Binder
e NBS levam GPs no Colunistas Rio
A Binder foi escolhida a Agência
do Ano do Prêmio Colunistas
Propaganda Rio 2011, julgado este
fim-de-semana. A agência, que
está comemorando 10 anos de
fundação, conquistou
o prêmio como reconhecimento
ao seu crescimento e investimentos
no mercado carioca em 2010 e 2011.
|
Antonino Brandão, da
NBS, o Profissional de Propaganda
do Ano. |
Já a NBS levou o Grande Prêmio
de Melhor Desempenho Criativo, pela
conquista de 22 medalhas -- 10 delas
de Ouro -- no concurso. O diretor de
atendimento da agência, Antonino
Brandão, também foi homenageado
pelo júri, com o título
de Profissional de Propaganda do Ano.
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Álvaro Rodrigues, da
Agência3, o Publicitário
do Ano do Colunistas Rio 2011
|
O Grande Prêmio de Publicitário
do Ano foi conferido ao presidente da
Agência3 e sócio do grupo
3+, Álvaro Rodrigues, que viu
sua agência também se destacar
na premiação, com 18 medalhas,
sendo sete de Ouro.
O júri do Prêmio Colunistas
Propaganda Rio -- que está completando
30 anos de existência -- ainda
escolheu a Coca-Cola como o Anunciante
do Ano. A empresa conquistou seis medalhas
na premiação, através
de trabalhos de suas agências
DPZ, NBS e Ogilvy & Mather.
Os destaques de veículos foram
para o jornal Extra, escolhido o Veículo
Impresso do Ano, e para a rádio
Mix FM, indicada a Veículo Eletrônico
do Ano.
O júri do Prêmio Colunistas
Propaganda Rio 2011 foi presidido por
Marcio Ehrlich (Janela Publicitária)
e integrado também por Armando
Ferrentini (Editora Referência),
Claudia Penteado (Jornal do Commercio
e Propmark), Jomar Pereira da Silva
Roscoe (Revista Banco Hoje), José
Luis Vaz (Júri de Mídia
Digital e Websites), Leo Ehrlich (Wunderman
Dubai - Júri de Mídia
Digital e Websites), Marcelo Coli (CCRJ
e Euro RSCG), Marcelo Lobo (W/McCann),
Maria Alice Langoni (ESPM) e Samantha
Schmitz (Quiosque de Ideias).
Foram premiados 121 trabalhos de 20
agências de publicidade: 11:21,
Agência3, Artplan, Binder, Bloco
C, Conexão Brasil, DPZ, Eco,
Espaço/Z, Giacometti, Giovanni+Draftfcb,
Heads, Loja, NBS, Ogilvy, PS10, Quê,
Script, Staff, e Zign. Entre as medalhas
de ouro destas agências, os jurados
escolheram, por voto secreto, os vencedores
dos Grandes Prêmios de Trabalhos,
que serão revelados somente durante
a festa da premiação,
que será realizada no primeiro
trimestre de 2012.
A ata do Prêmio Colunistas Propaganda
Rio e os trabalhos premiados podem ser
vistos no site do concurso, em www.colunistas.com.
Colunistas
Promo escolhe Rio360 como Empresa
do Ano
|
Manoel Arthur Villaboim, da
Expomídia: Empresário
de Marketing Promocional do
Ano |
A Rio360 foi escolhida a Empresa de
Marketing Promocional do Ano do Prêmio
Colunistas Promo Rio 2011, julgado no
último fim-de-semana no Leme
Othon Hotel. A agência ficou conquistou
3 medalhas no concurso, inclusive o
GP de Case do Ano para "Boa de
Samba", da Antarctica.
O júri, presidido por Marcio
Ehrlich (Janela Publicitária)
e composto ainda por Claudia Penteado
(Jornal do Commercio e PropMark), Eduardo
França (ESPM) e Michael Andrade
(Marketing Vision), escolheu o presidente
da Expomídia, Manoel Arthur Villaboim,
como o Empresário de Marketing
Promocional do Ano, homenageando ainda
Márcio Formiga, do Grupo Adma,
como o Profissional de Marketing Promocional
do Ano.
|
Márcio Formiga, do Grupo
Adma: Profissional de Marketing
Promocional do Ano |
A Petrobras Distribuidora, que teve
trabalhos premiados através
das agências Expomídia
e New Quality, vai receber o diploma
de Cliente de Promoção
do Ano.
A relação completa de
premiados, com links para as apresentações
da maioria dos trabalhos, está
disponível no site da premiação,
em www.colunistas.com.
Veja a seguir os trabalhos que foram
selecionados como Grand Prix e suas
fichas técnicas.
GP de Case de Marketing Promocional:
"Boa do Samba", da RIO 360
para Antarctica.
Redação: Felipe Muller.
Direção de Arte: Rafael
Mendez. Diretora de Produção:
Juliana Braga. Produtor: Kelly Fernandes.
Produtor Assistente: Patricia Modesto.
Atendimento: Elisa Najman. Aprovação:
Thiago Zanettini.
GP de Evento Promocional: "Prêmio
Atitude Carioca 2011", da GRUPO
ADMA EVENTOS para Record Rio.
Direção de Criação:
Márcio Formiga. Planejamento:
Marcelo Alves. Redação:
Márcio Formiga. Direção
de Arte: Luciano Cian, Eduardo Serra
e Leonardo Gouvea. Produção
Gráfica: Rodrigo Affonso. Produtora
de Filme: Manjubinha Filmes. WebDesign:
Kombo. Atendimento: Daniela Peres
e Cristiane Viana. Aprovação:
Thomaz Naves e Mariana Lopes.
GP de Ação Promocional:
"Chinelaria Rider", da LOJA
para Rider.
Direção de Criação:
Marcelo Giannini. Direção
de Arte: Marcelo Giannini e Claudio
Portugal. Atendimento: Roberta Folly.
Aprovação: Renata Salles
Brun, Claudio Romano e Renato Byington.
GP de Material Promocional: "Gil
+ 10", da TAPIOCA para Rádio
Mpb Fm.
Direção de Criação:
Renato Benicio. Redação:
Thiene Barreto. Direção
de Arte: Claudio Mello. Produção
Gráfica: Lyana Ferraz. Atendimento:
Jadna Rodrigues e Lyana Ferraz. Aprovação:
Ariane Carvalho e Viviane Grosiman.
GP de Ação Ou Campanha
de Marketing Direto: "Devolução",
da SCRIPT para Surfrider Foundation
Brasil.
Direção de Criação:
Ricardo Real. Redação:
Felipe Machado. Direção
de Arte: João Paulo Medeiros
e Thiago Manhães. Produção
Gráfica: Marcelo Rodrigues.
Produtora de Filme: TCO Filmes. Produtora
de Áudio: Buena Música.
Direção do Comercial:
JP Braga. Nando Azevedo e Fernando
Fernandez. Atendimento: Ricardo Real.
Aprovação: Sergio Mello.
BBT
nasce no Rio propondo novo conceito
|
Ângela Milet: "O
cliente quer falar com quem
entende do assunto". |
EM PRIMEIRA MÃO - Garantindo
que o formato atual de atendimento das
agências de propaganda está
ultrapassado, já que foi criado
há 62 anos, os publicitários
José Calazans, Ângela Milet
e Marcello Mendes estão abrindo
no Rio a BBT, sigla que significa "Big
Bang Theory", nome escolhido para
simbolizar que a empresa estará
sempre em expansão.
Calazans está vindo da Euro
RSCG Contemporânea enquanto
Ângela e Marcello deixaram a
Script, onde eram diretores de planejamento
e de criação, respectivamente.
Além deles, participarão
da sociedade um publicitário
de Brasília e outro de São
Paulo, cujos nomes ainda estão
sendo mantidos em segredo. A agência
já conta com 10 profissionais
e será lançada oficialmente
em dezembro.
Segundo Ângela Milet, o modelo
de atendimento em que um único
profissional fica fazendo a ponte entre
a agência e o cliente está
totalmente superado em tempos de tantas
opções de comunicação.
"Isto funcionava no tempo em que
só existiam jornais e rádios
como mídia", lembra ela,
garantindo que é muito difícil
que os atendimentos consigam entender
de tudo o suficiente para não
ter que ficar indo e vindo várias
vezes do cliente até resolver
todas as questões de um job.
Na BBT, diz ela, cada projeto do cliente
terá um gestor, definido segundo
sua expertise. A publicitária
discorda de que o modelo atual se deveria
ao cliente não querer ficar falando
com muita gente da agência e preferir
resolver tudo com uma única pessoa.
"Toda a minha experiência
na Contemporânea e na Script mostra
que os clientes querem é solucionar
seus problemas rapidamente e preferem
falar com quem entenda do assunto",
assegura.
Rodar
ou não rodar a pasta: eis a
questão
Há pouco tempo, a Janela
fez uma matéria sobre o grande
turn-over que vem ocorrendo na área
de criação. O criativo
Chiquinho Lucchini, ex-diretor de
criação da Quê
e hoje redator da Agência3,
mandou para a Janela um texto exclusivo
sobre como vê a questão,
dando suas dicas para os criativos
que estejam pensando em trocar de
empresa:
|
Chiquinho Lucchini: "Com
a queda de remuneração
das agências é
natural a juniorização
das equipes". |
O mercado está em ebulição
com investimento de multinacionais,
fusões, aquisições,
troca das contas, dos nomes nas equipes,
os jogos de 2014 e 2016. E já
que a nossa profissão ajuda
a manter a economia aquecida, é
natural então que a economia
aquecida colabore com a dança
das cadeiras dos profissionais de
criação. Aí muitos
em vez de vestirem a camisa, trocam
de camisa.
Não acho que este imediatismo
seja exclusivo da geração
Y. Se hoje somos um pouco mais experientes,
logo, menos afoitos; será que
um dia não fomos nós
os jovens criativos ansiosos em busca
de um espaço no mercado, reconhecimento,
"prestígio", prêmios,
melhores colocações
e salários?
Com a queda de remuneração
das agências e consequentemente
de salários, também
é natural a juniorização
das equipes. Gente mais nova, ganhando
menos e fazendo mais.
Não que os mais novos não
sejam importantes. São fundamentais!
Oxigenam o mercado, o ambiente, as
ideias. Quem já trabalhou comigo,
sabe que sempre gostei de trabalhar
com eles. Até porque já
fui um deles.
Não que não existam
talentos-prodígios. Está
aí o Neymar para confirmar
isso.
Mas será que não temos
exigido demais de quem está
ali primeiro para aprender? Será
que não estamos dando muita
responsabilidade para quem ainda não
tem tanta experiência e cobrando
de quem não está preparado
para assumi-la? Tem coisas que não
se aprende só em Graduação,
Pós, MBA`s, Mestrados, Doutorados,
Cursos Especializados, Haward, etc.
Se aprende com o tempo. Com a vida.
A paciência é uma virtude
que só vem com a maturidade.
Eu mesmo só aprendi isso depois
de um tempo. Após quase 15
anos no mesmo lugar, trabalhando para
vários clientes, em especial
a Petrobras, deixei no final de agosto
a agência onde entrei como redator
em 1997, passei a supervisor em 2001
e a diretor de criação
em 2005.
Mas antes, trabalhando todo esse tempo
para a Petrobras, passei por trocas
de presidentes, da República
e da Companhia, gerentes e equipes
de comunicação com os
mais variados perfis. Aprendi sobre
a empresa, conheci melhor o negócio
do petróleo, fiz visitas a
refinarias, Cenpes - o centro de pesquisa
da Petrobras - a plataformas na Bacia
de Campos. Fui do institucional, ao
internacional, dos patrocínios
ao mercadológico. Vi a empresa
chorar de tristeza com o episódio
da Baía de Guanabara e da P-36
e de emoção com a chegada
da companhia na Bolsa de Valores de
Nova Iorque, a histórica campanha
dos 50 anos, a chegada da marca na
Argentina, do Lubrax na America do
Sul, de ver a empresa atingir a auto-suficiência
na produção de petróleo
e, mais recentemente, com a conquista
do pré-sal e uma nova era.
O desafio era mesmo a nossa energia.
Como dá pra perceber, passei
por muitos momentos bons. Outros nem
tanto. E isso só dá
pra viver passando muito tempo com
ele, com o tempo.
Na agência também foi
assim. Ganhamos clientes e outros
se foram. Ganhei prêmios nacionais
e internacionais. Talvez, até
algum reconhecimento no mercado.
Não posso dizer que não
valeu. Tive a oportunidade de errar,
acertar, crescer, aprender, ensinar
o pouco que sei, dirigir uma equipe,
contratar talentos, formar outros,
dar uma cara a agencia. Fazer reuniões
operacionais. Incontáveis,
Concorrências. Igualmente incontáveis.
Aprendi com os diretores de criação
com quem trabalhei a trabalhar criativamente
com contas públicas em Brasília.
Sem contudo me esquecer de como é
na iniciativa privada. Viajar para
os outros escritórios. Conhecer
mercados e realidades completamente
diferentes. Acompanhar produções
de perto. Apresentar campanhas para
presidentes de companhias, conselhos,
etc. Administrar egos. Lidar com pessoas
diferentes de mim e que também
pensam e agem de forma diferente.
E entender que, apesar disso tudo,
pode sim haver uma soma. Quando se
quer.
Agora que eu estou diante de uma
nova era, permita-me uma reflexão.
• Procure o seu espaço
com sabedoria e busque a sua importância
no dia a dia da agência e no
negócio dos clientes subindo
degrau por degrau. Não queime
etapas ou quem se queima é
você.
• Não faça leilão
com o seu talento. Ele é a
sua matéria prima, mas você
não é um produto.
• A agencia costuma ser a cara
do dono. Pense nisso antes de ver
se ela se encaixa no perfil que você
quer para o seu trabalho.
• Construir uma carreira está
diretamente relacionado com a construção
de uma marca. Isso pode levar algum
tempo, mas com certeza também
leva você mais longe.
• É preciso um tempo
mínimo de agencia para conseguir
entender o DNA do cliente, a cultura
do anunciante, do seu segmento, seu
negócio, mercado de atuação,
seus concorrentes diretos e indiretos.
E lembre-se sempre: mesmo que seja
você quem crie, ele é
do cliente. É a favor dele
e para ele que trabalhamos.
• Procure entender a importância
no anunciante para a sociedade, o
papel no crescimento do país,
na geração de empregos,
e na atuação sócio
e ambientalmente responsável.
o Mesmo que você seja um gênio,
ou se considere um, o trabalho é
feito por uma equipe. "Nenhum
de nós é tão
bom, quanto todos nós juntos".
• Você vai passar muito
tempo dentro da agência. Logo,
o bom clima, o bom ambiente, são
fundamentais. Contribua para isso.
É natural um criativo trocar
de agência? Sim, é. Até
os clientes fazem isso.
Deputados trocam de partido por interesses.
Jogadores de futebol que juravam amor
a torcida trocam de clube. E o máximo
que fazem é não comemorar
gol contra seu ex-time.
Mas tenha um mínimo de critério.
Demonstre comprometimento, responsabilidade
e será bem visto. Você
participará de reuniões
com clientes. Vai ser a cara da agência
lá, o cartão de visitas.
Pense muito antes de ficar mudando
toda hora. Se acharem pertinente,
lembrem de pelo menos algumas dessas
dicas. E, acima de tudo, tenha perseverança
ao longo da carreira para que a carreira
seja realmente longa. Porque nessa
profissão, a perseverança
será tão fundamental
quanto o talento.
Chiquinho Lucchini, diretor
de criação da Quê
Comunicação até
agosto de 2011.
PS.: Aos que perguntarem o
porquê da minha saída
se defendo a permanência, respondo.
Leiam Eclesiastes Cap 3. "Há
tempo para todo propósito."
Casa
& Vídeo entra no ar com
campanha da Grey
|
A primeira campanha da Grey
para a Casa & Vídeo
entrou no ar em tv aberta e
por assinatura. |
A Grey está saindo com a sua
primeira campanha para a rede Casa &
Vídeo no Rio de Janeiro, conta
conquistada em concorrência em
agosto deste ano, depois que a empresa
deixou a carteira da Artplan. As peças
usam como gimmick o "&"
que faz parte da marca da empresa, agora
transformado em enfeite de árvore
de Natal. O símbolo aparece unindo
palavras que lembram o espírito
natalino, como amar & compartilhar,
beijos & abraços, paz &
surpresas, pressa & aperto, entre
outros.
Os comerciais começaram a ser
veiculados no último sábado,
26 de novembro, com inserções
divididas entre TV aberta (Globo, Band,
Record, SBT e Rede TV) e canais fechados
(Megapix, GNT, Multishow e os infantis,
Cartoon Nickelodeon e Discovery Kids).
Também os encartes da rede de
varejo e os materiais de merchandising
nas lojas passarão por mudanças,
refletindo o tema da campanha.
A criação da campanha
de Natal da Casa & Vídeo
é da Grey São Paulo, mas,
a partir da campanha de verão,
a Casa & Vídeo já
terá criação desenvolvida
pela equipe da agência no Rio
de Janeiro.
Biruta
leva caravana da Ampla ao interior
do Rio
Até o próximo dia 22
de dezembro, 18 municípios
do Estado do Rio vão receber
a ação "Cantos
de Natal", promovida pela distribuidora
de energia Ampla, com um ônibus
transformado em palco decorado com
temas natalinos para apresentar um
coral composto por alunos da escola
pública Ciep de Magé.
O projeto, que está em sua
segunda edição, foi
desenvolvido pela Biruta e já
conquistou prêmios, como o Colunistas
Promo e o Festival da ABP.
A ideia é levar um espetáculo
gratuito com a magia do Natal iluminado
para cidades do interior, que são
carentes de atrações
com este perfil.
A direção de criação
foi de Alan James, com planejamento
de Romulo Groisman e aprovação
de Tomas Neves.
Mineirinho
vai à TV pela PS10
|
"Cobra", um dos comerciais
da PS10 para o Mineirinho.
|
Depois de levar o refrigerante Mineirinho
de volta à mídia impressa,
a agência carioca PS10 está
colocando o produto na televisão
e no rádio, para reforçar
o conceito "Ninguém aguenta
sempre o mesmo sabor". São
três comerciais -- "Cobra",
"Baleia" e "Planta Carnívora"
--, todos em animação,
com produção da Visorama,
seguindo a linha de simplicidade gráfica
adotada na campanha impressa.
As peças de rádio -- produzidas
pela Pardal -- mostram chefs de vários
países tentando inovar. Um italiano,
por exemplo, dá uma receita de
temaki, enquanto o japonês explica
como fazer um kibe frito.
A criação é de
Alan Markenson, Daniel Donato, Hugo
Pontes e Marcela Chermont, com direção
de criação de Otávio
Mello. A aprovação no
cliente é de Roberto Ferah.
Gente Que Vai e Vem AlmapBBDO (São Paulo
- SP) - Contratou dois redatores para
integrar seu time de criativos. Daniel Oksenberg,
que passou pelas agências Africa e
F/Nazca, e Rodrigo Resende, que já
trabalhou na Doisnovemeia, na Comunicata,
na Mr. Brain e na Settegraal, todas de Brasília,
além da Mohallem/Artplan na capital
paulista. (29/11/2011)
Conspiração
(São Paulo - SP) - Christiano
Metri é o novo diretor de cena da
produtora. Com quase 20 anos de carreira
em publicidade, Christiano Metri tem passagens
pelas produtoras Film Planet, Movi&Art
e Margarida Filmes. Metri começou
dirigindo curtas metragens aos 14 anos e
desde então dirigiu vários
curtas, videoclipes e filmes publicitários.
Atualmente desenvolve também projetos
para TV e cinema. (29/11/2011)
CONTA
NOVA NA X-TUDO - Disputando
com a PMG e a Mastermídia
(que tinha a conta), X-Tudo levou
a concorrência da rede de
fotodepilação Não+Pêlo,
que já tem mais de 300
unidades no Brasil. A primeira
campanha entra na mídia
em Janeiro de 2012.
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