Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/OUT/2010
Marcio Ehrlich

 

Rio leva 2 GPs e 4 Ouros no Colunistas Promo Brasil

Rafael LiporaceO diretor da Biruta Mídias Mirabolantes, Rafael Liporace (foto), foi escolhido o Profissional de Marketing Promocional do Ano do Prêmio Colunistas Promo Brasil 2010, em julgamento ocorrido em São Paulo na última semana. Com vários prêmios conquistados ao longo dos anos no Colunistas, a Biruta de Liporace também se destacou em 2010, levando o Grande Prêmio de Case de Marketing Promocional do Ano para o "Movimento dos Sem Namorados", criado para o site Par Perfeito. Este trabalho teve, além de Rafael no Planejamento, a direção de criação de Alan James, redação de Gabriel Ortiz e direção de arte de Glaucio Reynaud. O atendimento foi de Rodrigo Castro.
O Rio de Janeiro, como tem acontecido tradicionalmente, obteve um bom desempenho no Colunistas Promo Brasil, com outras quatro medalhas, para as agências Adma, Stage01, Staff e Percepttiva. Estas foram as fichas técnicas dos trabalhos cariocas premiados:

* Cases de Marketing Promocional / Social ou Comunitário
OURO: "Atitude Carioca", da ADMA ENTRETENIMENTO para Rede Record. Planejamento: Marcelo Alves. Direção de Criação: André Lemos. Redação: André Lemos e Isabela Medeiros. Direção de Arte: Eduardo Serra e Robson Sosa. Produção Gráfica: Rodrigo Affonso. Estúdio: Eduardo Serra. Produtora de Filme: Manjubinha Filmes. WebDesign: Hiato. Atendimento: Karina Lusbin. Aprovação: Thomaz Naves.

* Cases de Marketing Promocional / Endomarketing ou Incentivo
OURO: "Ações Para Auto Serviço Cerveja Cintra", da STAGE01 e Binder Visão Estratégica para Cerveja Cintra - Grupo Schincariol. Planejamento: Luiz Madrid. Direção de Criação: Alexandre Motta. Redação: Leandro Euzébio. Direção de Arte: Eduardo Garretano. Produção Gráfica: Edileusa lima. Estúdio: André Gelabert. WebDesign: João Arraes. Atendimento: Tatiana Guigues. Aprovação: Luana Akemi.

* Materiais Promocionais / Brinde ou Peça Promocional dirigida a Públicos Internos ou Intermediários
OURO: "Livro Ana Maria Braga", da STAFF e Susinni para AB Brasil (Fleischmann). Planejamento: Eduardo Moncalvo e Rafaella Eyer. Direção de Criação: Paulo Castro. Redação: Ricardo Franco. Direção de Arte: Tatiana Rodrigues e João Paulo Porto. Produção Gráfica: Jadilson Figueiredo. Fotografia/Ilustração: João Paulo Porto. Mídia: Sheila Calmon. Atendimento: Eduardo Moncalvo, Rafaella Eyer e Tatiane Santos. Aprovação: Niva Carvalho.

* Marketing Direto / Peça Gráfica de Marketing Direto
OURO: "Convite Amplificação", da PERCEPTTIVA e Alfa para Silence. Planejamento: Marcelo Santos e Dudu Lopes. Direção de Criação: Marcelo Santos. Redação: Bruno Reche. Direção de Arte: Marcelo Santos e Daniel Bradock. Produção Gráfica: Marcelo Santos. Fotografia/Ilustração: Banco de Imagens. Estúdio: Marcelo Santos. Atendimento: Marcelo Santos e Dudu Lopes. Aprovação: Marcelo Santos e Dudu Lopes.

A ata completa da premiação está em www.colunistas.com.

Dudu Almeida lidera movimento pela volta do CCRJ

EM PRIMEIRA MÃO - O diretor de criação da agência Quê, Eduardo "Dudu" Almeida (foto) iniciou um movimento para reorganizar o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ), que está sem presidente desde maio último, quando os criativos que compunham o conselho da entidade se desligaram e levaram à demissão do presidente Tadeu Vieira.
Aproveitando o encontro de criativos que aconteceu durante as sessões de julgamento do Festival da ABP, na última semana, Dudu convocou uma reunião para esta quarta-feira, 27, às 20h, no escritório da Quê, para apresentar seus pensamentos sobre o CCRJ e começar um debate com o mercado que eventualmente possa levar à reativação das atividades da associação dos criativos.
Para a Janela, Dudu informou que gostaria de ver o CCRJ novamente como uma entidade que aglutinasse todos os envolvidos com o processo criativo no mercado de comunicação do Rio de Janeiro, fossem de agência ou de produtora, por exemplo. Estas ideias estarão em um PowerPoint que o diretor da Quê está planejando apresentar para o grupo.

Staff abre mão do Shopping da Gávea

EM PRIMEIRA MÃO - Menos de três meses após ter conquistado a conta da Shopping da Gávea, a agência Staff abriu mão do cliente, para o qual lançou apenas a campanha do Dia dos Pais.
O Shopping, inclusive, já está realizando concorrência para sua campanha de Natal.

Biruta e Hortifruti promovem piquenique no MAM

Este domingo, 24 de outubro, a rede de supermercados Hortifruti e a agência Biruta Mídias Mirabolantes vão promover um "Piquenique Tamanho Família" no Aterro do Flamengo, atrás do Museu de Arte Moderna (MAM), em que esperam duas mil pessoas entre clientes e não clientes da rede.
Mas o leitor não se empolgue achando que o Hortifruti distribuirá os acepipes do piquenique. Isto ficará por conta do público. A função dos organizadores será montar estruturas, em formato de frutas, onde acontecerão atividades com profissionais que darão dicas de alimentação saudável, jogos, oficina de pipas, pula-pula e outras brincadeiras.
Entre elas, a possibilidade de o público se fantasiar de frutas e verduras e tirar fotos em uma tenda com formato de cesta de piquenique. A Biruta instalará ainda um palco com DJ e recreadores. Além disso, mágicos, repentistas e malabaristas irão interagir com os participantes durante todo o dia.
Para Fabio Hertel, Diretor de Marketing da rede Hortifruti, o objetivo do evento é criar um Dia Hortifruti, voltado para o relacionamento da marca com seus clientes. "Reunir a família em torno de uma grande toalha quadriculada, assim como em filmes e desenhos infantis, já é uma prática muito comum na Europa e nos Estados Unidos, mas ainda pouco difundida no Brasil", avalia Fabio.

NBS leva Night Bikers para o Facebook

A NBS criou uma ação especial no Facebook para a terceira edição do SulAmérica Night Bikers, passeio ciclístico noturno que acontece dia 26 de outubro, a partir das 21h, pelas praias do Rio de Janeiro. Ao entrar na página da promoção no Facebook, o internauta poderá simular sua participação no evento ao lado dos amigos. A brincadeira também vira um convite que pode ser postado no mural do aplicativo.
Esta é a segunda vez que o Night Bikers usará uma rede social para se promover. Na edição de junho, a plataforma usada foi o Twitter.
O passeio ciclístico é promovido bimestralmente pela SulAmérica Seguros e Previdência para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e promover a qualidade de vida. As inscrições devem ser feitas no site www.sulamericanightbikers.com.br e dão direito a participar do sorteio de cinco bicicletas. Além disso o evento também contribui com o meio ambiente, pois para cada inscrição a empresa irá plantar uma árvore na Mata Atlântica, por meio de uma parceria com o Instituto Terra de Preservação Ambiental.
Na ficha técnica da ação estão:
Direção de Criação: André Lima e Pedro Feyer
Supervisão de Criação: Miguel Genovese
Redação: Sidney Freitas
Direção de Arte: Jonas Kuhner e Felipe Pires
Planejamento: Daniel Rimoli
Gerente de projetos: Maike Robert
Produção: Luego
Atendimento: Alexandre Grynberg, Eduardo Oliveira e Italo Vetorazzo
Mídia: Ana Baleroni, Luciana Babos, Elen Posse
Aprovação: Zeca Vieira e Érika Mazzucca

Se justificar, não dirija

O twitteiro @luispareto chamou a atenção com razão para o comercial da agência brasiliense Fields para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em que a mãe pega o celular em pleno trânsito -- e debaixo de chuva -- para justificar seu atraso para a apresentação do teatrinho do filho. Pra piorar, aparentemente nem cinto de segurança ela está usando.
O comercial é bonito, bem filmado, e a Fields é uma das agências mais criativas e premiadas de Brasília. Podia ter passado sem essa mancada no portfólio.
(Clique na imagem para ver o comercial no Youtube)

José Luis Vaz agora é All To One

José Luis VazUm mês depois de ter sido anunciado pela NBS como seu novo Supervisor de Criação Interativa, o diretor de arte José Luis Vaz deixou a agência para se tornar empresário. José Luis está anunciando a criação da All To One, uma incubadora de negócios digitais, associado ao seu antigo companheiro de projetos digitais Ludwig Goulart, da produtora digital Microwave, e também a Ricardo Castro, da Ideia Consumer Insights, e Otavio Dias, da agência Repense.
O criativo estava há oito anos na NBS e tem um dos currículos mais premiados da direção de arte carioca. Na última semana, mesmo, conquistou dois ouros e um GP no Festival da ABP. Nos últimos anos, porém, José Luis começou a se envolver com o mundo digital e se encantou. Um de seus primeiros projetos foi o site I Love Girls, hoje presente no Twitter como @i_love_girls.

Pândega se destaca no Colunistas Design Brasil 2010

Floresta de Livros, da Pândega para a FaggaA empresa carioca de design Pândega, da criativa Suzane Queiroz, foi o grande destaque do Prêmio Colunistas Design Brasil 2010, julgado na última semana em São Paulo. Além de levar o Grande Prêmio de Design Ambiental do Ano, para o projeto "Floresta de Livros", realizado durante a Bienal do Livro 2009, para a Fagga, a Pândega foi escolhida como a Empresa de Design do Ano, concorrendo com agências de todo o país.
Além da Pândega, outras três empresas cariocas de design foram premiadas no concurso, que analisou trabalhos vencedores de medalhas de ouro de todas as regionais do Colunistas Brasil: Loja, Packaging Brands e Strenna, cada uma com uma medalha de ouro nacional.
Estas foram as fichas técnicas dos trabalhos premiados:

* Design Ambiental/ Peça ou Conjunto de Materiais de Merchandising de Serviço
OURO: "Comer e Beber 2009", da PÂNDEGA e Grupo Adma Eventos para Editora Abril. Direção de Criação: Suzane Queiroz. Direção de Arte: Suzane Queiroz.

* Branding e Design Corporativo / Folheto Promocional
OURO: "Flyers 00 (Stereozero e Afrozero)", da LOJA para Boate 00. Direção de Criação: Marcelo Giannini. Direção de Arte: Claudio Portugal. Atendimento: Veronica Neves. Aprovação: Arnaldo Merian.

* Design de Embalagem / Design de Embalagem em Papel, Papelão ou Similar
OURO: "Embalagens Inteligentes Kinoplex Platinum", da STRENNA e Colorgraf para Grupo Severiano Ribeiro. Planejamento: Marco Antonio Menezes. Direção de Criação: Marco Antonio Menezes. Redação: Raphaela Cid. Direção de Arte: Eduardo Souto. Fotografia/Ilustração: Alexander Landau. Estúdio: Jessica Rox. Atendimento: Maria Lucia Cabral. Aprovação: Eduardo Barcellos.

* Design de Embalagem / CATEGORIA: Embalagem ou Rótulo de Alimento ou Bebida
OURO: "Linha Chá Leão Premium", da PACKAGING BRANDS para Leão. Planejamento: Stella Ramos. Direção de Criação: Maria Luz Schneider. Redação: Monica Maligo. Direção de Arte: Denise Fujita. Fotografia/Ilustração: Celia Kofuji. Atendimento: Denise Fujita. Aprovação: Ligia Nogueira e Danielle Tomasi.

Os resultados completos do concurso estão no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.

Heleno faz nova individual no Rio

Trabalho de Heleno Bernardi inspirado no Narciso de Caravaggio
O diretor de criação da Casa da Criação, Heleno Bernardi, está com nova exposição de arte no Rio, a primeira individual da recém-inaugurada Galeria Coleção de Arte. Nela, Heleno apresenta um conjunto de vídeo-instalações, site-specific e fotos e objetos.
A exposição "Entreluz" fica em cartaz até 11 de dezembro, de segunda a sexta das 12 às 18h e sábado das 9 às 13h. A Galeria fica na Praia do Flamengo, 278.

Novo CCRJ quer ser referência na formação profissional

CCRJSe o novo projeto que começa a ser desenhado para o Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) for aprovado, a entidade ganha uma nova e promissora cara a partir de 2011: ser voltada para estimular o pensamento criativo sob todas as formas e para o desenvolvimento técnico do profissional de criação publicitária.
Este caminho começou a ser decidido na última quarta-feira, quando aconteceu o encontro convocado por Eduardo “Dudu” Almeida, diretor de criação da Quê, para discutir o retorno do CCRJ depois de 5 meses de inatividade e até mesmo de ausência de diretoria.
Compareceram à reunião, além de Dudu, 21 criativos de 15 agências cariocas, alguns deles, inclusive, ex-presidentes e ex-diretores do clube: Álvaro Rodrigues (Agência3), André Galhardo (Euro Contemporânea), Chiquinho Lucchini (Quê), Durval Filho (Agência3), Flávio Medeiros (Heads), Fred Moreira (F/Nazca), Gustavo Azevedo (Script), Gustavo Bastos (11:21), Heleno Bernardi (Casa da Criação), João Santos (Giacometti), Jorge Barros (Freelancer), Marcelo Coli (Euro Contemporânea), Marcelo Lobo (WMcCann), Marcos Bassini (ToMe Group), Marcos Pedrosa (CGCom), Nader Fathi Shosha (Script), Paulo Castro (Staff), Renata Raggi (WMcCann), Renata Tasca (Biruta), Rodrigo “Joe” de Lamare (Nova S/B) e Rodrigo Ribeiro (Quê).
De acordo com Dudu Almeida, deste grupo, 10 nomes farão parte de um grupo de trabalho que se reunirá dia 4 de novembro com a missão de montar em duas semanas um projeto de 2 anos para o CCRJ. A meta do criativo é que, dia 18 de novembro, tanto o projeto como uma composição de diretoria sejam apresentados em uma reunião aberta para o mercado, podendo inclusive ser eleita por aclamação no mesmo momento de modo a que em janeiro a entidade já possa começar a trabalhar formalmente.

O futuro pode estar no passado

A bem da verdade, em várias de suas fases o CCRJ esteve mais voltado para o estímulo do pensamento criativo, seja participando de movimentos culturais no Rio de Janeiro como promovendo exposições de arte ou -- num projeto que eu dirigi junto ao clube -- noites de poesia com trabalhos de redatores do mercado.
Nos seus primórdios, o CCRJ sempre buscou valorizar o profissional de criação publicitária carioca perante outros segmentos da sociedade. Na luta para nacionalizar o cartaz de cinema, por exemplo, chegou-se a promover um concurso nacional para a criação do cartaz do fime King Kong, cuja repercussão alcançou a mídia de todo o país.
Pela conversa que a Janela teve com Dudu Almeida, são grandes as chances de a entidade ser recolocada no rumo. "Não é função do CCRJ concorrer com a imprensa especializada ou com outras entidades, publicando sites com notícias ou anuários que ficam superados pela própria internet", diz o criativo. O novo clube promete focar mais em workshops e palestras, para ser reconhecido como uma entidade educacional voltada para a criação publicitária.
Nesta retomada, está fora de questão a criação de outra entidade para fugir do buraco financeiro em que o CCRJ se meteu, com dívidas estimadas em R$ 300 mil. Não por acaso, grande parte delas relacionadas às edições do seu anuário.
- "O patrimônio do nome CCRJ é inestimável e não faz sentido perdê-lo" -- diz Dudu-- que pretende buscar no próprio mercado os apoios e patrocínios para zerar o passivo da associação.

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - Para o núcleo de atendimento da Eletronuclear, Shangri-lá, Márcia Cosméticos e Bola Pra Frente, chega a executiva de contas Marina Cherfen, egressa da HomeWebbing/Casa da Criação. Responderá diretamente à supervisora de Atendimento, Cândida Quadrelli. Já Jaqueline Mendonça, que estava há cinco anos na NBS, assume o mesmo cargo no núcleo Infoglobo (EXTRA e Expresso) e rede de lojas Impecável. Jaqueline atuará junto com a supervisora de conta Adriana Xavier. No núcleo FGV/Icatu, a assistente de Atendimento Cintia Soares foi promovida a executiva de contas junior.(18/10/2010)

Giovanni+Draftfcb (Rio - RJ) - Há 10 anos no mercado, o redator Daniel “Japa” retorna à equipe de criativos da Giovanni+Draftfcb. Vai trabalhar para clientes como Kraft Foods e S.C.Johnson. (18/10/2010)

NASCEU FALECEU MOZART DOS SANTOS MELLO - O "M" das agências L&M (com Lindoval de Oliveira) e MM&C (com Mauro Matos e Silvio Carapeto), nos anos 70, faleceu no Rio no último dia 20, vítima de um câncer descoberto poucas semanas antes. Mozart, lembrado por sua visão bem humorada da atividade publicitária, também passou pela McCann, MPM e SGB. Seu corpo foi cremado no dia 24 e não há informações sobre missa de 7º dia. Mas vários ex-companheiros de L&M, como Carlos Pedrosa e Mauro Matos estão organizando uma homenagem ao publicitário que formou tanta gente no Rio de Janeiro.