Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
13 de junho de 2012, quarta-feira
UMA DÚZIA
PARA 2012
A Fenêtre selecionou 12 peças
bacanas que podem impressionar os
jurados em Cannes. Metade de agências
gringas, metade de brasileiras.
Seguindo o mesmo critério de
Cannes não votei em nenhuma
peça da minha própria
firma, para também não
arrumar briga com ninguém,
tá? Vamos nessa.
1) Three Little
Pigs, da BBH London para The Guardian.
Não é sempre
que Cannes tem um favorito ao
Grand Prix em filme. Ano passado
tivemos o Write The Future,
da W+K, para Nike.
Este ano só se fala na
megaprodução dos
três porquinhos, numa
situação real,
para o já multipremiado
jornal inglês The Guardian.
Beleza, vamos falar
de ideias simples também.
Esse filme da Young holandesa
usa o velho apelo da “TV
fininha” de uma maneira
totalmente surpreendente.
E você ainda vai querer
ver o filme duas vezes pra saber:
era isso mesmo? Vem de um ouro
no Clio.
Uma peça que prova um
benefício do produto
e usa a sua cara para fazer
isso. E ainda é da Nike.
E ainda, é digital e
feita por japoneses. É,
dá um prêmio pra
eles.
6) Rolling Words,
da Pereira & O’Dell
para Snoop Dogg
A
peça criada pela agência
californiana por um time de
brasileiros (PJ Pereira, Arício
Fortes e Paulo Coelho) é,
em uma linha, engraçada:
um livro feito de papel de “cigarro”
para o Snoop Dogg. Sem mais.
7) Do Amor ao Bingo,
da AlmapBDDO para Getty Images
É daqueles
trabalhos de chinês preso,
só que com ideia.
Os caras pesquisaram trocentas
imagens pra contar uma história
só com fotos de banco
de imagem. Excelente demonstração
de produto.
Dos poucos cases que vi por
aí nessa temporada, tem
muita tecnologia que não
serve pra nada. Que às
vezes só torna até
mais difícil acessar
algum conteúdo, produto
ou ideia.
Não é o caso do
Fashion Like, que combinou rede
social e ponto de venda para
facilitar a vida de quem precisava
escolher o presente de Dia das
Mães (tem coisa mais
difícil do que isso?).
O que eu gosto dessa
ideia, que já levou um
Lápis no One Show mês
passado, é que ela tem
tudo a ver com o público
adolescente.
Cartazes que a molecada arranca
a pele da cara de um sujeito.
Nice.
Os filmes de Nike pra
F/Nazca vem passando o rodo
em vários festivais,
e são fortes candidatos
também, mas preferi falar
de outro case.
O Curiosismo, da Pinacoteca,
criou algo novo. E é
completo: tem filme, exposição,
PR. Postei aqui só o
filme, dirigido pela badalada
dupla Jones+Tino, ex-criativos
da agência.
É isso. Mas olha, se a sua peça
não tá aqui, fica borocoxô
não, viu?
Não ter saído na Fenêtre
vai até ajudar na reputação
da sua ideia.
São 34 mil peças no festival.
Eu só peguei uma dúzia
que eu lembrei de primeira, tá?
De coração, boa sorte
pra todo mundo.
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2012.