Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/MAR/2012
Marcio Ehrlich

 

11:21 conquista corretora Ativa

A Ativa Corretora de Valores é a nova conta da agência 11:21, que será responsável pelo reposicionamento da marca e pelo trabalho com o varejo e com o homebroker da corretora.
Com 29 anos de atuação e presença em 7 capitais brasileiras, a Ativa é uma conta nacional, o que faz o diretor da 11:21, Gustavo Bastos, comemorar, pelo crescimento que o segmento tem tido no mercado brasileiro.
As primeiras peças para o cliente entram no ar no final de março, com comercial em TV a cabo, revistas de companhias aéreas e internet.

Young Lions carioca abre inscrições

O Rio terá mais uma vez um representante no grupo do Young Lions no Festival de Cannes.
O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) será mais uma vez o responsável pela seleção dos criativos que vão representar o Rio de Janeiro no projeto Young Lions, que o Festival de Cannes promove para levar novos criativos de todo o mundo ao evento.
Entre os Youngs Lions brasileiros, uma dupla será escolhida pela organização nacional para participar de uma disputa internacional de criatividade, durante o Festival.
Para participar da etapa carioca, os interessados devem acessar a página do CCRJ no Facebook (www.facebook.com/RedeCCRJ) e clicar na aba Young Lions para saber mais informações.
As inscrições terminam no dia 12 de março e a divulgação dos resultados está prevista para 3 de abril próximo.
Entre as principais exigências para que os profissionais possam concorrer estão:
- Estar em atividade profissional no mercado há mais de 2 anos, em qualquer área da indústria da comunicação.
- Ter no máximo 28 anos até a época do festival, ou seja, ter nascido após 17 de junho de 1983.
- Submeter seu portfólio profissional ao júri que será definido pela organização do concurso carioca.

Paulo Fraga troca O Dia pela Fetranspor

Paulo Fraga
Paulo Fraga, agora cuidando do marketing da entidade que representa os ônibus do Rio.
Depois de 13 anos no grupo que edita o jornal O Dia, Paulo Fraga está com novo desafio. No início deste mês ele deixou a direção executiva da Ejesa para se tornar Diretor de Comunicação e Marketing da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro, a Fetranspor.
Fraga, no entanto, não se afasta totalmente da Ejesa. Ele passa a fazer parte do Conselho de Administração do grupo editorial.
De acordo com o publicitário, o seu antigo cargo não terá novo nome, sendo as funções absorvidas por José Mascarenhas, presidente da Ejesa.
Economista de formação, Paulo Fraga chegou a trabalhar na indústria financeira e no mercado de capitais -- passando pela Bolsa do Rio e por bancos como o Citibank e o Unibanco -- até assumir a direção comercial do jornal O Dia em 1997. De lá para cá, chegou a sair da empresa e passar pelo Jornal do Brasil e pela Gazeta Mercantil, mas voltou ao O Dia em 2007.
A Fetranspor congrega dez sindicatos de empresas de ônibus, inclusive as que representam os ônibus que atravancam o trânsito na cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, se for para melhorar a imagem dessas companhias, não vai faltar trabalho para o Paulo Fraga.

Confecção de Juiz de Fora chupa anúncio da Recreio

Confecção Chico Rei vende camiseta com anúncio da Recreio que homenageava o Fusca, sem pagar direitos autorais.
A confeção Chico Rei, de Juiz de Fora-MG, resolveu prestar uma homenagem ao Fusca nas camisetas que vende em seu site.
Só se esqueceu de pedir licença aos autores da ideia, os publicitários Gustavo Bastos e Antônia Zobaran, que criaram a peça de oportunidade para a Recreio, cliente da agência 11:21, para homenagear o fim da fabricação do veículo. O anúncio foi veiculado em 2005 em meia página do jornal O Globo.
A descoberta da contrafação surpreendeu o diretor da 11:21, Gustavo Bastos, que já acionou seu advogado para analisar o caso. De acordo com especialistas no assunto, a parte prejudicada, além de exigir a interrupção da produção da peça, poderia inclusive cobrar da confecção uma participação nos lucros obtidos com a venda da camiseta.
Gustavo ironiza: "fala-se tanto em chupadas no mercado publicitário, mas essa sim é a Chupada do Ano".

No aniversário do Rio, Extra lança livro da cidade em 3D

O novo comercial da Agência3 para o Extra segue na linha do humor para vender o Livro O Rio em 3D
Às vésperas de receber o título de Veículo Impresso do Ano do Prêmio Colunistas Rio -- em festa que acontece dia 7 de março, no Vivo Rio -- o jornal Extra está lançando uma campanha de TV para vender um livro que homenageia o Rio de Janeiro com fotos 3D da cidade. Assinada pela Agência3, a campanha é a primeira criação do redator Chiquinho Lucchini na agência com seu dupla Durval Filho e Ana Accioli, sob a direção de criação de Luis Cláudio Salvestroni.
A prática de lançar coleções já nasceu com o Extra. Segundo o diretor de mercado do Infoglobo, Mario Rigon, essas campanhas são tão bem sucedidas que uma das mais recentes, que dava copos do Rio para os leitores, chegou a distribuir um milhão de copos.
Focado na classe C desde o seu nascimento, o Extra está assistindo um crescimento em sua publicidade que acompanha os índices de poder aquisitivo deste público. "Os resultados subiram mais do que 15% no último ano", festeja Rigon, que credita os números ao interesse que este público passou a despertar em anunciantes de varejo e de classificados.
-- "Temos anunciantes de varejo que só anunciam no Extra entre os veículos do Infoglobo", diz o publicitário.
O Extra está vendendo hoje, aos domingos, cerca de 430 mil exemplares. Mas a nova realidade da classe C pode ser sentida na decisão do Infoglobo de também abrir para a marca um braço na internet. Focado em utilidade, celebridade, polícia e esporte, o site do Extra alcança atualmente, de acordo com Mario Rigon, acima de 18 milhões de visitantes únicos.
-- "Todo mundo agora está descobrindo a Classe C", lembra Rigon, completando que o jornal "nasceu para ser o veículo deste público e não se distanciou dele nem um momento, sem abrir mão da qualidade editorial". Para comprovar, ele cita orgulhoso: "O Extra já ganhou Prêmio Esso", o mais prestigiado do jornalismo brasileiro.

DM9Rio festeja o Rio com o por-do-sol do Arpoador

A vista da agência DM9Rio vai ser cenário do por-do-sol transmitido ao vivo neste aniversário do Rio de Janeiro.
Aproveitando a vista maravilhosa que tem da sua sacada no final do Leblon, a agência DM9Rio vai transmitir para todo o mundo, neste aniversário de 447 anos da cidade, o por-do-sol que sempre fez tanto sucesso lá para os lados da Pedra do Arpoador.
A transmissão será ao vivo, em livestream, numa parceria entre a agência, a empresa de tecnologia Brux e a produtora de áudio Sonido, que criou uma trilha que também poderá ser baixada da internet.
A transmissão acontecerá a partir das 17h, na página da agência no Facebook (www.facebook.com/dm9rio).

CCA Laticínios é a nova conta da DM9Rio

DM9Rio vai promover o leite de cabra nas redes sociais
A DM9Rio foi escolhida pela CCA Laticínios, de Friburgo -- uma das líderes do segmento de leite de cabra no país --, para o comunicação da sua linha de leites de vaca, que está no mercado com a marca Fazendas do Rio. Em paralelo, a DM9Rio vai promover a marca Caprilat, a dos leites de cabra, nas redes sociais.
O mercado de leite no Brasil, explica Antonio Carlos Cordeiro, diretor da CCA, tem um enorme potencial de crescimento. O consumo per capita de lácteos no Brasil, em 2010, foi de 160 litros, o que cobre apenas um pouquinho mais que o café-com-leite matutino. Na Argentina, por exemplo, o consumo per capita chega a 213 litros. Curiosamente, o brasileiro bebe mais refrigerante e sucos que leite. Enquanto aqueles têm, cada um, 17% do consumo de bebidas do brasileiro, o leite fica com apenas 13%.

Gente Que Vai e Vem

Otto PajunjArtplan (Rio - RJ) - Otto Hans Pajunk (foto à direita) deixou a Vice-Presidência de Mídia da agência, onde está há 14 anos. A partir de março, ele assume uma função no novo Comitê de Incentivo da Artplan, grupo que vai cuidar de relacionamentos comerciais com veículos e fornecedores, dirigido por Lionel Chulam, VP Financeiro da agência. Otto atua na área de mídia desde 1973, tendo passado pelas agências Aroldo Araújo, SGB e McCann Erickson.
A Artplan ainda não tem o nome de quem substituirá a Otto no comando do departamento de Mídia.
(29/02/2012)