Janela Publicitária    
 
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Janela Publicitária - Edição de 10/SET/2010
Marcio Ehrlich

 

Ministério do Trabalho confirma Staff

Cahique Equi e Duda Moncalvo, sócios da Staff, receberam em 2009 o prêmio de Publicitários do Ano do Colunistas Rio.
A Staff foi oficialmente apontada como a vencedora da concorrência para a conta do FGTS, aberta pelo Ministério do Trabalho. A agência já havia sido a vencedora da fase técnica da disputa, que tinha em jogo uma verba estimada em 20 milhões de reais.
"Este é o melhor ano da história dos 19 anos da Staff", afirmou Duda Moncalvo, um dos sócios da agência, por ter comemorado também, este ano, a conquista das contas do Shopping da Gávea, do Banco da Providencia e do bacalhau Riberalves.
Com escritórios em Brasília, São Paulo, e Campos -- além da sede no Rio --, a agência contabiliza em 2010 um aumento de 80% na sua receita, que também vem de clientes como ESPM, Fleischmann, Infraero , ALERJ e Supermercados Princesa.

Aparece lá pra tomar um cafezinho...

Vamos combinar. A partir de agora, ninguém mais faz anúncio com a espuma do café formando alguma imagem.
Duas agências tiveram esta ideia e -- por azar --, só descobriram isso quando seus anúncios sairam na mesmíssima edição da especial Comer & Beber da Veja Curitiba, este mês de setembro, como nos conta o leitor do Janela Adriano Fuganholi, lá do Paraná.
Um dos anúncios é mesmo de café, para o Cappuccino 3 Corações. O outro é de um empreendimento imobiliário no bairro do Batel. O lançamento foi batizado de Blend Batel, a criação fez logo a conexão com o blend de grãos de café -- a marca inclusive parece um cafezinho visto de cima -- e deu no que deu.
Menos mal que nenhuma pode acusar a outra de ter chupado seu anúncio. Ninguém tem culpa. É a comprovação de que coincidências realmente acontecem.

N.R.: A princípio imaginei que ambos os anúncios fossem de agências paranaenses. Mas, por informação que recebi, a conta do 3 Corações seria da Santa Clara, de São Paulo. Ou seja, as ideias estão no ar até com 400 quilômetros de distância.

Dia cria "vela" para expor jornais do Infoglobo

Os jornais O Globo, Extra e Expresso começam a ser exibidos em mais de 50 quiosques localizados na orla do Rio de Janeiro em um display especialmente criado para o Infoglobo pela agência Dia Comunicação. Com o formato de vela, o projeto tem a funcionalidade de, além de expor os jornais, resistir ao vento e à maresia, principais 'vilões' da exposição de impressos na região.
"A ideia foi aproveitar o vento, que era nosso maior inimigo, em nosso favor. A peça ganhou formato em vela, para que o próprio vento possa conferir estabilidade ao projeto, sem incliná-lo ou derrubá-lo", afirma Leonardo Lanzetta, sócio e diretor-executivo da Dia.
Paralelamente, foram utilizados alumínio e material anti-oxidante para evitar a corrosão da base. Já as prateleiras e as comunicações possuem dupla face, para facilitar a leitura ao redor do projeto. Por último, foram inseridas rodinhas, para aumentar a mobilidade da peça pelo quiosque.
"O objetivo para a criação era reunir, em uma única peça, características importantes como qualidade, durabilidade, estabilidade e diferencial. Nossa maior preocupação era que a peça tivesse um destaque de exposição nos pontos de venda, sem afetar a rotina dos operadores de quiosques e o dia-a-dia dos clientes no que se refere ao acesso aos jornais", afirma Simone Signoret, analista de trade marketing da Infoglobo.

Fenícios ganha Cellofarm

A agência carioca Fenícios Comunicação ganhou a concorrência promovida pela Cellofarm, subsidiária do grupo sul-africano Aspen Pharmacare, para produzir a campanha da Alcachofra, produto fitoterápico tradicional no mercado.
A primeira ação, com estreia programada para outubro, em rede nacional, terá filme e peças publicitárias, além de ações para pdv, internet, mídias sociais e uma campanha específica para o trade.
Lançada em 2008 por Beto Werneck -- criativo que passou 17 anos na McCann-Erickson, sendo uma boa parte deles como diretor de criação associado --, a Fenícios Comunicação tem desde agosto dois novos sócios: Bruno Jacobsohn e Fernando Gabriel, da Domus, que adquiram 50% de participação na agência. Na carteira de clientes estão contas como Infoglobo (marketing publicitário), Faculdade CCAA e PDV lubrificantes, entre outras.
O cliente divide sua conta com a Binder, que cuida da área institucional, de "Estafan C", "Enjoy" e outros produtos.

Marketing Vision produz para L'Oréal

A Marketing Vision foi a responsável pela organização e produção do Coiffeur Congress 2010, evento da L´Oréal Professionnel que aconteceu no último fim-de-semana em Costa do Sauípe (Bahia).
A agência carioca comandada por Michael Andrade cuidou de toda a criação do conceito visual, peças gráficas e cenografia do evento em que houve o lançamento de um novo produto de coloração da L´Oréal até então mantido em segredo, o Inoa.
O evento usou o tema “O Futuro Começa Agora” e, para reforçar o conceito futurista, a logo foi refeita e a agência utilizou-se de pilares para a criação dos brindes, cenografia e filme 3D. Uma tenda com 2.500 m2 fez parte do evento onde ocorreu show com a banda mineira Jota Quest, palestra com Max Genringer e show internacional com Carolyn Newman.
O Coiffeur Congress 2010 é desenvolvido pela área de educação da L´Oréal Professionnel e em sua 4ª edição recebeu aproximadamente 1.000 profissionais dos principais players do setor coiffeur. Para realizar o evento a Marketing Vision envolveu mais de cem profissionais entre produtores e fornecedores.

11:21 vai à TV com Recreio

"Repetitivo" é o nome do novo comercial que a 11:21 põe no ar para a revenda Volks Recreio a partir deste fim de semana em TV aberta, incluindo Rede Globo e Band. O filme faz parte da nova estratégia de posicionamento da concessionária de ter preços baixos, tanto que, no encerramento, se assina"Recreio Veículos. De qualquer jeito, a maior e mais barata do Brasil".
A peça, criada e dirigida por Gustavo Bastos, com produção da Buena Estúdios, procura ser simples para se adequar ao novo posicionamento da agência: 11:21 simplicidade criativa.
Essa expressão é fruto de um trabalho da consultoria Madia Mundo Marketing para a agência, que queria reforçar no mercado a imagem de que "traz sempre soluções criativas e muito simples", nas palavras de Bastos. Com a mudança, a agência estreou novo logo, deixando de ser 11|21 para ser 11:21 e inserir o "Simplicidade Criativa" na assinatura.

BNDES anuncia seu cartão pela Giacometti Rio

A Giacometti Rio tem uma nova campanha para o BNDES no mês de setembro, veiculando em revistas de interesse geral, setoriais e revistas de bordo, sites com foco em empreendedorismo e negócios e mais de 100 emissoras de rádio
Voltada para micros, pequenos e médios empresários, a campanha propõe que "Todo projeto é possível para quem tem Cartão BNDES".
A campanha é composta de nove anúncios de página dupla em revistas, cinco spots de rádio de um minuto e banners para internet e, segundo João Santos, diretor de criação da agência, "o projeto que o empresário sonha para sua empresa é demonstrado pela ilustração 3D no fundo do anúncio".
A criação foi de João Santos, Marco Ferreira, Rodrigo Rosman e Sávio Paixão, com atendimento de Flávio Martino e Kátia Viola e aprovação, no BNDES, por Fábio Kerche, Cecilia Branco e Rodrigo Negreiros. As fotos são de Aderi Costa e a ilustração 3D do Studio Cayman.

Gente Que Vai e Vem

Marcos SilveiraAgnelo Pacheco (Rio - RJ) - O redator Marcos Silveira (foto) deixou a direção de criação da agência, onde estava desde o início de 2008. Além de tocar as duas filiais do seu curso IP-Instituto de Propaganda, Silveira já está com algumas conversas no mercado. (10/09/2010)