Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 26/NOV/2010
Marcio Ehrlich

 

CCRJ marca assembleia para renascer dia 23 de novembro

EM PRIMEIRA MÃO - Em nome do Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), o grupo encabeçado por Eduardo "Dudu" Almeida (diretor de criação da Quê) está convocando os criativos cariocas para legitimarem o trabalho que está sendo proposto para reerguer a entidade durante os próximos dois anos.
Antes que algum apressado proteste pelo fato de o grupo se assinar como o próprio CCRJ -- já que o Clube está sem diretoria desde que o presidente anterior, Tadeu Vieira, se afastou do cargo, Dudu explica que existe um precedente legal:
- Se for para sermos rigorosos, o CCRJ ainda estaria vivendo sob as regras do antigo estatuto, que prevê que deve ser considerado sócio quem comprar o último anuário. E o único criativo carioca que comprou foi o João Santos (diretor de criação da Giacometti), que, aliás, foi quem conseguiu transformar o anuário de 2008 em realidade. E como o João será o vice-presidente da nossa chapa, ele tem autoridade para convocar a assembleia.
Eduardo Almeida explica que apenas ele e Santos comporão formalmente a chapa "Novo CCRJ", já que o estatuto em vigor prevê a necessidade de que apenas os cargos de presidente e vice sejam preenchidos para a chapa se registrar:
- Depois que houver a legitimação da diretoria, vamos criar grupos de trabalho para estudar um novo estatuto, inclusive com a nossa proposta de ampliar a participação no CCRJ de profissionais relacionados com todas as áreas do processo criativo.

CCRJ empossa diretoria de Dudu Almeida

Com a presença de cerca de 90 publicitários de diversas áreas, foi aclamada esta noite de terça-feira, 23 de novembro, no auditório da ESPM, a nova diretoria do Clube de Criação do Rio de Janeiro, encabeçada por Eduardo "Dudu" Almeida (diretor de criação da Quê), tendo João Santos (diretor de criação da Giacometti) como vice-presidente.
A reunião foi bastante rápida, com Dudu Almeida simplesmente relembrando que a Assembleia Geral Extraordinária foi convocada para legitimar a nova diretoria da entidade, que estava acéfala desde a saída de Tadeu Vieira do cargo de presidente.
Na ocasião, foram formalmente apresentados também os demais membros da diretoria, que apesar de não constarem de exigência no estatuto, foram convidados por Dudu e João para formarem o grupo de trabalho que estudará as novas propostas de ação para a CCRJ com vistas aos próximos dois anos.

A nova diretoria do CCRJ: Eduardo Barbato (NBS), Chiquinho Lucchini (Quê), André Galhardo (EuroRSCG Contemporânea), Eduardo Almeida (Quê), João Santos (Giacometti), Marcelo Coli (Euro RSCG Contemporânea), Rodrigo "Joe" De Lamare (Nova/SB), Durval Filho (Agência3), Renata Raggi (WMcCann), Sérgio Cardoso (Cine) e Renata Tasca (Biruta). Jomar Pereira da Silva (Alap), ausente na foto, também participa do grupo.

 

Ancar homeageia 90 anos da obra de Lobato

Ao contrário dos intelectuais do Governo Lula, que resolveram censurar Monteiro Lobato, três shopping-centers da Ancar Ivanhoé -- Botafogo Praia Shopping, São Gonçalo Shopping e Shopping Nova América -- decidiram homenagear os 90 anos da obra do escritor brasileiro com a ação "Férias do Sítio", criada e produzida pela Binder Visão Estratégica.
A ação é baseada no site www.feriasdositio.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado) e em sites como Facebook, Youtube e Flick. Neles, a boneca Emília vai postar, diariamente até o dia 30 de novembro, fotos e vídeos dos passeios da Turma do Sítio pela cidade, contando suas descobertas. Estes passeios colocam os personagens do Sítio do Picapau Amarelo -- Visconde de Sabugosa, Emília, Cuca e Saci -- visitando pontos turísticos como a Praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Corcovado.

Cannes marca data para 2011, já com novo nome

O Festival de Cannes saiu na frente de todo mundo e deixou de se apresentar como sendo de publicidade para ser de criatividade, já que faz tempo abrange áreas como Promo, Design e Relações Públicas.
Marquem em suas agendas então, criativos brasileiros: O novo Festival Internacional de Criatividade acontece em 2011 de 19 a 25 de junho, na sua 58ª edição. O site com as informações está no ar em www.canneslions.com, onde já dá para ficar sabendo que a inscrição de um delegado custará € 2.250.
Os preços das inscrições de trabalhos ainda estão com os valores de 2010 no site, que avisa que somente em 27 de janeiro de 2011 os novos regulamentos e preços estarão disponíveis.

NBS cria aplicativo para Eparema no Facebook

O escritório da NBS de São Paulo colocou no ar no Facebook um novo aplicativo para seu cliente Eparema, com o título de "Filosofia de Mesa" . Através dele, os usuários poderão interagir com seus amigos escolhendo frases engraçadas sobre situações que envolvem comida. Por exemplo: “O maior aprendizado que você pode ter depois de um almoço com todos os seus amigos é: não seja o último a pagar a conta”; “Alguns pratos deveriam vir com aviso: se comer, não digere”; “Comer correndo pode até ser legal para quem é maratonista”; “Jamais abandone seus sonhos, especialmente se saíram agora na padaria”.

Ficha Técnica
Atendimento: Alexandre Grynberg, Ana Coutinho, Danielle Bacha e Beatriz Molinari
Gerente de Projetos: Maike Robert
Diretor de Criação: Pedro Feyer e André Lima
Produtora: Luego
Aprovação: Laís Rosin, Renato Suzuki e Luis Faloppa

P&G pensa dentro da caixa e apavora o Rio

O boato que circulou ontem, terça-feira, 23 de novembro, de que um caminhão de dinamite havia desaparecido no Rio, não foi suficiente para que a Procter & Gamble abortasse nesta quarta-feira uma ação promocional na qual instalou diversas caixas de madeira, sem qualquer identificação, em praças da cidade, como a General Osório de Ipanema, a Cardeal Arcoverde em Copacabana e o Parque dos Patins, na Lagoa.
O resultado foi um gigantesco clima de pânico na Zona Sul carioca, que fechou as ruas no entorno da General Osório e mobilizou dezenas de policiais para investigar a suspeita de que a caixa de Ipanema poderia conter bombas.
A ação foi uma iniciativa da agência NewStyle -- produzida pela Moda Promoções -- para a promoção "Provou Gostou Avião do Faustão", que está sendo realizada em parceria com o programa de Fausto Silva na Rede Globo de Televisão. Ainda ontem, a imprensa especializada havia recebido releases da assessoria da NewStyle divulgando a ação promocional, que irá até 12 de dezembro em cerca de 200 lojas do país, onde, segundo o release, aconteceriam as ações de merchandising. A divulgação não fala nada sobre as ações de interferência urbana, mas pela imagem do site www.provougostou.com.br (N.R.em 2013: site atualmente desativado), que divulga a promoção, é de se imaginar que nos próximos dias as caixas seriam adesivadas com as marcas da P&G, como Oral-B, Gillete e Ariel.
Para complicar ainda mais a situação das empresas envolvidas na crise, a polícia carioca divulgou que elas haviam soliciado a autorização da Prefeitura do Rio para a instalação das caixas mas a liberação não tinha sido concedida.
No começo da tarde, após a repercussão do pânico causado pela ação, a P&G divulgou comunicado assumindo a responsabilidade e lamentando o ocorrido.

Que Boston!

A ação da P&G lembra o desastre semelhante da Cartoon Network na cidade americana de Boston, noticiada pela Janela em 2007. Na ocasião, diversos dispositivos eletrônicos foram espalhados pela cidade, com leds que deveriam acender à noite exibindo a imagem de um personagem de desenho animado exibido pela emissora. Os promotores se esqueceram que, vistas durante o dia, sem a iluminação, as peças poderiam ser confundidas com bombas pre-programadas pelos americanos que vivem constantemente sob o medo dos atos terroristas. O resultado é que Boston literalmente parou por diversas horas até que o mistério fosse esclarecido, com policiais e jornalistas de todo o país se mobilizando.
Nos Estados Unidos, o episódio teve uma repercussão tão grande -- com fortes prejuízos para a imagem do Cartoon Network e da TNT -- que acabou sendo imortalizada na Wikipedia como "2007 Boston Bomb Scare".

Gente Que Vai e Vem

IdeiaBus (Rio - RJ) - A empresa, que tem cerca de 1.500 pontos de busdoor no Rio e Grande Rio, contratou para a sua área comercial Antonio Carlos (Tuninho), José da Silva Santos e a Lúcia Angélica, que estavam na Out Bus. Vão trabalhar junto com Valério Gomes. (04/11/2010)

Dia (Rio, São Paulo e Fortaleza) - No Rio de Janeiro, Roberta Loyola assume como Gerente da área de Planejamento da agência. Formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, foi responsável pela comunicação e eventos da agência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, entre 2007 e 2010.
Em seu lugar, em Fortaleza, assume Camila Gomes, como Coordenadora de Comunicação Regional, dedicada à Coca-Cola Brasil Norte e Nordeste. Formada em Administração de Empresas pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza), atuou anteriormente na equipe de marketing e no planejamento estratégico da Coca-Cola Brasil Nordeste.
Em São Paulo, a agência anuncia Rafael Onorato como designer de produto. Onorato cursou Design de Produtos pelo Mackenzie e atuou anteriormente na Sony Brasil e na agência Tátil Design. (03/11/2010)