Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/SET/2011
Marcio Ehrlich

 

Conta da Alerj é disputada por 10 agências

EM PRIMEIRA MÃO - Dez agências estão na disputa da conta da Alerj, em concorrência que foi entregue esta manhã de segunda-feira.
Na verdade, 12 agências se apresentaram, mas a Binder e a DPZ foram desclassificadas pela comissão de licitação porque seus envelopes exibiam elementos que, mesmo sem ser a marca da agência, permitiam algum tipo de identificação, o que seria proibido pelo edital.
Ficam, assim, na disputa, Agência Nacional, Duda, OCP, Octopus, Propaganda I, Script, Staff, Tática, Unlike e XL.
O diretor da Binder, Flávio Cordeiro, mostrou-se surpreendido com a desclassificação e informou à Janela que vai analisar com sua equipe o edital para verificar se cabe entrar com recurso.
Mudança na comunicação
A conta da Alerj estava na Staff desde 2006. Este ano, além da mudança no comando da área de comunicação, agora nas mãos de Luisi Valadão, encerrou-se a prorrogação do contrao da agência. Segundo o site da Assembléia Legislativa, a instituição prevê uma verba de R$ 11,4 milhões de comunicação para os próximos 12 meses.

Agnelo e Gorodich encerram parceria no Rio

Marcelo Gorodicht
Marcelo Gorodicht: "Uma agência leve e divertida."
EM PRIMEIRA MÃO - Iniciada em fevereiro de 2008, está chegando ao fim no próximo dia 14 de outubro a parceria entre o publicitário carioca Marcelo Gorodicht com a agência Agnelo Pacheco.
Na segunda-feira seguinte, 17 de outubro, Gorodicht abre, em um escritório de 120m2 na Barra, a agência X-Tudo, na qual promete voltar aos tempos em que comandava a agência D+, nos anos 90: "Uma agência leve, divertida e que tenha influência no mercado", nas palavras do empresário.
Com o nome da empresa, Gorodicht pretende deixar claro que vai atuar em todas as áreas de comunicação, seja on ou offline. Gorodicht ainda não quer revelar os nomes dos clientes que seguirão com ele, mas adianta para a Janela que a empresa conta com um investidor -- cujo nome também não revela -- e já começa com 12 funcionários, entre os quais o supervisor de criação da Agnelo-Rio, José Mauro Amorelli, na mesma função, que traz consigo outros profissionais da criação da agência atual.
Nas palavras do próprio Agnelo Pacheco, a separação entre os parceiros foi extremamente amigável. "Tanto Marcelo cresceu ainda mais profissionalmente com a Agnelo como a agência aprendeu muito com ele no atendimento aos clientes do Rio", declarou. Tendo entre suas contas o Governo do Estado do Rio, a Agnelo pretende, mesmo com a saída de Gorodicht, continuar prospectando contas privadas. "Vamos buscar novos reforços para ampliar nossa participação no mercado carioca", diz Agnelo.
A Agnelo Pacheco abriu no Rio em 2004, comandada por José De Mingo, ex-Premium, quando passou a atender a conta do Governo do Estado. A aproximação com Marcelo Gorodicht aconteceu graças ao criativo Marcos Silveira, que o empresário paulista buscou, no início de 2008, para reforçar seu escritório carioca. Na ocasião, Silveira incorporou ao projeto seu ex-sócio na Doctor, Sérgio de Paula, e Marcelo Gorodicht, com quem também havia trabalhado em outras oportunidades. De Paula acabou deixando a Agnelo poucos meses depois e Silveira também tomou novos rumos em 2010.

Staff vence fase técnica da Alerj

EM PRIMEIRA MÃO - A Staff, agência que vem atendendo a conta da Alerj-Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro desde 2006, saiu na frente na concorrência aberta pelo órgão, cuja entrega de materiais aconteceu esta segunda-feira, 26. A Alerj não divulgou oficialmente a relação de pontos -- o que acontece apenas na segunda, 3 de outubro, mas amigos da Janela, presentes esta quarta-feira no órgão, registraram que a agência somou 16,5 pontos na fase técnica, superando a agência segundo colocada em pelo menos 4 pontos.
A próxima fase da disputa registrará as propostas de preço das concorrentes, que poderão adicionar até 12 pontos à pontuação atual.

Compactor volta à TV em filmes dirigidos por Saporetti

As canetas Compactor estão de volta à TV, com uma nova série de comerciais criados pela agência carioca Kaktus. Em três filmes, a campanha mostra a diversidade dos clientes e produtos para divulgar o slogan "Compactor. Escreve como nenhuma outra."
As peças tiveram criação de Sara Martins e Renata Hall, com direção de criação de Renata Hall, atendimento de Daniel Werneck e mídia de Ralph Britto. Na Compactor, aprovaram Erich Buschler, Breno Paquelet e Guilherme Sivelli. Produzidos pela Diretoria Cinematográfica, os filmes foram dirigidos por Libero Saporetti.

MP de Dilma protege filme publicitário brasileiro

A Presidente Dilma assinou ontem, quinta-feira, 29, a Medida Provisória nº 545, publicada no Diário Oficial desta sexta, 30, alterando as regras para a utilização na publicidade brasileira de filmes produzidos no exterior.
Pela MP, deixou de existir, já valendo a partir de agora, a "obra cinematográfica publicitária estrangeira adaptada", que havia sido definida no art. 19 da MP nº 2.228-1, de 6/09/2001. Não são poucos os critérios para um comercial ser considerado brasileiro. Entre eles, a obra deve ser produzida por empresa brasileira registrada na Ancine, deve ter sido realizada, no Brasil ou no exterior, por diretor brasileiro ou estrangeiro residente no país, e ter um percentual mínimo de profissionais brasileiros na equipe. Fora isso, a peça será considerada integralmente estrangeira.
Junto a isso, aumentaram consideravelmente os valores do Condecine -- imposto que todo filme publicitário paga --, passando os importados, para serem utilizados no Brasil, a terem que pagar R$ 250 mil de taxa, valor que, por si só, equivale ao custo de muita produção completa realizada no Brasil.
Naturalmente, o aumento do Condecine vai pesar no bolso dos anunciantes brasileiros de todo porte, mas a expectativa das produtoras brasileiras de comerciais é que a nova MP venha a diminuir substancialmente tanto a importação de filmes estrangeiros como a contratação de produtoras argentinas para comerciais de anunciantes brasileiros, prática que havia crescido muito nos últimos anos.

Gente Que Vai e Vem

Loja (Rio - RJ) - A agência de Marcelo Giannini, anuncia a contratação de uma nova dupla de criativos. Chegam à agência o diretor de arte Thiago Neves (ex-DM9) e o redator Daniel Bensusan (ex-Agência3). A dupla foi a vencedora da categoria Jovens Criativos do último Prêmio O Globo, levando o Grand Prix, o Ouro e a Prata. Além disso, Thiago ainda representou o Brasil no Roger Hatchuel Academy, no festival de Cannes. (29/09/2011)

Fischer&Friends (São Paulo - SP) - O Diretor de Criação Sthefan Ko e o redator Marco Pupo são as novas contratações da equipe de criativos da Fischer&Friends. O mineiro Sthefan Ko começou sua carreira em Belo Horizonte, em 1999, atuando pela SMPB e Ogilvy. Antes de chegar à Fischer&Friends, integrou a equipe da Borghierh/Lowe, em São Paulo. Também tem passagem pela JWT, onde ficou por quatro anos. Nascido em Curitiba, Marco Pupo iniciou sua trajetória criativa há menos de 10 anos na agência Bronx, situada na capital paranaense. Após passagens pela Master e a Heads, Pupo integrou a equipe da JWT Curitiba, onde trabalhou pela primeira vez com Mario D’Andrea, agora sócio e CCO da Fischer&Friends. (20/09/2011)

NBS (Rio - RJ) - A agência, que cuida da conta da Oi, tem novo Diretor de Atendimento para o cliente: Yuri Aizemberg, que atuará na equipe comandada por Antonino Brandão.
Com mais de 17 anos no mercado, Aizemberg foi Diretor de Atendimento nas agências Matisse, África, Peralta Strawberry Frog e Matos Grey. Na área de telefonia, atendeu as contas da Vivo, na Y&R e na África; e da Telesp Celular, na DPZ. (19/09/2011)


CONTA NOVA CONTA NOVA NA FISCHER & FRIENDS - A JBS, hoje a maior processadora de proteína animal do mundo, entregou para a agência as contas das suas marcas Friboi e Swift.

CONTA NOVA CONTA NOVA NA Y&R - A agência conquistou a conta do Hopi Hari, ficando responsável pelo lançamento de duas áreas temáticas com conteúdo Warner Bros.