Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

15 de junho de 2012, sexta-feira

WIKICANNES – DICIONÁRIO PRÁTICO PARA ENTENDER O FESTIVAL

CAMPEONATO DE FUTEBOL DE PRAIA DE CANNES: um torneio de caneladas e pontapés. Só que com bolas. Geralmente as dos brasileiros.

CERVEJA: bebida servida no Martinez, mais quente que meu xixi. (ver MARTINEZ)

CYBER (CATEGORIA): o nome mais demodê de categoria que tem. Foi legal quando criaram, mas já tava na hora de chamar de Digital Lions.

DEMODÊ: uma palavra francesa bem fora de moda também. Já estava em desuso em 1985, quando o Legião Urbana lançou seu primeiro álbum com a estrofe “afinal amar ao próximo: tão demodê”.

Trucho Fantasma
El Trucho
FANTASMA: um termo criado pelo mestre Washington Olivetto (sabia dessa?) para se referir às peças não aprovadas, não veiculadas, ou de clientes com quem a agência não trabalha. Em inglês: Scam (fraude). Em espanhol: Trucho (macho de Truta, pirata, falso), em japonês: Kagaro Ino-Veicularo. Pronto, agora você já tem assunto pra conversar com pessoas de várias nacionalidades no festival.

FENÊTRE: só fanfarronice. Logo, os e-mails de pessoas querendo saber sobre informações antecipadas sobre resultados ou bastidores, não terão como serem levados a sério.

FESTA DE GALA: só um lugar fraco para comer, razoável para beber e, se você beber razoavelmente, bom para dançar e pagar mico.

JURADO: um publicitário como você, mas que ganhou milhares de amigos do peito no Facebook nas últimas duas semanas.

Leão
Leão, técnico do São Paulo. É claro.
LEÃO: ex-goleiro da seleção, ex-modelo de campanha de cueca e técnico de futebol.

Martinez
O Martinez
MARTINEZ: local onde aqueles publicitários que passaram o ano inteiro no Brasil falando “bora combinar de tomar uma cerveja” vão tomar uma cerveja, sem combinar. (Ver CERVEJA)

MÍDIA (CATEGORIA): aquele quartinho que era da empregada, mas que a galera arrumou e agora usa pra guardar tudo lá dentro.

Oncinhas de Cannes e Accioly
As três oncinhas de Cannes
ONCINHAS: duas tias que andam vestidas de onça pela Croisette. São o Accioly da França. Assim como ele, dizem que, no passado, pegavam geral, faziam e aconteciam, mas hoje, em Cannes, só fazem sair nas fotos dos outros.

Casino
O Cassino de Cannes
PALAIS: o prédio vizinho de um cassino, mas que consegue tirar mais dinheiro das pessoas que acreditam na sorte que o próprio cassino.

PALESTRAS: eventos que as pessoas fazem 1 hora de fila para entrar e garantir o melhor lugar para ficar acessando o Facebook.

Fabio Seidl
Le Pelourin
PELOURIN: uma rua no bairro do Suquet que alguém apelidou assim porque achou que parecia o Pelourinho (tirando o fato de ser uma ladeira, nada a ver), onde ficam restaurantes bacanas e mesmo assim se come mais barato que várias biroscas no Leblon ou nos Jardins.

PR (CATEGORIA): olha... quem souber o que é me avisa, porque cada ano o júri acha que é uma coisa.

La Plage de Ramos
La Plage de Ramos
PRAIA DE CANNES: o melhor lugar para não encontrar publicitário. Então, para que um Festival num balneário se ninguém coloca um dedinho mindinho carcomido do pé naquele Mediterrâneo bom de meu Deus? Fazer em Ramos dava no mesmo.

shortlist: uma lista de finalistas que, por uma razão estranha, tem gente que acha mais importante a do Clube de Criação do que a de Cannes.

VIDEOCASE: o photoshop da ideia.

Young Lion
Um Young Lion
YOUNG LION: um cara de quase 30 anos, que já trabalha há 10, já ganhou um monte de prêmio, mas pro Festival é um jovem em começo de carreira.

E A FENÊTRE CONTINUA SEM PATROCÍNIO

Prometi aqui que se alguém patrocinar a Janela no período de maior audiência do ano, além de ganhar a simpatia do mercado e milhões de views para sua marca, eu anunciaria o fantástico nome do meio de Marcio Ehrlich.
Não funcionou, vamos apelar. Prometo colocar aqui uma foto dele tocando flauta doce, de jaleco e chapéu de cowboy na praia.
E não era fazendo papel em nenhuma novela. Ó, vale a pena.

O PÚBLICO DA FENÊTRE É...

Gente qualificada pra você anunciar, todos desocupados e vagabaus que passam o dia no computador. São mais de 10 leitores em todo o Brasil.

- Alex Chrispim, do Blog Humor e Malte, que aposta que o nome do meio do Márcio é Pinto (acha que ele tem um Pinto enfiado no meio).
- Alex Mendes, do Fox Sports, que disse que o tira-teima do canal onde ele trabalha mostrou que eu deveria estar impedido. Impedido de entrar no Festival.
- Daniel Japa, da Giovanni DraftFCB, dizendo que vai a Cannes, mas na minha companhia. Sai fora rapá, que eu sou sujeito omi.
- Fabio Caveira, da Prole, sempre muito preocupado com o Vasco.
- Flavio Medeiros, da Quê, que prometeu me pagar uma cerveja, sem dizer o que vai pedir em troca (medo).
- Karina Rei, da Imagina, essa santa mulher.
- Malu Miranda, da F/Nazca, estragando seus olhos azuis lendo essas bobagens.
- Mario Barreto, também da Imagina, a razão que faz da Karina ser uma santa.
- Priscila Serra, minha madrinha jornalística, da DM9Rio
- Rafael Simi, da Momentum, dizendo que o Festival está tão xexelento que a melhor coisa dele é essa coluna.
- Roberto Stahelin, da Escola Cuca, que pelo horário do email estava lendo a Fenêtre em vez de prestar atenção na minha aula.

Tô indo, galera, volto a me conectar quando chegar na França. Até.
Continue mandando apupos, gracejos e fidalguices para fseidl@ig.com.br ou para o dono da lojinha Marcio “Nome do Meio Secreto” Ehrlich.

O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.