Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/JUL/2011
Marcio Ehrlich

 

Alerj abre concorrência para agência

A conta da Alerj, que vem sendo atendida pela Staff desde 2006, entrou em concorrência, cuja entrega de documentos está marcada para o dia 15 de agosto.
O aviso da Concorrência Pública nº 01/2011, que tem o número do processo 4165/2011, está no site da Assembléia Legislativa e prevê uma verba de R$ 11,4 milhões.
O edital esta à disposição dos interessados na Comissão de Licitações, à Rua da Alfândega, 8/5º andar sala 07, das 10 às 17 horas. As agências devem levar o carimbo do CNPJ com sua razão social.

Bassini cria agência de otimização de buscas

Todo mundo quer aparecer no topo das buscas do Google. Desde quem tem um blog até multinacionais em busca de cliques para suas páginas.
Atrás deste mercado, o conhecido criativo Marcos Bassini -- doublé de cantor nas horas vagas na banda Mané Sagaz -- deixou a criação da agência ToMe Group para se juntar a João Vargas e a Lívia Neves na agência MOBster, cujo MOB aqui, para eles, significa Marketing e Otimização de Busca. Em inglês a atividade também tem um nome bonito: SEO, de Search Engine Optimization, e não faltam dicas complicadíssimas a respeito na Internet para quiser se aventurar sem guia. Eu mesmo já tentei e não consegui muita coisa. Ao menos descobri que a Janela, se quiser melhorar, tem que ser redesenhada do zero. :(
Para se divulgar, a MOBster criou um video institucional que está sendo divulgado nas redes sociais. Intitulado “Clientofobia”, o filme traz um personagem que tem pavor de clientes, fobia que jamais pode ter aquele que trabalha com a MOBster, cujo objetivo é fazer com que o cliente apareça sempre.
João e Lívia trazem no currículo conhecimento nas áreas de marketing digital com atuação em SMO (Social Media Optimization), link building e branding digital. E com a experiência criativa de Bassini, a MOBster chega ao mercado para ofecerer serviços integrados que ajudam a tornar o site do cliente mais visivel na web.

Mídia1 cai no samba com a Viradouro

Animado do jeito que é, o publicitário Antonio Jorge Pinheiro um dia tinha que sair no Carnaval também comandando a festa. Em 2012, o diretor da Mídia1, agência de comunicação com foco em mídia, vai fazer isso junto com a Unidos do Viradouro, escola de samba niteroiense vice-campeã do Grupo de Acesso deste ano e que, em 2012, desfila no sábado de Carnaval para tentar voltar em 2013 ao Grupo Especial.
O tema do Carnaval da escola vermelho-e-branca foi proposto pela Mídia1, como homenagem ao centenário de nascimento do dramaturgo e jornalista brasileiro Nelson Rodrigues, que se comemora no próximo ano. Como batizou Alexandre Louzada, carnavalesco da escola, a Viradouro sairá em 2012 cantando "A Vida Como Ela É, Bonitinha Mas Ordinária".
A escolha do tema amarra uma parceria que a Mídia1 fez com o produtor de cinema Diler Trindade, que em 2012 também coloca nas telas brasileiras o filme Bonitinha, Mas Ordinária, dirigido por Moacyr Góes a partir do clássico de Nelson que imortalizou a frase "mineiro só é solidário no cancer", eventualmente dita um dia por Otto Lara Rezende.
O filme ganhará pré-estreia na quadra da escola, onde a Mídia1 assumiu as propriedades de merchandising. Uma das metas de Antonio Jorge é fechar o patrocínio de alguma cervejaria ao carnaval da Viradouro e ao filme de Diler. Precavidamente, o produtor do longa gravou todas as cenas de bar com cervejas tendo o rótulo em branco. Acertando com alguma cervejeira, é só inserir a marca na pós-produção. E garantir que só ela será vendida nos ensaios técnicos da escola de Niterói.
A Mídia1 também está desenvolvendo uma nova programação visual para a quadra, criando espaços para a aplicação de marcas de patrocinadores, que serão exibidas ao longo do ano em eventos já programados para acontecerem por lá. Entre eles, shows que a agência fechou em parceria com a rádio MPB FM.

Nico Rezende quer atingir mercado nacional

Nico RezendeA produtora de áudio de Nico Rezende passa a se chamar simplesmente "Beat", retirando o "Carioca" do nome. O objetivo do produtor é passar a ser visto como fornecedor nacional do segmento, não apenas do mercado do Rio de Janeiro.
Nico também está mexendo na equipe. O conhecido saxofonista, produtor e arranjador Léo Gandelman agora é produtor da Beat, atuando na criação de trilhas, principalmente as que envolvam a gravação de metais, sua especialidade.
Também chega na produtora Alex Moreira, músico, produtor e compositor, além de sound designer e restaurador. Alex faz parte do Bossacucanova e concorreu, ano passado, ao Grammy latino, como produtor do cd Telecoteco, de Paula Morelembaum.
Na verdade, a Beat quer mais gente nova na equipe. Além de ter se inscrito para receber estagiários do programa "Clube do Futuro", do CCRJ, a produtora está querendo entrevistar interessados em produção musical, com ou sem experiencia prévia. Os currículos devem ser enviados para beatcarioca@beatcarioca.com.br, aos cuidados de Cláudia Helena.

ESPN amplia estrutura no Rio

A ESPN, braço de cobertura esportiva do Grupo Disney, está se preparando desde agora para o boom do setor no Rio de Janeiro, que em 2014 sedia a Copa do Mundo e em 2016 as Olimpíadas.
A partir de agosto, a emissora inaugura nova sede na cidade, alugando a casa de três andares no bairro de Botafogo que abriga a produtora Set TV Cine, de Célia e Vilson Botelho.
Apesar de ninguém da ESPN querer falar a respeito, a assessoria de imprensa confirmou a informação. E, de acordo com amigos da Janela, a emissora fica com toda a estrutura montada pela Set, dos móveis ao estúdio, passando pelas ilhas de edição.
Como a Janela informou anteriormente, Vilson e Célia decidiram se aposentar. Como os filhos do casal -- que também atuavam na Set -- partiram para outros projetos, a atividade da produtora encerra-se este mês.

Binder e Stage01 criam outdoor vivo para Cintra

O enorme espaço da esquina da Presidente Vargas com o Campo de Santana, que volta-e -meia sedia cartazes animados e com traquitanas, desta vez foi transformado em passarela de desfile pela Binder e sua agência de promo Stage01, para animar os cariocas que vão pegar o trem da Central ali em frente.
Durante esta semana, quatro modelos desfilarão de top e short jeans para divulgar o concurso "Isso que é musa!", da Cerveja Cintra, que elegerá entre cariocas anônimas a sua nova garota-propaganda.
As 20 finalistas a musa podem ser conferidas no site www.issoqueemusa.com.br. O concurso é a maior promoção da Cintra no Estado do Rio de Janeiro e recebeu mais de mil inscrições de candidatas e mais de 30 mil votos no site, até o momento.
A nova musa da Cintra será anunciada em setembro. A campanha é assinada pela Binder Visão Estratégica e a Stage01 Marketing Promocional.
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Marcos Apóstolo e Marcus Saulnier (Head of Art)
Criação: Marcus Saulnier, Alexandre Motta, José Francisco Tapajós, Rafael Pfaltzgraff e Miguel Bandeira
Mídia: Andréa Afonso, Renata Vasconcelos
Ação Promocional: Heitor Lima e Renato Góes
Planejamento: Glaucio Binder e Luiz Madrid
Atendimento: Renata Barbosa e Daniel Batista
Produção Gráfica: André Sá e Pedro Esteves
Aprovação no Cliente: Adriano Schincariol, Luiz Claudio Taya, Guilherme Moraes, Bruno Piccirello e Eduardo Yazbek

11:21 cria para Voz da Comunidade

Todo carioca bem informado já ouviu falar do garoto Renê Silva dos Santos, de 17 anos, que há mais de 5 anos criou o jornal Voz da Comunidade, no Complexo do Alemão. Participando ativamente no momento da ocupação da região pela UPP, Renê chegou inclusive a ser indicado para o Prêmio Faz Diferença, do Globo.
Renê agora é cliente da 11:21, agência de Gustavo Bastos, que assumiu a conta da Voz como um trabalho de sua responsabilidade social.
O primeiro job já foi entregue: a marca do "Arraiá da Paz", festa julina da comunidade, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho. Junto com a marca, aliás, a agência também está desenvolvendo um comercial de TV chamando para a festa. A criação da marca é de Paulo Franco com direção de Gustavo Bastos.
Diz Gustavo Bastos que a agência se comprometeu a participar ativamente de eventos no Complexo do Alemão, procurando oportunidades e patrocinadores entre seus clientes e parceiros.

Gente Que Vai e Vem

Fernanda GalluzziNBS (Rio - RJ) - A agência anuncia a chegada da Diretora de Atendimento Fernanda Galluzzi (ex-JWT). Com mais de 20 anos de atuação em agências, Galluzzi tem experiência com clientes locais e internacionais. Sob o comando do Sócio e Diretor Geral de Atendimento da NBS no Rio de Janeiro, Antonino Brandão, a profissional cuidará das contas de Coca-Cola Brasil, Bob’s e CCAA.
Fernanda foi Diretora de Negócios e Gerente Geral da JWT-Rio e Gerente Geral da McCann Erickson-Rio.. Na Ogilvy & Mather, foi Diretora de Contas. Em 2005 foi indicada ao Prêmio "Destaque Profissional" na categoria "Executivo de Agência" pela ABP - Associação Brasileira de Propaganda. (26/07/2011)

Grupo Estado (São Paulo - SP) - Fábio Costa, diretor de Mercado Anunciante, passa a ser o responsável pela operação do Cannes Lions no Brasil, a partir da saída de Armando Ruivo da Diretoria de Planejamento e Marketing Publicitário. Esta área passa a ser ocupada temporariamente por Elaine Dias, diretora de Pré-Vendas Comercial. (14/07/2011)

Fischer&Friends (São Paulo - SP) - Mario D'Andrea, CCO da agência, está indo buscar os talentos que conheceu em Curitiba. Agora, trouxe Beto Rogoski para a direção de criação. Beto estava no mesmo cargo na curitibana Opus & Múltipla, mas já trabalhou em agências como Talent e JWT. (13/07/2011)

Young & Rubican (São Paulo - SP) - O redator Victor Sant’Anna, que o mercado carioca conhece dos tempos de Contemporânea e Norton, deixa a Fischer&Friends para entrar na Y&R como diretor de criação, fazendo dupla com o diretor de arte Jorge Iervolino, respondendo ao VP de Criação, Rui Branquinho, e ao diretor-geral de Criação, Flávio Casarotti. Depois que deixou o Rio, Victor já passou também por Lew,Lara/TBWA, Africa, F/Nazca e Neogama/BBH (12/07/2011)

Rede Globo - A Central Globo de Relações com o Mercado (CGRM), dirigida por Gilberto Leifert, passa a contar com dois novos cargos e colaboradores: Renato Thomaz Pereira e Marco Antonio da Costa Sabino.
Renato, com 23 anos de casa, deixa a divisão de Atendimento na Central Globo de Comercialização - CGC para assumir o cargo de diretor-executivo da CGRM, atuando em conjunto com Cícero Azevedo na condução do “Programa Globo de Incentivo às Agências”. Caberá, ainda, ao novo diretor-executivo apoiar a direção da CGRM na coordenação das gerências e equipes de Relações com Agências, Eventos/RP, Eventos Institucionais e Relações com Mercado Publicitário.
Marco, profissional com experiência em direito empresarial, assumirá a recém-criada gerência de Relações com o Mercado Publicitário que acompanhará o ambiente regulatório e fará a avaliação dos impactos sobre a liberdade de expressão e o direito de anunciar. A nova área acompanhará também assuntos relacionados à ética e melhores práticas do mercado publicitário. (11/07/2011)