Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 08/JUN/2012
Marcio Ehrlich

 

Brasil investe R$ 3,48 milhões em Cannes 2012

Leões
Inscrições
Valor por
peça em €
Total em R$
Film
174
€ 640,00
R$ 279.513,60
Press
948
€ 375,00
R$ 892.305,00
Outdoor
766
€ 375,00
R$ 720.997,50
Radio
120
€ 299,00
R$ 90.058,80
Cyber
125
€ 399,00
R$ 125.186,25
Direct
236
€ 399,00
R$ 236.351,64
Media
252
€ 399,00
R$ 252.375,48
Promo & Activation
273
€ 399,00
R$ 273.406,77
Titanium and Integrated
25
€ 1.195,00
R$ 74.986,25
Design
225
€ 399,00
R$ 225.335,25
PR
85
€ 399,00
R$ 85.126,65
Film Craft
76
€ 375,00
R$ 71.535,00
Mobile
63
€ 399,00
R$ 63.093,87
Creative Effectiveness
4
€ 1.195,00
R$ 11.997,80
Branded Content & Entertainment
47
€ 725,00
R$ 85.528,25
Total
3.419
R$ 3.487.798,11
O valor das inscrições brasileiras em Cannes 2012 bateu muita verba de cliente disputada pelas agências brasileiras: R$ 3.487.798,11.
Com 3.419 trabalhos inscritos, o Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos, que mandou 5.058 peças para o festival. Mas superou de longe o terceiro lugar, da Alemanha, com 2.375 inscrições e o quarto, da Inglaterra, com 2.343 inscrições.
O festival terá 87 países concorrentes, com um aumento de 19% de trabalhos sobre 2011, num total de 34.301 concorrentes.
Nossa vizinha e rival Argentina não deu tanta bola ao festival de Cannes e vai levar apenas 676 trabalhos, com mais filmes até do que peças gráficas.
Como sempre, o maior volume brasileiro é na categoria Press, onde sempre é possível inscrever trabalhos que foram veiculados no Correio de Maxambomba e de municípios vizinhos, para ninguém poder acusar que são fantasmas. Outdoor, que engloba também "parede da agência", está igualmente prestigiada, com R$ 720 mil em inscrições.
Agora vamos ficar de olho para ver se o Brasil consegue uma boa avaliação dos jurados, chegando pelo menos em segundo lugar na pontuação final.

Agências carioca comemoram conquistas criativamente

Para informar à imprensa que conquistou a Construtora MDL, a Binder criou uma peça promocional.
Uma caixinha de ferramentas com os tradicionalíssimos bloquinhos de madeira de construção foi enviada pela Binder para jornalistas e formadores de opinião para comunicar que a agência havia conquistado a conta da Construtura MDL Realty, do Grupo Modal.
A peça promocional foi entregue poucos dias depois de a mesma agência ter enviado uma caixa de papelão, daquelas usadas em mudanças, com um balão de gás dentro, para comemorar a conquista da conta dos Classificados do Infoglobo.
"Sentimos que precisávamos dar mais valor para nossas conquistas", explicou o presidente da agência, Glaucio Binder, adiantando que pretende implantar a novidade como um hábito na agência. O que não deixa de ser uma perspectiva animadora, já que a agência também conquistou a conta da Hebara -- que opera as loterias do Rio -- e ainda não mandou nada. :)

DE ANÚNCIO PARA FILME

Outra que tem brincado criativamente com suas conquistas é a agência 11:21, usando em anúncios, como personagem, seu próprio diretor de criação, Gustavo Bastos. Para festejar a conquista da Smile Dental Implants, ele apareceu com um dente faltando e, para falar da conquista do Spé, o Spá do Pé, foi a vez de ser fotografado em sua própria mesa com os pés tratados sobre ela.
Gustavo Bastos passa de modelo fotográfico a ator no filme da 11:21 que comemora a conquista do Curso Clio.
Gustavo conta que a ideia surgiu quando a equipe de criação, brindando internamente a conquista das contas, provocou o diretor para ser o personagem das peças. Ele topou, os trabalhos foram levados aos clientes e, aprovados, acabaram produzidos, no que Gustavo também espera que se torne uma tradição.
A animação foi tamanha que a agência não quis ficar presa ao formato impresso. A última novidade é um divertido filme que está entrando hoje no Youtube para a 11:21 divulgar a conquista do curso para diplomatas Clio, que também já está ganhando veiculação em mídia nacional através da agência.

Quê pesquisa os cariocas e apresenta a Geração A

A Geração A, detectada pelo projeto Riologia, reclama que é invisível para a indústria da comunicação.
Tatiana Soter
O Riologia é um projeto da área de planejamento da agência Quê, comandado por Tatiana Soter.
"Finalmente uma novidade em pesquisa", comentou do meu lado, na platéia, o publicitário Fernando Faraco, encantado com a apresentação que Tatiana Soter, da agência Quê, e Adriana Hack, da empresa de pesquisas Casa 7, fizeram esta manhã no Parque Lage, como parte do lançamento do projeto Riologia, que pretende mapear, até o final do ano, o comportamento dos cariocas.
O que surpreendeu Faraco e arrancou aplausos de quem estava presente foi uma classificação pouco usual do universo pesquisado, agrupados, por exemplo, em adolescentes que vivem famílias que estão longe de seguir o modelo tradicional, em solteiros que se recusam a ter relacionamento fixo, em jovens que se comportam como esportistas urbanos, ou em maiores de 60 anos que se recusam a envelhecer.
A primeira pesquisa apresentada pela Quê e pela Casa 7 foi exatamente sobre este último grupo, que o projeto batizou de Geração A, em contraposição com as badaladas Gerações X, Y e Z. Este grupo, que representa 62% dos cariocas de 60 a 75 anos das classes ABC, ganhou a letra A por seus integrantes se sentirem ativos, animados, autônomos e quererem viver tudo agora. É a geração que era jovem nos revolucionários anos 50 e 60 e, como mostrou a pesquisa, modificou para sempre o conceito do que passou a ser um comportamento jovem.
O interesse da pesquisa da Quê e da Casa 7 se justifica: este público, que tem vida ativa, trabalha, se diverte e quer consumir, não se sente contemplado nos anúncios, não se enxerga nos títulos das revistas e, assim, se sente invisível. Uma oportunidade perdida para as agências de propaganda e as empresas, aponta o estudo Riologia.
Naturalmente, no evento desta manhã, não foi possível apresentar toda a caracterização da Geração A. Mas além do que está no site www.riologia.com.br, a Quê se oferece para mandar os resultados a empresas que se interessarem.
Ao longo do ano, os demais grupos pesquisados pelo Riologia serão divulgados. O objetivo da Quê, como comentou seu presidente Dudu Godoy, após a palestra, foi deixar claro o quanto a agência entende do mercado carioca. "Com o novo momento do Rio, tem muita gente chegando de fora e dizendo que entende os cariocas, mas a gente está mostrando com este projeto quem é que conhece mesmo", completou orgulhoso.

Gente Que Vai e Vem

Moacyr NettoNBS (Rio - RJ) - Moacyr Netto, mais conhecido como Moa (foto à direita), assume o cargo de Diretor de Criação e Convergência na NBS. Moa deixou a DM9DDB, de São Paulo, onde dirigia a área de web e somou prêmios como o primeiro Leão de Ouro em Marketing Direto do Brasil, no Festival de Cannes de 2011.
Formado em Propaganda e Marketing na ESPM/SP e com cursos de especialização na Berlin Creative Leadership School e Hyperisland NY, Moa tem passagens pela Ogilvy, AgenciaClick, Almap e Dm9DDB.
Na NBS, vai trabalhar ao lado do Marcello Noronha na direção de criação, liderando projetos de convergência para clientes como Oi, Coca-Cola, CCAA, Bob's, O Boticário, entre outros, se reportando diretamente a André Lima e Pedro Feyer. (04/06/2012)

DM9RIO (Rio - RJ) - Lucas Maciel, de 22 anos, é o novo nome do Planejamento da DM9Rio. Ano passado ele foi o vencedor do 99Novas, projeto que comemorava os 21 anos da DM9DDB deixando quatro mil candidatos para trás e vencendo a disputa para tornar-se o Trend Hunter da DM9DDB por nove cidades do mundo: Nova York, Londres, Paris, Milão, Barcelona, Bangcoc, Mumbai, Xangai e São Francisco.
Todas as observações colhidas por Lucas durante a viagem foram relatadas no blog www.99novas.com.br. (04/06/2012)