Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/OUT/2011
Marcio Ehrlich

 

Pressão política atrasa concorrência da Alerj

Julgada com agilidade na parte técnica -- o resultado foi divulgado com menos de uma semana -- a concorrência da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro - Alerj parece ter empacado na análise dos recursos impetrados pelas agências Duda Mendonça e Organização em Comunicação e Propaganda - OCP no dia 13 de outubro de 2011. Passadas duas semanas, quando o prazo normal seria de 5 dias, a Comissão de Licitação não mais se manifestou, deixando o mercado preocupado.
Apesar de a página de licitações da Alerj não esclarecer o conteúdo dos recursos, amigos da Janela nos informaram que o documento da Duda estaria baseado numa eventual possibilidade de identificação das peças da Staff e da OCP. No caso da Staff, pela cor da prancha apresentada e, no da OCP, pelo formato estar diferente do solicitado no Edital. Naturalmente, eliminando a Staff e a OCP, primeira e segunda colocadas na fase técnica, a Duda, que está em terceiro, passaria a liderar a disputa.
Esta questão da possibilidade de identificação, na opinião deste colunista, é uma das tecnicalidades mais ridículas que a burocracia brasileira já inventou para dar uma ilusão de transparência às licitações públicas. Afinal, ela parte do princípio absurdo de que os membros das comissões são pessoas incomunicáveis e que só tomariam conhecimento dos trabalhos ao abrirem os envelopes lacrados. Como se, de forma alguma, eles pudessem receber um telefonema, e-mail, torpedo ou simples recado de qualquer das agências concorrentes contando qual o tema da sua campanha apresentada.
Por conta de meras etiquetas sem marca no envelope, a Binder e a DPZ já foram eliminadas na primeira fase. Ou seja, o faz-de-conta da transparência tirou da disputa duas grandes agências que poderiam eventualmente ter as melhores propostas de trabalho para o cliente. Questão que, esta sim, deveria ser a prioritaria em qualquer seleção de agência. Para conta privada ou pública.
De qualquer forma, especialistas na área garantem que, se o edital não especifica a obrigatoriedade de uma determinada cor nas artes apresentadas, aquela utilizada pela agência não poderia ser considerada suficiente para identificar a origem. Mas -- ainda de acordo com os amigos da Janela que tiveram contato com a comissão de licitação -- estaria havendo na Alerj um temor pela repercussão negativa que teria para a casa se a Duda resolvesse levar a questão para o campo jurídico. Enquanto não resolvem se peitam a decisão divulgada ou aceitam o recurso, a concorrência fica parada.
Teoricamente, o atraso não traz prejuízos operacionais para a Alerj. O contrato com a Staff, atual detentora da conta, foi prorrogado em junho último por até um ano, período máximo que a Assembléia estipulou para que tivesse escolhida uma nova agência para cuidar da sua comunicação.

Domino's troca de agência de novo e vai para Artplan

A rede de pizzas Domino's escolheu agora a Artplan como sua nova agência de publicidade. Há três meses, a mesma empresa anunciava que havia escolhido a Biruta para cuidar da sua comunicação. Na época, a Janela publicou que a gerente de marketing da Domino's, Isabel Arthou Araújo, declarava que a Biruta ia "ao encontro da nossa estratégia de realizar marketing de guerrilha no raio de 1,6km em torno das lojas, além de ter escritórios no Rio, São Paulo e Nordeste, onde pretendemos expandir nossa rede de pizzarias".
No release da Artplan, a informação do plano de expansão continua presente como meta e a nova agência vai participar do programa de treinamento que acontecerá na semana de 22 a 29 de outubro em Michigan e em Dallas.
De acordo com Rafael Liporace, diretor da Biruta, o cliente lhe informou que a decisão da mudança foi baseada em a Artplan já atender a conta do Spoleto, pertencente ao grupo Umbria, permitindo assim uma concentração no atendimento.
A Janela tentou contato com o Grupo Umbria, mas Isabel Arthou Araújo não trabalha mais na empresa e o diretor geral, Henrique Pamplona, não retornou a ligação.

PUC Rio comemora centenário de David Ogilvy

David Ogilvy e seu indefectivel cachimbo, aos 60 anos, quando já era considerado o Pai da Moderna Publicidade.
Os alunos do Curso de Publicidade da PUC Rio estão promovendo esta semana, até sexta-feira, 28, a Semana do Centenário David Ogilvy, com exposição e série de palestras sobre a obra do criativo que desenvolveu, nos Estados Unidos, o formato de agência que hoje é seguido em praticamente todo o mundo.
Esta quarta, 26, vão falar sobre Ogilvy, a partir das 15:15h, nomes como Gastón Bigio (Diretor de Criação da Ogilvy na América Latina), Anselmo Ramos (VP Nacional de Criação da Ogilvy Brasil), Paco Conde (Diretor de Criação da Ogilvy Rio) e Gian Martinez (Gerente de Conteúdo da Coca-Cola). O encontro culmina com o lançamento do livro "David Ogilvy: a origem da publicidade moderna", do redator e professor João Renha. A tarde de autógrafos acontece esta quarta, 26, às 18:30h, no Salão da Pastoral da Igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica dentro do campus da universidade.

PS10 estreia para o colégio Plinio Leite

PS10 Colégio Plínio LeiteA PS10 está colocando no ar sua primeira campanha para o colégio Plinio Leite, mostrando situações onde as crianças entendem com a vida o que aprendem na escola. O conceito é que "O Plinio Leite ensina para a vida. A vida ensina o resto". A campanha terá anúncios para jornal e peças de mídia exterior, como busdoor, outdoor e painéis.
A criação é de Fabiano Klotz e de Otávio Mello, que também dirige a criação. As peças ainda tiveram tratamento e ilustração de imagens de Helena Lopes. Além deles, Fulvia Solano atuou no atendimento e Jairo Botelho na mídia. A aprovação foi de Cesar Bittencourt.

Gente Que Vai e Vem

Binder Visão Estratégica (Rio - RJ) - A agência tem cinco novos nomes na sua criação. Chegaram lá o redator Gabriel Lepesteur e os diretores de arte Camila Veloso (ex-MCcann, JWT e Giovanni/DraftFCB), Leandro Bechara (ex-Loja Comunicação, Agência 3 e Publicis Brasil), Oswaldo Sá (ex-Giacommetti, Percepttiva e Staff) e Daniel Herz (ex-Publicis e Kindle). Daniel é responsável pelos trabalhos na área de Marketing Promocional e Eventos, setor dirigido pela Stage01, braço promocional da agência. Camila Veloso, Leandro Bechara, Oswaldo Sá e Gabriel Lepesteur estão na Criação offline da Binder. (25/10/2011)

Staff (Rio - RJ) - Na criação da agência chegam o redator Daniel Magliano e o diretor de arte Marcos Becker, ambos ex-Laxmi. Já a executiva Fernanda Guena (ex-EuroRSCG), incrementa a equipe de Atendimento. Para o Tráfego, foi contratada Anielle Freitas, também ex-EuroRSCG. E, ainda, no Planejamento, Lucas Cassol, retorna à Staff após atuar durante nove meses pelo Grupo3+. (24/10/2011)

Paco CondeOGILVY (Rio - RJ) - A agência está com novo diretor de criação. É o espanhol Paco Conde, que traz no currículo uma forte experiência internacional com a conta da Coca-Cola.
Paco esteva até recentemente na hot-shop espanhola Sra.Rushmore, mas já passou por Saatchi & Saatchi, Y&R e BBDO Espanha, agências em que conquistou diversos prêmios locais e internacionais como Cannes e OneShow. Conde também é autor do livro "Microrrelatos", que reuniu pequenos contos que, na Espanha, enviava regularmente para sua lista de amigos da internet.
Aliás, o diretor de arte Luiz Henrique Coutinho, que supervisionava a criação da Ogilvy carioca, resolveu tirar um período sabático da publicidade. Agora, Luiz está morando em São Luis, no Maranhão. (17/10/2011)

Avesso (São Paulo - SP) - Agora fazem parte do quadro de colaboradores da produtora, Elisa Gigli, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado publicitário, que já atuou em empresas como: BurtiFilmes, Lew Lara, Publicis, Brander Branding & Design), e a publicitária, Célia Nogueira, que retorna a produtora após um ano para dar continuidade ao trabalho de sucesso que construiu no tempo que atuou no programa. (17/10/2011)

Leo EhrlichWunderman (Dubai) - O diretor de arte carioca Leo Ehrlich acaba de assumir, esta segunda-feira, 17/10, como o novo criativo da agência Wunderman, de Dubai.
Leo esteve nos últimos meses no Grupo W, do México, depois de passar, em São Paulo, pela AgênciaClick e pela DM9DDB, somando, na sua carreira, prêmios em festivais nacionais e internacionais, como Cannes, One Show, New York Festivals, Fiap, El Ojo, CCSP e Colunistas. (17/10/2011)


CONTA NOVA CONTA NOVA NA KINDLE - A Robert Half, empresa de recrutamento especializada na área financeira, passa a fazer parte da carteira de clientes da agência Kindle. A agência ficará responsável pelas ações de marketing para os departamentos de RH das empresas e anúncios em revistas especializadas.