Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
A Fenêtre é a cobertura da Janela Publicitária em Cannes, com o apoio da Proview em 2010.
25 de junho de
2010, sexta-feira
FAROFA NA PRAIA, NO BOM
SENTIDO
Classe de 2010: os produtores brasileiros na Film Brazil
este ano. Adivinha quem está ali na frente?
Os diretores Oscar Rodrigues Alves (Nuclear) e Fabio
Mendonça (o2)
A
festa da Film Brazil foi uma das mais bacanas de ontem à
noite, em Cannes. E digo isso porque só fui nessa. O
pool de produtoras brasileiras fez uma “caipirinha party”
que começou pouco antes do sol se pôr na Cote D’
Azur. Música bacana, galera animada e um Buffet brasileiro
que entreteve boa parte dos gringos que lá estavam.
Rolou até uma feijoada completa. Então quando
algum amigo seu de alguma produtora vier tirar onda em Cannes,
pode cortar a onda dele dizendo que ficou sabendo que o cara
levou farofa para a praia, porque é verdade.
O engraçado é ver como os gringos reagem aos acepipes
e gorós tipicamente brasileiros. Metade amou queijo com
goiabada, a outra metade ficava tirando o doce do queijinho.
Eles chegam todos empolgados gritando “we want caipirinhaaa”,
mas depois de dois goles de pinga, já começam
a deixar o copo de lado, meio bêbados.
Olha aí o estado desse gringo na saída.
SHOTS
A outra festa da noite que todo
mundo tentou entrar era a da Shots.
Quando passei por lá, tinha uma galera decidindo se ia
aplicar o truque da “cara de chefe”, o golpe do
“dar o nome de um criativo famoso que deve estar na lista”
ou a manobra “salto com duplo twist carpado ao lado da
mureta com aterrissagem Diego Hipólito ao lado do banheiro
químico”.
CONEXÕES FEITAS
MAIS FACILMENTE
Existe uma diferença grande
das festas de Cannes de hoje para alguns anos atrás.
Antes, as produtoras, veículos e agências faziam
as festas para reunir o mercado, mostrar que estavam superbem
e felizes, queriam fazer a festa mais legal, mais comentada,
mais barulhenta.
Bom era dizer que ninguém tinha acordado antes das 3
da tarde porque tinha ido na festa tal e bebido uma quantidade
de álcool capaz de abastecer a frota brasileira de carros
flex.
Hoje, as agências fazem festas, quando não fazem
jantares, para os seus funcionários, quando não
fazem para sua diretoria, e olhe lá.
Veículos chamam mídias, imprensa, pessoas chave
para ambientes em que as pessoas se divirtam, mas possam falar
de negócios.
Produtoras chamam diretores de criação, RTVs e
olhe lá.
Como foi ano de Copa, muitas das festas ainda foram fechadas
às pessoas dos próprios países, gente que
foi convidada para ver o jogo, tomar uma cervejola e fazer aquela
verdadeira social.
E é assim que Cannes segue à risca o slogan do
festival desse ano: “connections made easy”. Ninguém
está mais vindo aqui para gastar dinheiro e fazer concurso
da camiseta molhada com Moet Chandon. Infelizmente. Chuif.
MISTÉRIO
Hoje
pela manhã, vários sujeitos vestidos de inquisidores
circularam pelas palestras e corredores do Palais. Ninguém
sabia direito dizer o que era. Mas eu descobri.
Era o Accioly, que mais tarde foi visto andando com um casaco
na cabeça para se proteger de uma gripe.
Então, você que está aí em casa,
fungando, com tosse, dor de cabeça, garganta ruim, já
sabe. É só pegar um agasalhinho, botar no quengo,
e pronto, passa. Vem aí, um quebra-quebra na indústria
farmacêutica.
Aliás, o Accioly com esse treco na cabeça não
tá a cara do Imperador do Star Wars?
SURPRESA
A Y&R que em 2008 trouxe para
cá Al Gore e em 2009 trouxe Roger Daltrey, vocalista
do The Who, divulgou que este ano traria uma grande surpresa
para sua palestra. Fui até lá e...surpresa! Não
tinha ninguém especial. Três produtores falando
sobre o futuro da música.
EU SOU ESLOVACO, COM MUITO
ORGULHO, COM MUITO AMOR
Acabei
descendo para dar uma olhada nos lounges no primeiro andar do
Palais e me deparei com um mundaréu de gente frenética
no estande da Record/Estado de S. Paulo. Era a TV passando o
jogo Eslováquia e Itália, que parou o festival
ontem. Vários italianos estavam por lá e saíram
bem, como se diz na terra deles, putazzos.
Principalmente porque a brasileirada toda, e não só
a gente, era Eslovaco desde criancinha.
POR DENTRO E POR FORA DO
PALAIS
Estande da Record e Estadão
Estande do Meio &
Mensagem
Estande do Design Brasil
Young Lions
Além do estande da Record/Estadão, que oferece,
além dos jogos, cafezinho brasileiro, champagne (nacional,
aquelas que eles fazem aqui na França mesmo), o Brasil
marca presença com mais dois estandes.
O do Meio&Mensagem (que ainda tem um lounge no Hotel Majestic
logo em frente, assim como o Terra e a Publicis), mostra dados
sobre o mercado brasileiro. E o estande da Design Brazil promove
concorridos happy hours ao lado das exposições
das peças premiadas dos Design Lions.
Mas o espaço mais legal do festival é o dos Young
Lions, com um lounge com mesa de totó e cybercafé
patrocinado por Youtube (que banca os drinks), HP (sofás
para se espalhar) e Bing (cervas e aperitivos).
E Cannes, dentro do seu conceito Connections, está cheio
de atrações para quem quer fazer contatos ou negócios
até fora do Palais.
A Microsoft por exemplo,
tem dois espaços na Croissete. Um é o “Experience”
onde apresenta seus últimos e próximos produtos
(me surpreendeu o potencial que tem a mesa multitouch
e com câmeras infravermelhas Surface – dá
uma olhada em www.surface.com),
com espaço de degustação de games
e do novo Windows Phone. O outro é o “Microsoft
Beach”, este para aquele “relax”, drinkzitos
à beira-mar e outros mimos.
O Grupo Havas tomou conta de um bar bem no pé do
Hotel Carlton, onde promove shows de música ao
vivo e um open bar de alto nível.
Ninguém mais está vindo aqui a passeio.
Microsoft Advertising
Experience Center
Experienciando a Microsoft
Havas Café
FREESTYLE
Comentário na porta do Palais,
ontem: “Todo mundo batendo palma para a seleção
dos Young Directors da Saatchi, mas só mostraram videoclip.
No shortlist, só tem fantasma. É melhor criarem
logo uma categoria Freestyle Lions. Todo mundo faz o que quer
mesmo...”
FRIENDS
Mais um, agora falando comigo:
“Curti muito a a Fenêtre! Mas mostrei pra minha
mulher e ela não entendeu nada, não achou graça,
disse que eu tava maluco. Dei um esporro nela! Falei: você
acha graça em Friends (o seriado)? Friends é o
cacete, pô!”
MOMENTO AMAURY JR EDIÇÃO OLHA
OS CARAS AÍ
Um momento para a galera matar as
saudades criativos que estiveram no Rio ou São Paulo
e foram para outros mercados. E as mulheres poderem saber onde
mandar cobrar as pensões.
Victor Afonso, o glorioso “Zeca”,
agora DC da Master em Curitiba.
Alexandre Level, gente boa e agora
diretor de criação da mineira ProBrasil.
Luter Filho, Young Lion este ano
e criativo da SantaClara, reecontra o amigo Guilherme Somensato,
agora na DDB Budapeste.
SHORT ENTRE ASPAS
Esta sexta vai ser punk. Estão programadas 7 horas de shortlist
de Film e Craft que começam às 8h da matina.
Fora a exibição dos finalistas de Titanium & Integrated.
Tudo isso vai acavalar com o jogo do Brasil (às 16h aqui),
que eu não perco de jeito nenhum. Os portugueses que estão
por aqui (e não são poucos) estão confiantes.
Vai ter gozação na Croissete. E espero que sejamos
nós a invadir a Tuga Beach, quartel general lusitano para
assuntos publicitários e futebolísticos nas areias
francesas. Mais tarde eu conto como foi. Abraço.
SHORTINHO FILMES
E olha que o short list de filmes até que não foi
tão grande. Só 359 filmes passaram pela peneira (isso
aqui já teve ano com 600 filmes) e estou trazendo aqui os
que mais arrancaram palmas do exigente público no Grand Auditorium.
A campanha de Cadbury, da Del Campo
Nazca, que já tinha faturado o GP no Wave:
A campanha “The Affair/Videocube”
da HBO deve sair de Cannes como uma das mais premiadas deste
ano. Já tinha arrebentado no One Show.
O ótimo armário da
BETC Euro RSCG Paris para o Canal+
Os filmes surrealistas de VH1 da
Y&R NY também fazem sucesso.
Simples e divertido, Drama Queen,
da TBWA finlandesa.
O mais do que favorito Graffiti da
TBWA Paris na luta contra a Aids:
Poker Face, inscrito pela produtora
canadense Five Strangers, para Jack Rabbit Beer:
O badalado Bring it To Life, da AMV
BBDO para Guinness:
O humor escrachado da DDB Chicago para Bud Light
está de volta com a campanha Not too Heavy, Not too Light:
Olha os argentinos aí, com o Destino,
da Ponce para Axe.
Mais cerveja, por favor. Agora Heineken,
com Men with Talent, da TBWA Paris (N.R.: Depois da
paródia ao Sex And The City, eles parodiam o American's
Got Talent. (M.E.):
Vale a pena conhecer o filme interativo
para cinema Last Call, criado para o canal 13th Street pela
Jung Von Matt:
A categoria de carros não
estava tão tchananam, mas teve filmes que agradaram o
público como Sword Collector, da Y&R NY para Land
Rover que tem um recurso que lembra a campanha do novo Fox (dentro
do novo Fox, o assunto é o novo Fox).
E entre os brasileiros, destaque
para Shoes, da Ogilvy para o Mini Bis:
Mesmo sem a campanha “Write The Future”, que não
foi inscrita a tempo, a Nike tem bons representantes com chance
de leão como o filme da Wieden em que o pai de Tiger Woods
“conversa” com ele, mesmo estando morto.
O que esteve muito na moda aqui: batalhas épicas entre pessoas
comuns (executivos, nerds etc) e musicais onde cada personagem canta
uma musiquinha famosa (primeiro uma criança, depois um soldado,
depois um palhaço e assim vai). Esse aliás, já
virou quase categoria.
A categoria mais decepcionante acabou sendo as que criam filmes
para fundações e ONGs. Foi um mar de chororô
e de peças que fazem o espectador ficar deprimido.
TITANIUM E INTEGRATED
Short list ainda mais reduzido e as campanhas Replay, para Gatorade
e Turnaround Pizza, já mostradas aqui, são grandes
favoritas. Absolute Spike, o curta de Spike Jonze também
tem chances.
O Brasil conseguiu seu primeiro shortlist na categoria com Xixi
no Banho, da F/Nazca, já vencedora em PR. Parabéns
pra rapaziada.
E O JOGO?
Na boa, o que você ainda está fazendo na agência
lendo a Fenêtre? Aqui o clima é de Copa desde cedo.
Mais de 400 (isso, 400) brasileiros são esperados nos lounges
praianos do Meio e Mensagem e da Film Brazil.
O problema é que essa gente toda não cabe nesses locais
e a segurança francesa está enchendo o saco com isso.
Quem não chegar cedo, dança. Por isso, fui.
Eu volto ainda hoje com a cobertura do jogo e amanhã com
aquele já tradicional balancê de Cannes.
DUNGA, SONECA
E ZANGADOS
Mas que joguinho mocorongo esse do Brasil com Portugal, hein?
O primeiro tempo foi mequetrefe, mas em compensação,
o segundo foi bizonho, deu até sono.
Bem, pelo menos serviu pra reunir a brasileirada aqui em Cannes
e encharcar a caveira na praia do Hotel Martinez no evento promovido
pelo Meio e Mensagem.
E só assim mesmo, com muito vinho e cerveja para aturar o
Josué de Camargo e Luciano, o Michel Bostas, o Graffiti (apagado)
e o técnico fugitivo dos sete anões.
Confira agora os melhores momentos da torcida.
Para começar a urucubaca,
tinha um portuga infiltrado, esse aí é o Fred
Saldanha, da Ogilvy Brasil, segundos antes de ser linchado.
O Adriano Matos, da MoMa, já
estava com cara de desconfiado.
O André Gustavo, da F/Nazca,
até engasgou depois que o Nilmar perdeu aquele gol debaixo
da trave.
No intervalo, Fernando Freitas, agora
na Grey Budapeste, reencontrou seus amigos de Quê, Eduardo
"Dudu" Almeida e Tatiana Soter.
Tinha gente saindo pelo ladrão
do salão do Martinez na praia da Croissete.
Marcello Serpa queria saber se o
Marcos Medeiros já tinha informação sobre
outro placar: o da Almap aqui em Cannes na disputa pela agência
do ano.
Paulo Giovanni, da Mix Brand Experience
assitiu o jogo com o amigo Adilson Xavier, da Giovanni+Draft
FCB.
Não adiantou nem a torcida
dupla dos gêmeos Renato e Roberto Fernandes, da JWT e
da Almap. Ou seriam Roberto e Renato Fernandes?
Depois do jogo, Rodolfo Sampaio,
da MoMa, fez um frila de comentarista.
Rynaldo Gondim dando a sua palinha
na resenha pós-pelada.
O Vilano e o Pedrinho Utzeri da Fischer,
procurando a saída para a seleção.
Agora, pior do que ver o Brasil jogando
mal, foi assistir esse jogo sentado perto do Accioly. N.R.:
Vuvuzolly ninguém merece (M.E.)
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2010.