Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/SET/2010
Marcio Ehrlich

 

Profissionais do Ano faz festa no Rio

A Rede Globo anuncia esta terça-feira, no Vivo Rio, os vencedores da Região Sudeste Capitais do seu 32º Profissionais do Ano, que analisa trabalhos veiculados nas suas emissoras do Rio e São Paulo, entre abril de 2009 e março de 2010. Foram 96 inscrições num total de 127 comerciais concorrentes.
Este ano, o Rio de Janeiro estará representado apenas pela 11:21, que disputa a categoria Campanha com comerciais criados para os frios Frisa e produzidos pela Proview. Também estarão com finalistas as agências paulistas AlmapBBDO, F/Nazca S&S, Leo Burnett e Ogilvy Brasil.
No evento de hoje, o sempre criativo diretor das festas do Profissionais do Ano, Toni Rodrigues, promete surpresas na cenografia e no figurino das recepcionistas com o tema Idade da Pedra.

Amaury Nicolini entra na ALB

O redator publicitário Amaury Nicolini, que durante 40 anos atuou em diversas agências brasileiras, como Norton, JMM e Artplan, tomou posse como membro vitalício, na cadeira n° 10 da Academia de Letras do Brasil (ALB), entidade sediada em Brasília que reúne escritores de todo o país em diversas áreas.
Amaury já tem hoje 31 livros publicados abrangendo prosa, poesia e temas técnicos. Na área de comunicação de marketing, publicou: Propaganda e Promoção, Portfolio - 5 décadas de anúncios e Calendário Promocional.
Amaury Nicolini foi distinguido com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito do Instituto dos Docentes do Magistério Militar pela sua contribuição à cultura nacional, recebendo também a comenda de Mérito Literário da Academia.

Packaging Brands aposta no crescimento do PDV

Marilu SchneiderQuando abriu seu escritório de design há 16 anos, a designer Marilu Schneider (foto) acreditava tanto que o futuro do setor estava no design de embalagens que batizou sua empresa de Packaging Brands. A iniciativa deu muito certo, mas três anos depois, Marilu percebeu que cada vez mais os clientes estavam de olho era na importância que o ponto-de-venda ganhava dentro das suas estratégias de comunicação de marketing.
Reposicionando a empresa, Marilu viu sua Packaging Brands tornar-se um dos maiores escritórios de design do mercado carioca, recebendo inclusive, este ano, do Prêmio Colunistas Design Rio o título de Empresa de Design do Ano. Para a profissional, os clientes não podem mais separar design de marca da arquitetura de seus escritórios e seus pontos de venda. "A experiência da marca precisa ser vivida pelo público em todos os ambientes em que a empresa esteja presente", diz, garantindo que cada vez mais os clientes terão que ocupar não só as gôndolas de supermercado como espaços participando de eventos e mesmo abrindo lojas da própria marca. Quem conhece cases internacionais como o das lojas dos chocolates M&M nos Estados Unidos sabe do que Marilu está falando.
A Packaging Brands hoje conta com 36 funcionários em quatro divisões: Design de Ambientes, Design de Embalagens, Comunicação e Mídia Digital. Na sua lista de clientes estão diversas multinacionais, como a Ceras Johnson, para quem a Packaging Brands cuida da marca Glade em 34 países. No comando da empresa também está Jeff Barros, que, aliás, começou na empresa como colaborador. Ambos assinam o planejamento do Branding da marca Spoleto, que conquistou o Grand Prix de Design Ambiental do Colunistas Design Rio 2010. Na ficha técnica, ainda estão o gerente de criação Carlos Marques e os designers gráficos Amanda Mattos e Pablo Baars.

Seluloid e Sync Mobile lançam aplicativo que dará prêmios

A agência de conteúdo Seluloid acaba de fechar parceria com a Sync Mobile e o Blog do Rica Perrone para distribuir o aplicativo gratuito O Pitaco, o primeiro lançado no Brasil para Iphone, Itouch e Ipad com premiação atrelada. O software, como o nome sugere, funciona com pitacos: toda semana o usuário indica o resultado das partidas de futebol da rodada e concorre a prêmios. Já nos primeiros quatro dias, a novidade teve mais de quatro mil downloads no iTunes e assumiu o primeiro lugar no ranking de esportes da loja virtual da Apple no Brasil e na Argentina.
Fundada por Flavio Rozemblatt, a Seluloid, até pouco tempo atrás, apresentava-se como Selluloid AG, produzindo diversas publicações impressas, como a revista Veredas, a premiada Revista Oi e a Mercedes Magazine. Agora, a empresa decidiu abrir-se para múltiplas plataformas, passando a vender o conceito de agência "multi_thinking" e atuar nas áreas Content, Interactive e Mobile. Como resultado, a Seluloid assumiu a conta digital do Canal Oi, venceu a concorrência para a Revista do Banco do Brasil e está desenvolvendo o branding da Carbonic - rede de lojas de suplementos alimentares e artigos esportivos. A meta da agência é crescer 60% nos próximos 12 meses.

GL cresce faturamento com área de Non-Events

Benedito CantanhedeUsar todas as oportunidades possíveis para falar com o consumidor está na ordem do dia nos planejamentos de marketing. É para se aproveitar dessa tendência crescente que a gigante multinacional GL Events, responsável há quatro anos por locais no Brasil como o Riocentro e o HSBC Arena, resolveu investir no que está chamando de Non-Events, ou seja, tudo o que possa acontecer naqueles espaços que não se refira apenas à locação de metro quadrado.
Para gerenciar o departamento, a GL contratou o publicitário Benedito Cantanhede (foto ao lado), que já passou por agências como Almap, JWT e V&S. Segundo ele, estas ações representarão um faturamento adicional de pelo menos R$ 2,5 milhões nos negócios da GL este ano, com possibilidade de quadruplicar em 2011.
Na final do Novo Basquete Brasil entre Flamengo e Brasília, por exemplo, a GL fechou com a Sky a ação "Torcida Sky" (foto abaixo), em que centenas de torcedores vestiram uma camisa com o escudo do time carioca nas mangas e a logomarca da Sky no peito. Cantanhede destaca que a iniciativa, amplamente divulgada pela imprensa, "gerou uma oportunidade de exposição da marca a um público extremamente selecionado: fãs do esporte, consumidores de TV paga, concentrados numa grande final esportiva". Já com a Nestlé, a GL fechou um acordo de exclusividade para fornecimento de produtos em todas as áreas do Riocentro.
Não que este tipo de ações sejam uma novidade no Brasil -- e o Carnaval está aí repleto de exemplos --, mas nos "venues" da GL a chance de se ocupar os espaços ainda estava praticamente inexplorada.
"Agora queremos ser vistos pelas agências e anunciantes como um veículo de comunicação", diz Benedito Cantanhede, que adianta que no show da banda americana Green Day, que acontece no HSBC Arena em 15 de outubro próximo, fechou com a Ambev uma ação de ativação de marca para acontecer na área de estacionamento, enquanto em outra área do evento a Nissin estará lançando um novo sabor de seu Cup Noodles.
"Se o desafio para quem trabalha com marketing é encontrar formas mais criativas de conectar marcas e públicos, uma ação de non-event tem a vantagem de garantir um baixíssimo índice de dispersão, já que o público é totalmente selecionado, e um ótimo retorno de custos”, afirma o publicitário.

Gente Que Vai e Vem

Seluloid (Rio - RJ) - A agência de conteúdo está com novos diretores, que se unem à equipe de Flávio Rozemblatt. Da esquerda para a direita, na foto abaixo, estão:
Guilherme Caldeira, Diretor de Inovação e Novos Negócios. Liderou projetos de Mobile Marketing na Hanzo e foi gestor da loja de conteúdos móveis on-deck da Oi. Participou da equipe de estratégia de lançamento da Taií e foi responsável pelo Marketing on e off-line da Financeira Americanas Itaú;
Roberta Ferraz, Gerente Financeira;
Rodrigo Guimarães, Diretor de Operações;
Flávio Rozemblatt, Diretor Geral;
Paloma Bragança, Diretora de Atendimento. Atuou como coordenadora e especialista nas áreas de Marketing e Comunicação da Amanco, Natura e Federal Express;
Sílvio Lachtermacher, Diretor de Criação. Foi sócio e diretor de criação de agências como a Comunicacão Carioca, colunista de humor do Jornal do Brasil, publisher da revista M... e criador do perfil de Twitter @na_Kombi;
Ulisses Mattos, Diretor de Conteúdo e Mídia Sociais. Foi editor do Caderno B, da Revista Programa, colunista da Domingo (Jornal do Brasil), editor do site oficial dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e coordenador de Mídias Sociais na Textual. Roteirista de programas de TV e Stand Up comediant;
e Gustavo Guimarães, Diretor de Operações. Com atuação na coordenação de projetos digitais, liderou projetos nos portais Globo.com e iBest e gestor de projetos da Neoris MLab. (23/09/2010)

WMcCann (São Paulo - SP) - Yara Apparicio é a nova VP de Mídia da agência, enquanto Paulo Gregoraci continua no cargo de Vice Chairman de Operações - COO. Graduada em Administração com Pós Graduação em Propaganda e Marketing, Yara está na agência há 7 anos. No início de sua carreira, trabalhou por 12 anos na Colgate Palmolive, onde atuou na área de Mídia e Comunicação. Em seguida, entrou na agência como Supervisora de Pesquisa, assumindo as contas da Microsoft, J&J e UPS. A partir de 2005, passou a trabalhar com a conta da Nestlé, com a qual atua até hoje, juntamente com contas da Pfizer: Centrum e Advil.
A estrutura do departamento de mídia é composta por cinco Diretores de Mídia: Silvia Restad, Gustavo Reis, Sandra Fragoso, Paola Frajdrach e Fabiola Capote, e uma Diretora de Inteligência e Informações de Mídia, Carolina Buzetto. (23/09/2010)

Binder Visão Estratégica (Rio - RJ) - A agência incrementou sua equipe. Na Criação, o diretor de arte João Paulo Garcia e o assistente de direção de arte Victor Jermann -- ambos vindos da Loja Comunicação.
No setor de Operações, entra o produtor gráfico André Luiz de Sá (ex-EuroRSCG Contemporânea). Luiza Maggessi (ex-Zeppelin Filmes, Quê, DM9DDB e Giovanni) é a nova RTVC da Binder.
Na Mídia, Felipe Conde Novaes (ex- Giovanni+DraftFCB) completa o time, como supervisor de mídia. Na foto, da esquerda para a direita, estão: Victor Jermann, João Paulo Garcia, Luiza Maggessi, André Luiz de Sá e Felipe Novaes. (20/09/2010)

Agência3 (Rio - RJ) - Anuncia a contratação do diretor de arte Guilherme Cunha (ex-Quê) para reforçar a equipe de Criação. O criativo também tem passagens pela Staff e Casa da Criação e em seu portfólio trabalhos para clientes como Petrobras, ESPM, Infraero, Fleishmann Royal, entre outros.
Na Agência3, Guiga reedita a premiada dupla com o redator Sleyman Khodor. Entre os prêmios da dupla está o Grand Prix de Propaganda do Prêmio O GLOBO com a peça “Camisinha”, criada para a Alerj. (20/09/2010)

NBS (Rio - RJ) - Completando o processo de reforço da sua área de criação digital/interativa, a NBS anuncia o diretor de arte José Luis Vaz como Supervisor de Criação Interativa do escritório do Rio de Janeiro, dividindo a responsabilidade com Miguel Genovese, e se reportando diretamente aos sócios André Lima e Pedro Feyer.
Vaz é um dos mais premiados Diretores de Arte do Rio, com 2 Leões em Cannes, várias medalhas no CCSP, 2 Grand Prix Profissionais do Ano, e 1 Grand Prix Premio Abril, entre outros. José Luis integra a equipe de profissionais que têm participado ativamente dos processos de criação integrada da NBS. Sua experiência nas áreas on e offline tem sido fundamental para a sedimentação do processo de integração da agência no Rio de Janeiro. (20/09/2010)