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)
- "Caterpillars", da Talent para Alpargatas (Sete Léguas)
- "Arm Sling Supporting Rugby", da Talent para Confederação Brasileira de Rúgbi
- "Mouse / Smartphone", da Talent para Go Outside Magazine
- "Mao Tsé Tung / Júlio César / Napoleão", da Talent para Santher
- "Truck / Tower", da Talent para Sara Lee (Café Pilão)
- "Swing", da Talent para Sony Ericsson
- "Sad Pug / Sad Whippet / Sad Lhasa Apso", da Y&R para Brasil Foods (Perdigão)
- "Princess / Lucha Libre / Old Man", da Y&R para Café Bonogrão
- "Bear / Baby / Goalkeeper", da Y&R para Goodyear
- "Waiting Ticket", da Y&R para Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Brasil disputa o Media Lions com 18 finalistas

O case do alisamento do calçadão de Copabana, criado pela Artplan para a Niely. Na ficha:
Direção Nacional de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Gustavo Tirre e Alessandra Sadock
Criação: Roberto Sá Filho, Filipe Chulam e Ângelo Martins
Atendimento: Guilherme Juliani, Viviane Sade e Fernanda Cunha
Produção Gráfica: Davi Vidal e André Sá
Produção: Tatiana Braga e Rafaella Leme
Aprovação: Daniel de Jesus e Danielle de Jesus
Case da Staff para o Yogoberry, finalista do Media Lions. Estão na Ficha Técnica:
Direção de Criação: Paulo Castro
Criação: Otto Pajunk (redator), João Paulo Medeiros (também ilustrador), Erik Machado e Bernardo Machado (também supervisão de criação).
Mídia: Humberto Cidrini (Mídia),
Atendimento: Rafaella Eyer e Tatiana Ferreira
Produção Gráfica: Jadilson Figueiredo e Larry Ferreira
Aprovação: Marcelo Bae, Un Ae Hong, Rodrigo Ayres e Rafael Bae.
Este colunista jura que não consegue entender o que o Bebê do Banco Itaú, que foi um viral no Youtube, tem a ver com a adesivagem do Calçadão de Copacabana feita pela Niely -- uma interferência urbana -- ou com o Chuveiro da Sprite. que foi uma instalação promocional na praia.
Mas os três estão na relação de finalistas da área de Media Lions do Festival de Cannes, onde o Brasil emplacou 18 projetos.
Como tem acontecido nas demais categorias, a Ogilvy sai na frente com 4 concorrentes (a Sprite Shower, que já levou dois Leões, está em duas categorias).
O Rio não tem o que reclamar dos critérios. Tanto a Artplan, que assinou o trabalho da Niely, como a Staff, com uma peça para Yogoberry, entram na expectativa de ganhar Leão do júri.
Vejam os finalistas:

- "Bebê", da Africa para Banco Itaú
- "On Old Jam Session", da AlmapBBDO para Bilboard Brasil
- "The Original Click", da AlmapBBDO para Volkswagen
- "Sgtraightening Copacabana's Waves, da Artplan para Niely
- "Ex-Lover Blocker", da DDB para Ambev
- "Fashion Like", da DDB para C&A
- "Look Block", da DDB para C&A
- "Robot Cat", da F/Nazca Saatchi & Saatchi para Pinacoteca do Estado de São Paulo
- "Airbag", da Lodduca para Peugeot
- "Sprite Shower", da Ogilvy para Coca-Cola (Best Use of Ambient Media e em Best Consumer Engagement)
- "Happiness Refill", da Ogilvy para Coca-Cola
- "Magazine You", da Ogilvy para Magazine Luiza
- "Control Toys", da Publicis para SBT
- "Cooling Bowl of Frozen Yougurt", da Staff Brasil para Yogoberry
- "QR Thanks", da Y&R para Santa Casa
- "More Than 5.000 Different Covers", da Y&R para Telefônica
- "Blood for Sale", da Z+ para Hospital Albert Einstein

Accioly manda suas fotos de Cannes para a Fenêtre.

Para desmentir os rumores de que faz de tudo para aparecer nas fotos da coluna de Fabio Seidl, o diretor da produtora Margarida no Rio, Antônio Carlos Accioly, resolveu ele mesmo colaborar com a Fenêpre e mandar suas próprias fotos. Inclusive uma em que aparece fora-de-foco.
Como todo mundo vai para Cannes para ver e ser visto, por que não aceitar? Divirtam-se.
A Filmbrazil, que está promovendo o Brasil como locação para os criativos e produtores internacionais promove uma grande festa, bancada pela APEX, esta quarta-feira, às 20hs, na praia em frente a rue Comandant Andre.
Cannes fica cheio de oportunidades promocionais. A Hyundai colocou dois carros no calçadão ao lado do Palais Du Festival. Quanto será que custa uma ação assim?
Matheus Siqueira (da Colmeia) é um dos representantes brasileiros no Young Lions.
No Palais, Arício Fortes (Africa SF-EUA), Paulo Coelho, DC da Pereira O'Dell, Ale Nunes (Euro), Andre Rabanea (Torke -Lisboa - jurado e Leão de Bronze) e Marcello Queiroz, do propmark
À tarde, no Palais, Accioly reúne Leo Ehrlich (Wunderman Dubai), Daniel (DDB), Max de Castro (cantor), Lucas Duque e Hebert (Sonido), Marco Antonio (Thecoslovaquia) e Felipe (Leagas Delaney-Hamburgo)
Às 3 da manhã, em Cannes, é assim que as pessoas enxergam umas às outras.

Marcio Ehrlich, que não está em Cannes, mas está ligado no Festival.