Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/AGO/2011
Marcio Ehrlich

 

Grey teria levado a disputa pela Casa & Vídeo

A Grey Rio está sendo apontada como a vencedora da concorrência pela conta da Casa & Vídeo, disputada na final com a Giovanni+DraftFCB, segundo amigos da Janela. De qualquer maneira, André Gomes, diretor do escritório, garante que ainda não recebeu qualquer informação oficial do cliente.
A conta vinha sendo atendida por uma house-agency da empresa e pela Artplan e a nova agência ficará responsável por todos os trabalhos a partir de agora.
A conta da Casa & Vídeo, uma das maiores do varejo no Rio de Janeiro, está avaliada em R$ 30 milhões.
A Grey atende no Rio a GSK, que tem Corega e Sensodyne, entre outros produtos, e no início do ano foi a vencedora da concorrência pelo Senac-Rio.

Chiquinho Lucchini deixa a Quê

EM PRIMEIRA MÃO - Depois de 14 anos no grupo, o criativo Francisco Lucchini (foto) está deixando esta quarta-feira, 24, a direção de criação da agência Quê Comunicação, cargo que dividia com Eduardo Almeida.
Chiquinho, como é chamado carinhosamente pelo mercado, entrou na Propeg (que mais tarde virou Quê Next -- mas isso é outra história) em 1997, como redator, contratado por Eduardo Correia e Gustavo Nogueira. Em 2005, foi promovido a diretor de criação juntamente com Dudu Almeida.
Entre os muitos prêmios que conquistou no período está o Grand Prix de Mídia Impressa do Ano do Colunistas Rio 2007, para a série "Peixe Reciclado", da Fundação OndAzul.
Com a saída de Lucchini, a direção de criação da Quê fica concentrada com o redator Dudu Almeida, que, aliás, é o presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ).

Rio ganha nova agência: am:pm

Marcelo Santos, Marcos Borges e Thony GentilMarcelo Santos, ex-diretor de criação da Percepttiva, já está com novo desafio profissional, agora como empresário. Junto com Marcos Borges e com Thony Gentil, ele está abrindo a am:pm comunicação, que começa com a conta do Colégio Souza Lima e da produtora Silence, estimando um faturamento inicial em 2011 de R$ 5 milhões.
Com o posicionamento "am:pm. agência full service, comunicação full time.", a agência quer atuar em comunicação integrada, tendo Santos e Borges como diretores de criação e Gentil responsável pela direção de atendimento e planejamento.
Antes da Percepttiva, o diretor de arte Marcelo Santos passou pela Agência3 e Gênesis. Marcos Borges, redator, foi da Carioca, Brasil.com, Percepttiva, Agência3, Staff, Doctor e Conexão Brasil. Thony Gentil esteve na Agência3, Staff, Percepttiva, W/Brasil e Publicis, além de ter passado pelo marketing da Brookfield Incorporações.
A am:pm está localizada no bairro carioca da Lagoa, à Avenida Epitácio Pessoa, 1674 cobertura 404. Enquanto não coloca seu site no ar, a agência já criou uma fan page no Facebook, em www.facebook.com/ampmcomunicacao.

Arte em areia de Delton Rios chega à publicidade

A técnica de criar imagens com areia, tornada famosa com a artista israelense Ilana Yahav, chega à publicidade brsileira pelo trabalho do artista plástico brasileiro Delton Rios, chamado pela BorghiEhr para a nova campanha de três comerciais do Ministério Público do Distrito Federal, lançada esta semana.
Nos filmes, em que todos trabalharam de graça, pela causa do combate às drogas, várias imagens de situações idealizáveis são destruídas rapidamente, numa comparação com o que pode acontecer sob a influência das drogas.
Como referência para os leitores da Janela, aí vão também dois comerciais feitos com a mesma técnica pela Ilana Yahav, usando chá para o chá inglês Twinnings e usando farinha para os pães alemães Lieken Urkorn.
Delton Rios é baiano e ficou conhecido do público brasileiro ao se apresentar criando um quadro ao vivo no programa "Qual é o Seu Talento?", do SBT.

Ampro-Rio ganha sede própria em setembro

Tony CoelhoO novo diretor da Associação de Marketing Promocional do Rio de Janeiro (Ampro-Rio), Tony Coelho (foto), está anunciando que em setembro, pela primeira vez na sua história, a entidade terá um escritório independente, funcionando fora da agência de seu presidente.
- Queremos ter um local em que os associados possam se reunir e haja uma secretária dedicada a desenvolver as atividades da associação -- explica.
Esta é uma das novidades que Tony está trazendo para a associação que reúne quase 30 empresas de marketing promocional sediadas no Rio de Janeiro, e que, durante o mês de agosto, realizou um ciclo de palestras nas universidades cariocas -- a Semana Acadêmica de Marketing Promocional (Sampro) seguindo o modelo adotado nacionalmente pela Ampro Brasil.
Tony Coelho, diretor de criação da agência Conceito, sucedeu a Marcos Machado, diretor da Proview, no comando da Ampro Rio. Vindo da área de publicidade -- trabalhou em agências como a Doctor -- acabou se dedicando à área de promo, criando ações para agências como Matriz, Fagga, Biruta e outras. Em 2009 recebeu da Ampro o título de Profissional de Marketing Promocional do prêmio Globes Awards, concurso que, de acordo com ele, terá sua versão internacional realizada pela primeira vez no Rio em 2012.

Antônio Jorge assume GM-Rio pela 4ª vez

Antônio Jorge Pinheiro: Vamos comemorar os 40 anos do Grupo de Mídia.
Com a ida do presidente do Grupo de Mídia do Rio e diretor de mídia da DPZ-Rio, Sérgio Prazeres, para a Rede Record, onde assumiu o cargo de gerente de Inteligência de Mercado, a entidade teve que alçar seu vice-presidente Antônio Jorge Alaby Pinheiro, da Mídia1, ao posto de presidente pela quarta vez na história da entidade.
Durante a posse do Ronaldo Rangel na presidência da ABP, esta terça-feira, 23, Pinheiro já compareceu representando os mídias e comunicando os projetos da associação para 2012. Segundo ele, a grande ação será comemorar, no dia 19 de janeiro, os 40 anos de fundação do GM, que aconteceu em 1972 ainda como "Clube dos Medias", nome com que os profissionais da área se identificavam na época.
Até será mesmo interessante o GM-Rio relembrar e homenagear quem participou desta fundação. A Janela Publicitária, que nasceu apenas 5 anos depois, lembra de vários nomes que comandavam a mídia no Rio de Janeiro nos anos 70 e provavelmente participaram desta história, como Gualter Leão, Maria Alice Langoni, Carlos Azevedo, Antônio Luiz Accioly Neto, Mario Makoto, Maurino Mendonça, Erly Francisco de Jesus e Yuzu Yamamoto. Quem lembra mais?

Unilever e F.biz não deixam o Mauro estragar tudo

A Unilever e a agência F.biz deram a volta por cima da gozação que se espalhou pela internet com o jeito canastrão com que a atriz Isis Valverde falou o "Não, Mauro, vai estragar tudo" no comercial do produto Seda.
Aproveitando as dezenas de vídeos no Youtube, a agência e o cliente assumiram a brincadeira e foram além: colocaram na fanpage de Seda no Facebook um divertido aplicativo em que o usuário pode digitar o nome de alguém e baixar uma MP3 com o tal nome inserido na fala. Claro que eu digitei Marcio e ouvi uma voz gravada dizer "Não, Marcio, vai estragar tudo". Já o nome da minha filha Lena -- um pouco menos usual -- não foi encontrado e o aplicativo sugeriu coisas como "Não, amiga", ou "Não, colega"...
O aplicativo está disponível na fanpage de "Seda Beleza em Qualquer Lugar - Não, Mauro!".

Paraty recebe Encontro de Redação pela 6ª vez

O 6º Encontro de Redação Publicitária já fechou sua programação, para acontecer em Paraty, na Casa da Cultura, dias 9 e 10 de setembro de 2011. A tradicional entrega do Troféu Jeca Tatu – criado para homenagear os publicitários que melhor trabalham a linguagem brasileira – será entregue este ano a Christina Carvalho Pinto, presidente da Full Jazz. E nos dois dias do evento estão previstas quatro palestras discutindo temas como Transmedia Storytelling e "como o universo digital aproxima o planejamento da criação".
O encontro também entregará os prêmios do seu Concurso Universitário, que terá como briefing criar um anúncio para revista sobre a Sustentabilidade no Turismo em Paraty. O vencedor irá receber uma bolsa de estudos do Curso Portfolio de Redação e Direção de Arte da ESPM.
O evento é uma iniciativa da Associação Latino Americana de Agências de Publicidade (ALAP), idealizado por Jomar Pereira da Silva Roscoe com apoio do Conselho Nacional de Propaganda e do CCRJ e patrocínio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e desde 2006 faz parte do Calendário Oficial de Paraty.
As inscrições já estão abertas, com mais informações em www.alaprio.com.br.