Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

17 de junho de 2012, domingo

Domingo Morno

O sol está quente, mas o festival ainda está morno.
Bom dia. Sim, cheguei bem, fiz ótima viagem, obrigado. Vamos às informações.
É domingão, já ta cheio de gente aqui, mas não tá acontecendo muita coisa.
As palestras de hoje ainda são fracas, muitos stands ainda não estão montados e o assunto mesmo está em torno dos short lists que foram anunciados, mas não pendurados, no Palais. Então vamos a isso.
Em Direct e Promo, a DM9 (que a gente contrariou todo mundo aqui e afirmou que foi a agência que mais inscreveu) e a Ogilvy saíram na frente, com maior número de finalistas entre as 39 indicações nas duas listas.
A surpresa do dia ficou com os 24 finalistas de Promo para o Brasil, que tem no júri Anselmo Ramos da Ogilvy e tem agências de diferentes mercados: São Paulo, Rio, BH, Brasília e Porto Alegre. Bom começo. Boa sorte aí, galera.


Armas

Merchandising da BR na campanha dos Youngs.
O briefing dos Youngs deste ano é para a ONG Controlarms que combate o tráfico de armas e outras bandidagens. E aí você entra no site dos caras e... dá de cara com um margiranha com a camisa do Flamengo. É a fama do urubu por esse mundão.


Energia

Na falta de benjamim na sala de imprensa, jornalistas brasileiros aceitam qualquer um.
Se der apagão na coluna, já tenho desculpa. Não tem tomada suficiente na sala de imprensa. Já rola um tráfico de benjamim e extensão. A coluna de hoje, só foi possível com o empréstimo de luz elétrica fornecido pelo CCSP. Obrigado, Laís Prado.


Leite de Leão

O café-da-manhã em Cannes está cada vez melhor.
Um goró turco chamado Yeni Raki saiu na frente na disputa do prêmio de brinde mais inusitado distribuído aqui.
Um kit com pandeiro, copo de shot, uma garrafinha do engasga gato e uma camisa escrita “Got Lion’s Milk?” (Vai leitim de leão)? Já já vai ter americana aqui processando a empresa por assédio sexual. Como assim, quer leite de leão?
E aí que tem vagabundo chegando no Palais e entornando o mé turco. Quente. Às 9h da manhã. E o breguenaites tem gosto de aniz.


Sacolão

Galera de Cannes preferia a bolsa-família da Dilma a esta dada pelo festival.
Momento Fashion Week. A bolsa que a galera deu esse ano aqui em Cannes é uma pobreza. Não dá nem pra ir na feira, quanto mais carregar o tablet e a câmera.
Um colega aqui da sala de imprensa, que não quis ser identificado para não tirarem a tomada dele, emprestou a bolsa que foi dada no Festival de Cinema, essa preta da esquerda, pra comparar com essa de juta dada no de Publicidade.


Ridley Não Vem

Ridley Scott, que era o cara que eu mais queria ouvir em Cannes esse ano, não vem mais. O diretor de Alien, Thelma & Louise, Blade Runner, Gladiador e Prometheus, furou. Prometheus mas não cumpriu. E temos o primeiro trocadilho da cobertura. Esse ano demorou, hein? Só saiu na terceira coluna.


Top 10 Palestras

Bill Clinton não deve botar a boca no trombone nem no sax em sua palestra.
Forrest Whitaker vai falar sobre novos formatos de perucas. Quer dizer, novos formatos de vídeo.
Se Bill Clinton tocar seu sax, Debbie Harry promete dar uma canja.
Omar Epps vai matar a cobra e mostrar o... deixa pra lá.
Tá em Cannes? Tá achando uma confusão organizar o que quer ver? É tá mesmo. Mesmo com o aplicativo bacana que eles fizeram pra iPhone é muito assunto. A Fenêtre separou algumas dicas de palestras que valem a pena.
Dá uma olhada, tem muita coisa boa. A ordem é cronológica e os horários são locais. Se você estiver no Brasil e quiser ver pelo site do Festival é só adicionar +5 horas. Dizem que vai rolar tudo em streaming.
1. Dom 16h30 NetworkOne: mostra de 3 agências independentes que estão mandando bem pelo mundo. Costuma ser bem bacana.
2. Seg 13h30 Sapient Nitro: Global Brands VS Global Celebrities. Com a presença de Omar Epps, o Dr. Foreman de House
3. Seg 16h Droga5. Ted Royer, ECD da agência, vai participar de um perguntas e respostas.
4. Ter 11h30 Starcom & TED. Terça pareceu fraco de palestras e o TED@Cannes parece o que tem de melhor. Mas ano passado foi médio.
5. Qua 09h30 MOFILM. Discussão sobre novos formatos, ideias e novas maneiras de consumir o vídeo. Com Brian Message, manager do Radihead e o ator Forest Whitaker
6. Qua 10h30 Time Warner. Michael Patrick King roteirista e diretor de Sex and The City fala sobre o termo que as pessoas mais repetem hoje em dia no mercado, mas que muitos não fazem ideia do que estão falando: storytelling.
7. Qui 14h30 BBDO: Everything Counts. David Lubars, CCO da rede e outros diretores de criação discutem o que torna as ideias melhores.
8. Qui 18h45 Grupo ABC apresenta: Bill Clinton fala sobre como a Publicidade pode ajudar o mundo a ser melhor.
9. Sex 11h30 BBH & W+K: Duas lendas da publicidade, Sir John Hegarty e Dan Wieden, falam sobre 30 anos de caos criativos.
10. Sex 13h45 Grey apresenta Debbie Harry. A vocalista do Blondie, musa do movimento punk, fala sobre música e criatividade.


Flanando

Olha aí quem já está de bobeira por aqui:
Rodolfo Barreto e Emerson Magoo Cleber Paradela
Rodolfo Barreto, da F.Biz, conversa com Emerson Magoo, do Reclame e técnico da seleção de Beach Soccer: “tu joga?”
Cleber Paradela, da Tudo, não conseguiu dormir legal, o quarto dele é em cima de uma das boites mais agitadas da cidade.


Le Visu

Agora só falta ter um dinamarquês nudista hospedado no hotel
Aqui só se fala no hotel ABC, que o grupo de Nizan Guanaes fechou para receber sua diretoria, seus convidados e o Clinton, que vai falar aqui em Cannes essa semana.
Duvido que eles tenham uma vista tão maneira quanto a do meu quarto.
Desde os tempos mais primórdios, eu me hospedo em espeluncas por aqui, mas justiça seja feita, tirando esse visu e um ar condicionado que não funciona, meu apê esse ano é beeeem melhor que nos anos anteriores. Para vocês terem uma ideia, tem até elevador.


Ursos, Russas e Piscina de Vodka

From Cannes With Love
Falando em festa, a de maior expectativa do Festival até agora tem cheiro de pegadinha com o Ivo Holanda.
Mas o que o evento Russian Bears And Girls Party Hard promete para a terça-feira é isso aí: ursos, piscina de vodka e mais toneladas de caviar com beldades russas, sem hora para acabar.
Fica numa cidadezinha aqui ao lado de Cannes. Eu não sei não, hein? Eu nunca vi isso tudo junto nem em filme pornô, quanto mais de graça.


Brilha Muito em Cannes

Ronaldo, do V Congresso ao Festival de Cannes.
Ainda acaba Publicitário do Ano.
Dois caras na fila pra pegar suas credenciais conferem a programação do evento.
- Caraca, esse ano vai ter até palestra do Ronaldo Fenômeno.
- Maneiro seria se tivesse festa com o Adriano Imperador.
Em tempo, Ronaldo Nazário, sócio da 9ine e membro do comitê organizados da Copa de 2014 fala na sexta sobre os desafios do Marketing e da Mídia.


É Grave a Crise

Mais de um delegado já foi furtado aqui em Cannes. E ainda é domingo. Bicho pegando na zoropa.


Homenagem 10

Curti bastante a homenagem feita à minha pessoa pela turma da agência Camisa 10.
Para quem nao viu é um banner que fica rolando na página principal da Janela que diz que eu não piso na bola e tal.
Embora não seja verdade, quero agradecer ao Bruno Richter, irmão de longa data e ao Victor Vicente.
Fico feliz dessa homenagem vir de gente que está crescendo no mercado e trabalhando sério, assim como vocês. Como vocês mas é com carinho, levo pra um cineminha antes, sirvo uma Sidra Cereser e coloco um Reginaldo Rossi tocando na vitrola.


Correio Deselegante

André Pellenz
André Pellenz, em pleno showrunning.
Abro minha caixa postal virtual e me deparo com a seguinte cartinha de André Pellenz, diretor de cena ou, como ele gosta de assinar, “showrunner”.
“O lixo de sempre.
Sempre aguardo sua cobertura para saber nas entrelinhas quem tá pegando quem, quem deu chilique, quem tá puxando o saco de que diretor de criação, etc. Além de me distrair com "O onde está o Accioly".
Fiquei muito magoado por não estar na lista dos leitores da Fenêtre. Você deve ter uns 14 seguidores fiéis, porque não colocar os nomes de todos? Bem deselegante mesmo. Típico de quem ainda usa email do Ig.”
Seidl responde:
Andrezola,
Recebo sua manifestação quase ouvindo o som do pezinho batendo com as tamancas no chão. “Ficou muito magoado?” Que macheza, não?
O motivo pelo qual vossa majestade não foi incluído na lista, é que eu não sou adivinho. Logo, se você não escreveu para a Fenêtre, como eu poderia saber?
Sobre essas fofocas de quem anda pegando quem ou o quê, incluindo testículos de dirigentes de firmas, eu nunca fui caguete. Se fosse, aquela sua adolescência na serra gaúcha ao lado do cabeça de área do Internacional Caçapava, já teria vindo à tona faz tempo.
Suas ofensas gratuitas inclusive ao meu endereço de email estão registradas. Uiuiui.


Leram a Fenêtre e Ainda Tiveram Coragem de Escrever Isso

Mais pessoas escrevendo e comentando a Fenêtre, a menor e pior cobertura do Festival.
Charles Nobili, da Zeppelin; Pedro Lima da Partners Lisboa, Dani Nammur, da Silence; Thómas Fernandes, da Cuca; Amanda Lopes da Y&R Portugal, Alexandre Level, da Pro Brasil; Leonardo Simões da Oficina da Imagem.
Todos já ganharam uma foto autografada de dorso nu do Marcio Ehrlich, o Dr. Anselmo de Malhação. É só passar na sede da Janela Publicitária em horário comercial e pagar uma taxa simbólica de R$ 20 pela impressão da imagem em jato de tinta e papel sulfite.
Quer sofrer bullying pelo resto da vida dos seus amigos por ler essa coluna sarapa? Experimente escrever para: fseidl@ig.com.br ou janela@janela.com.br


O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.