Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/JUL/2010
Marcio Ehrlich

 

Tanure decide: JB circula só até 31 de agosto

Esta quarta-feira, 14, o Jornal do Brasil publicará um comunicado de página inteira informando a seus leitores que a partir de 1º de setembro deixará de circular a versão impressa do veículo.
O anúncio põe fim a todas as especulações que vêm circulando no mercado e que o Janela tem acompanhado em primeira mão para seus leitores. Apenas a versão online do JB sobreviverá, em um formato que -- segundo amigos do Janela -- mesclará conteúdo gratuito com seções de acesso exclusivo para assinantes.
A decisão de Tanure se baseia no prejuízo que a operação do JB tem há vários anos. Ultimamente, o jornal vendia apenas 17 mil exemplares nos dias úteis e 22 mil aos domingos, uma tiragem menor, por exemplo, que veículos regionais como o gratuito Jornal de Nova Ipanema.
Por outro lado, o JB Online conta hoje com 6,1 milhões de pageviews por mês para 1,7 milhão de visitantes únicos.
Com a decisão de encerrar a publicação do JB impresso, se define a posição de Pedro Grossi na empresa. Segundo informações que recebemos, o executivo deixa definitivamente a presidência da publicação e seu nome já não aparecerá no expediente do JB a partir desta quarta-feira.

VP José Alencar pede que o JB não acabe

Em correspondência ao colunista Mauro Santayana, o vice-presidente da República, José Alencar, lamentou que o Jornal do Brasil estivesse fechando sua edição impressa e pediu que o jornalista mobilizasse seus companheiros a enfrentar este momento difícil.
Veja o texto integral da mensagem:

VICE-PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Brasília, 23 de julho de 2010.
Estimado coestaduano e amigo Mauro Santayana,
Gostaria que esta minha mensagem chegasse às mãos de todos vocês que colaboram com o jornal. Não sei se poderia lhe pedir isso. Mas, afinal, estou pedindo.
Um abração do José Alencar.
-------------------------------
Recebi com tristeza a notícia do fim da edição impressa do JORNAL DO BRASIL. A decisão representa esvaziamento significativo para a mídia carioca. Com 119 anos de relevantes serviços, o encerramento das atividades do tradicional JB priva o Brasil de valioso instrumento de defesa e valorização da democracia, da cultura, da economia e das grandes causas de interesse nacional. Pioneiro de iniciativas que revolucionaram a nossa Imprensa, o JORNAL DO BRASIL, sob a incontestável liderança da Condessa Pereira Carneiro e de Nascimento Brito, tornou-se modelo e referência. Temos acompanhado também o valoroso esforço empreendido por Nelson Tanure e, agora, ultimamente, por Pedro Grossi. Desde há muitos anos, como leitor, acompanho o trabalho jornalístico de nosso antigo JB. Hoje, ele possui, além de outros grandes colaboradores, um Mauro Santayana, Hildegard Angel, Villas-Bôas Corrêa e até um jovem, meu conterrâneo de Muriaé, Leandro Mazzini. Há também que se reverenciar aqueles que construíram a valorosa imagem desse tradicional órgão da Imprensa brasileira. São nada menos que Carlos Castelo Branco, Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde), Carlos Drummond de Andrade, Armando Nogueira, Sobral Pinto, Barbosa Lima Sobrinho, Afonso Arinos de Mello Franco. São muitos, e homenageio também todos aqui não citados, e o faço para dizer que alguma coisa deveria ser feita para que o JORNAL DO BRASIL continuasse existindo. A vida é assim mesmo. Há fases áureas e há fases mais difíceis. O importante é que as possamos enfrentar. Atrevo-me a afirmar que o JORNAL DO BRASIL possui estofo para isso, e que os brasileiros desejam continuar lendo esses bons patrícios.


Tadeu Vieira formaliza saída do CCRJ

Tadeu VieiraEM PRIMEIRA MÃO - O presidente do Clube do Criação do Rio de Janeiro-CCRJ, Tadeu Vieira (foto), envia carta ao mercado esta terça-feira, 20 de julho, formalizando a sua saída do cargo para o qual foi eleito em setembro de 2009.
Em conversa com o Janela, Tadeu adiantou que vai sugerir ao mercado que o mesmo conselho de notáveis que se reuniu após a sua eleição se mobilize junto com os demais profissionais cariocas em uma Constituinte, para que definam o que pretendem da sua entidade e que regras devem ser seguidas para as próximas eleições.
De acordo com Tadeu, desde o último dia 25 de maio, quando enviou uma carta aberta ao mercado comentando sobre a saída dos membros do conselho consultivo do CCRJ, foram interrompidos os trabalhos e investimentos que ele vinha fazendo.
- "Suspendemos todas as despesas que vinham sendo realizadas em relação à funcionários e secretaria executiva do CCRJ, para que os valores que vinham se acumulando desde outras gestões com salários (elevadíssimos) de funcionários que não recebiam, não aumentassem ainda mais", declarou o publicitário.

FALAM OS LEITORES

De Priscila Serra, Assessora de Comunicação
"Marcio, acabo de ler a sua nota no Janela sobre o CCRJ e posso garantir que não me surpreendi. Cada um fala o que quer.
Mas, no meu caso, que trabalhava como assessora de comunicação do Clube de Criação do Rio de Janeiro, a decisão de terminar a relação foi única e exclusivamente minha. E por diversos motivos: não ter perspectiva alguma de receber e não concordar com os rumos do CCRJ.
Quanto aos salários “elevadíssimos” garanto ao Tadeu que se ele tivesse trabalhando um pouco pelo CCRJ saberia que era, no mínimo, justo.
Grata pela sua atenção.
Priscila Serra

TADEU RESPONDE

De Tadeu Vieira
"Em relação à Priscila Serra, achei muito estranho o comentário que ela fez sobre o que foi dito, já que em nenhum momento a conversa teve referência à ela, e além disso, a profissional em nenhum momento fez parte desta gestão, já que se desligou por conta própria da entidade no primeiro dia pós-eleição. Não sei ao certo de quanto era a dívida do CCRJ com ela, já que não chegou em nossas mãos nenhum documento real de vínculo empregatício, ou de dívida com a profissional (documentos estes tentados ser obtidos por meio de ação legal, que foi pausada por conta da nossa saída do Clube), mas sabemos através dela própria e de relatos do Sr. Igor Cunha, que existem dívidas com esta profissional que tenho profunda admiração e respeito. Justamente por nem saber quanto era este salário, não tenho como dizer se o acordo feito com a Priscila na gestão passada era alto ou não e concordo com ela, que qualquer que seja o valor acordado é justo, pois o trabalho da Priscila é impecável. Mais justo ainda, eu acredito, é que ela receba esses salários, e também creio que ela deveria direcionar esta coisa de não trabalhar ou de não ter esperança de receber, para quem acordou os salários com ela e com quem não a pagou, isso também é muito justo.
Embora não tenha nenhuma responsabilidade em relação ao que foi tratado com esta excelente profissional que tem seu trabalho reconhecido por todo o mercado, a intenção deste grupo de gestores que entrou conosco, sempre foi sanar essas e outras dívidas. É inconcebível ao meu modo de ver, que seja feito um acordo com ela, com outros ex-funcionários, com fornecedores e que estes acordos não sejam cumpridos.
Além de tudo que foi dito na minha carta aberta publicada pela Janela, nós conseguimos o apoio para uma sede própria na Barra da Tijuca e para o lançamento de anuários do Clube sem despesa para o CCRJ, através de gráficas que também são editoras. De qualquer forma, como disse anteriormente, é impossível mudar o que se acumulou em alguns anos, e o nome sujo no mercado, em apenas alguns meses.
Ainda acredito que profissionais como a Priscila, o Igor, entre outros, mereçam receber até mais do que fora acordado com eles, porém não é essa a questão, a prova de que eram elevadas as despesas (para a realidade do CCRJ), é que não foram pagas e se acumularam, e o Clube da forma como está/estava estruturado, dificilmente terá como pagar. Estivemos trabalhando por essa estruturação, remodelação. Não tivemos tempo de fazer essas mudanças, mas faço votos de que quem assuma, as faça, pois são urgentes."

Ex-MPM terão encontro em agosto

Os ex-funcionários da agência MPM vão se reunir no próximo dia 7 de agosto, sábado, a partir das 13 horas, no segundo andar do Conversa Fiada de Ipanema (Rua Vinícius de Moraes, 75), que estará reservado apenas para a galera.
A iniciativa do encontro foi de Marcia Woolf, Dea Arbex, Anaise Boechat, Carmem Castelo Branco e Valeria Zettel. Tudo começou com o envio de uma foto com funcionários da mídia pela Dea Arbex a vários ex MPMs. A repercussão foi imediata, com o email sendo encaminhado para vários outros ex-funcionários, quando Marcia teve a ideia de reunir o grupo. Foi entao firmada a comissão organizadora. Hoje a relação de ex funcionarios tem mais de 150 pessoas, 80 delas já confirmadas para o encontro.
Quem quiser mais informações, pode mandar email para Marcia Woolf .

Canal 10 tem três novas contas

A agência de Fernando Neto e Edmir Silveira está com três contas novas: Construtora Zayd, C Gestante e Acão Children, rede que tem 11 lojas no Rio.
Para a Zayd, a agência já assinou as campanhas Remanescentes e Copa do Mundo e já está em produção da campanha Mãozona, que começa a ser veiculada ainda está mês, para o mesmo cliente.
Para a C Gestante, a agência criou nova logomarca e identidade visual, além de site, administração da rede social online e campanha para mídia impressa, o que também está em desenvolvimento para a Ação Children.

Binder promove Estafan C em rádio

Numa ação desenvolvida em conjunto com o Sistema Globo de Rádio, a Binder criou um spot que vai interferir na programação da emissora, para promover o antifatigante Estafan C da sua cliente Cellofarm Farmacêutica.
O ouvinte vai perceber que a música tocando na estação logo começa a ter “interferências” e a ficar lenta, até ser interrompida pela frase: “Por que parou? Parou por quê? Tá estafado? Estafan C para você continuar cantando, com muita energia e disposição! Agora vai!”. Em seguida, a música é reproduzida na íntegra.
Além da intervenção nas rádios, a campanha também conta com jingles e painéis para estações do Metrô e SuperVia, no RJ e em SP. A campanha também está sendo veiculada em São Luis (MA), Recife (PE) e Belém (PA).
A criação é de Paulo Salgueiro e Leandro Euzébio, com direção de criação de Alexandre Motta e Marcus Saulnier (Head of Art). A campanha teve no RTVC Marcela Santos, na mídia Andrea Afonso e Andrea Corrado e no atendimento Christina Santos e Karen do Nascimento. Quem aprovou foi Jackson Figueiredo e Louise Viana.

Luiz Aviz lança mais um livro de piadas

O publicitário e arquiteto Luiz Aviz -- fundador da agência Aquatro -- comemorou seu 60º aniversário na última semana lançando um novo livro da série que iniciou no ano 2000 com o que considera as melhores piadas que tem circulado na Internet.
Agora, na versão 3.0 da publicação, Aviz acrescenta chistes que capturou no Twitter. As ilustrações desta edição foram do próprio filho de Luiz, o designer Filipe Aviz.
O lançamento foi no Leblon, onde o publicitário mora e já foi inclusive presidente do bloco local, o Empurra que Pega.

Propaganda do bonde ao ônibus vira livro

A história da publicidade nos transportes coletivos desde 1851 é o tema do livro Omnibus, que Teresinha M. Abreu vai lançar no próximo dia 29 de julho no Rio, pela Synergia Editora.
De acordo com as pesquisas da autora, foi em Londres que se encontrou o primeiro registro da colocação de propaganda em um transporte coletivo. No Brasil, ela começou quando os bondes deixaram de ser movidos à tração animal e passaram a ser elétricos, operados pela Light.
Teresinha é publicitária, advogada e empresária do segmento há mais de 30 anos. A idéia de escrever esse livro surgiu quando foi convidada para falar sobre o tema e deparou com a falta de registros históricos. A autora perguntou para si mesma: de onde veio essa mídia? A partir daí foi em busca da resposta, que acabou compilando no seu livro.
O lançamento acontece na churrascaria Espaço Brasa do Leblon (Av. Afrânio de Melo franco, 131), a partir das 19:00h. O livro, com 240 páginas no formato 24cm X 24cm, vai custar R$ 70,00.
A campanha de lançamento, com convite, outdoor, busdoor e spot, além da própria capa do livro, foi da Agnelo Rio, com assinatura de Marcos Silveira, José Amorelli e do Cilo Toledo.

Binder anuncia conta do Botafogo Praia Shopping

A Binder Visão Estratégica é a nova agência do Botafogo Praia Shopping, que já passou pela Via4 e, mais recentemente, pela Casa da Criação.
A agência já atendia ao Shopping Nova América e ao Grupo Ancar Ivanhoe – que administra os dois shoppings centers.
Situado no antigo prédio da falecida Sears, o Botafogo Praia Shopping tem 10 anos de funcionamento, 170 lojas e abriga um complexo Cinemark, com sala 3D. Recebe cerca de 40 mil clientes diariamente. Em 2010, o shopping tem crescido, em média, 10% em fluxo e 25% em vendas.
As primeiras peças da Binder para o shopping estão previstas para entrar na mídia em agosto.

Gente Que Vai e Vem

Giovanni+DraftFCB (Rio - RJ) - Fernando Barcellos deixou a vice-presidência de criação da agência no Rio, onde estava há mais de 10 anos. Um dos veteranos da direção de arte carioca, Fernando passou pela Diller na década de 80, seguiu pela McCann e chegou a diretor de criação da Denison Rio, onde assinou campanhas memoráveis para Brahma. Com a decadência da Denison nos anos 90, transferiu-se para a criação da Giovanni. (20/07/2010)

Publicis Brasil (São Paulo - SP) - Luciana Serra é a nova diretora de mídia da agência. Com 16 anos de mercado, sendo 10 dedicados à F/Nazca S&S, ela teve a experiência de trabalhar no bureau Mind Share, em Madri (Espanha). Luciana começou a carreira na antiga Salles Darcy, também trabalhou na Ogilvy e teve uma rápida passagem pela QG, entre outras agências. Na Publicis vai cuidar da mídia de Sanofi-Aventis, Sony, SBT, Swatch e Concha Y Toro. (20/07/2010)

Grupo ADMA Eventos (Rio - RJ) - A empresa de Marcelo Alves acaba de contratar César Blotta como Diretor de Planejamento e Criação. Blotta, eleito profissional do ano pelo Prêmio Colunistas Promo 2008, esteve anos à frente da área na Fagga. Em propaganda, Blotta atuou na SGB, entre outras. (20/07/2010)

360° Comunicação (São Paulo - SP) - A agência de promoções paulista contratou como Creative Planner o carioca Bruno Brum, que nos últimos 8 meses foi supervisor da Sapiens, a agência experimental da Universidade Estácio, em Niterói. (19/07/2010)