Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 31/MAI/2012
Marcio Ehrlich

 

V Congresso abre esta segunda-feira, 28, em São Paulo

Com uma expectativa de presença de 900 profissionais das áreas de comunicação e marketing, abre, esta segunda-feira, 28/05, no WTC, em São Paulo, o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. Até a próxima quarta-feira, 30, vários painéis e comissões estarão debatendo o momento da atividade no Brasil e como se preparar para o futuro.
Às 14:00h, Luis Lara, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, faz a abertura do evento, passando a palavra ao principal convidado internacional, o arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1984. E a partir das 15:30h começam as reuniões da comissões, sendo a primeira a de "Liberdade de Expressão e Democracia", tendo como debatedores o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal; Roberto Civita, presidente do conselho de administração do Grupo Abril; e Gilberto Leifert, presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
Das 17:30h às 19:00h será a vez de quatro outras comissões se reunirem:
- Comissão 01 - O Futuro da Profissão, presidida por Armando Ferrentini, da Editora Referência, e tendo Judith Brito, do Grupo Folha, como relatora.
- Comissão 05 - Comunicação one-to-one: Personalização x Privacidade, presidida pelo Deputador Milton Monti, presidente da Frente Parlamentar para a Defesa da Comunicação e tendo o advogado Vitor Morais de Andrade como relator.
- Comissão 10 - Propriedade Intelectual, Legislação e Ética, presidida por Thomas Roth, da Lua Nova, e tendo Dimi Kireeff como relator.
- Comissão 13 - Grandes Eventos: Desafios e Oportunidades, presidida por José Victor Oliva, da Holding Clube, e tendo Elza Tsumori, da Cia.Ativadora, como relatora.
Esta última é de grande interesse dos publicitários cariocas, já que analisará as oportunidades que as Olimpíadas de 2016 e a Copa de 2014 -- ambas realizadas no Rio -- trarão para o setor.
Finalmente, na programação desta segunda-feira, haverá um jantar de gala para todos os participantes, no próprio WTC.

Cariocas chegam para participar das comissões do V Congresso

Nos Corredores do Congresso
"Romário dispensa apresentações" foi a gafe do dia do V Congresso, cometida por Madalena Torres, do Banco Espírito Santo, ao apresentar Ronaldo Nazário como palestrante da comissão "Grandes Eventos", na abertura dos trabalhos desta tarde.
Não sei se pela presença de Romário, digo, de Ronaldo, esta comissão, que trata das oportunidades do mercado para as Olimpíadas de 2016 e a Copa de 2012 no Rio foi uma das que reuniu o maior número de interessados, 350, sendo superada apenas pelo Futuro da Profissão, que mobilizou 380 profissionais. A comissão Comunicação One-To-One reuniu 140 pessoas e Propriedade Intelectual 60 pessoas.
Nas comissões, finalmente os cariocas puderam estar presentes, superado o caos do embarque pela manhã no Aeroporto Santos Dumont, fechado devido a condições climáticas. Houve quem tenha chegado para embarque às 7 da manhã e só desembarcado em São Paulo às 3 da tarde.
O casal José Guilherme Vereza e Polika Teixeira chegou com Álvaro Rodrigues direto do aeroporto de Congonhas e tiveram que guardar suas malas na chapelaria do WTC!
Passado o sufoco do fechamento do Santos Dumont, Alvair Teixeira, da Ogilvy, Eduardo Moncalvo, da Staff, e Paulo Castro, também da Staff, conseguiram sorrir para começar a participar do evento.
A Giovanni+draftfcb do Rio está presente no V Congresso, com Erica Campbell e Gustavo Oliveira, o diretor geral do escritório.
Prontos para entrar nas reuniões das comissões, Glaucio Binder, presidente da Binder e da Abap Rio, e Antonino Brandão, diretor geral de atendimento da NBS do Rio.
Rodrigo Amado e Ricardo Real, da Script, foram dos primeiros cariocas a desembarcar em São Paulo depois de o Santos Dumont reabrir.

V Congresso de Comunicação bate recorde de jornalistas

Desmond Tutu fará a abertura do V Congresso da Indústria da Comunicação
Mais de 200 profissionais de imprensa e blogueiros brasileiros já se credenciaram para acompanhar o V Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, que será aberto nesta segunda-feira, 28/05, em São Paulo.
Os organizadores do evento acreditam que o interesse de jornalistas que não são da área de comunicação se deve à presença do arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz, na sessão de abertura, falando sobre Liberdade de Expressão e Democracia, mesmo tema da comissão que será instalada às 15h30, com coordenação do presidente do ForCom – Fórum Permanente da Indústria da Comunicação, Dalton Pastore, e presença, entre outros, do ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribuna Federal.
Também participarão do evento, nas outras 12 comissões, nomes como o de Ronaldo Nazário, presidente da 9ine, o humorista Rafinha Bastos, os apresentadores Luciano Huck, Marcelo Tas e Rodrigo Faro, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
A cobertura oficial do evento poderá ser acompanhada pela comunidade do Congresso e pelo Blog da Abap, criado pela Voice Comunicação, e ancorado pelo jornalista Paulo Macedo.

Young Area dá espaço aos estudantes no V Congresso

Sergio Valente
Sergio Valente falará aos estudantes sobre Criatividade e Tecnologia na Internet.
250 estudantes de universidades paulistas terão o direito de participar de uma área especial do V Congresso da Indústria da Comunicação, como convidados, ou seja, sem pagar a nada barata inscrição no evento (entre R$ 1.900,00 a R$ 2.500,00 para profissionais).
Para eles foi criada a Young Area, patrocinada pelo Google e organizada por Igor Puga, da ID\TBWA, e pelo presidente do Comitê do Futuro, Marcio Santoro.
Na programação, 12 painéis:
- "Comunicação e Criatividade", com Anselmo Ramos, da Ogilvy, Guga Ketzer, da Loducca, e Sergio Gordilho, da Africa.
- "Comunicação e Planejamento", com Ken Fujioka, da Loducca, Ulisses Zamboni, da Santa Clara, e Julio Zaguini, do Google,
- "Inovação", com Julio Zaguini, do Google.
- "Mobile: o Futuro é agora", com Peter Fernandes, do Google e IAB.
- "Negócio da Comunicação", com Igor Puga, da ID\TBWA, Luiz Fernando Vieira, da Africa, e Paulo Camossa, da AlmapBBDO.
- "O Futuro da Indústria da Comunicação na visão do Google", com Fábio Coelho.
- "O que acontece quando a Criatividade e Tecnologia se encontram na Internet", com Sergio Valente, da DM9DDB.
- "Produção para Internet: dos grandes estúdios aos produtores independentes", com Álvaro Paes de Barros, do Google.
- "Search, o papel da Busca na nossa Vida", com Marco Bebiano, do Google.
- "Um Novo Perfil de Profissional de Marketing", com Roni Bueno, da Netshoes.
- "Vídeo: o Futuro na visão do Google", com Flavia Verginelli, do Google.
- "Youtube com o plataforma de lançamento de novos talentos", com Rafinha Bastos.
Os 250 convites foram distribuidos às entidades apoiadoras do evento, como a ESPM.

V Congresso lota o WTC em São Paulo

Com um atraso de uma hora, começou em São Paulo o V Congresso da Indústria da Comunicação, com o auditório absolutamente lotado.
Mas a maior parte da delegação carioca foi traída por São Pedro, que fechou o Aeroporto Santos Dumont na manhã desta segunda-feira, deixando dezenas de publicitários do Rio presos na sala de embarque, sem conseguir chegar para a abertura.
A Janela, que chegou ontem a São Paulo, conseguiu registrar os primeiros momentos do V Congresso.

Nos Corredores do Congresso
Três monumentos da história da publicidade brasileira se reunem no V Congresso: Alex Periscinoto, Petrônio Correia e Luis Sales.
Dudu Godoy, presidente da Quê e do Conselho da ABMN, marca sua presença no evento, assim como Claudio Paim, da Rede Globo no Rio de Janeiro.
Gisele Pansera, da NBS São Paulo, se encontra com dois publicitários do Rio que vieram ontem para São Paulo: Cyd Alvarez, da NBS, e Luciana Speroni, da Agência3.
Todas as grandes redes de comunicação do país estão apoiando a realização do V Congresso, e ganharam espaços para receber seus convidados. A Record tem o seu em frente ao auditório.

V Congresso entra no seu segundo dia batendo recorde

Os números do V Congresso acabaram surpreendendo o comitê organizador. Com a expectativa de 900 participantes, o evento chegou ao seu segundo dia contabilizando 1.350 congressistas, o que provavelmente seria o recorde entre os 5 congressos já realizados pelo setor.
Pela manhã, continuam as reuniões das comissões, que estão mais para shows de palestrantes do que para debates efetivos, já que as verdadeiras teses já foram debatidas anteriormente ao evento. Por exemplo, fez sucesso a presença do artista plástico Vik Muniz e do chef Alex Atala na comissão de Criatividade e Sucesso.
Estas estão sendo as reuniões da manhã:
- Comissão 03 - Comunicação, Crescimento Econômico e Desenvolvimento Humano, presidida por Armando Strozenberg (Euro RSCG) e tendo o Dr.João Luis de Faria Netto como relator.
- Comissão 07 - Sustentabilidade e Comunicação, presidida por José Carlos de Salles Gomes Neto (Meio & Mensagem).
- Comissão 08 - Criatividade e Sucesso, presidida por Alexandre Gama.
- Comissão 12 - Regionalização, presidida por João Batista Ciaco (presidente da ABA) e tendo com o relator Cesar Paim (Paim)
À tarde, será a vez das últimas comissões:
- Comissão 02 - As Empresas de Comunicação Brasileiras, o Mercado Global e a Marca Brasil, presidida por Ricardo Scalamandré (Rede Globo), tendo como relator Carla Sá (F/Nazca).
- Comissão 06 - As Novas Tecnologias e as Novas Fronteiras da Mídia, presidida Luis Fernando Vieira (África), e tendo como relator Daniel Chalfon (Loducca).
- Comissão 09 - O Consumidor com a Palavra, presidida por Carlos Augusto Montenegro (Ibope), tendo Glaucio Binder (Binder), como relator.
- Comissão 11 - Novos Caminhos para Criar e Fortalecer Marcas, presidida por Luiz Carlos Dutra e relatada por Cláudia Colaferro.

Nos Corredores do Congresso
Armando Strozenberg, da EuroRSCG Contemporânea, e João Luiz de Faria Netto, o advogado que mais entende do mercado de comunicação, se preparam para a reunião da Comissão 3.
Antes de entrar no auditório para assistir aos debates, José Calazans, presidente do Sinapro RJ e Angelo "Anginho" Ferrari, da Agência3.
Marion Green, diretora executiva da ABP, marca presença no V Congresso entre Elysio Pires e Clóvis Speroni, da Agência3.
O diretor da Artplan, Rodrigo Medina, se encontra no lounge da Record com Filipe Raposo, diretor de criação da DPZ Rio.

Propostas do Rio se destacam nas comissões do V Congresso

O trabalho dos publicitários cariocas durante o Pré-Congresso Carioca da Indústria da Comunicação foi extremamente bem recebido pelas comissões oficiais do V Congresso, que está acontecendo no WTC, em São Paulo. Vários relatores e presidentes elogiaram textualmente, em plenário, o trabalho do nosso mercado e a dedicação dos nossos profissionais. Várias teses propostas pelo Pré-Congresso Carioca passaram a fazer parte das teses finais das comissões, como a de criação de um portal nacional que reúna os dados das agências e fornecedores de todo o país, sugerida pelo grupo de estudos para fortalecer a regionalização da comunicação brasileira. Também na área de direitos autorais, foi adotada a proposta de se fortalecer a ABP como a entidade depositária da atividade, permitindo que ideias apresentadas pelas agências em concorrências sejam registradas, evitando que, posteriormente, os clientes as utilizem sem ter considerado a agência como sua autora.
Os textos finais das propostas serão apresentados ao mercado, para aprovação, esta quarta-feira, pela manhã, na última sessão do V Congresso.

Nos Corredores do Congresso
Carla Sá e Nizan Guanaes
Carla Sá, diretora da F/Nazca no Rio e relatora da Comissão 2 - Marca Brasil, recebe Nizan Guanaes, do Grupo ABC, palestrante da Comissão.
Marcelo Diniz encontra Fátima Rendeiro, diretora de mídia da Quê e do Grupo de Mídia do Rio no lounge da Record.
Flavio Medeiros e Marilu Schneider Reynaldo Figueiredo, Thomaz Naves, Marco Simões e Sergio Prazeres
Flavio Medeiros, diretor de criação da Heads no Rio se prepara para entrar no Golden Hall, assim como Marilu Arriagada Schneider, a diretora geral da Packaging Brands.
Marco Simões, do marketing da Coca-Cola (o terceiro da esquerda para a direita), é recebido no lounge da Record pelo pessoal da emissora no Rio: Reynaldo Figueiredo, gerente comercial, Thomaz Naves, diretor comercial, e Sérgio Prazeres, diretor de mercado.