Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 19/MAI/2012
Marcio Ehrlich

 

Alerj sacramenta conta na Staff

O Diário Oficial do Estado confirmou a Staff como "vencedora do certame".
Chegou ao fim uma das mais turbulentas novelas publicitárias do Rio: a concorrência pela conta da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro - ALERJ.
O Diário Oficial publicou hoje, quarta-feira, 16 de maio, a oficialização da agência Staff como a vencedora da disputa, já que foram aprovados os seus documentos apresentados ao órgão na terça-feira, conforme convocação da Comissão de Licitação.
Esta apresentação de documentos feita posteriormente às avaliações técnicas e de preço -- uma relativa novidade na legislação das concorrências públicas -- acabou mostrando-se um acerto completo. Das 10 agências concorrentes, apenas a Staff, como vencedora das fases anteriores, se interessou em comparecer. As demais, que só passariam a ter oportunidade se a Staff fizesse a inominável besteira de esquecer algum documento, ficaram livres de toda a burocracia a que antigamente eram obrigadas para ganhar o direito de ver suas criações analisadas.

O Resumo da Ópera

Vencedora na fase técnica da concorrência da Alerj, a Staff teve a sua participação questionada pela agência Duda por ter apresentado suas peças montadas em cartolina preta, o que, de acordo com a reclamente, possibilitaria a identificação da origem, situação proibida pelas regras atuais das licitações públicas. Após recursos e contrarrecursos, a Alerj acabou desclassificando a Staff, sem promover a Duda ao primeiro lugar. Preferiu cancelar a licitação e convocar uma nova disputa, jogando no lixo todo o esforço das 10 concorrentes até então.
A Staff, no entanto, entrou na Justiça para demonstrar que, como o edital não fazia referência à cor das pranchas para apresentação das peças, seus materiais estavam de acordo com as regras. A tese foi acatada e a Alerj obrigada a sustar o cancelamento da licitação. Retomando o processo, foram abertas as propostas de preço e a Staff se manteve na primeira colocação, de acordo com a pontuação geral.
A apresentação de documentos acontecida esta semana apenas serviu para sacramentar a agência como vencedora da disputa, mantendo, aliás, a conta que já vinha atendendo desde 2006.

DM9Rio estreia para o GNT com as mulheres do canal

Marília Gabriela, pela lentes de Fernando Torquato na campanha da DM9Rio para o GNT.
A DM9Rio inicia nesta quarta-feira, 16, a veiculação da sua primeira campanha para o GNT, conta conquistada em março. A comunicação traz o conceito "Existem várias mulheres em você. E um canal para todas elas" e é estrelada por cinco apresentadoras do canal - Astrid Fontenelle, Cissa Guimarães, Luana Piovani, Marília Gabriela e Sarah Oliveira.
A campanha, criada por Álvaro Rodrigues, Marcelo Lobo, Guilherme Cunha, Rodrigo Dorfman, Rafael Ferrer e Gabriel Assis, mostra as mulheres descritas através de sete palavras que elas próprias definiram e que estarão impressas com suas próprias caligrafias em todas as peças -- anúncios para jornais e revistas, peças para banca de jornal, busdoor, mídia em aeroporto, entre outros.
Marília Gabriela, por exemplo, se descreve como curiosíssima, gargalhante, louca e autêntica, enquanto Sarah Oliveira é dorminhoca, empolgada, sensível ao extremo e ligada nos 220. Mulher de fé, faladeira, amorosa e perseverante é Astrid Fontenelle.
Haverá, ainda, ações em redes sociais, onde as mulheres também poderão se descrever com suas próprias palavras e compartilhá-las com sua foto no perfil do Facebook. O GNT também incluirá essas palavras em sua programação, onde os apresentadores (homens e mulheres) vão replicar o conceito da campanha.
O objetivo do esforço de comunicação é mostrar o GNT como um canal amigável para o público feminino e tangível a todas as classes.
Ficha Técnica:
Criação: Álvaro Rodrigues (também D.C.), Marcelo Lobo, Guilherme Cunha, Rodrigo Dorfman, Rafael Ferrer e Gabriel Assis
Atendimento: Polika Teixeira, Ciça Mattos e Andrea Carneiro
Planejamento: Stella Manzano e Diana Junqueira Leite
Mídia: Patricia Rosa, Thiago Martinez e Marcelo Estevam
Produção Gráfica: Nereu Marinho
Fotografia: Fernando Torquatto
Aprovação/Cliente: Daniela Mignani e Mariana Novaes

São Paulo faz encontro de mídia e diz ser o 1º do Brasil

O evento paulista se apresenta como o 1º Encontro de uma atividade que já realizou centenas de encontros.
No mínimo foi deselegante -- para usar a palavra crítica da moda -- o nome de "1º Encontro de Mídias" dado por um grupo paulista ao evento que vai acontecer em São Paulo no mês de junho com uma série de palestras para profissionais do setor.
A produção foi injusta com o próprio Grupo de Mídia de São Paulo e com o Grupo de Mídia do Rio, que já realizaram centenas de eventos em que os mídias se encontraram, palestraram e debateram.
Não que o evento pareça que vá ser fraco tecnicamente. Há excelentes nomes se apresentando, com encerramento do grande Otávio Florisbal, da Rede Globo. Mas, batizando-se como "1º Encontro" parece querer trazer para si um ineditismo na iniciativa que está longe da realidade.
Só como exemplo, em 2012: Antes mesmo de acontecer este "1º Encontro", o Grupo de Mídia de São Paulo apoia, de 22 a 24 de maio, a realização do Midia Master Brasil, no mesmo molde de apresentações de especialistas da área. Ou seja, nem este ano o "1º" é mais o "1º". Passou para 2º. Se não bastasse, no Rio, o Grupo de Mídia do Rio acabou de realizar, esta segunda-feira, 14 de maio, com enorme sucesso, o seu Mix de Mídia Especial, com pelo menos 100 mídias cariocas se encontrando. Hum... o evento paulista já caiu para 3º de 2012.
Não foi desnecessário?

Prestação de Contas - Abril-Maio de 2012

Anúncio criado pela DPZ Rio para a revista Santa Art Magazine.

DPZ Rio

A DPZ Rio foi a agência escolhida para cuidar da comunicação da Santa Art Magazine. A proposta da revista é expor o trabalho de artistas plásticos das mais diferentes nacionalidades, técnicas e estilos, com a excelência gráfica que as obras merecem. O primeiro anúncio criado pela DPZ Rio, que sai na edição deste mês, explora o fato de a revista ser praticamente uma “galeria encadernada”. A criação é de Filipe Raposo (também diretor de criação), Reuber Marchezini e Eduardo Salles, com foto de Lucas Bori e aprovação de Sergio Mauricio e Clara Reis.

11:21

A Smile, clínica odontológica com unidades no Rio e em Niterói voltada para a classe C fechou com a 11:21, de Gustavo Bastos, para cuidar de sua comunicação online e offline. A primeira campanha entra no ar em junho com anúncios de jornal, revista, outdoor, cartazes e comercial de TV. Para vender o principal produto da Smile, o implante dentário, a campanha usa tom emocional e mostra a imagem lúdica de crianças sorrindo, naquela idade que elas tem o maior orgulho de mostrar que os dentes de leite caíram, e o conceito "Só tem graça até uma certa idade".
A criação é de Gustavo Bastos (também diretor de criação) e Leandro Barbosa, com Kaike Bastos na área online.

Camisa 10

Além da recente conquista da conta de comunicação interna da Petrobras, a Camisa 10 ganhou a licitação da área de E&P da Companhia, e mais as contas da Judice & Araujo, Studio Alfa, R2+M, Fapes e Infraprev, fundo de previdência da Infraero.

Dell'Ossi

A Dell'Ossi está comemorando a conquista da conta da Leolac, uma indústria de tintas que atua em todo território fluminense. A agência, que vai reposicionar a marca no mercado, já ecomendou uma pesquisa sobre a imagem do cliente e fará o redesign da marca.

Giovanni+Draftfcb

A partir deste mês, a Giovanni+Draftfcb passou a atender toda a conta do iG. Desde 2007 a agência trabalha com o relacionamento e comunicação com o trade, agora cuidará também da comunicação offline e online direcionada ao consumidor final.

Kindle

A agência Kindle acaba de conquistar a conta da Psafe, empresa brasileira de segurança digital, criada em abril de 2011 pelo Grupo Xangô, uma holding que desenvolve startups de tecnologia no Brasil.
A Kindle vai concentrar todos os trabalhos on line e off line do cliente.

Gente Que Vai e Vem

NBS (Rio - RJ) - A agência contratou Fernando Martinho e Camilo Coelho para a área de planejamento, contribuindo em assuntos específicos como futebol e jornalismo no entendimento dos novos comportamentos, hábitos, relação com os meios e as redes sociais e na adoção de códigos de linguagem mais precisos.
Fernando Martinho viveu 2 anos na Argentina desenvolvendo projetos de ativação, conteúdo e administrando portais de torcidas de times de futebol como o River Plate. Ao longo de sua carreira, se especializou em ações de relacionamento digital, sempre na área de futebol. Ele atuará no desenvolvimento de mecânicas promocionais e parcerias junto a veículos e outros players do mundo do futebol.
Camilo Coelho é formado em jornalismo, já passou pelas redações do Diário, Lance, Globo Online e Jornal Extra, onde foi finalista do Prêmio Esso e foi editor e repórter do Blog da Pacificação. Ele foi guia e parceiro do Projeto rio+rio, no qual seu conhecimento dentro das UPP`s é fundamental. (08/05/2012)