Janela Publicitária    
 
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Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 15/OUT/2010
Marcio Ehrlich

 

Grey confirma conquista do Senac Rio

André Gomes

O Senac Rio finalmente assinou seu contrato com a agência Grey, que havia liderado a fase de avaliação técnica, deixando nas posições seguintes as agências F/Nazca e Giovanni+DraftFCB.
Aberta a proposta de preço, a agência foi confirmada para assinar as próximas campanhas online e offline do órgão.
Em comunicado assinado por seu diretor geral no Rio de Janeiro, André Gomes (foto), a agência diz que a conquista é motivo de orgulho e anuncia estar vivendo um "momento especial de crescimento". Neste mês, diz Gomes, a agência muda para um escritório maior e mais moderno. No comunicado, o executivo relaciona na agência também as contas da Glaxo e da rede de varejo Leader, que fontes do mercado garantem estar conversando com outras agências.

F1 na Globo terá seis patrocinadores em 2011

Mesmo com a decepção na pista dos quatro pilotos brasileiros -- Massa, Barrichello, Senna e Di Grassi -- a F1 continua atraíndo público e patrocinadores, a ponto de a Rede Globo anunciar mais uma cota para a cobertura da temporada de 2011.
Além de Mastercard, Petrobrás, Renault, Santander e Schincariol terem renovado seus contratos, a TIM, operadora de telefonia móvel, adquiriu a sexta cota, segundo informou esta quarta-feira a Diretoria Geral de Comercialização da Rede Globo.
A temporada de 2011 terá 20 GP's, incluindo o novo GP da Índia e o Brasil voltará a ser a última prova do campeonato.

Saporetti dirige clipe para João Roberto Kelly

Já está no Youtube -- veja no link à direita -- o clip dirigido por Líbero Saporetti, da Diretoria Cinematográfica, para a nova música de carnaval de João Roberto Kell: a Marcha do Xixi.
O lançamento da marchinha acontece esta quinta-feira, 14, no Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro, aproveitando a polêmica que aconteceu no Carnaval de 2010 no Rio, quando vários foliões foram presos por fazerem xixi na rua.
A marchinha tem a letra: “Tá com vontade de fazer xixi? Não faz aqui! Não faz aqui! Nosso bloco a gente vê. É cheiroso, é maneiro. Tô falando pra você. Lugar de mijão é no banheiro.”
O lançamento tem início às 19h e o Cordão do Bola Preta, que deixou o tradicional prédio da Cinelândia, fica agora na Rua da Relação, 3, na Lapa.

UFRJ faz semana de propaganda e marketing

Os alunos da Escola de Comunicação da UFRJ promovem entre os próximos dias 18 e 22 de outubro a 11ª edição da semana de propaganda e marketing Interseção.
O tema desta edição é "Tendências e Inovações em Publicidade e Consumo" e as palestras abordarão assuntos como construção de marca em ambiente digital, inserções publicitárias no cinema e compras coletivas. Alguns dos palestrantes são Júlio Vasconcellos (Diretor Geral do site Peixe Urbano), Guga Ketzer (Sócio-Presidente da agência Loducca) e Sérgio Prazeres (Diretor de Mídia da DPZ e Presidente do Grupo de Mídia), além de outros renomados publicitários.
O Interseção acontece no campus da universidade e o ingresso diário custa R$ 7,00. Toda a renda arrecadada com os ingressos será revertida para a ONG Adaptsurf.
Mais informações no site www.intersecao.com

Festival da ABP anuncia programação

O Festival da ABP, que oportunamente, nos últimos anos, voltou a se identificar como "brasileiro", já tem confirmada a programação das palestras que apresentará dias 20 e 21 de outubro no Copacabana Palace. Esta é a 36ª edição do festival, cujos prêmios serão entregues em festa no dia 22, no mesmo local.

Dia 20/10/2010 – Quarta-Feira (Moderadora: Flávia Flamínio – Diretora Geral ESPM-RJ)

10:00h – 11:00h – LEONARDO GRYNER, Diretor Geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tema: “Olimpíadas. Um case de planejamento, estratégica e comunicação”
11:30h – 12:30h – ERALDO CARNEIRO, Gerente de Planejamento e Gestão da Comunicação Institucional da Petrobras e professor da ESPM. Tema: “Marca e Futuro: A experiência de Comunicação all-line da Petrobras”
14:30h – 15:30h – MAURO MULTEDO, Vice-Presidente de Marketing do McDonald’s. Tema: “A História do McDonald’s no Brasil”
16:15h – 17: 15h – HELIO DE SOUZA e MARCELO DIAMAND, Photon3D e Lumina3D. Tema: “Linguagem e Comunicação 3D s/óculos”
18:15h – 19:15h – EDUARDO OURIVIO, Vice-Presidente do Grupo Umbria (Dominos, Spoleto e Konistore). Tema: “Cultura da Marca”

Dia 21/10/2010 – Quinta-Feira (Moderador: Carlos Alberto Messeder - Diretor ESPM-RJ)

10:15h – 12:30h – Exibição do Short List Filmes e Exposição Short List Mídia Impressa, Mídia Exterior e Mobiliário Urbano
13:30h - 14:30h – EMANUEL PUBLIO, ESPM-SP.
14:30h – 15:30h – PEDRO PORTO, Diretor de Plataformas Interativas da agência NBS e professor da ESPM. Tema: “Agências em Beta - A questão digital e os profissionais integrados”
16:15h – 17: 15h – ÁLVARO RODRIGUES, Presidente, Sócio-Diretor de Criação da Agência 3 e professor da ESPM. Tema: “Cannes 2010. O leão, o cachorro e outros bichos”
18:15h – 19:15h – JOSÉ HENRIQUE BORGHI e ERH RAY, Presidentes da BorghiErh/Lowe. Tema: “Do fundo do quintal para o Copacabana Palace. Criatividade a serviço do sucesso empresarial”.

Piauí comemora 4 anos com novo filme da Loja

Entra no ar na próxima semana o novo comercial da Revista Piauí, criado pela Loja Comunicação para a campanha que comemora os 4 anos da publicação. Pegando carona com fatos de grande repercussão nacional -- como tem sido a linha de comunicação da Piauí -- o filme traz uma meia como personagem que passa por altos e baixos até ficar famosa ao transportar dinheiro para um político.
A criação é de Cadu Vigilia, Marcos Siqueira e Marcelo Giannini, que também assina a Direção de Criação. O filme foi produzido pela Hungry Man com a direção de Gualter Pupo e e vai ao ar com versão de 45 segundos para cinema e 30 segundos para TV.
Ainda fizeram parte da ficha técnica:
Atendimento: Roberta Folly
RTVC: Aline Bandeira
Mídia: Róbson Félix
Fotografia: Fernando Young
Montagem: Lucas Aires
Produtora de Som: Zuêra
Maestro: Leo Saramago
Produtor: Marcio Padilha
Locutor: Carlos Ferrari

AGÊNCIA PROMOVE PRÊMIO DE GIANNINI

A Loja, aliás, está aproveitando para promover a conquista do título de Empresário de Design do Ano de seu diretor Marcelo Giannini no Prêmio Colunistas Design Rio 2010. Utilizando veludo e neon, a agência criou um backlight que recria a entrada do seu escritório numa banca de jornal da esquina das ruas Prudente de Morais e Maria Quitéria, em Ipanema (imagem abaixo). A campanha também está circulando em anúncios de página dupla e banners na imprensa especializada, além de busdoor, outdoor, taxidoor e Elemídia.


Cahique Equi: Um publicitário brasileiro na Web 2.0 Expo

Cahique Equi em NY
Tirar foto na Times Square é quase uma obrigação.
Confesso que estava morrendo de saudade de New York. Quando soube que no final de setembro ia acontecer a Web 2.0 Expo, decidi que esta era a senha para lembrar o gosto da Big Apple.

Como bom brasileiro que sou, sempre com a desculpa de que as coisas estão uma loucura, lá fui eu confirmar voo, hotel e o próprio evento quatro dias antes de começar. Com os ingressos já esgotados, fiz valer o nosso jeitinho e um simples e-mail resolveu a questão.

Pronto. Já estou em NY, mais precisamente no Sheraton, na 7th com 53rd, e me deparei com um evento diferente dos nossos. Primeiro pelo tamanho: seis salas de conferências simultâneas divididas em vários assuntos de interesse. Depois porque a única coisa que recebi, além de muita informação, foi o meu crachá. Nada de pastinhas, canetinhas, bloquinhos... nada. Foquei em advertising e design, mas acabei assistindo a bussines e até um pouco de “modelo de negócios”. No primeiro dia, perdi minha virgindade numa palestra com três editores de jornais mostrando como se produz o buzz na internet. Aprendi que, agora, eles querem primeiro que o assunto já esteja na internet. Aí, sim, pesquisam e publicam o que acharem interessante e, necessariamente, estiver bombando. Pode ser então que esse modelo “pseudonotícia-assessoria de imprensa-jornalista” esteja mudando para “cria o fato, bomba na WEB, assessoria de imprensa, matéria”.

Logo em seguida aprendi que não precisaria ficar preso à agenda que eu mesmo fiz quando me inscrevi no evento e mudei os meus planos. Achei o tema do Andy Budd mais interessante do que o que eu havia escolhido e lá fui para “Persuasive Design”. Interessantíssimo o ponto de vista de que o Design pode sutilmente resolver questões complexas que a comunicação dá mil voltas. Tão interessante que aí comecei a ver que tinha lobo tomando conta do galinheiro, quero dizer, comecei a sentir que o circo estava armado contra a nossa querida verba publicitária. Imediatamente procurei reforço, voltei para a sala onde se falava mais de publicidade e... só conheci gente das áreas “on line”, assessoria de imprensa” e derivados. Cadê os publicitários? Ninguém por perto e a sensação de que estão entrando para roubar tudo e nem fechadura temos para impedir. Pano rápido: acho que nós ainda não percebemos o que está acontecendo...

Para que bloquinhos de anotações e caneta promocional se todos levam seus notebooks?

Segui em frente e me deparei com Ruben Quinones dando umas dicas para fazer uma página no Facebook bombar sem verba. Interessante, mas pareceu pequeno. Alguns truquezinhos um pouco aquém do que esperava de um evento como aquele. Depois conversei com ele no almoço e me fez acreditar que seria útil para o nosso dia-a-dia. Finalmente um pouco de estratégias coorporativas via Twiter (cuidado com isso, meninos!) e terminamos o primeiro dia com o próprio Tim O’Reilly, mentor, organizador e estrela maior do evento, falando como tudo pode nos parecer impossível quando projetado, mas como também pareceu impossível juntar todo mundo, literalmente, numa rede abstrata, arquivar coisas nas nuvens e por aí vai. Por isso temos que imaginar o que parece impossível, não respeitar o que parece ser um limite, defendendo que a nossa era é a da superação dos limites, que é assim que vamos avançar ainda mais. Festinha, confraternização e show engraçadinho que eu não fui porque Manhattan pode oferecer coisa melhor com certeza. De lá fui direto para a Moma, bem perto do evento, e curti Matisse em cartaz e uma interessantíssima “What Was Good Design?”, com direito a peças de Charles Eames, entre outros clássicos. Boa surpresa. Para a noite, segui a dica de um grande amigo, o fotógrafo Reinaldo Smoleanschi, e fui ao Old Town Bar que, como o próprio nome já diz, é incrivelmente antigo e charmoso.

O segundo dia começou melhor com Marc Engelsman e Michelle Brusyoo, esta com corte moicano (!), ensinando, literalmente, como coordenar as mídias sociais dentro de uma empresa, que tipo de informações, quem é responsável pelo que, quando e onde. Olha, mais interessante do que parece. Lição até agora: “não sabe brincar, não desce pro play”; leia-se: se não tem um bom esquema para manter sua empresa nas mídias sociais, é melhor não arriscar porque o padrão é de alto nível, a comparação é inevitável e de fã o seu prospect pode virar seu inimigo. Outra atração bem interessante foi um grupo de criativos (on line) em “O que acontece quando o seu produto começa a falar de volta” (ou mais ou menos isso traduzido, rs), com soluções simples, baratas e muito criativas. Um dos casos me chamou a atenção para o varejo. O pessoal da agência adorava um pãozinho de uma padaria próxima e ficava ligando para saber quando ia sair a fornada. Um dia eles sugeriram ao dono que mandasse tweets a cada fornada. A vizinhança toda virou fã e estima-se que as vendas subiram 30%. Simples e infelizmente ilustrado com a frase “sem uma linha de propaganda”. Fiquei incomodado e nas perguntas resolvi mostrar as armas dizendo que naquele caso jamais ofereceríamos essa ferramenta. A resposta foi que a agência da padaria tinha recomendado uma ação de guerrilha, horários pré-definidos para as fornadas e, claro, isto tudo regado a uns anúncios na região divulgando os horários. Esses nossos colegas...

Um jantar no ótimo e honestíssimo restaurante Balthazar seguido de um espetáculo muito bom chamado “Forza Bruta”. Recomendo o programa tal qual eu fiz.

Cinco dias foram poucos para falar da Web e curtir Nova York

Aí veio o terceiro dia, o melhor de todos, o mais contributivo e, sinceramente, que fez valer o ingresso. O dia começou no auditório central (enorme) recebendo grandes nomes como Ryan Sarver do Twitter e Bret Taylor do Facebook , juntos no mesmo sofá, num papo aberto e franco sobre o futuro. Ambos prometeram versões novas e mais amplas, o Ryan levou uma cutucada do entrevistador Anil Dash (Experts Labs), dando a entender que o Facebook tem um Twitter dentro (que seria o Whats in your mind), que eu concordo, mas saiu-se bem dizendo que cada um tem o seu espaço.

A verdade é que, hoje em dia, a maioria aposta nas ferramentas que devem, para simplificar, tentar unificar os serviços e que o FB está muito mais próximo deste ponto do que o Twiter. Aguardem cenas dos próximos capítulos...

Em seguida experimentei uma sala de “conversações”, um modelo bem legal onde parece que você está em reunião com o palestrante, sentado na mesma mesa e batendo um papo. Na minha frente, no comando, conheci o divertidíssimo e inteligentíssimo Jonah Pereti ensinando como viralizar. Entre outras inéditas e jamais imaginadas estratégias que ele disparou para o delírio dos presentes, jamais vou esquecer da “Mullets”. Sim, uma referência àquele corte cafonérrimo, tipo sertanejo, que neste contexto mostra “business na frente e selvagem/festeiro atrás”. Então uma dica de mostrar algo bem profissional à primeira vista e mais interessante, engraçado e surpreendente logo em seguida. Um dos melhores momentos, sem dúvida. Para encerrar o dia e o evento, adorei a palestra do Michael Lazerow entrando fundo no Facebook, mostrando (finalmente!!) os ases que deram certo, os atalhos que funcionam, as dicas de manutenção, aumento de fãs e resultados. Prático, eficiente e instrutivo.

Acabei o dia no Brooklyn, acompanhado de um novo amigo, Bruno Alves, diretor da Plusoft, onde visitamos um bar cubano perto da estação Atlantic Av e um Pub Hip Hop local, que jamais vou lembrar onde era.

Foram cinco dias, quatro noites, uma Web 2.0 Expo, muita informação de qualidade e uma vontade danada de começar a trabalhar mais nesta área, que, na minha modesta opinião, é um presente vivo, ativo, que ocupa cada vez mais espaço e é deslumbrante quanto à diversidade de opções e ferramentas que oferece.

Ano que vem quero voltar, mas a Big Apple vai ter que me aturar por mais dias.

Gente Que Vai e Vem

Agência3 (Rio - RJ) - Incrementa o Atendimento à Fundação Getulio Vargas com as contratações da executiva de contas Isabella Tatagiba e da assistente Vanessa Faria. Isabella, que nos últimos três anos esteve na Hi-Mídia, chega à equipe para atuar nas contas on-line do núcleo comandado pela diretora Ingrid Lagrotta. “A contratação da Isabella objetiva uma especialização cada vez maior da nossa equipe em internet, com profissionais que vão além das funções normais do Atendimento, prestando serviços de acompanhamento e análise de performance de campanhas on-line em parceria com a equipe de Mídia da agência”, ressalta Ingrid. Já Vanessa atuará no atendimento às contas do IDE (Instituto de Desenvolvimento Educacional) da FGV. No último ano, Vanessa trabalhou na Script. Também tem passagens pela Dia Comunicação e Ação Propaganda. (04/10/2010)

Editora Três (São Paulo - SP) - Luiz Sergio Siqueira (ex-Editora Globo) chega à empresa como gerente de Publicidade dos títulos IstoÉ, 2016 e Platinum. O executivo reforça o time capitaneado por Maurício Arbex. (28/09/2010)

NBS (Rio - RJ) - O redator Bruno Pinaud (ex-Giovanni Darft/FCB) é o novo reforço da equipe de criação da NBS. Além de ter atuado como redator em diversas agências (JW Thompson Frankfurt – Alemanha, JW Thompson - Rio de Janeiro, FCB, Giovanni- FCB, V&S, McCann Erickson- Rio de Janeiro e Giovanni+DraftFCB), Pinaud também tem um premiado trabalho de roteirista de televisão, diretor de curtas-metragens e empreendedor online. Na área de publicidade, já recebeu prêmios em diversos festivais importantes, como: Melhor do Rio - Clube de Criação de Rio de Janeiro, Festival de Cannes, Festival Latino-americano de Publicidade, Clio Awards, Fiap Awards, ABP - Associação Brasileira de Propaganda e Prêmio Colunistas Rio. (27/09/2010)