Janela Publicitária    
 
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A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes.
 

12 de junho de 2012, terça-feira

No próximo domingo, 17, começa em Cannes mais um Festival, que agora não se apresenta como sendo de Publicidade, mas de Criatividade. Afinal, atualmente em Cannes julga-se de cases de assessoria de imprensa a comerciais para iPhone.
A Fenêtre, no clima de "Esquenta-Cannes", perguntou a 20 diretores de criação de agências do Rio de Janeiro se eles irão ao festival, se continuam achando que vale a pena já que todos os concorrentes estão disponíveis online e quais são as suas apostas para Leão, tanto de trabalhos brasileiros como estrangeiros.

André Lima, diretor de criação da NBS

Está indo para Cannes e acha que vale muito ir.
"Primeiro, porque tirando as premiações óbvias e esperadas, ainda há uma grande parte do trabalho que não é tão fácil assim de se achar na internet. Segundo porque depois que o festival se assumiu mais como uma grande "congresso" de comunicação, os espaços para debates, palestras e workshops ganharam muito em qualidade. Se o trabalho que a gente vê lá não antecipa tendências - até porque é o resultado do que foi feito no ano anterior - as discussões têm tido este papel de agente de provocação e estímulo."

O comercial "The Bear" para o Canal Plus e a ação "Invisible Drive" para a Mercedes são as apostas de André Lima para os Leões de Cannes.


Paulo Castro, diretor de criação da Staff.

Paulo embarca este sábado para Cannes e garante que sempre vale e sempre vai valer ir ao Festival.
"O clima de criatividade que contagia a todos não se vê pela internet. A troca que acontece entre colegas e profissionais não se vê pela internet. Resumindo: você vê as peças pela Internet. Mas não vê o Festival de verdade."

A aposta de Paulo Castro é o trabalho da Santa Casa para doações de órgãos. Segundo ele, "pela simplicidade".

 

Filipe Raposo, diretor de criação da DPZ Rio.

Filipe não vai a Cannes mas acha que vale a pena ir.
"Vale pelo tamanho da mobilização internacional em torno da grande causa que move nosso mercado: criatividade. Cannes se tornou muito maior que sua premiação. As palestras são imperdíveis."

Segundo Filipe, "o anúncio da Budweiser que você pode tocar no toca-discos é certeza de Leão. E este anúncio é apenas parte da campanha que tem fortes chances na categoria Integrated".
Outro fortíssimo canditado é o filme da Almap para Getty Images. "É uma obra-prima", diz o diretor de criação da DPZ Rio.


Marcos Apóstolo Marcos Apóstolo, diretor de criação da Binder

Apóstolo vai ficar no Brasil, mas diz que "é por uma boa causa: a Binder está bombando de novos jobs e novas perspectivas de contas. Ele garante que Cannes não será a mesma, mas promete ir ano que vem.
"Ver Cannes ao vivo é melhor. Ah, ainda tem as idéias! Claro que Cannes ainda vale a pena pela troca cara-a-cara com os novos caminhos da comunicação. Inclusive, para onde estamos indo. Quem souber, me conte quando voltar."

Sobre suas apostas, vejam o que diz Marcos Apóstolo:
"Já que escolheram o da Almap para Getty imagens e o da Draft argentina para Zona Jobs, fico com a ação dos Hell's Angel's para Carlsberg que consegue fazer você querer realmente estar naquele cinema com aqueles caras.
E da Coca Cola argentina é a prova de que ainda dá para olhar diferente a mesmice.


Álvaro Rodrigues Álvaro Rodrigues, diretor de criação da DM9Rio

Alvinho vai ao Festival de Cannes este ano, porque "vale ir e vai continuar valendo", diz ele.
"O festival percebeu a necessidade de ser mais abrangente para continuar sendo relevante. Mudou o nome, inclusive. Celebrar e premiar a criatividade, independente da plataforma. Conteúdo, palestras, workshops, networking. Isso é o que motiva atualmente a ida a Cannes. Como a palestra do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, promovida pelo Grupo ABC, comemorando os seus 10 anos lá na Croisette."

A aposta do diretor da DM9Rio é para a ação criada pela própria DM9 para a C&A em que os cabides da loja tem o botão de "like" do Facebook. "Ideia inovadora, com uma puta utilidade para a consumidora. Ela poder comprar uma roupa que é previamente 'curtida' pela maioria. Bacana".


Paco Conde Paco Conde, diretor de criação da Ogilvy Rio

Paco não vai poder ir a Cannes. A Ogilvy está trabalhando para Rio+20 e ele terá que ficar no Brasil.
"Acho que sim, vale a pena ir. Não conheço nada que seja mais inspirador que o Festival de Cannes. Se você vai e não se sente inspirado, com vontade de voltar a seu escritório e fazer coisas melhores do que viu ou não fica chateado porque não conseguiu ganhar nada, você tem que mudar de profissão. Cannes é onde você vai sentir mais paixão pela propaganda. Se você não sente nada é porque está na profissão errada."

O diretor da Ogilvy diz que a melhor ideia do ano de longe é Rebrief da Google. "É uma dessas ideias que eu mataria por fazer. Para mim a melhor demo da história, que demostra que o mais importante é a ideia".
'Outra das melhores peças do ano é o filme da BBH para The Guardian, "Three little pigs". Um filme clásico que fala de como a tecnologia mudou o jeito de informar.
E acho que na Ogilvy Brasil temos algumas peças que podem ser Leão: Sprite Shower em uma ideia de activação muito simple que fala do maior beneficio do produto, refresh.
E Hellmann's Recipe Receipt, uma dessas peças que a tecnologia está ao serviço da ideia. É uma peça que agrada a criativos e às mães dos criativos."


Ricardo Real Ricardo Real, diretor de criação da Script

Apesar de que este ano Real não conseguiu "conciliar a fome com a vontade de comer", ele acha que Cannes é imperdível.
"Cada vez mais é um evento com palestras super concorridas. E isso tudo, é na Côte D'Azur".

Real aposta em 6 peças, sendo 3 delas brasileiras, uma das quais da própria Script:
- Audi VS Mercedes. Um filme com uma Ideia brilhante. Aristrocracia evoluiu.
- Mercedes invisível. Para um carro que emite 0 de CO2.
- Para a Nivea Brasil - Outdoor feito de miçangas brancas que ficam coloridas quando expostas ao sol.
- Para o lançamento da música Needing/Getting da banda OK Go em parceria com a Chevrolet produziram um épico.
- Para Sucos Camp da AgeIsobar - Vai além da mídia uma ideia bastante engenhosa.
- Metrô do Rio para o Dia Mundial em Carro. uma ação que distribuiu pela cidade milhares de folhas, que foram coletadas nas ruas, com uma mensagem impressa pedindo para os motoristas irem de Metrô. Uma maneira de usar a própria natureza para falar de consciência ambiental.


Gustavo Bastos, diretor de criação da 11:21

Gustavo conta que "infelizmente" não vai a Cannes este ano, porque o trabalho na agência não deixou.
"Ainda que a gente não veja mais tantas novidades, vale ir pelas palestras, pelas conversas, pelos encontros e para ver tudo reunido e mais um monte de coisas (boas, ruins e péssimas) que a gente não viu na internet. "

As apostas de Gustavo para Leão são o anúncio para iPad da Almap/BBDO para seguro de automóveis da Bradesco Seguros, o filme "3 porquinhos" para jornal inglês The Guardian e o filme "Grandma" da Draft argentina para o site de empregos Zonajobs.com.

Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads

Flavinho, que está indo para Cannes este ano, defende que o mais legal, hoje, é o conteúdo do festival.
"Vale muito a pena assistir as palestras. Também vale ver os videocases. Outro costume que eu tenho e recomendo é ver o que foi inscrito e todo o shortlist nos terminais do Pallais. Inclusive, vale fotografar as peças que você só vai ver ali. E ainda existe a troca entre os profissionais: é importante ver as peças ouvindo a opinião dos amigos."

A aposta de Flavio Medeiros é o filme "From Love To Bingo", que a AlmapBBDO fez para a Getty Images.

 

Luis Claudio Salvestroni, diretor de criação da Agência3

Luis Claudio também estará em Cannes este ano, porque continua achando que vale a pena.
"É lógico que muita coisa perdeu o ineditismo mas assistir o conjunto é diferente, seja ele em film, press, poster, cyber, PR... Não importa a categoria, quando colocamos um ao lado do outro a comparação é outra. Desenvolvemos nosso próprio critério de avaliação do que foi inscrito, percebemos a temperatura do mercado e acho o long list um excelente material de estudo. Ainda sou um "rato de Palais". Adoro ver o long list de film pois aprendo até com o que é ruim, além de ver coisa boa que fica de fora do shortlist.
E é inegável que o conteúdo das palestras e dos workshops é muito rico e merece ser aproveitado, mas assim como qualquer longlist, eles também têm coisas chatas. Aliás, muito chatas.
Somando tudo isso ao network que o evento proporciona o segredo é respirar fundo e tentar aproveitar ao máximo o Festival, só assim para valer."

As duas primeiras apostas em Leão que vieram à cabeça de Luis Claudio são o comercial Three Little Pigs, da Guardian e o argentino Abuela, do Zona Jobs, que já é o maior sucesso entre os criativos brasileiros.


João Santos, diretor de criação da Giacometti

A caminho de Cannes, João garante que vale a pena ir ao festival:
"Ouvir pode ser melhor que ver. :-)"

João Santos não gosta de fazer apostas porque "nunca ganhou nem em bingo". Mas mandou como dicas a campanha Google Chrome de fim de ano -- destacando que a trilha é f... -- e, com saudades da velha Benetton, indicou a nova campanha da marca. Como terceira opção, o filme da AlmapBBDO para a Getty Images, que já aparece lá em cima nas dicas do Flávio Medeiros.


Roberto Vilhena, diretor de criação da Artplan

Vilhena não poderá ir a Cannes este ano, mas acha que vale ir, sim, pelo acontecimento em si.
"Para você perceber, principalmente quem é apaixonado por propaganda, que fazemos parte de uma indústria gigantesca com um monte de gente querendo fazer coisas boas no mundo inteiro. Vale também para dar uma parada no dia-a-dia e ficar imerso uma semana inteira "bebendo" novas influências, critérios e, novos parâmetros.
Agora, do ponto de vista prático, de saber sobre as premiações em primeira mão não vale mais. A notícia sobre o meu primeiro leão, de 2007, eu recebi através de um telefonema do Rio. E eu estava lá em Cannes."

Vilhena não só está apostando como torcendo para dois trabalhos da Artplan: o alisamento das ondas do calçadão de Copacabana, para a Niely, e o case "Social Home Tour", para a Carvalho Hosken.


Alexandre Motta, diretor de criação da Publicis

Motta não vai a Cannes este ano. "A lojinha tá cheia de serviço", diz ele. Mas defende que vale a pena ir.
"Agora que virou um congresso, com palestras, reuniões de agências e clientes multinacionais, o Festival conseguiu manter a importância, já que a criação inscrita lá normalmente já está disseminada muito antes de chegar ao Palais."

O diretor da Publicis diz que tem muita coisa boa que viu do Brasil. Mas vai apostar "num filme deles, sempre eles, os argentinos. Pegaram uma verdade e fizeram um filmaço da Zonajobs, um portal de empregos. Pra mim é Leão na certa."


Carlos "Russo" Di Célio, diretor de criação da F/Nazca S&S

Apesar de não ir este ano para Cannes, Russo acha que sempre vale a pena.

Russo também aposta na Abuela argentina e acrescenta o filme "Pais de Cueca", do ar condicionado splitter BGH, também da Argentina.


Bruno Richter, diretor de criação da Camisa 10

Bruno é mais um que usa o "infelizmente" para dizer que não vai a Cannes.
"Com toda certeza vale a pena! É o evento de maior relevância do nosso mercado.
Uma comparação: podemos ver também obras de arte pela internet, só que no museo, ao vivo, é muito melhor.
Fica mais fácil de vivenciar as novidades estando por lá, além do network feito durante o evento."

A primeira aposta de Bruno é o trabalho My time is now.
"É a fórmula de sempre da Wieden+Kennedy para a Nike. Uma grande produção, excelente trilha, imagens maravilhosas e celebridades do mundo da bola. Como amo futebol, sou meio suspeito para esse palpite, mas acho que leva um Leão."
A segunda é para um filme que ainda não foi mencionado, mas que ele considera maravilhoso: "É o filme Best Job da Wieden + Kennedy para a P&G. Emocionante. Além de estarmos perto dos jogos. Leão, e de Ouro!"


Marcelo Santos, diretor de criação da am:pm

Marcelo também lamenta não ir a Cannes este ano. "O momento na am:pm não me permitiu, muito trabalho neste início, mas ano que vem estarei em Cannes novamente."
"Acho muito importante ir a Cannes. Na oportunidade que tive em 2008, vi de perto o melhor do que a propaganda produz, conheci pessoas de outras culturas e quanto a questão da internet, não se vê tudo que rola por lá na internet. Por melhor que sejam as coberturas jornalisticas, não dá pra ter Cannes na íntegra se não estiver lá. Ver como os cases são montados, através dos argumentos utilizados e construídos nas defesas. E também você vê em Cannes como uma ideia simples e uma mega produção tem seus valores. Enfim, a proposta de entitular Cannes como um Festival de CRIATIVIDADE, mostra a valorização da ideia como ponto central do nosso mercado em nível internacional."

Marcelo selecionou dois trabalhos: A campanha da F/Nazca Brasil para Nike que já figura entre as peças indicadas pelo Cannes Predictions 2012: Essa é mais que uma aposta, praticamente é uma certeza de leão, pela ideia central da campanha ser muito forte e pela linguagem utilizada. Acredito que deva ir bem em Integrated e film.
Outra é a máquina de dinheiro da Almap/BBDO para o Peixe Urbano pela originalidade da ação.


Eduardo Almeida Eduardo Almeida, diretor de criação da Quê

Dudu Almeida embarca este sábado para Cannes. Mas passa pela Espanha e já deixa seus amigos de sobreaviso: "Espero não ser deportado no aeroporto de Madri".
O criativo acha que vale muito ir a Cannes.
"Nada como estar lá no exato momento em que as coisas acontecem. Além do mais, o festival deixou de ser apenas uma mostra de trabalhos premiados para se tornar uma excelente fonte de conteúdo. Palestras, seminários e fóruns passaram a ser tão disputados quanto o acesso aos shortlists. "

Eduardo Almeida aposta no “Dads in Briefs”, o "Pais de Cuecas", que também foi indicado pelo Padilha e você pode ver aí em baixo.
"Vi no júri do Wave. É sensacional (embora seja argentino) e levou o GP de Film naquele júri.
E também no filme “The Thief”, da Y&R de Amsterdam. "Simples e muito bom".


José Raimundo Padilha José Raimundo Padilha, diretor de criação da X-Tudo

Padilha não vai a Cannes e explica: "A X-Tudo está começando, temos pouco mais de 6 meses de vida e não inscrevemos nada no Festival. Todo o investimento da agência está voltado para conquistar contas e construir uma agência sólida."
Mas defende que ainda vale a pena ir ao festival:
"Estar em Cannes e ver como as ideias são expostas, promovidas e recebidas pelo público do Festival é uma experiência inestimável, que acrescenta muito ao seu trabalho quando você volta, mesmo que se possa ver tudo antes pela Internet."

A aposta de Padilha é para a série "Pais de Cuecas", da Del Campo Saatchi & Saatchi para o ar condicionado BGH. "É a melhor coisa que vi este ano na propaganda. Resgata a boa ideia, simples e impactante, além de muito bem realizada e extremamente focada em cima do briefing. Sensacional e muito divertida."


Felipe Rodrigues Felipe Rodrigues, diretor de criação da Giovanni+Draftfcb

Felipe já estava em Paris, a caminho de Cannes, quando respondeu à Fenêtre. Então, mandou seu depoimento pelo celular.

Ele aposta em dois trabalhos para levar Leões: "Cable Effects", da Grey de Nova York para a DirecTV. "É Leão Certo".
E no maior sucesso da Argentina no Brasil. O filme "Abuela", da Zonajobs, indicado por quase todos os diretores de criação ouvidos pela Fenêtre: "É do meu parceiro Javier Campopiano, da Draft FCB Argentina e aposto muito que vai dar Leão".


Fábio Barreto Fábio Barreto, diretor de criação da Kindle

Fábio não vai a Cannes:
"Não vou este ano pois a carteira de clientes da Kindle acaba de ser incrementada com a conquista de 8 contas. Para os negócios da agência, é como ganhar um Leão!! Por isso, vou acompanhar o Festival via Fenêtre Publicitaire.
Cannes é importante porque anualmente nos relembra que é possível fazer propaganda divertida, inusitada, interessante. É importante porque nos diverte, nos emociona, nos provoca, nos desafia e, acima de tudo, nos ensina. Ou seja, é uma grande aula de propaganda com o melhor conteúdo e os professores mais capacitados do mundo."

O diretor da Kindle aposta em dois trabalhos:
"Acredito bastante no “Before & After” da F/Nazca para a Nike, que mostra como era o mundo antes e depois de Ronaldo Fenômeno. Uma ação divertida e baseada em fatos reais.
Outra aposta é no filme “Best Job — Olympics”, da Wieden + Kennedy para P&G. Lindo e de uma sensibilidade ímpar. Com certeza atingiu seus objetivos de marketing e agora poderia muito bem ser agraciado com um reconhecimento em Cannes.


Marcio Ehrlich, que não está em Cannes, mas está ligado no Festival.