Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 09/SET/2011
Marcio Ehrlich

 

AlmapBBDO entra com Gaetano Lops na área de promo

Gaetano Lops
Gaetano Lops: "Agora posso vender que a boa ideia deve ter o seu próprio valor em um projeto promocional".
A AlmapBBDO está se juntando a Gaetano Lops -- ex-diretor da carioca Rio360 -- para um projeto que pretende quebrar os paradigmas do setor de marketing promocional no Brasil.
De olho principalmente nos eventos esportivos programados para o Rio de Janeiro -- a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 -- a agência montou uma unidade de negócios, comandada por Lops (que se associou à Almap na iniciativa), voltada a pensar em projetos de promoções e eventos para seus clientes. A primeira diferença, aponta Lops, é que isto não significa que a AlmapBBDO esteja se tornando também uma empresa de marketing promocional ou que vá produzir os trabalhos:
- "A AlmapBBDO está entrando nesta área com os mesmos princípios que adota em sua publicidade: não vamos entrar em concorrências com as outras empresas de promoções e queremos que os clientes valorizem o que melhor temos a oferecer: boas ideias", explica Gaetano, que quer combater a distorção que considera existir no mercado promocional brasileiro de "as agências darem a ideia de graça para seus clientes em troca da execução do projeto".
O novo diretor da Almap -- que em 2009 foi o Empresário de Marketing Promocional do Ano do Colunistas Promo Brasil -- afirma que, "num primeiro momento", o objetivo de sua área é apenas construir planejamentos estratégicos para os clientes e ser remunerada por isto. A forma de remuneração ainda está sendo pensada, podendo ser time sheet, fee de consultoria, ou mesmo percentual na participação nos resultados, quando o planejamento da ação envolver incrementos de vendas que possam ser mensurados.
O formato exato com que a AlmapBBDO pretende ver estes projetos de marketing promocional implementados ainda está sob estudos:
- "Não faltam ótimas empresas e profissionais para fazermos parcerias em todo o Brasil", adiantou Gaetano, que está montando sua equipe na AlmapBBDO para poder começar a prospectar e apresentar propostas aos clientes em, no máximo, três meses.
Todas as empresas que estão na carteira da Almap e, de certa forma envolvidas com as Olimpíadas e a Copa -- caso do recém-conquistado Cartão Visa -- receberão ideias de agora em diante. "Não sai mais campanha de publicidade aqui na AlmapBBDO sem que este departamento olhe e analise se pode ser acrescida de alguma estratégia promocional", garantiu Lops.
Gaetano admite que o mercado promocional brasileiro tem estado muito engessado pela dificuldade de os clientes aprovarem ideias ousadas ou originais e também por muitos deles apenas buscarem agências do setor para produzir ideias que eles já trazem prontas. A própria Rio360, na época de Gaetano, por exemplo, assinou a produção do gigantesco Red Bull Air Race, no Rio de Janeiro, um evento de verba significativa, mas cuja ideia a Red Bull já trouxe pronta de fora.
- "Esta foi uma das razões pelas quais aceitei o convite da AlmapBBDO para entrar neste projeto: o nome da agência já está consagrado como o de uma empresa criativa. Agora posso mostrar que a boa ideia é exatamente o que deve fazer a diferença no valor de um projeto de marketing promocional", concluiu.
A nova unidade de promoções e eventos da AlmapBBDO vai funcionar em São Paulo dentro dos próprios escritórios da agência. Por enquanto, não há planos de ser aberto um endereço no Rio de Janeiro ou de que o escritório que Gaetano Lops mantém nesta cidade seja transformado em sua extensão.

Site da Abril é atacado por hackers

O site da revista Capricho, editada pela Abril, publicou este sábado uma notícia falsa de que o cantor canadense Justin Bieber havia assumido a sua homossexualidade em uma coletiva em Nova York e, abalado, teria cancelado sua turnê ao Brasil.
A informação caiu como uma bomba nas mãos de dezenas de blogueiros através do Brasil, que, confiando na credibilidade da Editora Abril, reproduziram integralmente a falsa notícia, causando inúmeros comentários nas redes sociais.
Somente este domingo, às 13:32h, praticamente 20 horas após o ataque -- e depois inclusive de este colunista ter denunciado a fraude em seu mural do Facebook --, a redação da revista Capricho retirou a falsa notícia do ar e desculpou-se com os fãs e com o cantor pelo acontecido, alegando ter sido atacada por hackers.
O fato, aparentemente inocente, expõe na verdade a fragilidade da mídia online, para onde, vários especialistas apontam, a comunicação estaria migrando cada vez mais rápido. E os cuidados que se deve ter com informações reproduzidas por blogs, que tantas vezes foram saudados como a manifestação do "novo jornalismo", agora nas mãos do cidadão comum.
Esta Janela aposta que a demora da Abril em perceber o ataque também deverá ser motivo de alerta nas editoras jornalísticas, que hoje mantém ramificações online para suas milhares de publicações e cadernos especiais, a maioria delas sem um controle 24 horas da equipe de redação.

Comunicado da Editora Abril no site da Capricho

Na madrugada deste domingo (04/09) o site da CAPRICHO foi invadido por hackers que publicaram uma notícia falsa sobre o cantor Justin Bieber, falando sobre cancelamento de shows no Brasil e que ele teria assumido homossexualidade.
A NOTÍCIA É FALSA! Estamos muito chateados com o ocorrido, nunca tivemos a intenção de ofender os fãs, ou divulgar qualquer informação que não fosse verdadeira.
Estamos investigando o caso e deixamos claro que a equipe da CAPRICHO jamais teve a intenção de causar constrangimentos aos fãs ou ao cantor. Pedimos mais uma vez desculpas pelo acontecimento.


Zylberstajn traz modelo de negócios para Rio 360

David Zylbersztajn
David Zylberstajn: "O Rio é onde as coisas vão acontecer".
A notícia, que circulou em agosto último, de que o engenheiro, economista, colunista do Globo e palestrante David Zylbersztajn havia assumido a direção geral da Rio360, agência de marketing promocional associada a José Victor Oliva, foi recebida com uma certa surpresa pelo setor, acostumado a ver no comando destas empresas profissionais formados em agências de publicidade ou que chegaram lá depois de galgar os patamares da ralação que é produzir eventos e ações promocionais.
Considerando que a Holding Clube, que engloba a Rio 360 e o Banco de Eventos, fundado por Oliva, deve fechar 2011 com o significativo faturamento de R$ 250 milhões e 400 funcionários -- sendo 80 deles apenas no Rio --, passa a fazer sentido a estratégia dos sócios da empresa de fortalecer o lado de negócios da agência com um nome com o histórico de Zylbersztajn, ex-diretor da ANP e ex-presidente do conselho da Varig, entre inúmeros outros destaques profissionais e pessoais no seu currículo.
David Zylbersztajn recebeu a Janela na Rio 360 e, na conversa, ficou claro que ele não tem pretensão de passar a ser visto como um profissional de marketing promocional.
- "Aceitei dar esta guinada na minha vida porque a agência já tinha uma estrutura muito boa de profissionais cuidando da área operacional, o que me dá respaldo para complementar o trabalho deles aplicando modelos que trago da área de negócios, a começar pela transformação da imagem da Rio 360 em uma griffe do setor", explicou o executivo.
Deste ponto de vista, aliás, Zylbersztajn está extremamente otimista:
- "O Rio é onde as coisas vão acontecer nos próximos anos no Brasil", ele afirma, enquanto contabiliza pelo menos 30 grandes empresas do Rio de Janeiro com potencial para trabalharem com a agência. Amigo pessoal de muitos CEOs, Zylbersztajn não esconde que usará sua rede de relacionamento para ampliar a carteira da Rio 360:
- "É uma vantagem poder ter um duplo acesso às empresas: pela diretoria e pelo marketing", admite.
Leciane Serra
Leciane Serra: "Não somos 360 só no nome".
De qualquer modo, o consenso entre David Zylbersztajn e os demais diretores da Rio 360 -- Leciane Serra na Operação, Marcia Machado na Produção, Alexandre Simas na Criação e Siegfrid Keysselt Jr em Novos Negócios -- é que a agência não quer mais se apresentar apenas como uma "solução operacional" na área de eventos.
- "Nosso 360 não é só no nome", defende Leciane, que quer vender aos clientes a capacidade de atuar estrategicamente em todas as áreas de comunicação de marketing. "Hoje temos aqui na equipe desde jornalistas a webdesigners, passando inclusive por especialistas em sustentabilidade", completa.
Mas, apesar de ela e Alexandre terem trabalhado em publicidade, a Rio 360 não pretende entrar em áreas que o cliente desenvolva através de suas outras agências. Foi assim, por exemplo, no case "Boa de Samba", criado para a Antarctica, em que a AlmapBBDO se envolveu no desenvolvimento de materiais gráficos. Ou no case "Bloco Azul", criado pela Rio 360 para a TIM no Carnaval de Salvador, em que a Lew'Lara também acabou participando na criação de diversas peças para o cliente.

Gente Que Vai e Vem

PromoOffice (Rio - RJ) - A agência de Marcia Woolf contratou Sandro Reis como seu novo diretor de Criação e Ana Paula Benetti como diretora de Planejamento Estratégico. Sandro já passou pelas empresas DMarketing, DPI Marketing, e Globo.com. Já Benetti esteve por mais de nove anos no Botafogo Praia Shopping, e também nas agências DiretaCom e Speroni (29/08/2011).