Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.
27 de junho de
2010, domingo
2010: O ANO EM QUE FIZEMOS
CONTATOS
Explodem os fogos de artifício em frente ao Hotel Carlton.
É o anúncio do fim de festa em Cannes. Uma festa
aliás, bem brasileira. Batemos o nosso recorde de leões
e olha que nem fomos tão beneficiados pelas nova categoria
de Craft Lions (levamos só um, já é uma
estréia), criada este ano para reconhecer a excelência
na execução das pecas. E ainda tomamos um couro
em Cyber, nosso ponto forte. Mas ganhamos, de novo, a competição
de Young lions em cyber.
ONDE O BRASIL FOI MELHOR
Primeiro, acho que soubemos inscrever melhor. Falei aqui no
ano passado da importância que algumas agências,
como a Leo Portugal, deram ao estudo do regulamento. Pois este
ano a Almap conseguiu trocentos leões com a mesma peça,
a festejada campanha de Billboard. A F/Nazca também fez
render o seu Xixi no Banho.
É importante também dizer que o Brasil não
foi só Almap. Teve o grande desempenho da Ogilvy, a segunda
brasileira mais premiada e vinda de um ano, trazendo idéias
novas, realmente diferentes e que também foram multipremiadas.
Trouxemos mais ouros, com ajuda também da Lew’
Lara.
O QUE FALTA
A sensação que dá
é que diminuímos o abismo entre a gente e os países
que vinham levando tudo por aqui: EUA, Inglaterra, Argentina
e Alemanha. Esta última aliás, voltou a ter um
ano ruim.
Pensa bem se essa ideia do “Replay” para Gatorade
que levou 2 GPs não poderia ter sido criada no Brasil?
Outro dia mesmo fizeram um amistoso entre as seleções
da Itália e do Brasil com os jogadores da Copa de 94.
O GP de Cannes já levou o comercial de Old Spice
ao impressionante número de mais de 11 milhões
de visitas no Youtube.
O GP de filme, da Wieden para Old Spice (veja ao lado) não
foi uma superprodução inconcebível para
o nosso país, como foi em anos anteriores o Carroussel
para Philips ou a campanha de Halo.
Em vários bares de São Paulo já existiam
câmaras com isolamento acústico para a rapaziada
telefonar. Na Argentina, alguém foi lá e transformou
isso no Andes Teletransporter, GP de outdoor. E ainda embalou
num supercase. Ponto pros caras.
Ou seja, dá para chegar lá. Falta emplacarmos
mais filmes, só conseguimos um leãozito (parabéns
Zé, Erh e todo o time da BorghiErh). E tirar o selinho
em Titanium & Integrated. Mas foi um ano ótimo.
Mas e aí, o que você ganha com esse resultado histórico
brasileiro? Eu, pessoalmente, continuo acreditando que quando
o Brasil ganha, nossa imagem criativa no mercado internacional
melhora (isso gera mais transferências, mais empregos
lá fora e aqui) e que o mercado fica, ao mesmo tempo,
mordido e otimista (mais negócios, mais procura por talento).
Resta agora ao Brasil transformar esse momento de premiação
único num combustível básico: bufunfa,
faz-me-rir, cascalhinho, grana.
E para isso, existe Cannes, hoje um evento de contatos, de negócios,
de aprendizado e de conversa.
Podemos buscar o crescimento no mercado internacional, coisa
que aliás as agências de Marcello Serpa e Anselmo
Ramos/Luis Fernando Musa já vem fazendo há algum
tempo. E que os argentinos fazem há mais tempo do que
a gente.
E isso, podem acreditar, vale para o mercado como um todo. São
Paulo, Rio, Sul, Nordeste. Agências de publicidade, design
ou digitais. Produtoras, fotógrafos, ilustradores. A
criatividade é do Brasil.
ENTÃO É ISSO
Um
abraço para todos vocês e desculpem se não
deu para responder todo mundo pelo email, facebook (ou como
o meu amigo Rodolfo Barreto diz, Facewood), Messenger e cartas-bomba
anônimas.
Muito obrigado pela paciência e pelo espírito esportivo.
Valeu de verdade o apoio: Marcio, Sérgio da Proview,
valeu demais Ritinha e, claro, obrigado pra caceta, Sr. Antonio
Carlos Accioly.
A
vantagem de ter um amigo que é vários como o Acci,
é que o ele está sempre por perto para te ajudar.
Seja na hora das brincadeiras, ou na hora de trabalhar sério.
Até o ano que vem, se a assessoria de imprensa do Festival
permitir.
THANKS AMANDA, CAMILLA AND THE CREW.
Au revoir.
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2010.