Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/MAI/2012
Marcio Ehrlich

 

BR Distribuidora prepara concorrência até julho de 2012

Ação criada pela Quê para a BR e premiada com Medalha de Ouro no Colunistas Rio 2011.
EM PRIMEIRA MÃO - Deve sair até julho deste ano o edital de licitação da concorrência para a conta publicitiária da BR Distribuidora, atualmente dividida entre a Master e a Quê.
A última disputa aconteceu em 2008 e já se expiraram os prazos normais e de prorrogação dos contratos. Na época, a verba anunciada era de cerca de R$ 60 milhões anuais e, antes disso, a Quê já atendia as áreas institucional e mercadológica (B2B) e a DPZ a área mercadológica (B2C). Em 2008, a DPZ chegou a entrar com recurso contra a Master, mas os argumentos não foram aceitos pela comissão de licitação.
Em fevereiro de 2011, a BR realizou sua concorrência pela conta promocional, cuja verba prevista era de R$ 40 milhões por ano. Participaram as agências BFerraz, Casanova, Future Group, Mood, The Marketing Store e Umbigo do Mundo, além da Momentum e da Rock, vencedoras da disputa.

Artplan conquista o Prêmio Abril do Rio de Janeiro

O diretor de arte Luter Filho, a mídia Ana Paula Cardoso, o redator Eduardo Salles e a mídia Leila Cardoso.
Acima , o diretor de arte Luter Filho, a mídia Ana Paula Cardoso, o redator Eduardo Salles e a mídia Leila Cardoso festejam o Prêmio Abril do Rio para o anúncio "Lixo Extraordinário", criado para a Brasilcap.
A Artplan voltou a ganhar a Regional Rio de Janeiro do Prêmio Abril de Publicidade, que havia levado para casa em 2010. Desta vez, com o anúncio "Lixo Extraordinário", criado para a Brasilcap comemorar a indicação do filme homônimo ao Oscar de 2011, do qual ela foi uma das patrocinadoras.
A peça, encartada na revista Bravo, da Editora Abril, assim como na Revista da Folha e na Revista do Correio Braziliense, era um anúncio que foi manualmente amassado por uma equipe de manipuladores em quase 100 mil edições daquelas publicações. Ao desamassar, o leitor encontrava a mensagem "Parece lixo. Mas na verdade é um sonho".
A criação foi de Luter Filho e Eduardo Salles, com direção de criação de Roberto Vilhena e produção gráfica de Edson Aguado.
Após receber o prêmio, Luter e Eduardo comemoravam o reconhecimento que o concurso deu à coragem do cliente de permitir que seu anúncio fugisse dos comum e saísse amassado na mídia.

DISPUTA ACIRRADA

Este ano, a Artplan disputou bravamente com a F/Nazca a hegemonia do Prêmio Abril no Rio. As duas foram as únicas a assinar as peças que ficaram entre as cinco finalistas do concurso, com três trabalhos para a Artplan e dois para a F/Nazca. Nesta edição do Prêmio Abril, a editora computou os votos dos jurados para 15 trabalhos, dos quais cinco chegaram à final que acabou consagrando a peça da Artplan. Na relação dos 15, emplacaram peças, além da Artplan e da F/Nazca, as agências Agência3, DPZ, PS 10 e Quê.
Os demais finalistas da premiação foram:
- Reconciliação / Camisa de Fã, da Artplan para os Correios.
- Máquina, da Artplan para os Correios.
- Lugares, da F/Nazca para Unimed.
- Bonecos, da F/Nazca para Unimed.

Petrobras faz troca de cadeiras na Comunicação

Luis Fernando Maia Nery Sergio Bandeira de Mello
Luis Fernando Maia Nery e Sérgio Bandeira de Mello assumem novas funções na comunicação da Petrobras.
Luis Fernando Maia Nery, que gerenciava a área de Responsabilidade Social da Petrobras, é o novo gerente de publicidade e promoções da empresa, no cargo que era exercido por Luis Antônio Vargas, agora responsável pela comunicação interna.
Também houve mudança na área de patrocínios da companhia. Eliane Costa deixou o cargo para fazer doutorado na Sorbonne, e a função voltou ao violonista e grande poeta Sergio Bandeira "Gico" de Mello, que já cuidou da área em 2000.

Cristina Prochaska expõe suas fotos em São Paulo

Cristina Prochaska
Cristina Prochaska leva uma de suas fotos, em foto de Fernando Moraes.
A multimídia Cristina Prochaska, não satisfeita em ser uma ótima atriz e jornalista, resolveu assumir publicamente seu lado fotógrafa e realiza esta terça-feira, 22/05, em São Paulo, a sua primeira exposição individual, a mostra "Photo Grafias", com quarenta fotos que, em grande parte, seus amigos do Facebook já viram em pequena dimensão mas que chegam ampliados ao Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), e lá ficam até o próximo dia 2 de junho.
Nas imagens, os barcos pesqueiros das cidades de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e Búzios, do Rio de Janeiro.
A exposição tem o apoio da empresa Mídia1, do publicitário Antonio Jorge Alaby Pinheiro, como parte das comemorações dos 10 anos da empresa. O MuBE fica na Avenida Europa, 218, no Jardim Paulista.

Um Gondim na literatura

Outro acontecimento cultural ligado ao mercado é o lançamento do livro "Deus no Labirinto", do roteirista Ricardo Labuto Gondim, irmão do premiado redator publicitário Rynaldo Gondim. O livro tem prefácio de Washington Olivetto e o evento acontece no Boteco Salvação (Rua Henrique Novaes, 55, Botafogo), esta quarta-feira, a partir das 19:00h.

Vivo promove Call Parade nos orelhões de São Paulo

Call Parade
Três dos 100 orelhões de São Paulo que foram personalizados por artistas no Call Parade
O tradicional Cow Parade foi a inspiração para a ação que a Publicis e a DPZ estão realizando atualmente em São Paulo para comunicar a unificação das marcas Vivo e Telefônica, que formaram o One Team. Em toda a cidade, 100 orelhões foram personalizados por jovens artistas, para "promover a conscientização do uso dos orelhões", explica a diretora de imagem e comunicação da Vivo, Cristina Duclos.
Todas as 100 imagens dos orelhões podem ser vistas em callparade.com.br/galeria-de-fotos, com os créditos dos autores. "Estamos fazendo a transição de uma marca que faz parte da história das pessoas e essa exposição deixará a cidade de São Paulo mais bonita", diz o COO&Chief Creative Officer da Publicis, Hugo Rodrigues.
A produção do Call Parade é da Toptrends e a aprovação, no cliente, foi de Cristina Duclos, Marina Daineze, Tatiana Magliari e Gabriela Cavalcante.

11:21 tem dois filmes no ACT Showcase de Cannes

Os dois comerciais da 11:21 para o portal Voz da Comunidade, que estarão no Act Responsible de Cannes
Após ter sido selecionada para ACT Responsible Showcase do Festival de Cannes com filme "Machão - Diga não à homofobia", a 11:21 foi informada que o filme "Balanço - Diga não À Pedofilia" vai integrar o rolo dos melhores comerciais de responsabilidade social do mundo. Ambos foram criados voluntariamente para o jornal e portal Voz da Comunidade, do Complexo do Alemão.
O "Act Responsible Showcase" acontece no Cannes Creativity Festival, na Riviera Francesa, em junho deste ano. A organização sem fins lucrativos da Suíça que o promove visa valorizar e desenvolver a comunicação de responsabilidade social no mundo.
"A gente se surpreendeu com o convite e ficou muito, muito feliz. Primeiro eles informaram da escolha do filme Homofobia. E quando a gente já estava abrindo a champagne veio a notícia do segundo filme!" - comemora Gustavo Bastos.
Além do showcase de Cannes, os comerciais integrarão a mostra itinerante pelo mundo e serão submetidos aos curadores da revista Archive para integrar uma edição especial com campanhas e filmes de responsabilidade social.

V Congresso homenageia Saad, Florisbal e Ribeiro

Octavio Florisbal
Octavio Florisbal, da Rede Globo, será um dos homenageados pelo V Congresso.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Propaganda - ABAP, Luiz Lara, anunciou que durante o V Congresso da Indústria de Comunicação, que acontece de 28 a 30 de maio, no WTC, em São Paulo, será entregue o "Prêmio Ícones da Comunicação" a Johnny Saad, pelos 75 anos do Grupo Bandeirantes; a Octavio Florisbal, diretor-superintendente da Rede Globo, por sua trajetória profissional; e a Julio Ribeiro, da Talent. A entrega será feita durante a Cerimônia Oficial marcada para o dia 29, às 11:45h.
O evento também fará homenagem aos 45 anos da DPZ e ao pioneirismo da ESPM, no ensido de marketing no país.

Binder espera boa presença do Rio no V Congresso

Glaucio Binder quer o Rio mais protagonista dos destinos da comunicação.
O presidente da ABAP Rio, Glaucio Binder, está esperando uma participação de 60 a 70 cariocas no V Congresso da Indústria da Comunicação, que acontece de 28 a 30 de maio próximos, em São Paulo. No total, devem comparecer ao V Congresso cerca de 900 publicitários de todo o Brasil.
Apesar de o número de cariocas ser significativo -- deve ser a maior delegação de fora de São Paulo --, o dirigente esperava um resultado maior. "O Rio de Janeiro representa hoje 11% do negócio da comunicação no Brasil", diz Binder, para justificar sua crença de que o mercado carioca deveria ter pelo menos este percentual de presença no encontro:
- "O Rio de Janeiro precisa se tornar cada vez mais protagonista dos destinos da comunicação no Brasil", afirma o presidente da ABAP Rio, que também terá uma atuação decisiva no evento como relator da comissão que trata do tema "O Consumidor com a Palavra".
Glaucio Binder ainda não pode adiantar que teses serão apresentadas no seu grupo -- cujo presidente é Carlos Augusto Montenegro, do Ibope --, mas tem certeza que o V Congresso, no todo, será fundamental para apontar os novos rumos da comunicação brasileira:
- "Todo congresso deixa um legado. No último, há quatro anos, abriu-se o caminho para a mudança na legislação das concorrências públicas e consolidou-se o CENP", afirmou o publicitário. Segundo ele, desta vez, a expectativa é que o mercado saia "com uma visão muito mais clara da integração inevitável das disciplinas online e offline para se comunicar com o consumidor".

Gente Que Vai e Vem

NBS (Rio - RJ) - Bernardo Carvalho (ex–Red Ant Brasil) entra na agência como Diretor de Projetos, supervisionando todos os projetos da agência e remodelando processos e implementando uma nova estrutura operacional com atenção particular a àrea digital. O cargo engloba as operações de contas como Coca-Cola, Oi, CCAA e Club Med.
Com 33 anos, Bernardo é carioca e morou durante 11 anos em Londres onde atuou como diretor de contas e projetos em algumas das maiores agências de publicidade digital como DDB London, SapientNitro e AgencyRepublic. Lançou a produtora digital Bravo Media e ajudou a montar a área online da multinacional Bloomberg Television. (23/05/2012)