24 de junho de
2010, quinta-feira
OUTRA VEZ |
|
A galera da Almap recebendo seu GP |
E pela terceira vez em nos últimos 7 anos, um GP de Press
foi cassado em Cannes. Aconteceu em 2003, com a Leo Burnett
Lisboa, em 2008 com a peça de Alka Seltzer e agora, com
a Ogilvy México, com a peça para Scrabble que,
curiosamente, foi inscrita no mesmo ano de 2008 e não
levou absolutamente nada. Nem shortlist.
Sem contar as várias outras histórias de leões
devolvidos nos anos 2000. De cabeça me lembro de três
ou quatro.
Ontem, assisti a cerimônia de premiação
justamente ao lado de um grupo de mexicanos, que estavam com
bandeiras, preparando uma grande festa.
E já nas primeiras vezes que o mestre de cerimônias
citou o nome do país, vuvuzelas eram ouvidas no Palais
(essas cornetas dos infernos me perseguem!).
Ninguém que estava lá dentro, tirando, claro,
a turma da Almap, os jornalistas brasileiros que souberam da
denúncia mais cedo e provavelmente a alta cúpula
da Ogilvy, sabia.
A organização do festival emitiu seu comunicado
oficial sobre o assunto apenas 3 minutos antes da cerimônia.
E ainda pediu que os jornalistas não se pronunciassem
até as 21h30, ou seja, no horário da entrega do
GP.
A decepção dos mexicanos foi notória, alguns
estavam revoltados. Disseram que a peça já havia
sido premiada em outros festivais, que não era fantasma.
|
Clique na peça para ver maior |
Não teve jeito.
Curiosamente, o presidente do júri de Press, Mark Tutssel,
começou o seu discurso dizendo que “o Mercado deixou
de escrever, mas o público ainda gostava de ler”,
numa clara mensagem à falta de anúncios de título
e com texto no festival. Ironia do destino, a peça mexicana
era um all type. É uma pena para o festival que a
sua segunda categoria mais tradicional tenha passado por tantos
questionamentos. No ano passado, o GP “We Are Animals”
não agradou ao público. Este ano, a continuação
da mesma campanha, premiada com ouro não recebeu os aplausos
do público, só o silêncio.
Para o Brasil, o que é importante é que a Almap,
que não tem nada a ver com isso, só não
será a agência do ano se um hecatombe acontecer.
E que conseguimos o nosso segundo GP da história, depois
de mais de uma década. E mais uma vez, com Marcello Serpa.
A campanha de Billboard, aconteça o que acontecer com
Titanium e Film, é a campanha mais premiada do festival
e a mais premiada da história do Brasil no festival.
A outra boa notícia da noite foi que os meninos do Young
Cyber faturaram mais uma vez a competição, mostrando
que apesar do fraco desempenho nos Cyber Lions, temos futuro.
Antes de tudo isso, uma das categorias mais novas do festival,
Design, se mostrou ligada às suas raízes e deu
seu Grand Prix a um trabalho inovador de tipografia, feita por
um carro, o Toyota IQ. A premiação mostrou mais
uma vez a grande força dos japoneses nessa disciplina.
Mas na saída e mais tarde, nos bares, restaurantes, festas
e no Martinez, o assunto foi um só: confusão em
press…outra vez. |
PÉ NA JACA, FOOT
IN THE JAKE, PIED DANS LE JACQUE |
Teve
esbórnia em todas as línguas ontem à noite
em Cannes. Teve a festa francesa La Plage Courage (fui convidado,
mas não tive coragem), a disputadíssima festa
da produtora holandesa Massive (a fila era infinita e a maioria
das pessoas que estava nela ficava horas dando ideia nos seguranças
para entrar “na moral”), teve até festa indiana
(para mim, inédito).
As rivais americanas Microsoft e Yahoo é que promoveram
uma curiosa disputa, uma festa era na frente da outra.
A da Yahoo no terraço do bonito museu de fotografia de
Cannes e a da Microsoft/Bing, na praia do outro lado da rua.
Gol para a Yahoo, que já na porta colocou um stand de
distribuição de havaianas, brindes e jabaculês.
Com tudo isso, o “after” no bar do Hotel Martinez
ontem começou tarde. |
A PÃO E ÁGUA, NÃO. A
CROISSANT E PERRIER.
Nem todos os brasileiros vem aqui para zoar, alguns alias vão
embora sem saber o que é isso. Os jornalistas brasileiros
quanto mais leões o Brasil ganham, mais se ferram, ficam
sem almoçar, sem jantar, sem dormir.
Olha a galera aí na sala de imprensa.
|
|
Marcelo Queiroz (PropMark) e Laís
Prado (CCSP) são dois que não param nem um segundo. |
E a Claudinha Penteado, do Jornal
do Brasil, também fica ligada no fuso do Brasil e da
França. |
|
|
Mas ontem, terminada a premiação,
os jornalistas partiram para uma confraternização
no restaurante Arcimboldo, cujo dono de 77 anos é um
personagem clássico da cidade.
Além de atravessar a fronteira com a Itália todo
dia para comprar seus produtos, alega já ter dado um
sapeca na Brigitte Bardot. É praticamente um Serguei
(o jurássico cantor que jura que papou a Janis Joplin)
da gastronomia.
|
As equipes da Editora Referência
(jornal e site PropMark e revista Propaganda) e do Reclame/Multishow
praticamente dominaram o local. |
MOMENTO AMAURY JR INTERNATIONAL
|
|
Olha aí quem quis aparecer
na Fenêtre. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, que
ontem recebeu o prêmio de “Media Person of the Year”
no Palais. Depois da foto ele disse: “coloca lá
na Janela! E se der, coloca também no Facebook.”
Mark chegou e saiu de Cannes sem falar com uma palavra sequer
com a imprensa. |
No Martinez, dois brasileiros do
mercado húngaro curtindo a Riviera francesa. Rodrigo
Fernandes, da DDB e o niteroiense Fernando Freitas, da Grey. |
|
|
Os amigos cariocas Rafael Genu (F/Nazca
Rio) e Rodrigo Burdman (Fischer Portugal) se reencontrando na
noite de Cannes. |
Felipe Rodrigues, da NBS, procurando
os amigos no Martinez. |
|
|
As amigas Jackie Cabral, Fernanda
Fróes e Anna Luiza Pádua, da Luferela, com Ricardo
Saint Clair, da Diálogo e Marcos Pedrosa, da CGCom. |
Olha aí o brinde da galera
da Indústria Nacional e Diálogo por mais um leão
que vai para a prateleira. Parabéns! |
|
|
Pela manhã, a champagne por
conta continua, no stand da Film Brazil. Olha aí o diretor
Rodrigo Pesavento, da Zeppelin. |
|
ACCIOLY IS ON FIRE
|
Passo na porta
de uma Sex Shop 24horas. E quem está lá? The
one and only, quero dizer o primeiro e vários: Accioly!
Ele, como bom produtor, jurou que era trabalho de pesquisa,
que estava querendo ver uns filmes para pesquisar novos diretores,
novas linguagens e tal.
Só que logo depois eu encontro o mesmo (ou seria outro)
Accioly com as famosas Oncinhas de Cannes, Pascaline e Esméralda
Petit. Força, Acci!
|
CORRESPONDENTE SEM CORRESPONDÊNCIA
Vocês
acham que é brincadeira quando eu digo que esta calúnia,
ou melhor, coluna, é a mais mambembe do Festival. Pois notem
que todo ano são oferecidas caixinhas de correspondência
para os veículos. Assim, todos os dias eles recebem convites,
releases e outros merequetês. Notem que a ÚNICA caixinha
sem puxador é a da Janela. Ou seja, não entra nem
sai nada de lá de dentro.
Pelo menos vocês ainda podem falar comigo e com o Marcio através
dos emails: fseidl@ig.com.br
e janela@janela.com.br
FALAM OS LEITORES
RAFAEL SIMI, Heads:
Fábio e Marcio,
Estou de férias, mas estou acompanhando a cobertura de vocês.
Parabéns.
SEIDL RESPONDE:
Parabéns pra você, Rafa, que conseguiu estar de férias
e não arrumar nada melhor pra fazer do que ler essas linhas
estapafúrdias. É um feito inacreditável.
BRUNO RICHTER, Camisa 10:
Como sempre, irada a cobertura!
Ainda não tive tempo de ver as peças de Cannes na
web. No sábado, vou ver com calma. Mas a porcaria da sua
coluna, perco sempre meus 10 minutos diários nela.
Tá duc*r*lho Fábio. Legal mesmo.
SEIDL RESPONDE:
Dez Minutos! Parabéns, Bruno. Você é o leitor
que mais tempo gasta com a gente. Favor se dirigir à sede
da Janela Publicitária e buscar o seu diploma “Leitor
do Ano”. O Marcio vai fazer um desconto para você. Obrigado,
cara! Um abração!
VASCO CONDESSA, da DraftFCB Lisboa (sim, temos leitores
além-mar) e de uma banda de blues/jazz que todo mundo deveria
conhecer, o Soaked Lamb.
Fábio, meu grande ...............! O que tens feito ? Sempre
a ............?
Imagino que sim, ou não fosses tu um ............ . Cá
estou eu de novo a seguir a Fenêtre. É sempre bom reler
os textos de um ........ como tu.
Como nos outros anos , estou a achar muito .......... . Os textos
estão ........ E as fotos também são muito
........ . Sem dúvida, é um predestinado para a ...........
Se fores encontrando por aí o pessoal que já trabalhou
por cá, manda-lhes um ........! Quando me lembro desses tempos
penso sempre em ..........., ............ , nos .......... e nas
...........! Sinto ............. quando me lembro dessa galera que
era tão ........... Eta, gente .........!
Olha , aproveita bem, faz muita .......... e que tenhas muitas ..............
. Sempre a .............-te.
Um grande ............
PS - Os espaços preencho depois do Portugal x Brasil.
SEIDL RESPONDE:
Vascão, acho que sua seleção vai se f…der
com o Brasil. E esse Cristiano Ronaldo é um v…adinho.
Os espaços preencho depois do resultado também.
PRISCILA SERRA, Agência 3:
Estou trabalhando tanto que só hoje estou lendo sua coluna.
E você ainda chama os leitores de desocupados!
SEIDL RESPONDE:
Pri, não é porque você foi a assessora mais
elogiada do festival pela imprensa que aqui está que não
tenha seus momentos de fingir que está trabalhando para ver
bobagem na internet. Enquanto você lê estas baboseiras
estava fazendo o quê? Nada, né?
Mario
Barreto mandou esta foto dele aqui em Cannes. Mas pelo visto o cara
está em outra dimensão. Cadê todo mundo, Mario?
A seleção que a Saatchi&Saatchi faz dos novos
diretores de filmes chegou aos 20 anos e foi bastante concorrida.
A agência sempre surpreende o público com shows antes
da sessão de filmes. Nestes 20 anos já rolaram pockets
do Cirque de Soleil, do Fuerza Bruta e até uma orquestra
regida pelo diretor Tarsem.
Este ano, preferiram homenagear o ex-diretor de criação
Paul Arden, morto há 2 anos e que apresentou várias
vezes a mostra. Criaram uma animação (perfeita) em
3 D do criativo que voltou do além para apresentar essa edição,
para depois virar, literalmente, fumaça no final.
Confira alguns dos filmes mais bacanas que apareceram por lá.
Curiosamente, só um deles é um comercial.
Você também pode conferir aqui a seleção
completa, inclusive de filmes de animação que participaram
de um concurso promovido pela Saatchi no YouTube em parceria com
o portal bacanudo Animaboom:
https://www.youtube.com/user/NDS
É diversão garantida.
N.R.: O videoclip "70 million", da banda anglo-francesa
Hold Your Horses já virou cult e gerou uma série de
páginas na Internet sobre os quadros que são representados
pelos músicos. Uma das mais interessantes é a página
do site FlavorWire,
que reproduziu os frames ao lado das pinturas originais. Infelizmente
algumas poucas ficaram faltando, mas os leitores do site, nos comentários,
complementaram. Vale assistir ao clip, testar sua cultura artística
e depois conferir no FlavorWire. (Marcio Ehrlich)
O redator Fabio Seidl é o enviado especial da Janela em Cannes 2010.
|