Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 22/JUL/2011
Marcio Ehrlich

 

Biruta passa a cuidar da comunicação da Domino's

Depois de conquistar a conta de comunicação do Fluminense, a Biruta está anunciando a conta da rede de pizzaria Domino's, do grupo Umbria, que também controla os restaurantes Spoleto.
De acordo com o fundador e diretor da agência, Rafael Liporace (foto), isso não quer dizer que a Biruta -- após ter abandonado o nome "Mídias Mirabolantes" -- tenha se tornado uma agência full-service:
- Queremos ser vistos como uma agência de inovação em comunicação, atendendo a clientes que não dependam da mídia tradicional para chegar ao público, diz Liporace.
Segundo o publicitário, tanto para o Fluminense quanto para a Domino's a Biruta não pretende criar peças publicitárias ou autorizar mídia.
- Se percebermos que isto é necessário, vamos buscar a parceria de uma agência de publicidade, explicou.
O trabalho da Biruta com a Domino's será apoiar a retomada de mercado da marca no Brasil, que acontece desde que o grupo Umbria assumiu a empresa, em 2004. Agora, a agência quer fortalecer o conceito "Loucos por Domino's", com ações para a construção da marca em outros países e ações em torno das lojas, como conta a gerente de Marketing da Domino's, Isabel Arthou Araújo:
- A Biruta vai ao encontro da nossa estratégia de realizar marketing de guerrilha no raio de 1,6km em torno das lojas, além de ter escritórios no Rio, São Paulo e Nordeste, onde pretendemos expandir nossa rede de pizzarias.

CCRJ escolhe os vencedores do Clube do Futuro

39 estudantes de comunicação foram selecionados pelo programa Clube do Futuro, promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro. Todos ganharão estágios em agências e produtoras conveniadas com a entidade.
Três deles foram vencedores dos Grand Prix e terão o direito de escolher para onde querem ir: Philippe Lacerda (da UFRJ), em Redação, Jonas Póvoa (da UFRJ) em Direção de Arte e Ana Carla Villa-Lobos Teixeira (da Veiga de Almeida) em Produção de Vídeo.
Os demais 36 estudantes terão seus estágios definidos por sorteio que ainda será realizado pelo CCRJ.
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) emplacaram cada uma 8 estudantes na lista, enquanto a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio colocou 7 e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 5 alunos.
Aí estão os demais 36 futuros talentos da propaganda carioca, que assim como o Philippe Lacerda, o Jonas Póvoa e a Ana Carla Teixeira aparecem pela primeira vez na Janela mas temos certeza que ainda serão notícia mais vezes:

Redação
Ana Carolina Avena - PUC
André Fustgano - Facha
Débora Lobo - ESPM
Flavio Pinheiro - Universidade Moacyr Sreder Bastos
Layra Pinheiro
Mariana Louzada Mascarenhas - PUC
Mauro Maedo Junior - UFF
Thadeu Magalhães Marinho - PUC
Rubio Eneas Areal - ESPM

Direção de Arte
Caio Cunha Cestari - ESPM
Caio Pena de Araujo Goes - UFF
Elmer Campos - ESPM
Felipe Pessoa Cavalcanti Barros - ESPM
Juliana Senra Lucas - Centro Universitário UNA (Belo Horizonte)
Letícia Manela - PUC
Matheus Ferreira Rocha - UFF
Paulo Alan Deslandes Fragoso - ESPM
Tarcisio Lira - ESPM

Planejamento
Alexandre de Oliveira - UniverCidade
Allan Lisboa - UFF
André Leal de Ribeiro Albuquerque - PUC
Carlos Alexandre de Carvalho Martins - UFRJ
Giselle Ripardo dos Santos - UFF
Glauber Alencar - UFF
Raphael Barreto - Estácio de Sá

Design
Gustavo Diniz - Estácio de Sá
Felipe Rodrigues Ribeiro - UFF

Fotografia
Lohan Tostes Perri Paiva - ESPM
Stefani Pimenta - PUC-SP

Produção de Vídeo
Ellara Corrêa - Facha
Fernando Bittencourt - PUC
Hanna Carvalho - UFRJ
Luana de Freitas Costas - UFF
Maria Eduarda Paixão Coelho - UFRJ
Michel Schettert - UFRJ
Patricia Koblischek Rodrigues - PUC

Criativos da Moma são suspensos de Cannes 2012

Rodolfo Sampaio, Adriano Matos e Marco Martins deram azar. Com tanto fantasma brasileiro voando em Cannes este ano, logo os deles foram pegos, castigados como se tivessem sido os únicos.
Na verdade, eticamente, nem foram os colegas brasileiros que denunciaram as peças "Teacher" e "Princess", que Adriano e Marco criaram, com direção de criação de Rodolfo, na agência Moma para Kia Motors. E que conquistaram Leão de Prata em Press e Leão de Bronze em Outdoor. Publicitários americanos, com sua paranóia sexual característica, denunciaram na imprensa local que as peças estimulariam a pedofilia (vejam ao lado a imagem do anúncio "Teacher").
Tudo bem, tem apelo sexual e uma certa fantasia, mas dá para perceber que são duas histórias paralelas. Mas a agência esqueceu de apresentar a comprovação de maioridade da estudante da direita...
De qualquer modo, ante a polêmica, a Moma foi obrigada a admitir que os anúncios ainda estavam para ser veiculados, o que acabou chegando à organização do festival.
Agora, a direção se manifestou. Segundo Philip Thomas, CEO do Cannes Festival, "as regras do Cannes Lions determinam que, se solicitadas, deverão ser oferecidas provas que as campanhas foram de fato veiculadas e que foram legitimamente criadas para um cliente pagante. Apesar das várias conversas, a Moma Propaganda não ofereceu as evidências exigidas e, portanto, os prêmios foram cancelados”.
Além de cassar os Leões de Prata e de Bronze, a organização de Cannes fez cumprir sua promessa de castigar criadores de peças fantasmas, feitas nos últimos anos.
“Além disso, conforme especificado em nossos termos e regulamento, nos reservamos o direito de tomar as providências cabíveis contra indivíduos listados nos créditos, os quais não conseguirem comprovar a veracidade dos trabalhos inscritos de forma satisfatória. Neste momento, a decisão tomada é de banir qualquer trabalho criado por aqueles creditados na inscrição pelo período de um ano. Portanto, nenhuma inscrição será aceita por parte destes indivíduos para a edição do evento em 2012”, acrescentou Philip Thomas.
Enfim, uma boa economia para o balanço da Moma no ano que vem.

POLEMISTAS HISTÓRICOS

Rodolfo e Adriano -- dois dos melhores e mais ousados criativos do mercado brasileiro atualmente -- já estão acostumados a incomodar a imprensa americana. É deles -- junto com o diretor de arte Guilherme Jahara -- o anúncio "Tsunami", criado para a WWF e que a DM9DDB inscreveu em 2009 no One Club e em Cannes, mostrando dezenas de aviões atingindo Nova York.
Naquele ano, a peça foi parar até nos telejornais daquele país, com protestos veementes. E foi exatamente por conta deste anúncio que a direção do Festival prometeu que passaria a punir quem inscrevesse peças fantasmas no concurso.
Alguém no Brasil acreditou nisso? Não. Como se vê, muito menos Rodolfo e Adriano. :)