Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 25/FEV/2011
Marcio Ehrlich

 

Patrimóvel homenageia Ronaldo com humor de Silvio Lach

Gols, texto de Silvio Lach, da Bloco C, para PatrimóvelEste colunista sempre foi fã da cabeça maluca do redator Silvio Lachtermacher. Fora da propaganda, como cronista e twitteiro, Silvio Lach é uma metralhadora de piadas, mantendo a tradição do humor judaico, que, no Brasil, passa por Leon Eliachar, Max Nunes e, na propaganda, Rogerio Steinberg.
Silvio voltou recentemente à publicidade, através da Bloco C, um dos braços da agência Conexão dedicado à área imobiliária. Por isso, não deu para ter dúvidas de que é dele o anúncio da agência para a Patrimóvel, publicado este domingo, 20/02, no caderno de esportes do Globo em homenagem ao jogador Ronaldo. Provavelmente o melhor que foi criado para a oportunidade. E que tive o prazer de descobrir pela leitura do jornal.
Em um único texto, a peça (veja a ilustração) louva os inúmeros gols do Fenômeno e leva o leitor a dar a sua versão em que a Patrimóvel se torna a homenageada. Sem nenhuma forçação de barra.
Bola dentro, Silvio.

Par Perfeito investe para juntar os corações solitários

Festa Par Perfeito. Foto de Anna Monteiro
Promotores agitam os corações solitários na festa do Par Perfeito
As tradicionais casamenteiras das cidades do interior estão com os dias contados.
Juntar pessoas é hoje uma atividade de marketing sofisticada e na qual grandes grupos multinacionais brigam ferozmente para conquistar o coração dos solteiros.
No Brasil, o líder deste segmento é o site Par Perfeito, hoje um empreendimento do gigante frances Meetic com o não menos poderoso americano Match.com. E que já enfrenta a concorrência do também americano eHarmony, que no vale-tudo do setor se anuncia no Google com o slogan "Conheça seu Par Perfeito" para aparecer nas pesquisas pelo nome do concorrente.
O tamanho exato deste mercado ninguém quer revelar. Conversando com a gerente de marketing do Par Perfeito, Clarissa Assumpção, ficamos sabendo que o Brasil tem 63 milhões de solitários, incluindo aí, claro, os ainda solteiros, os separados, os divorciados e os viúvos. Desses, nada menos que 30 milhões já passaram pelo site de relacionamento. E cerca de 1,5 milhão de todo o país continuam com seus perfis ativos por lá, uma parte deles -- e aí está o segredo bem guardado -- pagando mensalidade de no mínimo R$ 40,00 para ter acesso mais liberado nas paqueras, como clientes Ouro e Platinum.
O marketing dos modernos casamenteiros não deixa de ter uma característica curiosa, como destaca Clarissa. "Nosso objetivo não é manter clientes. Nosso sucesso é quando eles se juntam e deixam o site", ela comenta.
Ainda assim, o Par Perfeito mantém um programa ativo de ações promocionais e de comunicação, para gerar conhecimento de marca. Ano passado, a Biruta realizou para o site duas passeatas no Rio e em São Paulo com o nome de "Movimento dos Sem Namorados", ação que acabou emplacando um Grand Prix do Colunistas Promo Brasil e um shortlist no PR de Cannes para a assessoria de imprensa Sing. Este ano, a Binder levou um bronze no Colunistas Propaganda Rio para o comercial "Encaixe", veiculado pelo Par Perfeito em toda a América Latina.
Na última sexta-feira, 18, o Par Perfeito levou cerca de 500 pessoas para dançar hits dos anos 80 no restaurante Real Astória, no Rio, em festa organizada pela promoter Anna Monteiro, a mesma que há tempos realiza na cidade os bailes "Maiores de 30".
Esta foi apenas a primeira, mas que deve se repetir no Rio e ser levada para São Paulo. A trilha sonora de flashback faz sentido, explica Clarissa Assumpção, pelo target do Par Perfeito:
- "A maioria de nossos usuários tem mais de 35 anos e não dispõe mais de uma programação social variada voltada para eles. Tanto que todas as pesquisas qualitativas que já fizemos indicavam o desejo de que promovêssemos festas para facilitar os encontros".
Através também das pesquisas, a Meetic e a Match.com perceberam que somente o Par Perfeito não atendia à demanda de subgrupos com interesses bem delineados: os evangélicos e os homossexuais. A solução foi abrir novos sites. Para os gays foi criado o site G Encontros, que usa o sutil slogan "Aqui a gente se entende". E para os evangélicos, o Divino Amor, no qual -- para se ter a dimensão da especificidade, na descrição de interesses do perfil não existe a opção "Relacionamento Casual". E, claro, muito menos o interesse por apenas "Sexo".

Essa a Petrobras não merece

Do redator Giulio Fernandes:

"Márcio,
Eu como redator fiquei assustado quando recebi a foto em anexo do meu dupla Felipe Lour, a propaganda é um display da Lubrax, em um posto na estrada sentido Saquarema.
Infelizmente muitas agências "não precisam" mais de redator ou ignoram essa cadeira, porque todo mundo entende um pouquinho de português e algumas agências em suas seleções exigem profissionais criativos com noções de redação. O que nada mais é uma economia porca ao invés de contratar um funcionário qualificado e preparado para desempenhar a função.
Serve para as pequenas e médias agências que enxergam na dupla de criação uma despesa desnecessária, podendo manter o diretor de arte e o texto vai a meia boca mesmo. Resta agora a agência responsável reparar o erro e evitar chacota maior."

QJ incorpora RR+Z e vira grupo

A agência QJ Comunicações, encabeçada pelo publicitário Aylton Quintiliano, incorporou a RR+Z, que vinha sendo comandada pelo diretor de arte Zyppo Chagas desde que os irmãos RR -- Paulo e Sérgio Resende -- deixaram a empresa para se dedicar a outros negócios fora da publicidade.
Com a junção, foi criado o Grupo QJ de Comunicação, que reúne a QJ Varejo -- já que a agência cuida do Prezunic desde seu lançamento -- e as recém-criadas QJ Oxigênio e QJ Web.
A criação da QJ Oxigênio vai ficar sob o controle de Zyppo, para desenvolver trabalhos para clientes não voltados ao varejo. E a QJ Web dará suporte ao grupo e atendimento específico à crescente demanda por publicidade na rede.
Além de Aylton e Zyppo, o grupo QJ tem entre seus diretores as publicitárias Cláudia Fernandes -- responsável pela área de mídia -- e Tânia Marinho, que dirige a criação dos trabalhos de varejo.

Gente Que Vai e Vem

Prefeitura de Macaé (Rio - RJ) - Vespasiano Luz, o "Vespa", é o novo secretario de comunicação de Macaé. Vespa havia sido coordenador de comunicação da campanha do atual prefeito em 2008, na equipe de Chico Santa Rita. Antes, o redator passou por várias agências cariocas, como MPM, Artplan, Luz, VS e Quê, acabando por se especializar em marketing político. (17/02/2011)

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - A agência contratou dois profissionais para as áreas de atendimento e criação. Nathalia Ponce Leon (ex-Binder) é a mais nova executiva de contas para trabalhar no grupo do diretor Gustavo Oliveira. E com 17 anos de mercado, o diretor de arte Fabio Mota (ex-DM9) entra para o time de criativos da agência. (16/02/2011)

PS10 (Rio - RJ) - Mais contratações acontecem na agência, agora para os departamentos de Atendimento e Mídia. Para o primeiro, chegam Ana Beatriz Braga (ex-Conexão Brasil) e Fulvia Solano (ex-Percepttiva). Enquanto o experiente Jairo Botelho, com passagens pela VS e Rezende & Rezende, assume a Mídia. (15/02/2011)

O Dia (Rio - RJ) - Mais um Ronaldo se aposenta. No dia seguinte à aposentadoria do Fenômeno, o grupo Ejesa informa que Ronaldo Carneiro, seu vice-presidente executivo, também se aposentou, deixando a empresa. (15/02/2011).

Y&R (São Paulo - SP) - Rui Branquinho está mexendo em toda a criação da agência, após ter assumido a área no início deste ano. Flávio Casarotti, ex-Fischer América, acaba de ser contratado como diretor de criação, depois de tirar um período sabático da profissão.
E os cariocas Marcelo Conde, redator, e Eiji Kozaka, diretor de arte, passaram a reforçar o time de criativos. Como dupla, desde 2008, os criativos atuaram na W/Brasil e na WMcCann. Antes disso, no início da carreira, Marcelo Conde -- filho do conhecido redator Ronaldo Conde -- passou pelas agências W/Brasil Rio, Y&R Rio e V&S. Já o diretor de arte Eiji Kozaka também passou pelas agências V&S, Y&R Rio, NBS e pela McCann Erickson Lisboa (Portugal). (14/02/2011)

NASCEU FALECEU AYRTON GRAY - O profissional de atendimento, que já passou por agências como Speroni e Publinews, estava ultimamente na Dazibao Comunicação como Diretor de Atendimento. O enterro será esta terça-feira, 22/02, no cemitério de Inhaúma, às 15:30h.