Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/ABR/2012
Marcio Ehrlich

 

Alerj retoma concorrência e Duda perde o recurso (11/04/2012)

Ordem Agência
Plano de comunicação
(A)
Conjunto de informações
(B)
Pontuação Técnica
(A+B)
Staff
11,5
5
16,5
OCP
7
2,5
9,5
Duda
4
4,5
8,5
Unlike
6
2
8
Octopus
6
2
8
Agência
Nacional
5,5
2,5
8
Script
5
2,5
7,5
XL
5
2
7
Tática
4,5
2
6,5
Propaganda I-Ltda (PS10)
3
2
5
EM PRIMEIRA MÃO - Volta tudo ao que estava na concorrência da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). A Comissão de Licitações publicou ontem no site da entidade que a Mesa Diretora tornou sem efeito sua decisão de 22 de março -- e, com isso, a segunda concorrência que seria aberta -- retomando a disputa anterior com a inclusão de todos os licitantes que participaram da fase de julgamento das propostas técnicas.
Para apressar a decisão, inclusive, a Alerj está convocando as licitantes para a abertura dos invólucros com as propostas de preço, já para às 10:00hs desta quinta-feira, 12 de abril, na Rua da Alfândega, 8/5º andar.

NOVELA BUROCRÁTICA

A concorrência da Alerj vem se arrastando desde outubro de 2011, quando a Duda Mendonça entrou com recurso contra a Staff, alegando que esta agência teria utilizado pranchas de cor preta na montagem de suas peças, o que poderia facilitar a identificação da origem, situação proibida atualmente em concorrências públicas.
Depois de contrarrecursos e mandados de segurança, a Justiça decidiu que a razão alegada não era suficiente para anular a licitação. Com isso, a Alerj voltou atrás no cancelamento desta concorrência e na convocação de uma nova (o que havia sido inclusive objeto de crítica da Janela).
A urgência da casa deve-se ao contrato com a Staff - atual detentora da conta -- vencer em junho, o que deixaria a entidade sem apoio publicitário caso não houvesse uma definição na escolha de uma nova empresa.
Claro que, nesta concorrência, nada mais é possível prever. Mas, historicamente nas licitações governamentais, a agência vencedora da fase técnica acaba sendo a vencedora final, o que daria à Staff a grande possibilidade de continuar atendendo à Alerj por mais alguns anos. O santo de Duda Moncalvo e Paulo Castro ajudou até agora. Vamos acompanhar amanhã na abertura das propostas de preço se ele continua forte.
Para o leitor relembrar, veja na tabela acima as pontuações das 10 licitantes, conforme divulgado até o momento em que tudo parou.

Staff fica em primeiro na Alerj (12/04/2012)

Abertas as propostas de preço na concorrência da Alerj, esta quinta-feira, a Staff ficou em primeiro lugar, com a Duda em segundo. Amanhã o resultado será publicado em diário oficial, abrindo com isso prazo de 5 dias úteis para recursos dos que se sentirem prejudicados.
Como nos últimos meses a agência Duda vem tentando de todas as formas derrubar a Staff para poder ficar em primeiro, só após a próxima sexta-feira, 20 de abril, a Alerj poderá saber se a concorrência chegou ao fim ou continuará na via judicial.

Alerj marca abertura de documentação (20/04/2012)

Nenhuma agência entrou com recurso contra a fase de propostas de preço na concorrência da Alerj. Com isso, o órgão marcou para 15 de maio, às 14:00h, a abertura da documentação das agências participantes.
Na nova legislação de concorrências, a fase de documentação é a última. É até curioso saber se alguma agência, esquecendo de apreesentar uma xerox do Nada Consta do ISS, pode jogar no lixo todos os pontos que ganhou com a criação publicitária que propôs.

Binder não atende mais a conta da Embelleze

Página de Web desenvolvida pela Binder para a linha Sempre Bella da Embelleze
A Binder Visão Estratégica distribuiu comunicado esta quarta-feira, 4 de abril, informando que está deixando de atender à conta publicitária da Embelleze. Diz a agência que, "após um ano de parceria, as metas estabelecidas para o período foram alcançadas e a decisão foi tomada amigavelmente, em conjunto com o cliente".
A conquista da conta publicitária da Embelleze foi noticiada em fevereiro de 2011, quando a Binder também revelou que, em 2010, o anunciante havia investido cerca de R$ 15 milhões em comunicação, "com ênfase em ações de merchandising exclusivamente desenvolvidas para a marca nas emissoras de televisão, além de campanhas em mídia exterior e revistas". O desenvolvimento das embalagens e Bellow The Line da Embelleze, no último ano continuaram a cargo da agência Estima.

Silence revela esta terça, 10, vencedores do Prêmio Amplificação

CCRJ fará ação na festa para reconquistar o coração dos criativos.
A produtora carioca de fonogramas Silence reúne o mercado carioca esta terça-feira, 10, no Teatro Rival, para a festa de revelação do Prêmio Amplificação, promovido pela empresa escolher as melhores peças de rádio criadas para a ONG Make-A-Wish Brasil. A entidade realiza o desejo de crianças portadoras de doenças graves e os fonogramas foram criados pelas principais agências de publicidade do mercado. A peça vencedora será veiculada no Sistema Globo de Rádio, patrocinador do projeto, e a Silence garante a inscrição tanto da peça como do diretor de criação no Festival de Cannes. Se considerar que o preço para peça de rádio em Cannes é de €299 (R$ 711,00) e o de delegado é de €2.395 (R$ 5.700,00), ganhar não é nada nada mau.
Todos os roteiros foram produzidos pela Silence e julgados por um júri formado por profissionais do mercado: Alexandre Leão (We), Carlos André Eyer (NBS), Fabio Seidl (Ogilvy), Giovanni Faria (Sistema Globo de Rádio), Isabel Hohagen (Make-A-Wish), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Orley "Passarinho" Gonçalves (Nova Onda), Rafael Pitanguy (Africa), Rodolfo Sampaio (Moma) e Rynaldo Gondim (AlmapBBDO).
Os diretores de Criação que participaram são: Alex Nunes (EuroRSCG), Alexandre Motta (Publicis), Álvaro Rodrigues (DM9Rio), Bob Gebara (Master), Bruno Richter (Camisa 10), Carlos di Célio (F/NazcaS&S), Daniel Bradock (Percepttiva), Dudu Almeida (Quê), Felipe Rodrigues (Giovanni+Draftfcb), Flávio Medeiros (Heads), Gustavo Bastos (11:21), Gustavo Tirre (Artplan), João Santos (Giacometti), Luis Claudio Salvestroni (Agência3), Marcelo Giannini (Loja), Marcelo Santos (am:pm), Marcello Mendes (BBT), Marcos Apóstolo (Binder), Paco Conde (Ogilvy), Paulo Castro (Staff), Raul Fernandes (JWT) e Ricardo Real (Script).
O Amplificação 2012 também conta com os apoios da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), O Estado de S. Paulo, CCRJ, Script, Microwave Digital Works, Cinerama Brasilis, Tátil, Clube da Voz e Mundo Alfa.

CCRJ fará ação na festa

Seguindo o conceito "A gente quer reconquistar você", o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) vai realizar uma ação na festa do Amplificação para divulgar seus projetos deste ano. As peças, criadas por Renata Tasca, Rodrigo de Lamare (Joe) e Renata Raggi, vão apresentar, por exemplo, o Parque de Ideias, um evento ao estilo TED que o CCRJ realizará no Parque Lage, além de outros projetos tradicionais, como o Clube do Futuro.
E a entidade entra na festa com pequenos "benefícios" para os criativos presentes, como cuidar da chapelaria do Rival, garantir um ponto de taxi para os convidados e providenciar as comodidades dos toaletes, como engoves e camisinhas.

MOBster defende busca do Google como ferramenta do marketing

João Vargas: SEO é ferramenta de marketing.
Apesar de toda empresa querer que seu nome apareça rapidamente quando os clientes fazem busca no Google, o uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Site para Mecanísmos de Busca) ainda é menos utilizada no Brasil quanto poderia ser. Empresas diretamente ligadas à internet até conseguem perceber a importância da ferramenta, como mostra João Vargas, diretor da MOBster, agência especializada em SEO. Ele conta, por exemplo, o caso do site Cupom Now, concorrente de Peixe Urbano e Groupon, que em três semanas aplicando as técnicas de SEO conseguiu aparecer entre os primeiros da busca do Google para "Cupons de Desconto".
Outro caso citado por Vargas é o da startup House In Rio, que oferece o serviços de aluguéis de imóveis por temporada. Um hotsite da empresa criado pela MOBster para o evento Rio+20, rankeou a empresa entre os 5 primeiros no Google, conquistando para o cliente mais de 100 imóveis anunciados e mais de 1500 acessos através da busca.
João Vargas defende a tese de que SEO é uma ferramenta de marketing, não de internet. "Nosso papel não é apenas fazer um site rankear bem, e sim auxiliar uma empresa a ser cada vez mais útil para seu cliente através da internet", diz ele. Tanto que a empresa presta sua assessoria em contato com os desenvolvedores WEB e com o marketing do cliente e sua assessoria de imprensa.
O próximo desafio da MOBster é a conta recém-conquistada do site Celular Direto, que vende celulares e planos sem a necessidade de o consumidor comparecer a lojas. A empresa até já tem 100 mil cadastrados nos seus seis primeiros meses de existência, mas caberá ao trabalho de SEO fazer o site aparecer nas pesquisas disputando com nomes como Ponto Frio, Magazine Luiza e Lojas Americanas, para o termo "celulares".

Zohar vai representar no Brasil o diretor Lance Acord

O comercial "The Force", sucesso publicitário de 2011, foi direção de Lance Acord
A Zohar Cinema -- comandada por Carlos Paiva e Isabelle Tanugi -- passa a representar com exclusividade no Brasil o selo 300ml e os diretores da Park Pictures, produtora com sede em Nova York e escritórios nas cidades de Los Angeles e Londres.
Todos os filmes dos diretores da Park para o mercado nacional agora serão assinados juntamente pela Park Pictures e Zohar, que comandará toda a operação no Brasil. A Park Pictures tem como sócios fundadores o diretor Lance Acord e a produtora executiva Jackie Kelman.
Lance é considerado um dos maiores fotógrafos de longa-metragem da atualidade, assinando filmes como: "Quero ser John Malkovich", "Adaptação", "Encontros e Desencontros" e "Aonde Vivem os Monstros". Um dos mais respeitados diretores de cena do mundo, foi eleito o melhor diretor do ano de 2011 pela Shots Magazine, dirigindo filmes como o fenômeno "The Force", da marca VW para o Super Bowl.
"O Brasil sempre foi um dos meus lugares favoritos para filmar, mesmo antes deste grande crescimento do país nos últimos anos. Além da variedade e beleza das locações, o elenco e a equipe estão entre os melhores do mundo. Nós vínhamos procurando um parceiro para o mercado brasileiro e a Zohar nos pareceu perfeita. Estou animado com as oportunidades que surgirão e feliz de estar na mesma produtora dos nossos diretores, os 300ml", comenta Acord.
Jackie Kelman, atual Chair Person do festival AICP (Associação das Produtoras Independentes Americanas) e vencedora do Oscar de melhor curta-metragem em 2010 com o filme "The New Tenants", criou a divisão de conteúdo Park Pictures Features, que com menos de um ano de vida já realizou seu primeiro longa- metragem, "Frank and Robot", estrelado por Frank Langella, Susan Sarandon e Liv Tyler. O filme foi destaque na competição oficial do Sundance Festival deste ano.

K! comemora novas contas e crescimento em 2012

Kiki Gouvêa: A K! vai crescer 20% em 2012.
Há cinco anos no mercado, a K! Comunicação tem novos diretores e comemora os novos ventos a favor, com a entrada de 5 contas: Universal Channel, Ancar Ivanhoé (São Gonçalo Shopping), Brookfield (Shopping Madureira), Grupo Cepemar e Copra.
Com a carteira renovada, a agência projeta para 2012 um crescimento de 20% no faturamento, revela a sócia fundadora e presidente, Kiki Gouvêa.

Colunistas entrega prêmios nacionais com festa em São Paulo

O comercial "Simulação", da NBS para a Oi, levou o prêmio da categoria de Produtos e Serviços de Telecomunicações.
Com as agências cariocas Loja, Pândega e Rio360 na lista dos Grand Prix, o Prêmio Colunistas entrega esta terça-feira, na Villa Bissutti Tenerife, em São Paulo, as medalhas da sua premiação nacional de 2011. O evento homenageará a AlmapBBDO como Agência do Ano de Propaganda, a B|Ferraz como Empresa de Marketing Promocional do Ano e a Loja como Empresa de Design do Ano.
O mercado carioca comemora 11 prêmios em Propaganda, 2 em Promo e 5 em Design, para as agências Agência3, Artplan, Biruta, Dia, DPZ, Loja, NBS, Ogilvy & Mather, Pândega, Quê, Rio360, Staff e Script. Veja a seguir a relação de premiados do Rio de Janeiro:

Prêmio Colunistas Propaganda Brasil 2011

ÁREA: Televisão e Cinema

CATEGORIA: Produtos e Serviços de Telecomunicações
OURO: "Simulação", da NBS para OI. Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Planejamento: Paula Lagrotta e Mariana Corradi. Redação: André Lima e Renato Jardim. Direção de Arte: Marcello Noronha e André Havt. Produção de RTVC: Andrea Metzker, Rodolpho Donato, Paula Alimonda e Ana Galeão. Produtora de Filme: Conspiração Filmes. Produtora de Áudio: Hilton Raw. Mídia: Ana Balleroni e Rosi Pereira. Atendimento: Antonino Brandão e Gabriela Arroyo E Paula Fernandes. Aprovação: Flávia da Justa.

ÁREA: Rádio

CATEGORIA: Cultura e Educação
OURO: "Conjuntura", da AGÊNCIA3 para FGV. Direção de Criação: Álvaro Rodrigues e Luís Claudio Salvestroni. Redação: Sleyman Khodor e Ricardo Franco. Produção de RTVC: Bárbara Borges e Fernanda Pinheiro. Produtora de Áudio: Sonido. Mídia: Veruska Lages. Atendimento: Ingrid Lagrotta. Aprovação: Marcos Facó.

ÁREA: Mídia Impressa

CATEGORIA: Mercado Publicitário
OURO: "ABP Praia", da DPZ para Abp - Associação Brasileira de Publicida. Direção de Criação: Filipe Raposo. Planejamento: Raphael Laclau. Redação: Felippe Mendonça. Direção de Arte: Filipe Raposo, Reuber Marchezini e Marie Julie Gerbaud. Produção Gráfica: Pedro Aurélio. Fotografia/Ilustração: Nuts Locomotiva. Estúdio/Manipulação: Nuts Locomotiva. Mídia: Sérgio Prazeres, Patrícia Proença, Alexandre Rudge. Atendimento: Raphael Laclau. Aprovação: Marion Green.

CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas
OURO: "Lugares", da AGÊNCIA3 para Shangri-lá. Direção de Criação: Álvaro Rodrigues e Luís Claudio Salvestroni. Redação: Sleyman Khodor. Direção de Arte: Guilherme Cunha. Fotografia/Ilustração: Keystone. Mídia: Aline Freitas e Sergio Ferreira. Atendimento: Claudia Lima e Adriana Gantus. Aprovação: Monica Olivense.

ÁREA: Mídia Exterior

CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO: "Ponto de ô nibus Vending Machine", da OGILVY & MATHER para Coca-Cola. Direção de Criação: Anselmo Ramos e Matheus Pizão. Planejamento: Bruno Cunha e Felipe Camara. Redação: Pedro Coelho. Direção de Arte: Alexandre Fernandes. Produção Gráfica: Marcia Monteiro. Mídia: Plus Mídia. Atendimento: Luis Carlos Franco, Ana Perdigão e Claudia Bastos. Aprovação: Jonathan Lawlor,Ana Paula C.Branco,Patricia Esteves,Gian Martinez,Flavia Gama,Erika Wolthers.

CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas
OURO: "Mub Aquecido", da ARTPLAN para Embratur. Direção de Criação: Roberto Vilhena. Redação: Ricardo Dolla. Direção de Arte: Bernardo Romero. Produção Gráfica: Débora Moura. Artbuyer: Bianca Repsold e Tatiana Braga. Mídia: Marco Frade, Camilo Ponce de Leon, Mariella Bacha. Atendimento: Flávia Mota e Marina Vitali. Aprovação: Diretoria de Marketing - Embratur.

ÁREA: Mídia Alternativa

CATEGORIA: Turismo, Transportes e Diversões Públicas
OURO: "Folha Sem Carro", da SCRIPT para Metrô Rio. Direção de Criação: Ricardo Real. Redação: Gustavo Vilela. Direção de Arte: Marcos Siqueira e Thiago Manhães. Atendimento: Bia Esteves. Aprovação: Thiago Gadelha e Mô nica Lamas.

ÁREA: Mídia Digital

CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO: "Tweet Uma Nuvem", da NBS para Galleria Shopping. Direção de Criação: André Lima, Pedro Feyer, Cassio Faraco, Miguel Genovese. Planejamento: Gisela Toledo, Laura Brasileiro, Juliana Suzuki, Daniel Rimoli. Redação: Cassio Faraco, Miguel Genovese, Fernando Calvache, Sidney Freitas. Direção de Arte: Guilherme Almeida, Giuliano Cesar, Jonas Kuhner. Produção de RTVC: Bia Traldi. Produtora de Filme: Pródigo Filmes. Gerentes de Projeto: Maike Robert e Mariana Ventura. Mídia: Ana Balleroni, Luciana Babos, Elen Posse, Marcelo Pereira. Atendimento: Alexandre Grynberg, Gisele Pansera, Paula Malvezzi e Ítalo Vetorazzo. Aprovação: Gustavo Siemsen e Alessandra Furtado.

ÁREA: Cases e Mídias Integradas

CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
OURO: "Viva Positivamente", da OGILVY & MATHER para Coca-Cola. Direção de Criação: Anselmo Ramos e Fred Saldanha. Planejamento: Bruno Cunha e Felipe Camara. Redação: Rogério Martins e Pedro Coelho. Direção de Arte: Alexandre Fernandes e Luiz Henrique Coutinho. Produção de RTVC: Patricia Cô rtes e Gilberto Filho. Produtora de Filme: Conspiração Filmes. Direção do Comercial: Breno Silveira. Mídia: Miriam Shirley,Patricia Naparstek,Pedro Ayres,Luisa Tendeiro. Atendimento: Luis Carlos Franco, Ana Perdigão, Claudia Bastos e Gabriela Malta. Aprovação: Jonathan Lawlor,Luciana Feres,Ana Paula C.Branco,Patricia Esteves,Gian Martinez,Paloma Azulay,Erika.

CATEGORIA: Produtos e Serviços de Telecomunicações
OURO: "Case Celular Grátis Não Existe", da NBS para OI. Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer. Planejamento: Paula Lagrotta, Mariana Corradi, Eduardo Barbato, Bruno Pimentel, Elisa Vidal. Redação: André Lima, Renato Jardim, Miguel Genovese e André Jardim. Direção de Arte: Marcello Noronha, André Havt, Vinicius Prego e Claudia Monteiro. Produção de RTVC: Andrea Metzker, Rodolpho Donato, Paula Alimonda e Ana Galeão. Produtora de Filme: Conspiração Filmes. Produtora de Áudio: Hilton Raw. Direção do Comercial: Produtora de Web: Ambulance e Luego. Gerente de Projetos: Luiza Costa. Mídia: Ana Balleroni e Rosi Pereira. Atendimento: Antonino Brandão e Gabriela Arroyo, Paula Fernandes, Teca Vilaça. Aprovação: Monica Kaut.

ÁREA: Apresentações Especiais

CATEGORIA: Melhor Aproveitamento da Mídia Eletrô nica
OURO: "Máquina do Tempo Petrobras", da QUÊ para Petrobras Distribuidora. Direção de Criação: Eduardo Almeida e Chiquinho Lucchini. Redação: Eduardo Almeida, Raphael Fiuza e Isabella Ribeiro. Direção de Arte: Marcello Cruz, Marcelo Cunha e Bruno Tavares. Produção de RTVC: Graziela Morgade e Liliane Deluiz. Produtora de Filme: Dínamo Filmes. Produtora de Áudio: Nova Onda. Direção do Comercial: Edu Cama. Mídia: Fátima Rendeiro, Mário Raposo, Rafael Machado, Elaine Moraes. Atendimento: Tatiana Soter e Denise Rodrigues E Márcia Perdomo. Aprovação: Mô nica Vicêncio e Vinícius Mol..

Prêmio Colunistas Promo Brasil 2011

O projeto Boa de Samba, realizado pela Rio 360 para a Antarctica, no Rio de Janeiro, levou o GP de Case de Marketing Promocional
GRANDE PRÊMIO DE CASE DE MARKETING PROMOCIONAL: "Boa do Samba", da RIO 360 para Antarctica / Cerveja Antarctica.
Categoria: Case de Produto de Consumo
Redação: Felipe Muller. Direção de Arte: Rafael Mendez. Diretora de Produção: Juliana Braga. Produtor: Kelly Fernandes. Produtor Assistente: Patricia Modesto. Atendimento: Elisa Najman. Aprovação: Thiago Zanettini.

ÁREA: Cases de Marketing Promocional

CATEGORIA: Case de Produto Cultural ou de Lazer
OURO: "Vidas em Jogo", da BIRUTA IDEIAS MIRABOLANTES para Record. Direção de Criação: Alan James. Planejamento: Romulo Groisman. Redação: Equipe Biruta. Direção de Arte: Equipe Biruta. Produção Gráfica: Fabio Almeida. Produtora de Filme: Vira Lata. Atendimento: Rodrigo Castro. Aprovação: Thomas Naves.

Prêmio Colunistas Design Brasil 2011

EMPRESA DE DESIGN DO ANO: Loja

GRANDE PRÊMIO DE CASE DE DESIGN: "Verão do Morro 2011", da LOJA para Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar / Design Ambiental.
Categoria: Case de Design Ambiental
Direção de Criação: Marcelo Giannini. Direção de Arte: Claudio Portugal e Marcelo Giannini. Produção Gráfica: Aline Bandeira. Atendimento: Tatiana Gomes. Aprovação: Maria Ercilia Leite de Castro.

GRANDE PRÊMIO DE DESIGN AMBIENTAL: "Prêmio Comer e Beber Revista Veja Rio E Sp", da PÂNDEGA para Grupo Adma Eventos / Ed. Abril / Desing Ambiental.
Categoria: Cenografia para Evento Promocional
Direção de Arte: Suzane Queiroz.

ÁREA: Design Ambiental

CATEGORIA: Cartaz de Produto de Consumo
OURO: "Qualquer semelhança não é mera coincidência", da CAMISA 10 para Petrobras. Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente. Planejamento: Bruno Richter e Victor Vicente. Redação: Victor Vicente. Direção de Arte: Bruno Richter e Pedro Vargens. Atendimento: Flávia Davies. Aprovação: Bruno Borges Sciammarella e Viviane Ribeiro.

CATEGORIA: Cartaz de Produto Cultural ou de Lazer
OURO: "Coca-Cola Festival de Parintins", da DIA para Coca-Cola Brasil. Direção de Criação: Leandro Pierucci. Planejamento: Camila Gadelha, Carolina Cunha, Tahnee Ayala. Redação: Gabriel Lepesteur. Direção de Arte: Carol Grimaldi e Michele Marrul. Produção Gráfica: Fabio Fernandez. Fotografia/Ilustração: Guilherme Horcades. Estúdio/Manipulação: Guilherme Horcades. Atendimento: Roberta Loyola e Marcia Tabajara. Aprovação: Daniel Mota.

CATEGORIA: Display Expositor ou Dispenser
OURO: "Casa", da STAFF para Ministério do Trabalho. Direção de Criação: Paulo Castro. Redação: Paulo Castro e Otto Pajunk. Direção de Arte: Bernardo Machado. Produção Gráfica: Jadilson Figueiredo. Fotografia/Ilustração: Studio H. Manipulação: Estúdio Ícone. Mídia: Sheila Calmon. Atendimento: Rafaella Eyer, Gabriela de Carvalho e Janaína Almada. Aprovação: Max Monjardim.

Para vender a Recreio, 11:21 vai atrás de quem aperta a pasta

11:21 aperta a pasta para atrair os clientes da Recreio que adoram economizar.
A turma da 11:21 continua na sua ótima linha da simplicidade criativa para mostrar que a concessionária Volkswagen Recreio é mais barata que suas concorrentes. Agora, a agência brinca com o hábito -- nem sempre admitido publicamente -- de muita gente apertar a pasta de dentes até a última possibilidade de sair alguma coisa.
A cena, com todas as técnicas utilizadas pelos apertadores de pasta (este colunista confessa que já conhecia todas) está no novo comercial de TV criado para o cliente. Depois de mostrar a cena, a cartela revela: "Típico cliente da Recreio. Adora economizar". E o conceito encerra: Recreio. Quem gosta de economia vem aqui.
A veiculação começa neste fim de semana em TV aberta. Alem do comercial de TV, a campanha conta com peças para internet e anúncio de jornal.

Ficha técnica:
Diretor de Criação: Gustavo Bastos
Criação: Gustavo Bastos, Paulo Franco, Leandro Barbosa
Produção: Arara Studio
Direção: Guilherme Pierri
Edição: Tales Penteado
Trilha/Sound Design: Silence
Foto (Mídia Impressa): Hamdan
Aprovação: Eloy Braz, Roberto Faria, Sérgio Rangel

Loja leva o GP do Prêmio Amplificação 2012

Daniel Bensusan e Marcelo Giannini, da agência Loja
Daniel Bensusan e Marcelo Giannini recebem o GP do Prêmio Amplificação 2012.
"Remédios", da agência Loja, Grand Prix
"Esperança", da 11:21, medalha de Ouro
O spot "Remédios", criado por Marcelo Giannini e Daniel Bensusan, da agência Loja, foi o vencedor do Grand Prix da terceira edição do Prêmio Amplificação, promovido pela produtora Silence. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, 10, durante festa realizada no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro.
Além dele, foram premiadas peças "Esperança", da agência 11|21, com a Medalha de Ouro, "Lembranças", da Staff, com a Medalha de Prata, "Operação", da Master, com a Medalha de Bronze.
Este ano, os criativos prepararam spots para a ONG Make a Wish Brasil, que realiza desejos de crianças que sofrem de doenças graves, mostrando que nada é impossível. O roteiro vencedor do Amplificação será veiculado nas emissoras do Sistema Globo de Rádio – patrocinador do prêmio – e terá a inscrição no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Além disso, o diretor de Criação do roteiro vencedor também será premiado com o passe de delegado do Cannes Lions 2012.
Todos os roteiros foram produzidos pela Silence e julgados por um júri formado por profissionais do mercado: Alexandre Leão (We), Carlos André Eyer (NBS), Fabio Seidl (Ogilvy), Giovanni Faria (Sistema Globo de Rádio), Isabel Hohagen (Make-A-Wish), Lula Vieira (Ediouro), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), Passarinho (Nova Onda), Rafael Pitanguy (Africa), Rodolfo Sampaio (Moma) e Rynaldo Gondim (AlmapBBDO).

Gente Que Vai e Vem

K! (Rio - RJ) - Claudia Horta é a nova vice-presidente da empresa. Claudia tem passagens pela F/Nasca, DPZ, JWThompson, Artplan (onde foi diretora de marketing do Rock in Rio) e Grupo EBX. Além dela, entra na agência de Kiki Gouvea o publicitário Moisés Aben-Athar, ex- NBS, como diretor de criação. O novo modelo adotado pela agência ainda conta com uma nova contratação. Depois de 9 anos na F/Nazca, com clientes no Rio de Janeiro e São Paulo, Bárbara Ferreira assume a gerência de atendimento, onde fará a coordenação geral de contas. (09/04/2012)

Rio 360 (Rio - RJ) - A agência de marketing promocional está com seis novos profissionais em duas áreas. Na pré-produção, Felipe Chevitarese, que já integrou o time de vários eventos produzidos pela agência, como Oracle Open Word, Boa do Samba, Bloco Azul Tim, Michelin e Red Bull X Fighters e também acumula experiência na área de produção cultural, assume o cargo de gerente de produção. Paula Dias, que foi coordenadora de marketing do BarraShopping e New York City Center, ocupa o cargo de pré-produtora. A equipe do setor também é formada por Jeniffer Oliveira e a estagiária Bárbara Freire e é comandada pela diretora de produção Marcia Machado.
O time de criação também está de cara nova. O diretor Alexandre Simas reforçou a equipe com o novo supervisor de criação Felipe Muller, ex-Befit e ex-Actuell que retorna à Rio360, onde trabalhou por três anos; o diretor de arte José Luiz Coelho, ex-Conceito e ex-FLX Comunicação; o retador Felipe DeMarco, ex-Befit e ex-Conceito; e o novo assistente de arte e designer 3D Luiz Augusto Sará, que até então dirigia um escritório próprio de design, Bird Design, voltado para a produção de móveis, trabalho que lhe rendeu o prêmio Planeta Sustentável, da Revista Casa Claudia, em 2011. A Rio360 conta atualmente com cerca de 50 colaboradores. (09/04/2012)

Morre Renato Jardim Moreira, pioneiro do marketing
Faleceu no último dia 3, Renato Jardim Moreira, o homem que, no marketing da Shell na década de 70, colocou a marca entre as maiores do País. Renato soube tão bem identificar a Shell com a juventude, que deixou a Esso, até então líder de mercado, com imagem de empresa velha. Renato morreu aos 88 anos de idade, completados em 23 de fevereiro, após longa enfermidade. Depois que deixou a Shell, estava dedicado à sua consultoria de mercado, voltada ao Comércio Exterior. O corpo de Renato foi cremado no Rio.