Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/FEV/2011
Marcio Ehrlich

 

Unimed-Rio tira F/Nazca do castigo e devolve a conta

A conta da Unimed-Rio está de volta ao escritório carioca da F/Nazca, depois de dois anos sendo cuidado pela WMcCann. No final de 2008, ano da mudança, comentava-se no mercado que o afastamento da F/Nazca devia-se à agência ter inscrito em Cannes uma campanha não aprovada pela presidência: "Cigarro mata mais", com um filme em stop motion mostrando imagens de guerra -- além de cartazes com os rostos de Hitler e Bin Laden -- e que deu à agência Leão de Bronze pelo filme e um Leão de Prata em Design. Fontes da empresa admitiram à Janela, na época, que a campanha não havia sido aprovada pelo presidente da Unimed-Rio, Celso Barros, mas a inscrição tivera a autorização do então diretor de marketing, Marcelo Giannubilo, que deixou a empresa pouco depois. Após a saída de Giannubilo a conta deixou a F/Nazca a caminho da então WBrasil, hoje WMcCann.
No primeiro período em que esteve na F/Nazca, de 2003 a 2008, a Unimed-Rio colecionou inúmeros prêmios de marketing e propaganda, em trabalhos baseados no conceito que ela criou para o cliente: "O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed".

Binder conquista Embelleze

A fabricante de cosméticos Embelleze, que vinha sendo atendida pela Estima, entregou sua conta publicitária para a Binder Visão Estratégica. A Estima, no entanto, continua cuidando das embalagens e pelo BTL do cliente. Voltada para público BC, a Embelleze é uma das líderes do mercado de tinturas e alisantes no Brasil, superando Wella, L'Oréal e Garnier.
De acordo com o vice-presidente da empresa, Jomar Beltrame, a Embelleze investiu em 2010 cerca de 15 milhões de reais em comunicação, com ênfase em ações de merchandising na tv, mídia exterior e revistas. O diretor de planejamento da Binder, Flávio Cordeiro, adiantou à Janela que aposta muito no potencial da conta para os próximos anos. "O segmento de cosméticos e produtos de beleza tem sido um dos que mais vem crescendo no Brasil, impulsionado pela entrada de novos brasileiros no mercado de consumo", afirmou o publicitário, lembrando que a mulher brasileira especialmente gosta de cuidar da sua beleza.

PMG, de Silveira, anuncia conta do grupo Pampa

Marcos Silveira na PMGA PMG, nova agência do criativo Marcos Silveira, está anunciando a conquista das contas do grupo Pampa, compreendendo Pampa Grill, PampaKilo e Pampa Pizza, o que já rompe os limites da agência, que no início se propunha a atender principalmente clientes da área de moda, o que explica o nome "PMG" e a apresentação como "Grife de Comunicação & Marketing".
Para a Pampa Pizza, inclusive, a agência realizou uma ação no último fim-de-semana, colocando um avião nas praias puxando uma faixa com a frase "Onde os ricos se encontram com a massa".
Na verdade, a PMG nasce com altas pretensões, segundo se vê no site www.sitedapmg.com.br, onde ela afirma que "nasceu para ser a mais desejada agência do Rio de Janeiro". Além de Marcos Silveira como Diretor de Criação, ela conta com Sydney de Menezes como Diretor de Atendimento e Planejamento e André Dias como Diretor de Marketing e Operações.
Por enquanto a empresa está em Jacarepaguá, atendendo pelo telefone (21) 3553-7566, mas Silveira está procurando um terreno livre pelos lados da Barra, Recreio ou Itanhangá, onde quer instalar a PMG de forma ousada: sem constuir nenhum prédio, mas colocando lá 3 daqueles containers de 2,4m X 6m usados em eventos, com porta, janelas e ar condicionado.

Agnelo Rio quer crescer 50% em 2011

O escritório carioca da Agnelo Pacheco está abrindo 2011 com quatro novos clientes em sua carteira. A agência conquistou a conta de dois motéis -- os tradicionais Panda, de Botafogo, e Corinto, de Vila Isabel --, além da Escola de Gastronomia Convivium na Barra da Tijuca e da Hit Comunicações, multinacional do segmento de telefonia e sistemas VOIP corporativos.
O Panda inclusive já tem peças no ar, como esta da ilustração, que toda mulher vai aplaudir de pé, já que tenta conscientizar os homens do investimento que elas fazem quando são convidadas a sair.
Segundo Marcelo Gorodicht, diretor executivo da Agnelo Rio, a meta da agência é aumentar sua receita em pelo menos 50% em 2011. "Ano passado, desenvolvemos intenso trabalho de prospecção que agora começa a gerar frutos", explica o executivo.


A peça do Panda teve criação de José Mauro Amorelli, Igor Gomes e Raphael Brick, com foto de Cicero Rodrigues, producao de Cristiano Ferreira e atendimento de Leticia Lomba. Quem aprovou foi Vinicius Villau.

Mercado de produtoras se agita no Rio

Lúcia NovaesO ano de 2011 começou com mudanças acontecendo na área de produção de comerciais no Rio de Janeiro. Uma das criadoras da Ciranda Filmes e sua produtora executiva, Fernanda Castro, deixou a empresa para se unir a Lúcia Novaes (foto), diretora de cena também da Ciranda, para abrir uma nova produtora, a Vitória-Régia.
Por sua vez, a Ciranda, que continua tendo à frente Andrea Oliveira, contratou Paulo Henrique Wanderley como seu diretor de atendimento. Paulo -- ex-Contemporânea -- deixou com isso a Poster Filmes, onde estava há dois anos.
E na próxima semana, uma nova produtora, com nomes de peso também oriundos de outras empresas do mercado, deverá ser anunciada no Rio de Janeiro, como reflexo do reaquecimento que está acontecendo no mercado carioca de comunicação.

Dia do Publicitário X Dia da Propaganda: a confusão

O Dia do Publicitário, comemorado este 1º de fevereiro, foi motivo de muitos comentários nas redes sociais sobre o fato de todo mundo nas agências estar trabalhando, o que não acontece, por exemplo, no Dia do Comerciário, 30 de outubro, quando o comércio fecha em várias cidades.
E houve ainda quem perguntasse se o Dia do Publicitário não é 4 de dezembro.
Googlando o assunto, percebi que ninguém faz a mais vaga ideia do porquê de o dia 1º de fevereiro ser o Dia do Publicitário, já que a atividade foi regulamentada no Brasil em 18 de junho de 1965.
Na Argentina e na Espanha, por exemplo, existe o Día del Redactor Publicitario em 15 de Fevereiro. Já 28 de Julho é na Espanha o Día del Publicitario, o mesmo dia que, na Argentina, chamam de Día del Promotor Publicitario. Enquanto isso, no Brasil, temos separado o Dia do Mídia, em 21 de junho, e o Dia do Contato Publicitário, em 21 de outubro, mas não temos o Dia do Redator.
Quanto ao 4 de dezembro, a origem da data é a comemoração, na Argentina, do Día de la Publicidad, em homenagem à fundação, ocorrida em 1936, da Asociación de Jefes de la Propaganda. Ou seja, a data não tem absolutamente nada a ver com o Brasil. Mas a notícia refletiu-se a ponto de, no ano seguinte, em 1937, serem fundadas no Brasil a Associação Brasileira de Propaganda - ABP e a Associação Paulista de Propaganda - APP.
Quem algum dia soube o motivo de nosso país ter adotado a comemoração argentina e ainda ter passado a chamar o 4 de dezembro de "Dia Mundial da Propaganda" morreu e não deixou por escrito. Enfim, "Dia Mundial" parece ser megalomania brasileira. Nem na Argentina a data é chamada assim e não conseguimos encontrar similar sequer em outros países latinoamericanos.
Seja como for, como pouco se sabia de existir um Dia do Publicitário no Brasil, há muitos anos ficou acertado entre os Sindicatos de Agências e Sindicatos dos Publicitários que o 4 de dezembro -- dia da atividade e não do profissional -- valeria como o feriado da classe.
Ficou a tradição. E dia 1º de fevereiro todo mundo vai continuar trabalhando no mercado publicitário.

Niely dá força ao Nova Iguaçu na estreia de Ronaldinho

Enquanto o Brasil inteiro está esperando para ver a badalada estreia de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo nesta quarta, 2 de fevereiro, a Artplan viu na partida a oportunidade perfeita para badalar seu cliente Niely, que há 5 anos é a patrocinadora justamente do Nova Iguaçu, o time que vai enfrentar o rubro-negro.
Quem for ao estádio ou assistir ao jogo pela televisão vai se impressionar com a maré laranja que vai cobrir o lado da torcida nova-iguaçuense. Motivados pela promoção "Nova Iguaçu na Cabeça", os torcedores -- que já têm no atacante Wiliam Cabelo o seu símbolo -- contarão com bandeirão, perucas laranjas personalizadas, faixas, ventarolas e até uma charanga tocando músicas inéditas. Coisa de dar inveja a muito time grande.
A ação, na verdade, começou dias atrás, com a veiculação de spot para rádio e anúncio nos principais jornais da cidade, além de uma ação de guerrilha e páginas no Facebook e no Orkut.
A criação foi de Eduardo Salles, Hugo Monteiro, João Resende, Rafael Pascarella, Ricardinho Weitsmann, Lincoln Lopes e Ari Nogueira, com atendimento de Viviane Sade e Fernanda Cunha. Quem aprovou, na Niely, foi Daniel de Jesus e Danielle de Jesus.

Giacometti Rio e Marsans Viagens partem para novos rumos

Anúncio da Giacometti para Marsans
Um dos anúncios da série "Visite a Jamaica", criado pela Giacometti para a Marsans.
O escritório da Giacomeeti no Rio está comunicando que, depois de nove anos de ininterrupto atendimento, decidiu não atender mais a conta publicitária da Marsans Viagens, uma das maiores operadoras de turismo do país. O rompimento oficial aconteceu no último dia 31 de janeiro, conforme acordo das duas empresas.
Vejam o comunicado:
"A decisão, na avaliação da agência, foi amadurecida nos últimos meses, tendo em vista uma marcante mudança nos processos de gestão da Marsans no Brasil. Este processo de mudança na gestão, naturalmente, trouxe reflexos para o convívio institucional e comercial entre as duas empresas e prejudicou o excelente relacionamento mantido até então.
A Giacometti agradece, particularmente, a todos os profissionais de sua equipe que, sem medir esforços e dedicação, empenharam-se para criar e manter uma forte identidade de marca para a Marsans, que passou a ser mais conhecida e conquistou expressiva participação no mercado turístico com campanhas criativas, muitas delas merecedoras de reconhecidas e respeitadas premiações da propaganda brasileira."

Mix Rio FM investe em campanha para o Rock in Rio

A rádio Mix Rio FM, do incansável Luiz Calainho, está investindo mais de R$ 1 milhão em mídia para divulgar que será a rádio oficial do Rock in Rio. Com o tema "Mais por dentro do Rock in Rio impossível", a campanha criada pela Quê terá anúncios em veículos impressos, internet e spots de rádio, além de filmes de 30’ na TV e no cinema.
O objetivo é mostrar aos ouvintes que a rádio será a única com informações oficiais e promoções exclusivas.
Do grupo Dial Brasil, a Mix Rio FM atinge hoje mais de 1 milhão e 400 ouvintes, o que a emissora garante ser uma audiência sete vezes maior que a do segundo lugar na categoria.
A criação das peças é de Chiquinho Lucchini e Bernardo Cople, com foto e manipulação 3D de Alexandre Salgado (ArtLuz). O atendimento foi de Tatiana Soter e Marcia Perdomo e a aprovação de Luiz Calainho, Cassia Monteiro e Juliana Lacerda.

Talentos do cinema assinam sucesso da VW

O cinema está por trás do comercial "A Força", da Volkswagen, que vem encantando o mundo inteiro desde que foi publicado no Youtube no início desta semana, antecipando sua veiculação no SuperBowl deste domingo, 6 de fevereiro.
Com apenas três atores, uma cenografia mais simples que de qualquer novela da Globo e nenhuma fala, o comercial é um primor de direção e montagem, com cada pequeno gesto contando o que interessa na história. Com direito a um infalível double-take do garoto no final.
Não por acaso, há muita experiência cinematográfica por trás desta ótima criação do redator David Povill e dos diretores de arte Craig Melchiano e Ryan McLaughlin, da agência Deutsch, de Los Angeles. O diretor do filme foi Lance Acord, o mesmo do longa (que se tornou um cult do cinema) "Quero ser John Malkovich" e também diretor de fotografia de "Encontros e Desencontros" e "Maria Antonieta", ambos da Sofia Coppola. E a precisa edição foi de James Haygood, que assina mega sucessos de Hollywood como "Clube da Luta", "O Quarto do Pânico" e o recente "Tron: O Legado".
O resultado é que no dia seguinte em que o cativante comercial entrou no Youtube, mais de 4 milhões de pessoas já haviam clicado para assistir. Se bem que.. nada disso será comparado à audiência dos 100 milhões de espectadores que estarão ligados na final do campeonato americano de football no próximo domingo.

Gente Que Vai e Vem

Fernando BarcellosNBS (Rio - RJ) - André Lima, o diretor de criação da NBS, não consegue ver um talento disponível no mercado que contrata para sua equipe. Agora foi o diretor de arte Fernando Barcellos (foto à direita), que havia deixado a Giovanni+Draftfcb. O carioca Barcellos tem vários prêmios na sua carreira de 25 anos de propaganda, tendo passado por agências como Diller, McCann e Denison, onde chegou a diretor de criação, cargo que também ocupou na Giovanni. (04/02/2011)

Camisa 10 (Rio - RJ) - A agência contratou o redator Jorge Brandão, que estava em São Paulo, na agência EC, de Valdir Bianchi.(01/02/2011)

Cine (Rio - RJ) - A produtora comunica que, após oito anos na Direção de Atendimento da Cine no Rio de Janeiro,Sérgio Cardoso se desliga da empresa e retorna a sua condição de empresário. A produtora deixa o teaser sobre o futuro de Sérgio ao lembrar que "antes de assumir a Cine Rio, Cardoso tinha sua própria produtora". (01/02/2011)

Priscila Paranhos e Raphael MeloAgnelo Pacheco (Rio - RJ) - A agência dirigida por Marcelo Gorodicht acaba de contratar dois novos profissionais. Para reforçar a equipe de criação, está chegando a redatora Priscila Paranhos, com passagens por W Brasil e Conexão. E para a midia, está vindo Raphael Melo, que vem de passagens por Script e Agnelo DF. Os dois estão na foto à direita. (31/01/2011)

NASCEU CAROLINA - A filhota do diretor de criação da Percepttiva, Marcelo Santos, nasceu dia 4/2, na clínica Perinatal. Carolina e sua mamãe Patrícia Figueiredo estão bem e o pai já colocou fotos da herdeira no Facebook.