Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 20/FEV/2012
Marcio Ehrlich

 

NutsLocomotyva e Gema se fundem no Rio

Sérgio Cardoso
Sérgio Cardoso: a nova NutsLocomotyva vai poder oferecer muito mais serviços ao mercado publicitário.
EM PRIMEIRA MÃO - A produtora de comerciais carioca Gema Filmes e o estúdio de criação e produção NutsLocomotyva estão juntando suas operações após o Carnaval. O objetivo, explica Sérgio Cardoso, fundador da Gema, é passar a oferecer ao mercado -- sob o guarda-chuva da marca NutsLocomotyva -- uma estrutura mais ampla de serviços, que vão da ilustração à produção de comerciais, passando por fotografia e animação 3D, entre outras coisas.
A NutsLocomotyva nasceu em agosto de 2010, da fusão do estúdio Nuts, criado em 2009 pelo diretor de arte Tico Moraes, com a Locomotyva, de Bruno Jacobsohn, Fernando Gabriel e Rodrigo Leite. Atualmente, também faz parte da equipe o premiado fotógrafo Guido Paternò Castello. Já a Gema surgiu no mercado em 2011, numa associação de Cardoso com os diretores de cena Bruno Murtinho e Adilson Jr.
Adilson, por conta do aumento de demanda dos seus trabalhos para agências de fora do Rio de Janeiro, não seguirá na nova sociedade, que já está procurando um escritório maior para se instalar na Barra da Tijuca a partir de março.
Apesar do pouco tempo de existência das duas empresas, elas já sairam de 2011 com prêmios no portfolio. É da Gema a produção do comercial "Copiadora", da 11:21, medalha de Ouro no Colunistas Rio. E a NutsLocomotyva assina as imagens da campanha da DPZ para o Festival da ABP que levou Ouro de Mídia Impressa na mesma premiação.

Estadão oficializa os jurados brasileiros de Cannes

Flávio Castro, jurado de PR Lions, é jornalista e já trabalhou no Globo e na Gazeta Mercantil.
Este ano, o jornal Estadão resolveu não convidar nenhum publicitário carioca para os júris do Festival de Cannes, que o veículo representa no Brasil.
O Rio de Janeiro será representado por um jornalista, o sócio da assessoria de imprensa FSB, Flávio de Castro, na premiação de Relações Públicas.
O último publicitário do Rio em um júri do concurso foi Álvaro Rodrigues, em 2010, na área de Rádio. Em 2011, coube também a premiação de Rádio para o Rio, que teve a produtora Zanna Lopes como jurada.
Estes serão os jurados brasileiros:

Titanium & Integrated: Mario D'Andrea (Fischer & Friends)
Film Lions: Guga Ketzer (Loducca)
Press Lions: Manir Fadel (Lew'Lara\TBWA)
Promo & Activation Lions: Anselmo Ramos (Ogilvy)
Direct Lions: Carlos Domingues (Age Isobar)
PR Lions: Flávio Castro (FSB)
Media Lions: Gustavo Gaion (Y&R)
Cyber Lions: Luciana Haguiara (AlmapBBDO)
Design Lions: Renata Melman (100% Design)
Radio Lions: Roberto Fernandez (JWT)
Outdoor Lions: Wilson Mateos (DM9DDB)
Creative Effectivness: João Ciaco (Fiat)
Film Craft: Dulcídio Caldeira (ParanoidBR)
Mobile: Léo Xavier (Grupo Mobi)

O Festival acontece entre 17 e 23 de junho, na cidade de Cannes, ao sul da França.

Silence bota em votação destino dos diretores de criação

Depois de assistir ao vídeo do diretor de criação, usuários podem decidir se ele vai para o céu ou para o inferno.
A festa do Prêmio Amplificação, marcada para 10 de abril no Teatro Rival, poderá ter caminhos diferentes dependendo de se a maioria dos publicitários cariocas votar para mandar os diretores de criação do mercado para o Céu ou para o Inferno.
A brincadeira está acontecendo no site www.vemproinferno.com (N.R.em 2013: site atualmente desativado), onde os 25 diretores de criação cariocas convidados a participar do projeto este ano ganharam vídeos exclusivos e botões de votação para os visitantes definirem seus destinos.
A campanha foi criada pela Script para a produtora Silence, responsável pelo evento, que chega a seu terceiro ano. O objetivo é estimular os diretores de criação a desenvolverem roteiros de rádio para a ONG Make a Wish (www.makeawish.org.br) que realiza desejos de crianças que sofrem de doenças graves, mostrando que nada é impossível. O roteiro vencedor do Amplificação -- produzido naturalmente pela Silence -- será veiculado nas emissoras do Sistema Globo de Rádio - patrocinador do prêmio - e terá a inscrição no Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Além disso, o diretor de Criação do roteiro também será premiado com o passe de delegado do Cannes Lions 2012.
Este ano os diretores de Criação convidados são: Alex Nunes (EuroRSCG), Alexandre Motta (Publicis), Álvaro Rodrigues (DM9Rio), Bob Gebara (Master), Bruno Richter (Camisa 10), Carlos di Célio (F/NazcaS&S), Daniel Bradock (Percepttiva), Dudu Almeida (Quê), Felipe Rodrigues (Giovanni+Draftfcb), Filipe Raposo (DPZ), Flávio Medeiros (Heads), Gustavo Bastos (11:21), Gustavo Tirre (Artplan), Heleno Bernardi (Casa da Criação), João Santos (Giacometti), Luis Claudio Salvestroni (Agência3), Marcelo Giannini (Loja), Marcelo Santos (am:pm), Marcello Mendes (BBT), Marcello Noronha (NBS), Marcos Apóstolo (Binder), Paco Conde (Ogilvy), Paulo Castro (Staff), Raul Fernandes (JWT) e Ricardo Real (Script).
FICHA TÉCNICA DA CAMPANHA
Direção de Criação: Ricardo Real
Criação: Guto Azevedo, Lincoln Lopes, Nader Shousha, Thiago Manhães
Atendimento: Débora De Luca, Vivian Pecheco
Produtora/ Imagem: Cinerama Brasilis
Direção/Filme: Bruno Duarte
Produtora/Som: Silence
Produtora/Web: Microwave
Aprovação Cliente: Dudu Lopes

Quê agora quer mais é ser feliz

Dudu Godoy, presidente da Quê, Eduardo Almeida, diretor de criação, e Otto de Barros Vidal, da holding PPR, entram no clima divertido da nova felicidade da agência.
Eduardo Almeida, diretor de criação, Fátima Rendeiro, diretora de mídia, Tatiana Soter, diretora de atendimento, e Gustavo Ferro, da Petrobras, posam ao lado da nova marca da Quê.
Mudando sua marca, papelaria e site, a agência Quê Comunicação está de cara nova. Literalmente. Imagens sorridentes estarão presentes na internet para simbolizar a mudança na filosofia de RH da agência, que agora vai monitorar continuamente o Índice de Felicidade dos seus funcionários.
Em coquetel realizado na agência esta quarta-feira, 8, para apresentar o novo posicionamento aos clientes e à imprensa, "sorrisos" divertidos foram distribuídos a todos, reproduzindo as peças que estarão na internet a partir da próxima semana.
A agência também quer ser mais presente no mercado, disputando contas e espaço nos noticiários do setor. A assessora de imprensa Flávia Nakamura, que havia sido da Giovanni por um bom tempo, é a nova aquisição da agência, passando a cuidar do relacionamento da Quê com o trade.
De acordo com Dudu Godoy, presidente da Quê, salário não é mais o que basta para deixar uma equipe satisfeita. "É preciso criar um ambiente em que todos os funcionários, da faxineira aos diretores, se sintam estimulados a alcançar os resultados definidos no planejamento da empresa", explica.
Estes resultados, no caso da Quê -- conta seu presidente --, já estão sendo revertidos diretamente para o bolso da equipe. Encerrado o exercício de 2011, como as metas foram superadas, a agência determinou um bônus que foi distribuído a literamente todos os que participam de sua folha de pagamentos.
Além disso, a agência está levantando com a equipe o que eles gostariam que o escritório tivesse para deixar sua experiência de trabalho mais confortável e divertida. Uma solicitação das mulheres, que já vai ser atendida, é a presença de uma manicure pelo menos uma vez por semana. Uma sala do escritório, aliás, será liberada exatamente para o lazer dos funcionários. Quem vai pagar pelos esmaltes e remoção das cutículas? A Quê, é claro. Tudo em nome da tal da felicidade.

Janelapédia volta à ativa em domínio próprio

A Janelapédia já tem 1.047 páginas de conteúdo sobre profissionais e empresas do mercado carioca.
Depois de um período de testes, a Janela Publicitária está liberando para o mercado o acesso à Janelapédia, a enciclopédia dos profissionais e empresas atuantes na publicidade carioca, que agora está no domínio próprio www.janelapedia.com.br.
Baseada na plataforma Wiki, que permite a atualização interativa do conteúdo, a Janelapédia pode ser lida por qualquer pessoa navegando na Internet, mas terá a edição das páginas restritas a usuários cadastrados, como forma de garantir a consistência das informações fornecidas.
No momento, a Janelapédia contém 1.047 páginas de conteúdo, com nomes e biografias de criativos, atendimentos, mídias, produtores e jornalistas especializados, além de informações sobre as principais agências atuantes no mercado e diversas que já encerraram suas atividades.

Morre Hélio Ramos

Hélio RamosFoi enterrado dia 6 de fevereiro o publicitário Hélio Ramos que, junto com seu irmão Márcio Ramos, revolucionou a publicidade de varejo no Brasil com sua agência Labor, que atendeu Ponto Frio, Brastel e Casas da Banha.

Gente Que Vai e Vem

Marcelo ColiArtplan (Rio - RJ) - Marcelo Coli (imagem à direita) é o novo redator da equipe do diretor de criação Roberto Vilhena. Coli estava na Euro RSCG Contemporânea, mas já passou por agências como Doctor, McCann e Fischer (10/02/2012)

Diretoria Cinematográfica (Rio - RJ) - A produtora do diretor Libero Saporetti, reforça a área de Atendimento com a contratação de Tiago Guimarães, que estava na revista Quiosque de Ideias e já passou também pela Fábrica de Ideias, Editora Target e Propagaer. (07/02/2012)