Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/MAR/2011
Marcio Ehrlich

 

Ronaldo Conde deixa a 11:21

Ronaldo CondeEM PRIMEIRA MÃO - Depois de 5 anos como sócio da agência 11:21, fundada com o criativo Gustavo Bastos, Ronaldo Conde deixou a sociedade logo após sua volta das férias forçadas no final de 2010 por uma cirurgia de ponte-de-safena.
Em entrevista exclusiva para a Janela, ainda cercada de mistérios, Ronaldo Conde revelou pelo menos que assumirá em algumas semanas a direção de atendimento de uma conta sediada em São Paulo e que está em processo de troca de agência de propaganda. Assim que a mudança for efetivada, Conde dividirá sua atuação entre os escritórios da nova agência de São Paulo e do Rio.
O publicitário garante também que não houve qualquer briga com seus sócios, mas a proposta que recebeu para cuidar da tal conta foi irrecusável. A partir daí, Conde vendeu suas ações para Bastos e para José Guilherme Vereza, que desde 2009 vem tocando o escritório da agência em São Paulo.
Na 11:21, que Gustavo Bastos assegura que está passando por um dos seus melhores momentos empresariais e criativos -- foi inclusive uma das mais premiadas no Colunistas Rio 2010 --, a saída de Conde levará à contratação de um novo diretor de atendimento. "Não estou pensando em fusões ou em nova sociedade no momento", diz o criativo. Além de Vereza, também é sócio da agência, com 50% de participação, o diretor da empresa de eventos Expomídia, Manoel Arthur Villaboim.

Rio fica com 15 Ouros no Colunistas Propaganda Brasil

Cyd AlvarezO paulista radicado no Rio de Janeiro Cyd Alvarez (foto) foi escolhido no último fim-de-semana o Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas Propaganda Brasil 2010, em reconhecimento ao seu trabalho como presidente da agência NBS e da Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Esta é a primeira vez que o publicitário conquista o título nacional. Em 2002, Cyd havia recebido o título de Publicitário do Ano do Prêmio Colunistas Rio, quando comandava o escritório carioca da Propeg.
Analisando os trabalhos vencedores das medalhas de Ouro de todas as regionais do Prêmio Colunistas Propaganda 2010, o júri nacional da premiação foi presidido por Adonis Alonso (Blog do Adonis) e integrado ainda por A. P. Rossini (Rede Bandeirantes), Ana Paula Jung (PropMark-RS), Armando Ferrentini (Editora Referência), Daniel Milani Dotoli (Revista Marketing), Dorinho Bastos (Revista Propaganda), Décio Clemente (Rádio Jovem Pan), Fernando Vasconcelos (Meio e Mídia), Leo Macias (CCSP e Z+), Marcello Queiroz (PropMark), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Pedro Yves (Revista Propaganda).
Como Agência do Ano nacional, os jurados escolheram a AlmapBBDO, que bisou o resultado obtido no Colunistas São Paulo. Outra que bisou o desempenho na premiação regional foi a Oi, escolhida o Anunciante do Ano do Colunistas Rio e do Colunistas Brasil.
Ainda na premiação nacional, Anselmo Ramos, da Ogilvy, foi escolhido o Profissional de Propaganda do Ano. Entre os veículos, a Folha de São Paulo ficou com o título de Veículo Impresso do Ano, o canal Globonews como o Veículo Eletrônico do Ano e a Elemídia como a Empresa de Mídia Exterior do Ano.

Juri premia 25 agências de 5 estados

Diferentemente das etapas regionais, nas quais são concedidas medalhas de Ouro, Prata e Bronze aos melhores trabalhos, o Prêmio Colunistas Brasil confere apenas medalhas de Ouro. E das 51 concedidas pelo júri, as agências do Rio de Janeiro ficaram com 15. A agência NBS somou 5 medalhas e a Quê 2 medalhas, enquanto as agências Artplan, Binder, Camisa 10, Loja, Minha, Percepttiva, Script e Zign levaram 1 medalha cada uma. No total, foram premiadas 25 agências de 5 estados brasileiros: Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A entrega dos diplomas do Prêmio Colunistas 2010, cobrindo as áreas de Propaganda, Promo e Design está prevista para acontecer no final de março, em São Paulo
Veja, a seguir, a relação dos prêmios conquistados pelas agências cariocas. As fichas técnicas completas destes trabalhos e dos demais premiados estão no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com

ÁREA: Televisão e Cinema
* Institucional ou Corporativo: Série "Absurdos - Conversa e Cidade", da NBS para Oi.
* Produtos e Serviços de Telecomunicações: "Mágico", da NBS para Oi.

ÁREA: Rádio
* Varejo de Grande Porte: "Táxi", da LOJA para Città America/Semana de Moda.

ÁREA: Mídia Impressa
* Mercado Publicitário: Série "Onda Sonora", da PERCEPTTIVA para Silence.
* Produtos e Serviços Automotivos: "Engrenagens/Tecnologia", da QUÊ para Petrobras.
* Produtos e Serviços Comunitários: Série "Placas", da CAMISA 10 para Trânsito Amigo.

ÁREA: Mídia Exterior
* Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e de Saúde: Série "Maior Campeonato de Futebol da Rua G. Carneiro", da MINHA para Academia Body Tech/Campeonato de Futebol de Botão.

ÁREA: Mídia Alternativa
* Produtos e Serviços Automotivos: "Eu já sabia", da QUÊ para Petrobras.

ÁREA: Mídia Digital
* Meios de Comunicação: " Plug", da NBS para Oi FM.

ÁREA: Websites
* Cultura e Educação: "Zezé Di Camargo e Luciano - Clipe Interativo", da ZIGN MARKETING DIGITAL para Sony Music/CD.

ÁREA: Cases e Mídias Integradas
* Bebidas Não-Alcoólicas: "Case Ação Gladiator", da NBS para Coca-Cola/Gladiator.
* Meios de Comunicação: "Livro Acredite", da SCRIPT para Universal Chanel.
* Produtos e Serviços Públicos: "Sedex Mágica", da ARTPLAN para Correios/SEDEX.
* Produtos e Serviços de Telecomunicações: "Case Oi Pontos", da NBS para Oi.
* Varejo de Grande Porte: "Um mês sem homem", da BINDER para Ancar Ivanhoe/Shopping Center.

Paulo Giovanni volta à publicidade com a Tailor Made

Afastado da publicidade desde 2007, quando vendeu sua participação na Giovanni -- hoje Giovanni+Draftfcb -- o publicitário petropolitano (hoje radicado em São Paulo) Paulo Giovanni volta à atividade com sua nova agência Tailor Made, mais um braço do grupo que também tem as empresas Mix Brand Experience (de marketing promocional) e Pop Trade Marketing (de PDV).
Como sócios da nova agência estão Marcelo Reis (diretor de criação), Fernando Sales (mídia), Marcello Magalhães (planejamento) e Pablo de Arteaga (operações e atendimento), que já assinaram o lançamento da Rádio Disney.
De acordo com Giovanni, a nova agência vai trabalhar no "beyond advertising", defendendo que "não é porque um anunciante é grande que não pode ter soluções feitas sob medida".

Kia pisa na bola. Sem querer ou de propósito?

O redator Giu Fernandes mais uma vez colabora com a Janela, enviando a imagem abaixo, que mostra duas variações sobre o mesmo tema criadas para a Kia. Uma de 2010, assinada pela agência mineira Iso4 e outra de 2011, assinada pela paulista Moma.
Como é para o mesmo cliente, o criativo pergunta se é plágio, inspiração, referência ou simples coincidência.
Pessoalmente, não acho estranho, por ser publicidade de montadora de automóveis, setor que costuma fornecer fotos internacionais prontas para suas agências como forma de reduzir os custos de produção. Quem vai saber, então, se essa ideia não veio pronta de fora e ambas as agências só tiveram que criar novos títulos?
Ficam as perguntas para os envolvidos responderem.Kia, pelas agências Iso4 e Moma

Gente Que Vai e Vem

Ogilvy Action (Rio - RJ) - O escritório carioca da unidade de ativação de marca do Grupo Ogilvy Brasil contratou Eduardo Garretano para ser seu diretor de criação, e Roberto Porciuncula para ser redator.
Edu Garretano vem da Binder Visão Estratégica, mas também teve a sua própria agência (é ex-Casa da Criação, onde fez uma joint-venture na época). Roberto, por sua vez, já trabalhou na Ogilvy, canal TNT nos Estados Unidos, e agora retorna à casa. (02/03/2011)

Publicidade Interativa (Rio - RJ) - Leonardo Brossa, com passagens pela Agência3, NBS e Neogama/BBH, passa a integrar o time da agência, com o desafio de estruturar a nova área de Projetos Especiais, que já nasce com o objetivo de dobrar o fatuamente da agência em 2011. (01/03/2011)

Globosat (Rio - RJ) - Fred Müller, Diretor Executivo Comercial da empresa conta que Herbert Zeizer foi promovido para assumir o cargo de Diretor de Vendas de São Paulo, função que até então não existia. Herbert coordenará os trabalhos dos demais diretores Cecília Moraes, Daniel Romani e Fernanda Muradas. Esta última se juntará ao núcleo paulista após liderar a equipe comercial do Rio de Janeiro durante os últimos dois anos. É importante destacar que estes profissionais lideram toda a equipe de Atendimento Comercial para o Mercado de São Paulo.
Além disso, Eduardo Salvador volta à Globosat como Diretor de Vendas para o Rio de Janeiro e demais regiões do Brasil. A área de “Novas Mídias” também terá uma atenção especial. Essio Floridi, Diretor de Vendas Internet, ficará responsável em liderar a equipe de atendimento que tem como foco a venda dos sites dos Canais Globosat, além de oferecer ao mercado soluções multiplataforma. (01/03/2011)

Marketing Vision (Rio - RJ) - Ao completar cinco anos de atuação no mercado, a agência de Michael Andrade contrata quatro profissionais. Como diretor de criação entra Léo Pontes, que passou pela Befit, Matriz Eventos e Rio 360. César Lobo, que tem no currículo passagens pelas agências Banco de Eventos, New Style, OPM e Fagga, assume como Head of Art. Na equipe de planners entra Myrza Muniz, recém-chegada da Europa reforça o time com sua experiência internacional. A profissional estava no Núcleo de Planejamento da Nestlé Nutrição, na sede da Publicis, em Paris. Já Marina Valente saiu da Biruta para assumir a gerência de produção. (01/03/2011)