Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/NOV/2011
Marcio Ehrlich

 

48 agências cariocas disputam o Colunistas Rio

No ano em que completa o seu 30º aniversário no Rio de Janeiro, o Prêmio Colunistas vai analisar o trabalho de 48 agências do mercado carioca durante o julgamento que acontece nos próximos dias 26, sábado, e 27, domingo, no Leme Palace Hotel, do Rio de Janeiro.
Apesar de o Prêmio Colunistas existir desde 1969 -- é a mais antiga premiação brasileira do setor ainda em atividade -- o primeiro julgamento da regional carioca aconteceu apenas em 1982, promovido, na época, pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Naquele ano, a MPM Propaganda foi escolhida a Agência do Ano, enquanto o criativo Rogério Steinberg foi eleito o Publicitário do Ano e a Souza Cruz o Anunciante do Ano.
Organizado atualmente pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade (Abracomp), o Prêmio Colunistas Rio ampliou sua cobertura para julgar trabalhos de Publicidade, Marketing Promocional e Design. Nesta versão 2011, os júris dos três concursos analisarão 644 trabalhos, como cases, anúncios, comerciais de televisão, ações promocionais e embalagens, entre outros, das agências 11:21, Agência3, Agnelo Pacheco, Artplan, Binder, Biruta, Bloco C, BR3, Cake, Camisa 10, Conceito, Conexão Brasil, Dia, DPZ, Eco MKT & COM, Element, Espaço/Z, Expomidia, F/Nazca, Giacometti, Giovanni+Draftfcb, Grande, Grupo Adma, Heads, K!, Kanguru, Loja, NBS, New Quality, Ogilvy & Mather, Packaging Brands, Pândega, Parceria Ilimitada, Percepttiva, Pimenta, Prole, Promooffice, PS10, Quê, Rio 360, Script, Squadro, Staff, Tapioca, Zerotrês e Zign.
O Colunistas 2011, conta o vice-presidente da Abracomp, Marcio Ehrlich, está trazendo também a novidade de disponibilizar as peças inscritas para o mercado analisar ao mesmo tempo que os jurados. Os trabalhos estão online no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com/pc2011/rj.
Estes serão os jurados dos três concursos que compõem o Prêmio Colunistas Rio 2011:

PRÊMIO COLUNISTAS PROPAGANDA

* Armando Ferrentini: Fundador do Prêmio Colunistas e presidente do Conselho da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é diretor-presidente da Editora Referência, que publica o jornal Propmark e as revistas Propaganda e Marketing.
* Claudia Penteado: Jornalista especializada em publicidade, com passagens pela Meio & Mensagem e Jornal do Brasil, escreve atualmente no Jornal do Commercio e no Propmark.
* Jomar Pereira da Silva Roscoe: Jornalista e publicitário, com passagens por jornais, agências e anunciantes do Rio de Janeiro, foi presidente de entidades representativas do mercado, como ABAP-Rio e ABM, entre outras. Com vasta experiência em concursos publicitários, chegou a ser presidente do júri do Festival de Nova York.
* José Luis Vaz: Diretor de arte com 18 anos de experiência, passou pelas agências Contemporânea, McCann, Fischer, Y&R, com prêmios conquistados em Cannes, CCSP, Archive etc. Está há 3 anos dedicado à área de comunicação online e participará do júri online para as áreas de Mídia Digital e Websites.
* Leo Ehrlich: Diretor de arte com passagens por agências como AgênciaClick, DM9DDB e Grupo W (México), está atualmente na Wunderman de Dubai. Soma Leões em Cannes a premiações no OneShow, New York Festivals, Fiap, El Ojo e CCSP. Participará do júri online para as áreas de Mídia Digital e Websites.
* Marcelo Coli: Representando o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), o redator da Euro RSCG Contemporânea já passou por agências como Doctor, McCann, Casa da Criação e FischerAmérica, com diversas premiações em concursos nacionais e internacionais.
* Marcelo Lobo: Um dos mais premiados diretores de arte do Rio de Janeiro, passou por agências como Agência3, Script, Giovanni e V&S, estando, desde 2009, na W Rio, hoje WMcCann. Já participou, em 2006, do júri do Colunistas Rio, como diretor do CCRJ.
* Marcio Ehrlich: Jornalista e publicitário, é editor da Janela Publicitária e coordenador nacional do Prêmio Colunistas. Trabalhou na agência V&S e já passou por veículos como TV Bandeirantes, SBT, Última Hora, Jornal do Commercio e Rádio Jornal do Brasil, entre outros.
* Maria Alice Langoni: Diretora da ESPM, coordenadora da Escola de Criação da entidade, já atuou em mídia, atendimento e planejamento, com passagens por agências como MPM e GR.3. Já foi premiada como Profissional do Ano pela ABP.
* Samantha Schmitz: A jornalista, que participa pela primeira vez do Prêmio Colunistas, é a atual editora da revista Quiosque de Ideias. Antes disso, foi por cinco anos responsável pela redação da revista Target.

PRÊMIOS COLUNISTAS PROMO E DESIGN

Além da participação dos representantes da Abracomp, Cláudia Penteado, Jomar Pereira da Silva Roscoe e Marcio Ehrlich, os concursos terão a participação dos seguintes profissionais:
* Eduardo França: Professor de Planejamento de Campanha e Promoção de Vendas e também de cursos de MBA da ESPM, atuou no marketing do Grupo O Dia e da Radiobras. Atualmente também é sócio diretor da empresa de consultoria Performance.
* Michael Andrade: Diretor-executivo da agência de comunicação integrada Marketing Vision, é membro do Conselho da Marketing Agencias Association (MAAW) para a América do Sul. Soma no currículo inúmeros prêmios, como Colunistas, Globes Awards e FIP Festival.

Publicis pega Motta para dirigir o escritório carioca

Alexandre MottaA Publicis resolveu voltar a investir no seu escritório carioca, que há tempos andava fora do noticiário, a despeito de ter clientes como Garnier (L’Oréal), Essilor Brasil e Brookfield (Incorporações). Esta segunda, 21, a Publicis está noticiando a contratação do criativo Alexandre Motta (foto) como diretor geral e de criação da unidade. O cargo era antes ocupado por Celso Batalha, que deixa a agência para cuidar de projetos pessoais.
Junto com Motta, entra na Publicis Rio a head of art Marie Julie Gerbauld, ex-DPZ e Binder; o diretor de arte Gustavo Bittencourt, ex-Africa, NBS, Repense; e o redator Rafael Ramos, que trabalhou na Agência3, Casa da Criação, Doctor e Espaço/Z. Também na mídia houve a contratação de três profissionais: Marilena Domingues Adrogna Cadena (ex-McCann-Erickson e Euro RSCG) como diretora de mídia, Janine Marx (ex-Giovanni+Draftfcb, McCann-Erickson e NBS) como planejadora de mídia, e Lourenço de Almeida Guimarães (ex-NBS, McCann-Erickson e Agência3) como planner.
Segundo o verbete de Alexandre Motta na Janelapédia, o redator trabalhou nas agências Mental Mark, Propeg, Casa da Criação, Fischer América, Giovanni,FCB e NBS, além de ter sido, nos últimos 4 anos, sócio e diretor de criação da Binder. Ele vai trabalhar na Publicis ligado diretamente ao diretor da agência Hugo Rodrigues.

X-Tudo confirma Duloren em concorrência

Cartaz criado por José Mauro Amorelli e Priscilla Paranhos para o Dia dos Namorados da Duloren
A Duloren, que havia aberto concorrência quando a Agnelo Pacheco anunciou a saída de Marcelo Gorodicht desta agência, acabou confirmando a X-Tudo, nova empresa do publicitário, como responsável pela conta em 2012. O resultado da disputa, que também contou com as agências DPZ, Heads, Loja e Squadro, foi divulgado esta semana. A expectativa de faturamento do cliente é de R$ 1 milhão.
O diretor da X-Tudo, Marcelo Gorodicht, credita a conquista ao trabalho do diretor de arte da agência, José Mauro Amorelli, que concentrou a criação apresentada em materiais de ponto-de-venda, como tem sido a prioridade na comunicação do cliente nos últimos anos.

ABP revela os Destaques do Ano de 2011

A Associação Brasileira de Propaganda (ABP) fez a entrega dos troféus aos vencedores da sua premiação Destaques do Ano esta sexta-feira, 25, em cerimônia no Copacabana Palace.
Estes foram os vencedores, escolhidos entre três finalistas de cada categoria:

1. Publicitário do Ano: Cyd Alvarez (NBS)
2. Executivo de Anunciante: Carlos Murilo Moreno (Nissan)
3. Executivo de Agência: Paulo Gregoraci (W/McCann)
4. Executivo de Veículo: Claudio Prado (Esporte Interativo)
5. Diretor de Criação: Álvaro Rodrigues (Agência3)
6. Redator: Rynaldo Gondim (AlmapBBDO)
7. Diretor de Arte: Marcos Kothlar (AlmapBBDO)
8. Atendimento de Agência: Tatiana Soter (Quê Comunicação)
9. Atendimento de Veículo: Eduardo Salvador (Globosat)
10. Mídia de Agência: Marilena Geada (NeogamaBBH)
11. Diretor de Comerciais: João Simi (Dínamo Filmes)
12. Planejamento: Ken Fujioka (Loducca)
13. Pesquisa: Jaime Troiano (Grupo Troiano)
14. Fotografia: Nana Moraes
15. Produção de Som: Lucas Duque (Sonido)
16. RTVC: Regiane Pettinelli (F/Nazca S&S)
17. Produtor Gráfico: Marcelo Hack (Arizona)
18. Comunicação Digital: Eduardo Barbato (NBS)
19. Design: Fred Gelli (Tátil)
20. Marketing Promocional: Roberta Medina (DreamFactory)

Um publicitário na Índia, por Jomar Pereira da Silva Roscoe

A Janela abre este espaço hoje para o interessantíssimo relato do jornalista e publicitário Jomar Pereira da Silva Roscoe, que acaba de voltar de uma extensa viagem à Índia.

"É provável que muitos amigos e colegas de profissão estranhem o motivo de minha recente viagem à Índia, tendo escolhido um roteiro tão excêntrico quanto custoso, em troca de programas mais convencionais e atrativos, como Paris, Londres, Nova Iorque e tantos outros.
Apenas os mais íntimos sabem de minhas ligações profundas com a yoga e o vegetarianismo, herdados de minha mãe, Maria, que casada com o Professor José Hermógenes foi dona de academia e visitou a Índia nada menos que 14 vezes, até ser atropelada por um caminhão em Bangalore.
Decidi então programar uma rota de viagem que pudesse resgatar os caminhos percorridos por ela, numa saudável pesquisa histórica, sendo também uma homenagem às suas crenças, sua devoção ao guru indiano Sai Baba, e num reencontro com a minha própria história.
Antes de chegar ao ponto principal da viagem, a pequena cidade de Puttaparthi, onde viveu Sai Baba, visitei varias cidades da Índia, começando por Delhi, onde tive o primeiro choque com uma cultura completamente diferente da nossa,
O aeroporto moderno e gigantesco é apenas um cartão de visita que esconde uma realidade chocante de contrastes, alternando pontos de riqueza e luxo de hotéis e prédios modernos, com milhares de pessoas nas ruas pedindo esmolas, implorando por comida ou tentando vender algo, além de trânsito caótico.
Aparenta uma pobreza estável, não passageira, que aguarda por uma revolução social ainda distante.
Impressiona, por exemplo, a exuberância do templo Akshardham, com espetáculos de luzes, águas e sons, incluindo um passeio de barco onde os visitantes acompanham o desenvolvimento da humanidade através de personagens esculpidos em cera.
Esse templo, concluído recentemente, foi palco das gravações da novela Caminho das Índias, da Rede Globo, e supera em beleza e atratividade o tradicional Taj Mahal, na cidade de Agra.
Como publicitário chamou minha atenção a campanha desenvolvida pela Ogilvy local (e que ilustra esta matéria), criada em 2002 por V.Sunil, Diretor de Criação da agência, atendendo uma solicitação do Ministro do Turismo, Amitabh Kant.
Os anúncios dessa campanha tem como título sempre um Incredible !ndia, colocando um ponto de exclamação no lugar do I, posicionando o país como provocador de inúmeras exclamações.
As peças, sempre bem ilustradas, vendem um país por ângulos diferenciados além da política, hospitalidade e vegetarianismo.
Os resultados da campanha são significativos, rendendo um crescimento de visitantes de 16% no primeiro ano, 28% no segundo e a partir de 2004, colocando a Índia entre os 5 destinos mais preferidos no mundo.
Lógico que aproveitei a viagem para fazer coisas inusitadas, como andar de elefante, mergulhar no rio Ganges, degustar comida apimentada, ser passageiro daqueles triciclos inacreditáveis, viajar de trem, de ônibus, visitar shoppings, tudo vestido com roupa indiana e sandália, pois os templos só permitem visitas descalços, sem portar qualquer tipo de equipamentos eletrônicos.
Em Bangalore, hospedado em hotel na principal rua do comércio, me deliciei em comprar, principalmente minha mulher Hélcia, em todas as lojas de grifes internacionais, com destaque para as esportivas, Nike, Puma, Adidas e Reebok.
Os preços são melhores que os do Brasil, tanto para os produtos como hospedagem, alimentação e transportes.
Os turistas se aproveitam das atrativas ofertas comerciais para comprarem produtos típicos da região, sempre muito coloridos e exóticos.
A mídia local proporciona bons jornais, muitos escritos em inglês, e programação de televisão de nível muito inferior as emissoras brasileiras.
A publicidade, sempre muito presente, reflete a cultura indiana, com óbvia adequação de linguagem em peças geralmente bem produzidas, tanto na mídia impressa como eletrônica.
O mercado consumidor é muito atraente e promissor, com população de 1 bilhão e 200 milhões de habitantes, possuindo 400 milhões de pobres e analfabetos, uma meta a ser conquistada.
Dediquei maior parte do tempo da viagem em meditação no Asham do Sai Baba, em Puttaparthi, uma espécie de universidade do bem, um programa um tanto diferente dos publicitários, de um modo geral.
Não fui em busca de clientes nem de turismo, dedicando parte significativa do tempo para fortalecer minha alma.
Espero poder aplicar essa energia, recém adquirida, na vida profissional, provocando nos amigos e colegas tantas exclamações como a Índia me proporcionou.
Namastê".

Gente Que Vai e Vem

Felipe RodriguesGIOVANNI+DRAFTFCB (Rio - RJ) - A direção da agência comunicou hoje à equipe que o redator Felipe Rodrigues será o novo diretor de criação do escritório carioca, sucedendo a Cristina Amorim, com quem fazia dupla, e que está deixando a empresa. Felipe já havia trabalhado na Giovanni em outras oportunidades, tendo passado também vários anos na NBS. (25/11/2011)

José Raimundo PadilhaX-Tudo (Rio - RJ) - O redator José Raimundo Padilha deixa a Casa da Criação para assumir, a partir de dezembro, a direção de criação da agência X-Tudo. Grande especialista em cerveja e gastronomia no seu tempo de lazer, Padilha já passou pelas agências Giovanni, Publicis, Ogilvy e Agência3, tendo sido sócio e diretor de criação da Fórmula Comunicação, de Florianópolis. O criativo tem shorlists em Cannes e vários outros prêmios, como CCSP, Abril, Colunistas, Fiap e Nova York. (25/11/2011)

X-Tudo (Rio - RJ) - A agência tem novos profisssionais. Da Element Propaganda vieram a Supervisora de Mídia, Cris Silva e Talitha Mariana, como Diretora de Arte Jr. E ainda na Criação, o redator, ex Publicis, Pedro Rosas. (17/11/2011)

SBT (São Paulo - SP) - O executivo Glen Valente é o mais novo contratado do SBT, assumindo a direção comercial da rede. Glen foi responsável pelo marketing do HSBC de 1999 a 2011, aprovando as grandes campanhas desenvolvidas pela JWT que fizeram a imagem do banco neste período. Em 2007, foi vencedor do Prêmio Caboré na categoria profissional de marketing. (17/11/2011)


CONTA NOVA CONTA NOVA NA 11:21 - A agência passou a concentrar toda a conta do Grupo AGO, com a conquista para o Rio da publicidade do smart, o carro compacto da Mercedes-Benz. A agência já começa a veicular nesta semana a nova campanha do cliente.