Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 25/ABR/2011
Marcio Ehrlich

 

Colunistas Rio anuncia finalistas dos GPs de 2010

Marca criada pela agência Camisa 10 para o Prêmio Colunistas Rio 2010.
Os jurados do Prêmio Colunistas Propaganda Rio de Janeiro 2010 votaram em segredo e nesta quarta-feira, 27 de abril, durante a festa da premiação, o público e os próprios membros do júri vão conhecer os trabalhos vencedores dos Grandes Prêmios de Televisão, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Alternativa, Mídia Digital e Cases.
Até lá, a organização do Prêmio Colunistas já divulgou a relação dos trabalhos finalistas, escolhidos pelos jurados a partir dos ganhadores de medalhas de ouro nas respectivas áreas do concurso. As peças estão disponíveis para visualização no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.
São 21 concorrentes das agências 11:21, Binder, Camisa 10, Loja, NBS, Percepttiva e Quê, exibidos no site com as fichas técnicas dos trabalhos.

A festa do Prêmio Colunistas Rio de Janeiro 2010 acontece no Vivo Rio a partir das 19:30h, com a entrega dos diplomas aos premiados de Propaganda, Promo e Design nos concursos promovidos pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda - ABRACOMP em 2010.
O site do Prêmio Colunistas também traz as atas completas destas premiações.
Mais informações sobre o evento podem ser conseguidas pelo telefone (21) 2537-8180, com Germana Jones.

BB recebe agências para disputar R$ 420 milhões

Esta segunda-feira, às 10 da manhã, o mercado publicitário vai ficar ligado em Brasília, acompanhando a entrega das propostas para a milionária concorrência do Banco do Brasil, que distribuirá R$ 420 milhões por ano entre três agências de propaganda. Uma a mais do que o banco selecionou em 2006, quando escolheu a Artplan e a Master para uma verba anual de R$ 150 milhões.
A nova verba, estabelecida pelo edital nº 33351, coloca o banco nas cabeças do ranking publicitário do governo federal, superando inclusive a Petrobras, cuja verba licitada foi de R$ 250 milhões por ano.
Espera-se no mínimo 20 concorrentes à conta do banco, que poderá ser renovada automaticamente até 2016, quando uma nova licitação terá que ser convocada.

Questionamentos, uma leitura imperdível

A comissão de licitação do Banco do Brasil manteve sua concorrência aberta ao público desde o início, publicando no site da instituição as respostas às centenas de perguntas feitas pelas agências que retiraram edital. Até mesmo ao e-mail do inocente executivo de uma agência de Londres que quis marcar uma apresentação para o gerente do "Banco do Brazil" (sic) na Inglaterra!
A leitura dos Questionamentos permite outros momentos tragicômicos, como das agências -- uma delas inclusive identificando-se como sendo de Belo Horizonte --, queixando-se da dificuldade de conseguirem vôos para Brasília por conta do feriadão da Páscoa. Choraram, mas não conseguiram que o banco adiasse mais uma vez a apresentação das propostas.
Uma parte significativa das perguntas dizia respeito à contagem das peças a ser apresentadas, como por exemplo, se anúncio sequencial para iPad contaria como uma ou múltiplas peças. Ninguém quer perder pontos por mandar mais peças do que o edital limita.
Outra agência quis saber se pode mudar o slogan "Todo Seu". O banco liberou, desde que a defesa esteja embasada na comunicação da agência. Já para quem quis mudar a tipologia do banco a resposta foi negativa. A fonte usada é exclusiva e só tem acesso quem trabalha para o BB. Fora isso, "Arial" é a fonte padrão da instituição para textos.
Aliás, a fonte foi motivo de uma inacreditável burocracia a que o BB não resistiu. O banco obriga até a que os cases e declarações dos clientes das agências sejam impressos em Arial 12, como se a agência pudesse facilmente interferir nos materiais que precisou solicitar a seus clientes.
Finalmente, fica para os leitores uma charada. Alguém perguntou: "Um Grupo Multinacional de Agências que já detém conta de um banco concorrente forte do Banco do Brasil e atendido por uma de suas agências, pode, designando uma outra agência do Grupo, se vencedora atender ao Banco do Brasil? Não há risco do mesmo
Grupo partilhar entre suas agências bancos conflitantes?"
Claro que o banco não deixaria isso acontecer. Mas a quem os leitores acham que a pergunta se referiu?

Banco do Brasil tem 21 agências na disputa

EM PRIMEIRA MÃO - Esperava-se entre 20 e 30 agências na concorrência do Banco do Brasil. Se apresentaram 21 para disputar os R$ 420 milhões da conta, uma das maiores do governo federal.
Segundo amigos da Janela, são elas Agência3, Agnelo Pacheco, Arcos, Artplan, Babel, Contexto, Giacometti, Giovani+Draftfcb, Heads , Idéia 3, Lay Out, Lew,Lara\TBWA, Matisse, Master, Ogilvy, Paim, Perfil, PPR (Quê), Propeg, Publicis e Z+.

Loja usa marionetes para promover o Canal Brasil

A Loja Comunicação está no ar com três comerciais totalmente produzidos com marionetes para seu novo cliente Canal Brasil.
Neles, bonecos dos principais apresentadores/personagens da emissora -- Paulo Cesar Pereio, Zé do Caixão e Lázaro Ramos -- destacam de forma nacionalíssima e numa cenografia primorosa as características do canal, cuja programnação é baseada em filmes produzidos no Brasil. Com o conceito "Vários Sotaques. Uma só língua.", a campanha também vai contar com anúncios de revista, jornal, mídia exterior e rádio.
A criação é de Cadu Vigilia, Dudu Barcelos, Marcos Siqueira e Marcelo Giannini, que também assina a direção de criação.
Ainda fizeram parte da ficha técnica:
Cenografia e Arte: Dirce Satiko Ito (Dirú)
Produtora: Cinerama Brasilis
Produtor executivo: Mario Nakamura
Produção Julian Gustavo
Direção: Bruno Duarte
Fotografia: Gustavo Nasr
Rtvc: Aline Bandeira
Produtora de som: Zuêra
Produtor de áudio: Marcio Padilha
Finalizadora: Tassia Da Hora
Atendimento: Roberta Folly
Mídia: Robson Felix
Aprovação: Paulo Mendonça e André Saddy

Agnelo Rio anuncia veículos chineses da Lifan

A Agnelo Pacheco Rio já está na mídia de classificados com sua nova conta, a concessionária Planet Rio Lifan, de Campo Grande, revendedora da recém-chegada ao Brasil marca chinesa de automóveis Lifan.
Os anúncios procuram lembrar o custo vantajoso dos produtos chineses no mercado brasileiro. Um deles mostra inclusive o titulo em mandarim. A criação é de Priscila Paranhos e Raphael Brick,, com produção de Cristiano Ferreira, atendimento de Janaína Andrade e aprovação de Rodrigo Aloizio.

Gente Que Vai e Vem

Artplan (Rio - RJ) - Mauro Lopes é o novo diretor de contas da Artplan. Com mais de 25 anos de experiência, com passagens pela Publicis, Contemporânea e Agência 3, Lopes chega para coordenar o núcleo imobiliário da agência. (25/04/2011)

Margarida - Marcus Baldini, diretor do longa "Bruna Surfistinha", volta à publicidade com a Margarida Filmes, empresa do Grupo Ink. Com mais de trezentos comerciais na carreira, Baldini também continua com sua produtora Damasco Filmes, através da qual pretende produzir seu próximo longa, além de duas séries para o canal Multishow e a campanha on-line de Nextel com Neymar.
Este acordo com a Margarida Filmes também pretende ampliar a sua parceria com o Grupo INK, de forma que a Damasco possa fazer co-produções com a Academia de Filmes, empresa do grupo, em seus próximos projetos de dramaturgia. (20/04/2011)